Sempre mantive certo interesse em relação ao Melodrip, bem como pelo acessório da Hario cuja finalidade aparentemente é parecida. Mas nunca tomava coragem. Até que presumi suprir esta curiosidade ao adquirir o "water dropper" da Timemore, compatível em especial com o b75 e com as duas versões menores do Crystal Eye (00 e 01).
Como este acessório tem aparecido bastante no Ali, quero compartilhar minha experiência o usando para dizer basicamente que não se trata da mesma proposta. Pelo contrário, este item da Timemore me pareceu limitador.
- Hoje, com os impostos, sem frete, custa por volta de 50 reais. Portanto, trata-se de 1/4 do preço do Melodrip -- no Ali.
- Aqui ficou bem ajustado ao Melitta 100 e ao b75. Deu certo também no v60 01 e Crystal 01, mas não tão perfeito o encaixe (conforme imagem). Presumo que no Crystal 00 fique melhor.
- Cabe cerca de 200 ml, e esta quantidade passa pelos 13 furos em cerca de 2:10 min. Os furos são bem pequenos, o fluxo é bem fino e constante. No final, fica bem pouco de água retido na superfície, sem passar pelos furos.
- Assim, por conta deste tipo de fluxo, para uma extração passar em cerca de 3 min, a única saída é fazer um único despejo, inclusive sem pré-infusão, além, claro, da possibilidade de fazer o primeiro despejo sem o item, depois colocá-lo. Inclusive é comum isto com o Melodrip.
- A cama do café não fica uniforme, depois da extração:
- Portanto, a proposta deste acessório é bem especifica, é a de resolver tudo em um único despejo, no máximo dois, deixar lá, sem muita preocupação. Vejo que o Melodrip é bem mais versátil. Achava inconveniente o fato de ter que ocupar uma mão para isto, no caso do Melodrip, mas este item da Timemore basicamente tampa a visão do que está ocorrendo na extração, além de impedir maior personalização de receita. E não senti que traga algo que, no sabor, compense. Pelo contrário, aqui consegui bebidas a sum só tempo não amargas e tímidas.
Como resultado, acho que seria bom no seguinte cenário: com grãos com torra bem desenvolvida e a expectativa de não se atingir extração alta, como numa técnica de osmotic flow, por exemplo. De fato, nos testes aqui, foi possível conseguir bebidas não amargas e com corpo ok, sobretudo no Melitta, mas com despejos minimamente controlados se consegue bebida melhor. Achei frustrante de maneira geral, não há margem para extrair mais do grão, especialmente em proporções mais alargadas e grãos de torra média/clara. É uma conveniência que tem seu custo. E quase sempre é preferível ter um pouco de trabalho no ritual de preparo. De todo modo isto é pessoal, pode ser uma boa para setup para deixar no trabalho, fazendo um único despejo para resolver, de modo a gerar uma extração constantemente ok.
É curioso que, apesar de ser par do b75, parece seguir proposta contrária deste, afinal é um porta filtro bem direto e inclinado e extração altas e rápidas. Com o acessório, que casou mais com o Melitta 100, perde todas suas características.