Eu estava tomando café três vezes por dia, sempre coado (V60 e Clever), uns 200/250 ml cada vez. Estava bom, na dose para não ter taquicardia, nada.
Mas aí comecei a estudar sobre o sono, psicologia e neurociência do sono, por motivos profissionais e curiosidade. Sou uma pessoa que sempre dormiu bem, 7h, 6h30 por noite. O café nunca afetou isso. Mas estudando pesquisas vejo que às vezes essa nossa sensação de que a noite foi suficiente pode na verdade ser tudo o que estamos dando de oportunidade pro organismo. E as pesquisas comentam que por vezes não percebemos o efeito do café, mas podemos não ter o sono da melhor qualidade em termos de manutenção, sono NREM e REM.
Aí resolvi tirar a dose da tarde (a "meia-vida", efeito para sumir metade da concentração do café, é de umas 6h, mas queria ver com a última dose sendo depois do almoço), e estou religiosamente dormindo 8h por noite.
Olha, me adaptei rapidamente, o cérebro entendeu que teria mais uma hora disponível e agora não durmo mais 7h, durmo 8h mesmo. No início, acordava um pouco mais cedo; agora meio que o sono ocupou o horário todo. E acho que o café (tirá-lo) à tarde fez diferença, melhorou o que eu já achava bom. Acordo toda manhã parecendo que estou acordando no fim de semana. Uma maravilha.
Então, vejo que às vezes o efeito do café no sono é evidente (o cara perde o sono), mas às vezes pode ser sutil e nem nos darmos conta, podemos achar que o nosso padrão está ok, mas pode ser melhorado. E quem pegou para estudar sono um pouco logo se surpreende, falamos muito em alimentação e exercícios para a saúde mas pouco sobre o sono... E os efeitos, muito bem documentados, são absurdos.
Porém, sei que sou uma pessoa que não tem dor de cabeça de qualquer espécie sem café, posso ficar dias sem tomar numa boa, e não tenho o efeito de "acordar/ficar ligado" com o café; mas se passar de três doses ao dia, aí vem a parte ruim toda de taquicardia, calor etc (como já comentei em posts acima, acho). Gosto do café só pelo sabor mesmo.
O lado bom de reduzir um pouco a quantidade é que rende mais, posso comprar uns grãos melhores que não pesam no bolso rs.
Enfim, dando meu relato ocasional aqui!