@regisassao, tem uma maneira experimental de aferir este diferença de temperatura, acho que pode te ajudar:
1- liga a máquina e a deixa aquecer / estabilizar em uma temperatura baixa, que não gere vapor (algo entre 20-30 min);
2- Abra a válvula do bico de vapor (verifique que não sai vapor na temperatura de set point do PID);
3- vai aumentando o set point do PID de grau em grau, deixando aproximadamente 5 min em cada grau, até que você verifique que começa a ser gerado vapor (saindo pelo bico de vapor).
Neste momento, da geração de vapor, você sabe que a água está a aproximadamente 100°C (se estiver em uma elevação próxima ao nível do mar) e sabe qual temperatura seu termopar está medindo. Portando você obtêm este delta de temperatura aproximado.
Talvez nas configurações do teu microprocessador possa incluir o delta e informar diretamente a temperatura da água (algo próximo de 95°C, a depender do gosto / tipo de torra), mas se não tiver teria que setar o valor já considerando o delta (algo como 105°C, se fosse uma delta de 10°C).
Essa foi a metodologia mais simples que eu encontrei, visto que não precisa de uma segunda medição da temperatura da água (que é sempre mais complexa de ser obtida ou com maior incerteza, quando se mede a água já extraída).
Nos testes que eu já vi, pra caldeira da Gaggia Classic, com ponto de termopar na parte inferior, é esperado um delta de 8°C entre a carcaça da caldeira e a água. Mas dependendo do ponto de instalação do termopar (se for mais acima ou se não for instalado em um poço roscado, como dos termostatos) esse valor pode ser ainda maior.