Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 07-12-2023 em todas as áreas

  1. Artigo publicado no The Guardian. https://www.theguardian.com/food/2023/dec/06/scientists-claim-to-have-discovered-secret-to-perfect-espresso Fonte original. https://www.cell.com/matter/fulltext/S2590-2385(23)00568-4
    2 points
  2. O Lance acabou de publicar um vídeo sobre isso:
    2 points
  3. O intuito desse post é o compartilhamento de dicas sobre equipamentos em geral para o cantinho do café, desde moedores a copos. Inicio aqui falando sobre a vinda da Loveramics pro Brasil pela Ritual Tool. Atualmente também está sendo vendido pela Koa Cafés com uma variedade de drippers, serves, xícaras e copos. https://www.koacafes.com.br/collections/loveramics (moderação: se estiver no lugar errado, ou for duplicado, pode mover)
    1 point
  4. Pedro, na verdade não. Dois pontos que exigem observância; a potência da Color é cerca de 40% mais baixa em relação às Classic mais antigas (1050 Watts VS 1450 Watts). O outro ponto é que a caldeira da Color é de aço, o que pelo ponto de vista da condutividade térmica é pior, mas do ponto de vista de conservação, durabilidade e em termos de sabor, muito melhor que o alumínio que sofre diversos processos corrosivos diferentes. O alumínio esquenta muito rápido o que é bastante desejável, mas na presença de um eletrólito (água) e corrente elétrica e outro material mais nobre, ele esfarela, sobretudo pra quem altera o disco de dispersão pro de aço ou latão, praticamente torna a caldeira um metal de sacrifício. A corrosão do alumínio deixa um sabor residual metálico acentuado, além de entupir válvulas e pontos por onde a água transita dentro da máquina, fazendo com que ela perca a vazão normal da água, principalmente em períodos prolongados sem uso, o que não ocorre com outros tipos de caldeiras. Uma das razões das resistências serem externas nas Gaggias é justamente para que não ocupem volume dentro da minúscula caldeira. Bons cafés ☕
    1 point
  5. Amigo, quero dizer que te amo! Você e o Márcio! Comprei o moedor como você na promoção e com o cupom que o Márcio falou ele saiu por incríveis 927 reais [emoji2956] O moedor não foi taxado e chegou muito rápido! Agora tenho me divertido muito com ele! O sensorial dele é incrível [emoji3590]‍[emoji91] Muito muito muito obrigado Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
    1 point
  6. Boa! Parece besteira, mas são bem úteis os tapetes de plástico/silicone para reter água. É muito bom para limpeza, proteger a bancada da água, para resquícios de café inclusive, sobretudo no preparo de espresso.
    1 point
  7. Grande Balzac! Boa noite, galera. Muito obrigado pelas recomendações. Testei os três métodos. O que eu estava fazendo anteriormente era uma variação que eu tinha desenvolvido do método original do Hoffmann pra duas xícaras. Seguindo as duas recomendações, alterei a temperatura, estava fazendo com água bem quente, 97, 98ºC, reduzi pra em torno de 92, 93ºC. De fato, o café que estou usando tem uma torra mais escura do que os outros que eu fiz, então em todos os métodos isso fez bastante a diferença. Pro método Perger eu afinei bastante a moagem (descendo pra 5.5 no K-Ultra). creio ter afinado demais, o café passou mais lentamente do que o indicado na receita. O resultado ficou até bem gostoso, mas bem cheio e intenso. Ficou realmente muito bom, só um ajuste pequeno na moagem já creio que daria um café bem ao meu gosto. O Hoffmann deu a melhor xícara, testei esse e o do Kasuya com a moagem de 7.9. O resultado pro método Hoffmann deu uma xícara bem balanceada, acidez um pouco mais acentuada que os outros métodos, corpo um pouco leve demais. Afinaria bem de leve a moagem só pra dar um último ajuste. No Kasuya, com a receita base de três despejos na segunda parte, o terceiro despejo custou bastante a passar e o resultado deu um corpo muito, mas muito presente. Foi ótimo testar, certamente vou brincar bastante com a receita dele no futuro. Creio que só é um pouco confuso o ajuste, já que no meu cenário eu não pude distinguir tão claramente se uma mudança na receita resolveria o problema da extração demorar muito ou se teria que mexer na moagem pra deixar mais grossa. Enfim, o resultado foi bem melhor do que as minhas primeiras tentativas. Muito obrigado pelas respostas.
    1 point
  8. É com imenso prazer que anuncio o evento de Harmonização Guiada de Cafés com Queijos que conduzirei. Olá, meu nome é Ramon Carrocino, O Cafeinado nas redes sociais, e estou divulgando a terceira edição do evento. Serão 4 perfis de cafés especiais, e 4 tipos de queijos artesanais, selecionados especialmente para esse evento, com duração aproximada de 1h. Quando? Dia 14/12/23 às 18h30min Onde? Cirandaia, na rua Voluntários da Pátria, 416 - Botafogo - Rio de Janeiro Valor da experiência: R$ 150,00. Pagamento: Cartão ou Pix Desafie seus sentidos e desperte seu paladar para novas experiências. Para quem for do Rio de Janeiro e estiver interessado, pode me mandar mensagem pelo link: https://wa.me/message/VMEJLHPIRVH4J1 Ou tem um estabelecimento e quer sediar o evento, me chame também.
    1 point
  9. quem tem a peneira, vale os quase 200 reais pra comprar?
    1 point
  10. Boa! Esse 1zpresso Q air também comprei para ver. Abs Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
    1 point
  11. Bom dia pessoal, tudo bem? Passando para divulgar um novo projeto que lancei. Criei o site www.cafezall.com com o intuito de coletar dados de estabelecimentos, empresas e pessoas que agregam ao mercado do café especial no Brasil. A ideia surgiu em viagens, nas quais tinha que recorrer ao Instagram (através de pesquisas por hashtags) ou ao Google com termos do tipo “Café Especial na cidade X”. Meu objetivo é cadastrar o máximo possível de lugares e pessoas incríveis que fomentam este negócio e também ajudar, de certa forma, as cafeterias, torrefações e produtores a serem “vistos” pelos usuários do site. Peço me ajudem a divulgar esta ideia. Grande abraço!
    1 point
×
×
  • Criar Novo...