Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 11-12-2022 em todas as áreas

  1. Fala galera, Entrei para o mundo dos cafés especiais recentemente. Antes disso eu era um usuário da Nespresso. Eu costumava tomar dois cafés expressos duplos por dia, extraindo 2 cápsulas para cada expresso feito na máquina. Tudo OK. Atualmente eu tentei manter isso na minha máquina Breville, mas a quantidade de café em cada dose (18g) equivale a quase 4 cápsulas da Nespresso, o que significaria quase 8 cápsulas em 2 doses diárias. Foi aí que eu comecei a notar um pouco de falta de ar e ansiedade depois de tomar o café e tive que reduzir. Quantas doses vocês tomam por dia/semana? Já se sentiram assim também? Eu acho que vou ter que reduzir para 1 dose diária ou até 1 dose em dias alternados.
    1 point
  2. Grande Felipe! Aqui já chegou praticamente tudo... começando em breve! O assunto merece um tópico, o que você acha? Abç!
    1 point
  3. Interessante que eu não perco o sono com café. Posso tomar antes de ir para a cama que vou dormir tranquilamente. Mas eu me lembro que já perdi o sono no início. Eu achei que não teria esse problema, mas é como o @eltonaguiar falou, a minha tolerância pode estar baixa. Nem sei se isso é bom ou ruim, a considerar pelo que eu já li a respeito por aí. De qualquer maneira, eu não fico sem a droga! Obrigado por apontar o outro tópico. Vou ler a respeito.
    1 point
  4. Olá. Para mim, o único efeito é me deixar mais desperto. Com robusta/conilon isso fica ainda mais perceptível. Por isso, como durmo por volta de umas 23:00, evito café depois de umas 16:00, 17:00 -- a menos que o objetivo seja ficar acordado até bem mais tarde. E, como o @eltonaguiar comentou, isso varia muito de pessoa para pessoa; tem gente que é capaz de tomar uma garrafa de café e cair no sono logo em seguida. Assim como tem quem fique com dor de cabeça nos dias em que não bebe nenhuma xícara. Minha quantidade de café diário é, em média, de umas 5 xícaras, normalmente um doppio e um cappuccino pela manhã e mais um doppio depois do almoço. Em tempo: rolou uma discussão interessante sobre o assunto neste tópico: Saudações!
    1 point
  5. Opa Elder! A tolerância é muito individual: eu, por exemplo, tomo no mínimo dois coados e dois espressos por dia e me sinto muito bem... já tem pessoas que com um espresso já tem uma aceleração cardíaca. Existe também a questão da tolerância, que vai aumentando com o tempo. Como você migrou agora, seu organismo provavelmente ainda não se adaptou a nova dosagem imposta e por isso os sintomas. A sugestão é começar com menos e ir vendo como se sente, pra ir gradualmente tentando aumentar. Abç. e ótimos cafés!
    1 point
  6. Olá. Com todo respeito, este é justamente o problema de grupo no Whatsapp: as informações não ficam disponíveis para quem está fora dele. Aqui no Fórum, em contrapartida, os comentários estão acessíveis para todos, inclusive para quem não está registrado nele. Saudações!
    1 point
  7. Sim! Testei o df64 com as da italmill e do mazzer também, que geram resultados similares no perfil mais tradicional de espresso. O Ssp MP é outro perfil...outro mundo... prioriza a claridade nas notas ficando com corpo e crema mais leves (um V60 super concentrado com crema!kkk). Se vc for do perfil tradicional, vai de df83. Se quiser experimentar algo diferente é o ssp MP ou até mesmo o HU. Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
    1 point
  8. Concordo que a questão do micro e macro ajustes do vario ou forté não são um maravilha, mas não tive muitos problemas com o forté para ajustar espressos com nenhuma das 2 mós (ceramica ou aço). Agora, o Bravo debut é meu preferido para espressos mais tradicionais, junto com meu niche zero. Inclusive, acabaram de anunciar um Debut nos classificados! Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
    1 point
  9. A partir de segunda-feira, toda compa na lojinha vai com um brindezinho: Chaveirinho Bialetti Moka! Pode ser convertido em um PIN magnético para colocar na lateral da maquina de espresso! Falar em PIN, em breve vai ser lançado um kit de PINs magnéticos para colocar na lateral das máquinas! Aguardem que vai ficar bem legal!
    1 point
  10. Anos atrás eu até já tinha tentado algo assim, sim nenhum sucesso. O que talvez dê algum resultado, nas máquinas com saída de vapor (pra espumar o leite), é abrir o vapor no início da extração, por poucos segundos, pra reduzir a pressão de água no bolo ao início da extração.
    1 point
  11. Empreitada concluída! 100% Funcionou e havia me esquecido do dimmer! Algumas fotos para inspiração: - PID controlando temperatura de extração e vaporização (1 único PID e um único SSR duplo). - Compartimento para PID e manômetro impresso em 3D - Manômetro com glicerina 50mm - Braço de vaporização da Rancilio - Dimmer para pressure profile e pré infusão - Low Tray impresso em 3D - Showerscreen IMS Semana que vem posto vídeo de extrações e finalmente entregá-la ao feliz novo proprietário! Ótimo espresso a todos! #gaggia #gaggiaespresso #gaggiaclassiccoffee #gaggiacoffeemachine #gaggiaclassic #espresso #coffeaddict #coffeelovers #customgaggia
    1 point
  12. Opa Rafael, blz? Com a Gaggia vc consegue fazer pré infusão manual.. dá uma pesquisada nos truques com a Gaggia que vc vai achar! Abç e bons cafés!
    1 point
  13. Eu estava tomando café três vezes por dia, sempre coado (V60 e Clever), uns 200/250 ml cada vez. Estava bom, na dose para não ter taquicardia, nada. Mas aí comecei a estudar sobre o sono, psicologia e neurociência do sono, por motivos profissionais e curiosidade. Sou uma pessoa que sempre dormiu bem, 7h, 6h30 por noite. O café nunca afetou isso. Mas estudando pesquisas vejo que às vezes essa nossa sensação de que a noite foi suficiente pode na verdade ser tudo o que estamos dando de oportunidade pro organismo. E as pesquisas comentam que por vezes não percebemos o efeito do café, mas podemos não ter o sono da melhor qualidade em termos de manutenção, sono NREM e REM. Aí resolvi tirar a dose da tarde (a "meia-vida", efeito para sumir metade da concentração do café, é de umas 6h, mas queria ver com a última dose sendo depois do almoço), e estou religiosamente dormindo 8h por noite. Olha, me adaptei rapidamente, o cérebro entendeu que teria mais uma hora disponível e agora não durmo mais 7h, durmo 8h mesmo. No início, acordava um pouco mais cedo; agora meio que o sono ocupou o horário todo. E acho que o café (tirá-lo) à tarde fez diferença, melhorou o que eu já achava bom. Acordo toda manhã parecendo que estou acordando no fim de semana. Uma maravilha. Então, vejo que às vezes o efeito do café no sono é evidente (o cara perde o sono), mas às vezes pode ser sutil e nem nos darmos conta, podemos achar que o nosso padrão está ok, mas pode ser melhorado. E quem pegou para estudar sono um pouco logo se surpreende, falamos muito em alimentação e exercícios para a saúde mas pouco sobre o sono... E os efeitos, muito bem documentados, são absurdos. Porém, sei que sou uma pessoa que não tem dor de cabeça de qualquer espécie sem café, posso ficar dias sem tomar numa boa, e não tenho o efeito de "acordar/ficar ligado" com o café; mas se passar de três doses ao dia, aí vem a parte ruim toda de taquicardia, calor etc (como já comentei em posts acima, acho). Gosto do café só pelo sabor mesmo. O lado bom de reduzir um pouco a quantidade é que rende mais, posso comprar uns grãos melhores que não pesam no bolso rs. Enfim, dando meu relato ocasional aqui!
    1 point
×
×
  • Criar Novo...