Ir para conteúdo

Cafeterias em SP


r.lima

Postagens recomendadas

Hoje eu fui no Pato Rei de Pinheiros e realmente é uma ótima cafeteria, e com boas opções de almoço, num lugar aberto e bem ventilado, não tinha muita gente, então achei bem tranquilo mesmo pra quem ainda está mais preocupado com  a COVID.

Com o calor intenso, quis provar um cold brew e eles tinham 4 opções, eu fui de coffeega, um método de gotejamento mais lento, estava bem refrescante, foi uma ótima pedida. 

No espresso, tinha duas opções, uma mais convencional e outra com um fermentado que eles chamam de abacaxi. Fica bem ácido, até mesmo pra mim que curto uma leve acidez e procuro pelos fermentados para espresso. E não é um ácido de subextração, é a característica mesmo. O café estava bem equilibrado. 

Na parte da tarde, fui na Um Coffee Co do Itaim Bibi. O espresso estavam servindo com o Paraíso, que eu já tinha usado em casa e gostado muito, foi interessante tomar lá e provar o mesmo grão com uma extração profissional numa La Marzocco. O da Um Coffee veio com aquele tigrado de Instagram, mas não tive interesse em ficar tirando foto, só quis degustar calmamente e estava excelente. Fiquei um bom tempo lá, conversando com um amigo, e acabei pedindo também um drink de café, tônica e xarope de limão, que não é muito a minha praia, mas nesse calor de hoje foi uma ótima pedida.

Eles também possuem uma área mais aberta, com duas mesas de 4 lugares cada e 2 mesas altas para 2 lugares cada, na área interna não contei os lugares, mas é pequeno o espaço. O atendimento também é muito bom lá. 

Apenas para referência, o espresso da Um Coffee saiu a 7,50, já o do Pato Rei a 14,00 (eles tem o de 11 reais com cafe gourmet também, mas a comparação nao seria justa com o Paraiso que atinge 86.75 pontos).

Achei puxado o preço no Pato Rei. Talvez valha a pena a experiência só porque eles são mais ousados nas experiências e a chance de surpresa são maiores por lá, tanto no cardápio de café como no do almoço e doces.

Na Um Coffee do Itaim Bibi o contra foi uma obra em frente com 3 caminhões fazendo um barulhaço, numa rua que já tem movimento de ônibus. Acho que agora não é o melhor momento pra ir nessa unidade. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
On 5/8/2018 at 12:34 AM, Marcos Sampaio said:

Olá, pessoal.

Tomei a liberdade de criar um mapa das cafeterias de São Paulo elencadas por @Matheus Krauze e @Lisboa Santos e resolvi compartilhar aqui no fórum:

https://drive.google.com/open?id=10bYYNxhFZ87urlWY67THM-ZMEjLqHkBH&usp=sharing

Passarei alguns dias em São Paulo em meados de junho e ficarei feliz se conseguir ir a 1/4 dessa lista :)

 

Screen Shot 2018-05-07 at 21.26.35.png

Olá, pessoal.

 

Há alguns anos fiz um mapa com as cafeterias de SP. Como desabilitei minha conta Google, compartilho o arquivo do mapa aqui com vocês. Não deve ser difícil de importar. Geralmente os aplicativos de mapa têm uma opção para importar arquivos. Pelo menos eu consegui importar no OpenStreetMap :-)

Alerto que o mapa está desatualizado desde 2018.

Cafeterias de São Paulo.kmz

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na República, destacaria À Mercê (Praça da República, 119, nos francos da Secretaria da Educação), além do citado e ótimo RomeoRomeo. 

Está em seu início, creio que tem muito potencial. Fico na esperança de que se consolidem, e o aperfeiçoamento é incremental. Seja como for, o espresso já é magnifico, também é possível comprar café em grãos com data torra recente. 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

RomeoRomeo fechou, infelizmente.

Ali por perto costumo ir ao The Coffee. Também há um lugar chamado Botanista. Gostei bastante, fizeram-me um incrível coado. Usam o café Tocaya, vendem também, com data de torra recente. Sobre À Mercê que citei, usam o café Siriema, que recomendo muito. Há também lugar que vende uns cookies, esqueci o nome, mas fazem espresso com o W0 da Wolff Café. 

 

https://www.botanista.cc/menu

https://siriemacoffeeroasters.com/ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Hoje visitei a Cupping, na Vila Madalena, tomei um espresso e um Koar. Achei que estavam superextraidos, não curti muito. Na Koar era um fermentado, era pra ter um pouco mais de acidez, mas não me agradou. Em compensação, o croissant estava sensacional. Dá de dez a zero na Le Pain Quotidien que fica no mesmo bairro.

A tarde, depois almoço, fui com o @MarcioMO no Coffee Lab. Pedimos o espresso, vieram dois: mesmo café,  mesma quantidade, um numa xícara de café e outro numa xícara de chá, no que eles chamam de ritual de boas vindas.

Parênteses: desde que conheço o Coffee Lab, provava os rituais. Eles tinham harmonização com queijo,  flor de sal, diferentes métodos com o mesmo café... Atualmente, possuem apenas 3 rituais, mas esse que citei é uma cortesia para quem vai pela primeira vez, ou como já não ia lá desde 2015 acho, ganhei o ritual também.

Sobre o café: era um blend composto por um com mais doçura e outro com mais acidez, esqueci os cafés que eles blendaram, mas estavam bem equilibrados, bem extraídos, bem ao meu estilo.

Com relação ao ritual e às xícaras, não vou dar spoiler para não estragar a experiência de quem for pela primeira vez. Só digo que eu preferi um e o Márcio preferiu outro, e não é por acaso, nós temos preferências por estilos diferentes de espresso.

E vale lembrar que a Cupping fica a 2 ou 3 quadras do Coffee Lab, então, pode valer a pena ir lá e ver se não foi apenas um dia ruim, ou mera questão de gosto de minha parte. O Thales, quando foi lá há uns 2 meses, curtiu a Cupping. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje visitei a Cupping, na Vila Madalena, tomei um espresso e um Koar. Achei que estavam superextraidos, não curti muito. Na Koar era um fermentado, era pra ter um pouco mais de acidez, mas não me agradou. Em compensação, o croissant estava sensacional. Dá de dez a zero na Le Pain Quotidien que fica no mesmo bairro.
A tarde, depois almoço, fui com o@MarcioMO no Coffee Lab. Pedimos o espresso, vieram dois: mesmo café,  mesma quantidade, um numa xícara de café e outro numa xícara de chá, no que eles chamam de ritual de boas vindas.
Parênteses: desde que conheço o Coffee Lab, provava os rituais. Eles tinham harmonização com queijo,  flor de sal, diferentes métodos com o mesmo café... Atualmente, possuem apenas 3 rituais, mas esse que citei é uma cortesia para quem vai pela primeira vez, ou como já não ia lá desde 2015 acho, ganhei o ritual também.
Sobre o café: era um blend composto por um com mais doçura e outro com mais acidez, esqueci os cafés que eles blendaram, mas estavam bem equilibrados, bem extraídos, bem ao meu estilo.
Com relação ao ritual e às xícaras, não vou dar spoiler para não estragar a experiência de quem for pela primeira vez. Só digo que eu preferi um e o Márcio preferiu outro, e não é por acaso, nós temos preferências por estilos diferentes de espresso.
E vale lembrar que a Cupping fica a 2 ou 3 quadras do Coffee Lab, então, pode valer a pena ir lá e ver se não foi apenas um dia ruim, ou mera questão de gosto de minha parte. O Thales, quando foi lá há uns 2 meses, curtiu a Cupping. 
O ritual do Coffee lab foi bem legal mesmo! Recomendo! Faz tempo que eu não tomava um espresso de ĺá!
Os 2 espressos estavam legais! Só que um estava bom (o que o Regis preferiu) e o outro estava ótimo! Ahahha


Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá a todos, quem é vivo as vezes aparece, e to voltando de leve ao mundo dos cafés, hehehe

1268 volta? Não, mas estou como barista da Raus Café, coffee trucks na pegada coffe to go espalhada por 6 pontos na região do Itaim Bibi, com a principal unidade no prédio do Google.

Não é uma franquia e os sócios tem feito um trabalho muito interessante, e que to acompanhando de perto nos últimos 2 meses. O espresso já é safra nova do Cerrado Mineiro (7,80) e tá redondinho, num perfil mais tradicional mas do jeito que geral do clube gosta (18g de café pra um ristretinho de 30ml ou um espresso de 50 ml)

Quem quiser tomar um café comigo, fico na unidade no saguão do JK Financial Center (Juscelino Kubitschek, 510). E to lá de segunda a sexta, das 10h as 18h30 (geralmente saindo pro almoço as 14h). 

Apareçam :)

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Essa semana conheci a Soul, que fica na Augusta, 1524, a praticamente uma quadra da Paulista. 

É uma cafeteria pequena, tinha apenas 3 opções de grãos, dois torrados por eles no Ovelha Negra, um torrado pelo Thiago Sabino, que também está torrando no Ovelha Negra.

Para o espresso, estavam usando um café mais espresso clássico que eles mesmos torram. Estava muito bom, bem tirado, recomendo o lugar.

O valor também é bem honesto, 6,80 por um espresso.

Não provei as comidas e outros métodos, mas o espresso redondinho valeu a visita. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitei algumas vezes o Il Barista, ali do lado da São Bento, no centro histórico de SP. Eles têm várias opções de métodos, pelo que entendi 3 opções de grão (cujo uso depende se a pessoa escolhe"suave", "equilibrado" ou "intenso"). Primeira vez que vi uma La Marzocco. Das vezes que pedi espresso, "equilibrado", o sabor estava ótimo, delicado, complexo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/11/2022 at 00:42, Fernando - 1268 Café disse:

Olá a todos, quem é vivo as vezes aparece, e to voltando de leve ao mundo dos cafés, hehehe

1268 volta? Não, mas estou como barista da Raus Café, coffee trucks na pegada coffe to go espalhada por 6 pontos na região do Itaim Bibi, com a principal unidade no prédio do Google.

Não é uma franquia e os sócios tem feito um trabalho muito interessante, e que to acompanhando de perto nos últimos 2 meses. O espresso já é safra nova do Cerrado Mineiro (7,80) e tá redondinho, num perfil mais tradicional mas do jeito que geral do clube gosta (18g de café pra um ristretinho de 30ml ou um espresso de 50 ml)

Quem quiser tomar um café comigo, fico na unidade no saguão do JK Financial Center (Juscelino Kubitschek, 510). E to lá de segunda a sexta, das 10h as 18h30 (geralmente saindo pro almoço as 14h). 

Apareçam :)

No Google só aparece a unidade da Faria Lima. Tá aberto ainda na Juscelino?

7 horas atrás, Octávio disse:

Visitei algumas vezes o Il Barista, ali do lado da São Bento, no centro histórico de SP. Eles têm várias opções de métodos, pelo que entendi 3 opções de grão (cujo uso depende se a pessoa escolhe"suave", "equilibrado" ou "intenso"). Primeira vez que vi uma La Marzocco. Das vezes que pedi espresso, "equilibrado", o sabor estava ótimo, delicado, complexo. 

Outro que não achei no Google. Só aparece no outros endereços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Octávio disse:

Fica na Rua João Brícola, 59, ao lado do metrô São Bento (saída Boa Vista). 

https://vejasp.abril.com.br/coluna/delicia-de-conta/historico-predio-das-moedas-no-centro-ganha-um-cafe/

Legal, achei aqui e coloquei na lista para futuras visitas. Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Sobre a experiência de café no centro, para atualizar, há dois lugares que tenho estimado:

- de longe o melhor espresso para meu gosto é o do restaurante Botanista (Rua Bento Freitas, 290). Usam café Tocaya. Muito doce. Quase sempre incrível. Vendem café em grãos, e consegui tirar espresso muito bom em casa com o café. Custava 5 reais o espresso, agora aumentou um pouco. Fazem coado ótimo também. 

- Por um Punhado de Dólares (Rua Nestor Pestana, 115): excelente. Vendem três tipos de grão (torra escura e torra clara). Há várias opções e estilos de bebida e opções de sobremesa.

Curioso, talvez não devo ter observado direito, mas ainda não me deparei com naked. De toda forma, percebo que certa irregularidade parece inerente mesmo aos lugares especializados.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Octávio disse:

Por um Punhado de Dólares (Rua Nestor Pestana, 115): excelente. Vendem três tipos de grão (torra escura e torra clara). Há várias opções e estilos de bebida e opções de sobremesa.

Fui uma vez tbm. Não lembro o grão, mas foi tirado no naked. Saiu um pouco rápido e levemente subextraido, mas talvez tenha sido uma exceção. O local parece ter muito potencial e pretendo voltar quando passar perto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, regisassao disse:

Fui uma vez tbm. Não lembro o grão, mas foi tirado no naked. Saiu um pouco rápido e levemente subextraido, mas talvez tenha sido uma exceção. O local parece ter muito potencial e pretendo voltar quando passar perto.

Legal, Régis. Lá me disseram que para espresso utilizam grão de torra escura, que vendem por 21 reais 250 gramas. 

Na primeira vez que fui, não gostei, mas depois disso gostei bastante. O curioso é que acabei comprando este grão para fazer espresso em casa. O pacote vem com a bravata "amargo como sua vida", indica intensidade e que é torra escura. Mas, ao moer levei um susto, pois parecia torra clara no esforço... e quanto ao sensorial, até agora só consegui extrair café com predominância da acidez, mas bem saborosa, não desagradável. Não sei é se é algo do k6, creio que não... mesmo tomando lá havia uma acidez saborosa. Mas talvez seja esta subextração citada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Fora da Lei é excelente, pra espresso! Drinks nao curti muito, e o cappuccino ta mais pra um latte. Mas tem umas 10 opções de grão, e é um dos poucos lugares que conheço que eles fazem qualquer um que você escolher no espresso. E todos muito bons, de um perfil mais tradicional até os bem puxados pra acidez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 08/02/2023 at 18:32, regisassao disse:

No Google só aparece a unidade da Faria Lima. Tá aberto ainda na Juscelino?

Outro que não achei no Google. Só aparece no outros endereços...

Lá mesmo, fica no jardim do prédio, mas não trabalho mais lá tbm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Pessoal,

Peguei a lista do @Marcos Sampaio e comecei a passar pro Google Maps, dando uma filtrada já, tirando as que fecharam, incluindo uma ou outra...

Vou deixar o link aqui pra vocês poderem consultar quando estiverem de bobeira em Sampa, procurando a cafeteria especial mais próxima.

Também aceito sugestões de inclusões. Mas somente de cafeteria top, beleza? Eu sei que as The Coffee da vida até quebram um galho, mas imagine ficar adicionando cada franqueado na lista, que não tem aquele diferencial que os amantes do café procuram? A ideia é ter qualidade, não quantidade ok?

Segue o link: https://maps.app.goo.gl/yuHPhh8txTKEkzua9

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Meus atuais cafés preferidos em SP (não que eu conheça tantos assim):

Crio Café: tanto para degustar presencialmente os ótimos espressos quanto para comprar e levar pra casa grãos frescos e com ótimo custo benefício. Vendem também pães e muitos produtos lácteos e doces ótimos (o cannelé deles dá "pau" em todos os que comi em Bordeaux). Espressos por volta de R$ 5,50.

Fabrique (unidade Santa Cecília): ótimos espressos tirados em uma La Marzocco Leva (apesar de nunca usarem a alavanca manual), excelente latte art e preços muito justos (5,50 o espresso, 9 um cappuccino de 180ml). Tomei um coado do café "Flor" que eles vendem na própria loja com torra de menos de 10 dias e achei incrível, super perfumado e aromatizado. Fiquei com vontade de pedir a receita pro barista. O resto da padaria é igualmente excelente, podem pedir qualquer coisa às cegas que vai ser ótimo e com preço justo.

Por um Punhado de Dólares: ambiente descoladão bem third wave. Antigamente eram mais ousados e faziam manifestações políticas explícitas na casa. Agora reduziram isso por alguma razão. Cafés ótimos e tirados com proficiência e preço razoável, cerca de 6 um espresso, se não estou enganado. Nunca comprei os grãos deles, mas vendem por preços melhores que a média dos specialty por aí.

Pato Rei é muito bom mas acho exageradamente caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Gostaria de recomendar uma cafeteria para o pessoal de Sorocaba chamada 15 Coffee. 

Eles são uma micro torrefação e produtores de café cujo o resultado das bebidas é sensacional. Além disso sempre trazem cafés convidados, não se limitando somente aos cafés que os donos produzem. Eles fazem expressos e coados (no origami) que são de ótimo qualidade, trazendo um sensorial bem interessante.

Fora isso, tem diversos lanches que por si só são dignos de uma visita. 

Segue o link: https://goo.gl/maps/W28cLNxFNkRg1W437

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de mencionar, mas tem o Capi Café tbm, em Moema, perto do Ibirapuera, muito bom. É de um membro do fórum aqui. Tomei uns cafés excelentes na V60 e espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Pessoal conheci a coffee co do boraum e do garam top excelentes cafés e todos tipos de método só excelentes cafés do estado de minas gerais e cafés de competição pois eles são campeões no barismo quem poder tem 5 lojas e uma escola na luz top

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 21/06/2023 at 21:58, regisassao disse:

Pessoal,

Peguei a lista do @Marcos Sampaio e comecei a passar pro Google Maps, dando uma filtrada já, tirando as que fecharam, incluindo uma ou outra...

Vou deixar o link aqui pra vocês poderem consultar quando estiverem de bobeira em Sampa, procurando a cafeteria especial mais próxima.

Também aceito sugestões de inclusões. Mas somente de cafeteria top, beleza? Eu sei que as The Coffee da vida até quebram um galho, mas imagine ficar adicionando cada franqueado na lista, que não tem aquele diferencial que os amantes do café procuram? A ideia é ter qualidade, não quantidade ok?

Segue o link: https://maps.app.goo.gl/yuHPhh8txTKEkzua9

 

Bom dia... acesso inválido ao link...   :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Resenha positiva - Soul Café 

Hoje, visitei a Soul Café, foi uma experiência muito positiva.

Primeiro pedido, espresso curto com o café m3 (frutas silvestres e notas de chocolate), café bem equilibrado, encorpado, mas faltou temperatura. 4/5

Segundo pedido, aeropress 200ml com café m3, café bem docinho e muito equilibrado. 4/5 (como não tenho aeropress e so tomei em cafeterias, não tenho mt repertório de aeropress)

Espresso tônica, do jeito que eu gosto, a tônica normal, espresso bom e um limaozinho. 4/5 (laranjinha deixa mais docinho, mas é gosto)

Por fim, o cookie dark, muito bom. Crocante e molhadinho, meio caro, mas vale a pena. 5/5

Resenha Negativa - Urbe

Após a ida ao Soul café, visitei novamente o Urbe, o que na primeira vez foi muito bom, com espresso bem extraído, comida ok, sobremesa muito boa, meu retorno deixou a desejar e muito.

Primeiro pedido, aeropress, literalmente colocaram a agua e ja pressionaram pra extrair o café. Tem nem como avaliar esse aeropress.

Segundo pedido, café filtrado (acredito que deve ser cafe que fica na termica, era parte de um combo), sub extraído, dispensa avaliações também.

Terceiro pedido, espresso tônica, eu ja havia pedido na primeira visita e estava muito boa, mas não sei se mudaram a tônica utilizada e estava estava amargo, não tinha doçura da tônica. Particularmente, prefiro espresso tônica mais doce, então avalio 2/5.

Comidas também estava bem abaixo do esperado. Batatas chips murchas e panqueca massa meio dura (parecia velha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Duas cafeterias na região da Liberdade:

  • Itigô-Itiê

Atendimento muito respeitoso, ambiente agradável. Pelo que vi usam café da Um Coffee. Fazem um espresso que dá um banho em vários lugares bem mais caros. Vendem grãos com torra nova também, bem como várias opções de doces. A rigor, quando o assunto é cafeteria, foi um dos lugares em que mais gostei de estar. 

R. Galvão Bueno, 425 - Piso térreo 

  • La Musique Cafeteria

Bem agradável também. Usam e vendem grãos da Unique. Tinha da Encantos também, mas a torra um pouco antiga e caro. Para quem está órfão de clube, até que é um bom custo-benefício comprar Unique lá. Vários métodos de preparado, opção de comida também.  

Provei o Tiger. Não fui com grande expectativa. E realmente é um ótimo grão para espresso. 

Rua Tamandaré, 993 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...