Ola,
Estou imaginando que o chato é ter dois ajustes. Me parece que você terá um para o momento da pre infusão e outro para a extração. O problema é de controlar com um desses dimmers que usam triac e que não é realmente um controle de PWM.
Com um dimmer desses como você pode observar a Senoide é "recortada" de forma que a tensão não é constante. Resultando daí que você tem uma zona onde a tensão não é suficiente para atrai o embolo da bomba, que resulta num "lag" e dificulta o controle pois até ter atingida a tensão de limiar nada acontece. Se o mesmo dimmer é ligado a uma carga resistiva o funcionamento será "suave".
Forma de onda de dimmer com triac.
Quando o controle é PWM a tensão é aplicada quase na sua totalidade, não existindo "zona morta" e o controle é efetuado controlando o tempo que a tensão esta presente. Normalmente o controle é feito usado Mosfet.
Forma de onda PWM
Se não melhorar o controle com a substituição do potenciômetro por um linear (posso estar errado, mas não acho que melhore muito), monte um circuito PWM com um 555 e Mosfet na saída. Contudo ainda vai persistir a questão da pre infusão. Aí talvez usar dois potenciômetros e uma chave pra alternar entre eles na pre e na extração. Dependendo do seu conhecimento pode usar um arduino e então montar seu profile a gosto.
De qualquer forma suas experiencia são muito interessantes e obrigado por compartilhar.