Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Quem disse que precisa pular? Os grãos são muito pesados no início pra isso. Sugiro assistir os vídeos da SM. Desde que gire no início basta para que a torra se dê com uniformidade razoável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha lembrança é que 60g no início não mexem. O sweet maria's faz com bem pouco. Acho que 1/3 de xícara, talvez seja menos que 60g. Daqui a pouco vou torrar o Caconde. Vamos ver como fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha mexe com mais que isso. Mas tem muita diferença entre uma unidade e outra dessas pipoqueiras chinesas, isso sem falar na diferença de voltarem, então pode haver diferença entre as nossas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei um pedido na EBAY de uma fonte para o motor que vai de 12 a 24V, Há uma chave deslizante para mudar a voltagem. Espero que seja possível mudar a voltagem com ela ligada. e que a corrente seja suficiente para a partida.

 

A idéia é começar com diagamos 16V com os grãos crús e ir baixando até 12 conforme eles começam a pular.

 

A vida do motor será encurtada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Mesmo com o dimmer ainda ficou neste tempo.

 

O meu ainda não chegou. Mas a idéia seria dar uma booooooa prolongada na torra.

 

Tem que ver se isso é vantajoso na pipoqueira. O fluxo de ar é maior que nos torradores por confecção e sabe-se lá se usar nela os mesmos parâmetros de torra usados naqueles é benéfico...

 

Por outro lado, foi recém uma primeira experiência. Fiquei com medo de travar a torra e não baixei tanto assim a potência. Ainda vou experimentar com tempos ligeiramente mais longos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um torrador por confecção deve ser um por convexão usado pela Betty Faria (estudei com a filha dela, mas ela é um ano mais velha. Uma vez voltei no ônibus do lado dela, mas foi a única vez que falei alguma coisa...).

 

Eu já fiz torra começando com a pipoqueira bem rouca e não travou. Venho tentando seguir a máxima lá do cara do HB que sugere que a fase até uns 150C dure ao menos uns 4 minutos, para que o grão fique todo quente. O termômetro infra-vermelho tem ajudado bastante também. Meço a temperatura a cada minuto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, Cal. Mas o ideal seria checar com mais freqüência. Por isso que instalar um termômetro fixo na pipoqueira pode ser uma boa idéia. O que eu usava pra isso estragou. Acho que vou furá-la na lateral e instalar uma sonda permanente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fazia de 30 em 30 segundos, mas estava ficando louco. Sem falar que aí ficava com a atenção mais em medir do que tentar fazer alguma coisa. Agora de 60 em 60 acho de bom tamanho. Se tiver mais dentro da torra, eu até meço com mais frequência, pra ver como está indo o estalo, por exemplo. O que tenho feito é colocar a pop fun apoiada na colher de pau que eu uso pra mexer os grãos deitada. Assim dá um ângulo pequeno, mas que já ajuda a torra. Fica também mais cômodo pra medir.

Eu tinha um termômetro de espeto, mas durou duas torras. O problema das sondas permanentes pra mim é justamente arrumar uma que não queime. Tenho aqui o termopar que veio com o multímetro que comprei, mas esse cabinho não dura nem uma torra macho preto.

O que eu queria mesmo é poder manter a ventoinha no máximo. Se bem que não sei se ia fazer tanta diferença. Eu até que me distraio mexendo com a colher e dando uma ou outra chacoalhada enquanto o crack não vem (parece papo de viciado).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo.. Essa do furinho na lateral é uma boa. Acho que vou fazer também...

 

Saberia informar se entre o tambor e a carcaça possui alguma coisa ou da pra furar em qualquer ponto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um colega daqui que fez o furo e postou até foto. Usou um furo que já existe no cilindro interno. Acho que não tem nada no caminho. Pode furar com vontade. Por outro lado, ainda acho o termômetro infravermelho uma mão na roda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

O meu termômetro infravermelho ficou louco. :angry:

Meu filho adora fingir que se trata de uma arma e fica apontando aquele troço pra minha testa.

Outro dia quase perdi uma torra por simplesmente desaparecer o c de celsius e surgir no lugar um f de fahrenheit.

Ainda não consegui trocar e estou torrando com uma tabela de conversão do lado.

O termômetro como ele é!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu termômetro infravermelho ficou louco. :angry:

Meu filho adora fingir que se trata de uma arma e fica apontando aquele troço pra minha testa.

Como o pessoal pode não curtir seu post :o foi um dos relatos mais engraçados que li nos últimos tempos LOL :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, depois de um bom tempo de sumiço do fórum e sem torrar café por conta de mudança de cidade, finalmente consegui puxar as tomadas 220v no apartamento novo e estou voltando a torrar e tomar café decente em casa.

 

Aquele potenciômetro que comprei na china chegou faz tempo mas mal consegui desembrulhar pra ver, vou ver se consigo achar ele (o danado se escondeu na mudança) e fazer a adaptação na pipoqueira, instalando ele direto na resistência e isolando a ventoinha com uma fonte externa.

 

JorgeO ou alguém que tenha isolado a ventoinha, tiveram problema com fonte de 5A?

Vi uma foto do JorgeO com uma fonte bem parecida com a que eu tenho mas não ficou claro se teve que usar o resistor em série ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, sobre o furo para o termômetro fui eu quem fiz, realmente não tem nada no caminho, podem furar sem medo.

 

Na realidade depois eu fiz um outro furo a uns 2cm daquele, de forma que a vareta do termômetro entre em ângulo na câmara (não perpendicular como na foto), achei que ficou melhor pois não atrapalha a agitação nem da ventoinha e nem do cabo de uma colher de pau que costumo usar durante toda a torra.

 

Aliás, uma coisa que tenho quebrado a cabeça esses dias é tentar fazer algum tipo de agitador interno na pipoqueira pra conseguir torrar quantidades um pouco maiores sem ficar queimando os dedos com a colher de pau. Pensei até em fazer algo manual a princípio (similar ao "mexedor" nas panelas de fazer pipoca no fogão), mas ainda não consegui imaginar nenhuma solução BBB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, pede ao Gil uma solução que ele bola algo rapidinho  :lol:

 

Eu vivo dando umas torradas nos dedos também.. Só que ao invés da colher de pau.. Eu uso hashis..  :lol:

 

A idéia da luva é boa.. Vou usar na próxima..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JorgeO ou alguém que tenha isolado a ventoinha, tiveram problema com fonte de 5A?

Vi uma foto do JorgeO com uma fonte bem parecida com a que eu tenho mas não ficou claro se teve que usar o resistor em série ou não.

Mortari

 

5A é suficiente, não precisa resistência externa. Cuidado com a qualidade do conector fêmea que Vc usar para ligar a fonte, o que eu usei começou a esquentar (são 3,5A) e amoleceu, quase derreteu o conector macho que vem na fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dica para não queimar os dedos é usar uma luva dessas de pegar coisa do forno. Eu faço isso e não me queimo.

 

Sabe que já tentei usar uma vez e não me adaptei bem, mas não era uma luva de cozinha, era uma mais "industrial", feita de um tecido BEM grosso. A luva me atrapalhou a ficar soltando a colher e pegando uma caneta pra anotar a temperatura na ficha de torra, depois soltar a caneta e pegar a colher de novo etc. a cada 30s. A dificuldade que eu tive pra pegar as coisas e escrever com a luva foi tanta que preferi queimar os dedos. Mas vou tentar com uma dessas de cozinha pra ver se dá certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom, fiz as alterações na pipoqueira basicamente seguindo as dicas do JorgeO e deu certo, em partes. A ventoinha agora fica ligada sempre, direto na fonte 12v e isolada da resistência. A resistência é controlada pelo dimmer que coloquei em uma caixinha provisória no meio do cabo de força e, em testes sem café, tudo funcionou a contento.

 

Configuração:

 

13607812284_5f06017f02_c.jpg

 

 

Dimmer bem ventilado (caixa tosca provisória) e o plug da fonte pra ventoinha:

 

13607444615_f991a7d08d_c.jpg

 

 

Ontem resolvi testar com café e o resultado não foi bom. O dimmer na resistência ficou legal, dá pra controlar bem a temperatura com ele, o problema foi na ventoinha. A fonte não está dando conta de girar ela como deveria e a ventilação com a fonte ficou bem mais fraca que a original. O resultado foi agitação nula dos grãos do começo ao fim da torra. Fiz 2 batches, o primeiro com 120g do Caconde e o segundo com 100g do Unique Cítrico e, em ambos, tive que utilizar o método Harlem Shake (© Rodrigoks) durante a torra inteira. Por conta disso, tive que ser bem cauteloso no controle da resistência porque, com a ventilação deficiente, a pipoqueira começou a esquentar além da conta. Não gostei.

 

Agora estou na dúvida se a tensão de saída do circuito original do motor é mesmo 12v (não cheguei a medir antes de mexer) ou se é mais. JorgeO, ou alguém mais que mexeu na pipoqueira, chegou a medir a tensão que chega ao motor no circuito original da pipoqueira? Outra possibilidade que imaginei foi a fonte de 5A não estar sendo suficiente para girar o motor na velocidade que deveria por conta da restrição de fluxo gerada pelos grãos de café na câmara, o que imagino forçar o motor e exigir mais corrente. Nesse caso, talvez uma fonte de maior amperagem resolvesse.

 

A fonte que usei foi essa aqui:

 

13607464283_7f3861e34b_c.jpg

 

 

JorgeO, você que fez a mesma alteração, teve esse problema também?

 

Vou testar com uma fonte de 16v que tenho lá (acho que era de uma impressora) pra ver se resolve e, se não resolver, voltar a ventoinha na configuração original pra medir a tensão e corrente no circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...