Ir para conteúdo

Mistura de Granulometrias


Postagens recomendadas

Teoricamente, isso poderia prejudicar a extração. Algo ficaria sub ou super extraído, e a mistura talvez não ficasse tão boa quanto a soma das vantagens imaginadas. 

Imagino que tenciones ter controle sobre as granulometrias, mas não pude deixar de me recordar de um moedor de lâminas que eu usava, e fatalmente entregava uma gama de granulometrias…

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu moedor já mistura as granulometrias para você. Quando você regular o moedor para moer num tamanho tal, na verdade ele te entrega uma moagem que possui uma faixa de tamanhos, do muito fino (fines), passando pelo tamanho que você definiu (onde vai estar a maior concentração) e finalmente pelo mais grossos (boulders).

O mérito dos moedores mais caros é, até certo ponto, entregar uma faixa menor, mais concentrado no tamanho que você definiu. Assim você tem uma extração mais eficiente e que produz um sabor mais claro na bebida. Quando você vai no caminho oposto, a bebida tende a ficar menos definida, sem nenhuma característica muito aparente e tudo ali meio misturado.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que quis dizer foi o seguinte: supondo que no click 15 o café sai bem doce, e no click 20 sai mais ácido e com nota de maracujá. Será que se eu moer metade do café em cada click a bebida sai mais doce e com nota de maracujá do que se eu eu moesse todo no click 17, por exemplo? Queria saber se alguém já fez essa experiência, pois meu paladar é bem iniciante e não saberia distinguir a possível diferença. Só dá pra ter certeza testando eu acho. Por isso pergunto se alguém já testou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não funciona assim. 

Cada moagem sozinha favorecerá um tempo de contato da água com o café. 

Moagem mais grossa, escoamento mais rápido. Moagem mais fina, segura mais a água. 

Misturando as moagens, não terás os dois tempos, mas um terceiro tempo, que não extrairá a soma dos bons resultados isolados. 

Advirto que eu não fiz, conscientemente, essa experiência. Escrevi aqui o que suponho que aconteça. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por esse raciocínio, uma moagem grossa subextraida, poderia ser compensada com uma moagem fina, superextraida. Poderia-se fazer dois cafés separadamente e misturar. A expectativa seria que chegaríamos a uma "media", mas entendo que seriam dois cafés sub-otimos que ao invés de juntar suas virtudes juntariam seus defeitos. 

No mais grosso, teríamos deixado o açúcar nos grãos. No mais fino, teríamos extraido muito mais amargor. Seria um cafe ácido-amargo.

Agora, isso são extremos, e apenas uma teoria. Fazer o experimento como propôs não sei se daria certo, não sei se tenho um café próprio para isso, nem se teria sensibilidade. 

@MarcioMO, o que acha?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Na verdade, @Cabra do café, o chinês estava procurando o elixir da imortalidade. E, veja só que ironia, conseguiu inventar um jeito de matar a rodo! :D

Imagino que a mistura de granulometrias não seja tão fatídica quanto a pólvora, porém vale lembrar que, além do que os colegas acima mencionaram, existem apetrechos como as peneiras Kruve, cuja missão é fazer justamente o contrário do que você propôs, ou seja, buscar a maior uniformidade possível na moagem.

Talvez um outro caminho a seguir seja o de testar mistura de grãos, para fazer um blend caseiro -- mas todos no mesmo clique do moedor. Lembrando que é tentativa e erro, com muitas tentativas e, provavelmente, vários erros antes de acertar o ponto.

Saudações!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que quis dizer foi o seguinte: supondo que no click 15 o café sai bem doce, e no click 20 sai mais ácido e com nota de maracujá. Será que se eu moer metade do café em cada click a bebida sai mais doce e com nota de maracujá do que se eu eu moesse todo no click 17, por exemplo? Queria saber se alguém já fez essa experiência, pois meu paladar é bem iniciante e não saberia distinguir a possível diferença. Só dá pra ter certeza testando eu acho. Por isso pergunto se alguém já testou.
Ao invés de misturar as granulometrias, testa fazer uma mistura do café já pronto e conta pra gente.

Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Filipe Lamim disse:

Ao invés de misturar as granulometrias, testa fazer uma mistura do café já pronto e conta pra gente.

Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk
 

Fazer duas extrações seria bastante trabalhoso. A ideia é apenas fazer a experiência e saber no que dá. Tipo criar algo único que não seria possível de fazer com uma única granulometria. Mesmo que não tire o melhor do sabor que cada click possibilita, seria possível gerar algo intermediário brincando com as proporções. Mesmo misturando bebidas prontas não seria possível tirar o melhor das duas pois haveria uma diluição dos sabores na bebida final. A intenção era saber se alguém já havia testado isso e visto no que deu, se havia saído algo de bom. Apenas especular um possível resultado com base na lógica e no conhecimento prévio talvez não preveja o resultado. Testar é uma das boas coisas do mundo do café; saber que existem infinitas possibilidades e que algumas delas podem te agradar independente de que os outros possam gostar ou não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguns conteúdos sobre distribuição de granulometrias de diferentes moedores. (https://www.instagram.com/p/Cro1zf3sqZk/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==)

Mas entendo que o que você esteja propondo seja "montar um perfil" moendo em diferentes configurações do moedor de propósito. Acredito que seja bem trabalhoso mas é interessante. Se alguém se aventurar divide por aqui a experiência.

Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Filipe Lamim disse:

Tem alguns conteúdos sobre distribuição de granulometrias de diferentes moedores. (https://www.instagram.com/p/Cro1zf3sqZk/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==)

Mas entendo que o que você esteja propondo seja "montar um perfil" moendo em diferentes configurações do moedor de propósito. Acredito que seja bem trabalhoso mas é interessante. Se alguém se aventurar divide por aqui a experiência.

Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk
 

Parece interessante. Meu conhecimento de gráficos matemáticos é bem limitado, mas na variável 30 da densidade a variável granulometria apresenta 4 resultados diferentes. Será que esse gráfico é verdadeiro? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O experimento é até interessante, porém não me atrevo a tentá-lo com meus cafés melhores e mais caros... e com os mais simples acho que não valeria a pena. Mas não criticarei quem fizer. Divirtam-se!

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...