@Coffentusiasta Provei, sim. Tinha comprado 250 g e gostei tanto que comprei mais 1 kg e já congelei uma parte.
Porém, tenho que ressaltar umas peculiaridades: o Alexson recomendou para coados, pois seria um café mais frutado, com notas de frutas vermelhas, uvas, vinho, e um aroma alcoólico, com uma leve acidez. Eu curto espressos com torras claras, com uma ligeira acidez, não tão encorpados ou achocolatados como o espresso clássico, sou fã de fermentados, e resolvi testar no espresso. Particularmente, achei um dos melhores espressos que tomei, mas, novamente, não tenho o paladar clássico pra espresso. Se tivesse, ficaria no Acaiá, que dá um espresso tradicional.
O Acaiá é muito bom, mas pra mim é aquela coisa que não surpreende. Ele te dá o que você espera quando tira um hom espresso. Eu gosto mais da surpresa de um vinhoso, por exemplo.
O Alexson também recomendou o vinhoso para cold brew. Eu não tenho nenhuma experiência com cold. Testei um método bem improvisado, 1:10, 20 horas em geladeira em infusão, depois coei na V60. Achei interessante, muito mais doce que eu esperava, mas ainda estou formando opinião a respeito e não tenho nenhuma base de comparação. Quem sabe você prova e não dá um norte nesse método...
Já na V60, fiz o vinhoso apenas uma vez, mas acho que eu deveria ter moído mais grosso. Passou em 4 min 30 s, 200 g de água para 12 g de café, no Tetsu Kasuya. Porém, eu não sou muito de coados, fiz apenas um teste para tentar observar as notas no coado, eu precisaria fazer mais uma ou duas extrações pra dar uma opinião. Pessoalmente, eu queria mais acidez, mas acho que foi falha minha na moagem.
O @Astroman encomendou tambem. De repente em uns dias ele dá outra opinião...