Ir para conteúdo

Cafeteira Espresso Oster Compacta Perfect Brew

Postagens recomendadas

Em 27/09/2023 at 10:28, Zé Fernandes disse:

Pessoal,

Bom dia.

O ponteiro da pressão da maquina de vocês fica sempre na mesma posição?

Mesmo tirando espresso ele não muda e no manual diz como se fosse pra ele ficar nessa area com marcação pra ter uma qualidade melhor na extração.

Obrigado.

7F5C8206-D8B4-4F66-A230-F14038B38EE5.jpeg

Conseguiu resolver amigo? A minha também parou. Ela funcionava normalmente mas parou do nada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 weeks later...
15 hours ago, wilcamarc said:

A minha compacta está com vazamento pelo vaporizador durante a extração do café. E o problema veio só piorando: antes pingava, mas agora jorra como se estivesse aberto. Alguem tem ideia de como resolver?

Idem aqui, não sei resolver, tô querendo enviar pra Oster, tá na garantia ainda...

Link para o comentário

Oi pessoal. Estou com dificuldades em acertar a pressão do espresso. Em todas as minhas extrações, o medidor sobe apenas até o primeiro ponteiro da marcação de “ideal”. Já testei com moagens mais finas e também aplicando mais força na compactação. Estou usando a medida de 15g de café com uma café fresco, torrado e moído recentemente.  Talvez tenha que ser mais que 15g? Fiquei pensando também se seria o caso de trocar para uma tomada de 20A, mas não sei se faz muito sentido. 

Link para o comentário

@arielffs a princípio seria moer mais fino mesmo, mas você pode aumentar a dosagem para o tanto que couber no seu filtro, após compactado deve sobrar mais ou menos meio dedo livre. Você já conseguiu moer fino a ponto da máquina engasgar, isto é, ao apertar para passar o café, você escuta a bomba mas apenas pinga, ou sequer pinga? Qual moedor está usando?

Link para o comentário

• 3 weeks later...
Em 05/11/2024 at 16:22, mgbt disse:

@arielffs a princípio seria moer mais fino mesmo, mas você pode aumentar a dosagem para o tanto que couber no seu filtro, após compactado deve sobrar mais ou menos meio dedo livre. Você já conseguiu moer fino a ponto da máquina engasgar, isto é, ao apertar para passar o café, você escuta a bomba mas apenas pinga, ou sequer pinga? Qual moedor está usando?

Estou usando o Jaffee J1, mas mesmo na moagem mais fina dele ainda tenho esse mesmo resultado. Fiz testes colocando café quase até o talo do filtro e testes com menos café que o recomendado mas sempre o resultado é o mesmo.

Link para o comentário

2 hours ago, arielffs said:

Estou usando o Jaffee J1, mas mesmo na moagem mais fina dele ainda tenho esse mesmo resultado. Fiz testes colocando café quase até o talo do filtro e testes com menos café que o recomendado mas sempre o resultado é o mesmo.

Você nunca conseguiu engasgar a máquina então, certo? Daí, acho que a única hipótese é que mesmo o mais fino do seu moedor não é fino o suficiente. Porque se fosse falta de pressão na máquina, ela não conseguiria passar o café; mas o que parece é que o café está moído tão grosso que a água passa sem dificuldade (portanto, sem pressão).

Link para o comentário

• 2 weeks later...

Olá, esse é meu primeiro post aqui e gostaria de compartilhar sobre a aquisição da minha primeira maquina de espresso e por ser uma maquina relativamente nova no mercado, encontrei poucas experiencias compartilhadas aqui até então.

Tenho alguma experiencia no mundo dos cafés especiais (cerca de 1 ano), hoje utilizo um Timemore C3 com Silver Clicks e até então apenas nos coados (V60, B75 e Melitta) e métodos de infusão (Aeropress (Yuropress) e prensa francesa (timemore) que ainda esta chegando do aliexpress). Tenho também a moka mas nunca tive interesse em testar com cafés especiais.

Partindo para o espresso, eu não tinha nenhuma experiencia prática mas muito estudo com videos do YT. Frequentando cafeterias locais nunca havia conseguido sentir a verdadeira essencia de um bom espresso, muito disso acredito que por que eles usam cafés com uma torra muito escura e antiga e também por não serem especiais.

De uns tempos para cá comecei a procurar cafeterias especializadas tanto em Londrina quanto Curitiba e ai sim, mudei completamente minha forma de apreciar o espresso e expandi muito meu conhecimento a ponto de conseguir discernir um bom e um mal preparo.

Adiquiri a Oster pelo Shopping do banco inter, por um excelente valor diga se de passagem, cerca de R$960. Desde que a recebi tirei cerca de 10 espressos, 3 deles quase não saíram pois estava muita fina a moagem mas regulando bem o moedor na 4ª extração ja consegui tirar uma boa bebida. Estou usando exatamente 1 volta na regulagem do silver click e o café Crepúsculo da Coffee and Joy (a qual tenho assinatura mensal). Esse cafe não me agradou nos coados por ter uma torra media-escura mas guardei ele no freezer por cerca de 1 mês e tenho gostado bastante.

Do meu ponto de vista, a maquina é um excelente ponto de partida para quem quer começar no espresso, os equipamentos são simples e de construção nada rebuscada, mas entregam para o iniciante um bom ponto de partida. Tenho usado o filtro pressurizado enquanto não chegam algumas coisas que pedi do Aliexpress (filtros não pressurizados, distribuidor, WDT, borrifador de agua, puck scream (o chuveiro dela suja bastante a cada extração e espero resolver isso com o puck screen), porta filtro naked e um funil).

A cada extração sempre faço um flush com o porta filtro e filtro acoplado para aquecer um pouco, não muda muita coisa acredito mas já melhora um pouco e evita de ficar muito frio o café. Ainda não acertei bem as proporções mas estou satisfeito com as primeiras e ainda poucas extrações que tirei.

Fico grato se alguém que tiver essa maquina puder me sugerir boas praticas ou dicas que utiliza na extração para tirar maior proveito no geral.

Link para o comentário

Em 26/09/2023 at 15:50, Fredsvv disse:

Pessoal, comprei uma Oster dessa. Já tenho uma Xpert Perfect Brew em casa e precisava de uma menor para o escritório e peguei ela. Eu lí, de forma errada no manual que ela era de 53mm e comprei diversos acessórios deste tamanho. Mas ela é de 52mm. Será se é possível comprar um porta filtro de 53 ou 54mm nela?

Me passe sua opinião sobre as duas. Vale a pena pagar mais pela Xpert? Ou melhor pegar a Compacta e um moedor a parte? Tks

Link para o comentário

Em 29/11/2024 at 23:32, ViniLopes26 disse:

Olá, esse é meu primeiro post aqui e gostaria de compartilhar sobre a aquisição da minha primeira maquina de espresso e por ser uma maquina relativamente nova no mercado, encontrei poucas experiencias compartilhadas aqui até então.

Tenho alguma experiencia no mundo dos cafés especiais (cerca de 1 ano), hoje utilizo um Timemore C3 com Silver Clicks e até então apenas nos coados (V60, B75 e Melitta) e métodos de infusão (Aeropress (Yuropress) e prensa francesa (timemore) que ainda esta chegando do aliexpress). Tenho também a moka mas nunca tive interesse em testar com cafés especiais.

Partindo para o espresso, eu não tinha nenhuma experiencia prática mas muito estudo com videos do YT. Frequentando cafeterias locais nunca havia conseguido sentir a verdadeira essencia de um bom espresso, muito disso acredito que por que eles usam cafés com uma torra muito escura e antiga e também por não serem especiais.

De uns tempos para cá comecei a procurar cafeterias especializadas tanto em Londrina quanto Curitiba e ai sim, mudei completamente minha forma de apreciar o espresso e expandi muito meu conhecimento a ponto de conseguir discernir um bom e um mal preparo.

Adiquiri a Oster pelo Shopping do banco inter, por um excelente valor diga se de passagem, cerca de R$960. Desde que a recebi tirei cerca de 10 espressos, 3 deles quase não saíram pois estava muita fina a moagem mas regulando bem o moedor na 4ª extração ja consegui tirar uma boa bebida. Estou usando exatamente 1 volta na regulagem do silver click e o café Crepúsculo da Coffee and Joy (a qual tenho assinatura mensal). Esse cafe não me agradou nos coados por ter uma torra media-escura mas guardei ele no freezer por cerca de 1 mês e tenho gostado bastante.

Do meu ponto de vista, a maquina é um excelente ponto de partida para quem quer começar no espresso, os equipamentos são simples e de construção nada rebuscada, mas entregam para o iniciante um bom ponto de partida. Tenho usado o filtro pressurizado enquanto não chegam algumas coisas que pedi do Aliexpress (filtros não pressurizados, distribuidor, WDT, borrifador de agua, puck scream (o chuveiro dela suja bastante a cada extração e espero resolver isso com o puck screen), porta filtro naked e um funil).

A cada extração sempre faço um flush com o porta filtro e filtro acoplado para aquecer um pouco, não muda muita coisa acredito mas já melhora um pouco e evita de ficar muito frio o café. Ainda não acertei bem as proporções mas estou satisfeito com as primeiras e ainda poucas extrações que tirei.

Fico grato se alguém que tiver essa maquina puder me sugerir boas praticas ou dicas que utiliza na extração para tirar maior proveito no geral.

@ViniLopes26 Boa vindas ao fórum.

Trouxe sua publicação para este tópico porque fica dentro da discussão já existente sobre essa máquina.

• Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário

• 1 month later...

Comprei essa máquina em novembro e fiquei muito satisfeito, após diversos experimentos mal sucedidos e até aprender a usar de fato. Depois de ver muitos vídeos no Youtube optei pelo moedor Jaffee J1 Pro. No começo perdi muitos grãos até achar a moagem que deixasse o medidor da máquina próximo do meio na extração. O canal não sou barista indicou um nível e eu acho que sou meio doido da cabeça porque nunca dava certo, aí fazendo "de trás pra frente" o nível era de fato o que ele falava para usar com esse moedor hehe (pra mim 39, para ele 21).

Porém hoje chegou meu filtro não pressurizado (que indicaram na terceira página) e no mesmo nível de moagem o medidor da máquina fica bem abaixo, a extração saiu bem mais rápida, o café ficou com pouca crema e não foi um upgrade em relação ao pressurizado. Enfim, agora que comprei um café melhor não quero desperdiçar muitos grãos novamente. Preço ajuda aos experts: devo deixar mais fino ou mais grosso?

Link para o comentário

9 horas atrás, carlmistdf disse:

Comprei essa máquina em novembro e fiquei muito satisfeito, após diversos experimentos mal sucedidos e até aprender a usar de fato. Depois de ver muitos vídeos no Youtube optei pelo moedor Jaffee J1 Pro. No começo perdi muitos grãos até achar a moagem que deixasse o medidor da máquina próximo do meio na extração. O canal não sou barista indicou um nível e eu acho que sou meio doido da cabeça porque nunca dava certo, aí fazendo "de trás pra frente" o nível era de fato o que ele falava para usar com esse moedor hehe (pra mim 39, para ele 21).

Porém hoje chegou meu filtro não pressurizado (que indicaram na terceira página) e no mesmo nível de moagem o medidor da máquina fica bem abaixo, a extração saiu bem mais rápida, o café ficou com pouca crema e não foi um upgrade em relação ao pressurizado. Enfim, agora que comprei um café melhor não quero desperdiçar muitos grãos novamente. Preço ajuda aos experts: devo deixar mais fino ou mais grosso?

Se saiu bem mais rápido e esta acido, mais fino.

• Curtir 1
Link para o comentário

13 horas atrás, regisassao disse:

Se saiu bem mais rápido e esta acido, mais fino.

Obrigado pela resposta. Notei que esse filtro precisa de mais café também, com uma moagem só 1 nível mais fina e mais café atingi no medidor da máquina a extração ideal, mas ainda saiu com pouca crema e o sabor um pouquinho ácido... Vou continuar experimentando aos poucos aqui para ver se melhora.

Link para o comentário

Alguém já abriu essa máquina? Queria fazer uma modificação na alavanca, mas quando tento abrir por cima depois de tirar os dois parafusos superiores dá a impressão que se eu forçar as presilhas de plástico não vão suportar.

E a alavanca parece ser presa por dentro, então creio que precisaria abrir em cima mesmo.

Link para o comentário

Buenas tardes!

Voltando ao forum depois de alguns anos, porque decidi começar no clube do expresso com essa nenénzinha. Estou com ela já há algumas semanas.

Gostei bastante da maquininha mas até agora ainda não consegui uma dose satisfatória e estou aqui em busca de uma ajuda dos universitários.

Vamos lá.. antes de mais nada, o moedor.

Tenho um Baratza Encore guerreiro, há cerca de 3 anos, que uso pros meus coados. 

Sei de suas limitações pra expresso, e em todas as tentativas que fiz com ele, no menor clique possivel (1) a máquina travava. E no clique 2, o café estava subextraido. O salto dele é muito grande pra expresso.

Por isso acabei achando sem querer uma boa opção no ML de um Baratza Encore ESP e agarrei na hora. 

Ele tem saltos menores, e aparentemente consegui extrair entre os cliques 6 e 15 (dependendo do café que usei).

Mas todos que consegui tirar, ainda sairam muito azedos. Quando afinava, muito azedo e encorpado. Quando engrossava, menos azedo, mas aguado.

Relevante dizer que também peguei um porta filtro não pressurizado, no ali express e os testes foram feitos com ele.

Isso nos leva ao segundo ponto: Os cafés!

Percebi que o café que eu tinha aqui e estava testando era realmente muito ácido pra espresso. Inclusive, testei com um da etiópia absurdamente floral. Ficou tudo muito estranho.. rsrs

Acabei que peguei um pacotinho de Orfeu tradicional (infelizmente torra de 3 meses) no mercado mesmo pra testar, mas mesmo assim não consegui tirar o gosto de azedo do expresso. 

A duvida nesse ponto é: Vocês tem alguns cafés pra indicar? Sei das limitações dessa maquina sobre torras mais claras e cafés mais ácidos.. Mas podem recomendar alguns cafés mais fáceis pra iniciarmos com ela? 

Então, vamos ao terceiro ponto: As dosagens / Ratio

Confesso que fiquei surpreso por ver que o porta filtro suporta apenas 16 grs no máximo.

Não imaginava que não chegava nem às 18. Não tinha visto essa informação em lugar algum.

Outro ponto dificultoso é essa pré-infusão que a máquina faz.. Ela leva cerca de 5 a 6 segundos desde o primeiro despejo até começar a despejar para o fluxo final. Aqui já me surgiu outra grande duvida:

Vocês começam a contar o tempo da extração ao pressionar o botão, ou após essa pré infusão?

Principalmente esses dois fatores estão me causando um pouco de confusão pra regular a extração.. 

Vale a pena trocar o porta filtros pra pegar um que caiba mais café? Ou vocês estão conseguindo boas extrações com o original da máquina? 

Aceito qualquer sugestão e dica possivel pra conseguir finalmente uma primeira extração decente com essa máquina. 

rsrsrs

Link para o comentário

3 hours ago, felipe.sartor said:

Sei das limitações dessa maquina sobre torras mais claras e cafés mais ácidos.. Mas podem recomendar alguns cafés mais fáceis pra iniciarmos com ela? 

Olá Felipe, bem-vindo! Você já fez diversas investigações com algumas conclusões que me parecem corretas. Sim, primeiro de tudo, parece que a combinação do seu paladar com a temperatura baixa dessa máquina não estão gerando um resultado que lhe agrade. Eu acho que o Orfeu era uma boa tentativa, mas a torra antiga atrapalha, eu só não esperaria o relato de ainda estar azedo. De toda forma, o café que eu usei pra começar, com perfil bem tradicional e ainda acho ótimo em bebidas com leite foi o Lontrinha, porém, ele custa hoje O DOBRO de 1 ano atrás, nesse valor eu não recomendo mais https://loja.cafelontrinha.com.br/produtos/cafe-lontrinha-em-graos-1kg/ mas também não vou recomendar cafés que eu mesmo não provei.

Confesso que fiquei surpreso por ver que o porta filtro suporta apenas 16 grs no máximo.

Na verdade, é o filtro que possui uma capacidade de café, enquanto o porta filtro possui uma capacidade de tamanho de filtro. Então, é o seu filtro que é um pouco pequeno. No PF original da máquina, eu sempre consegui usar 18g com o filtro que eu tenho. Depois, eu comprei um filtro ainda maior, onde cabe uns 25g, mas esse não cabe no PF original, precisa ser naked.

Outro ponto dificultoso é essa pré-infusão que a máquina faz.. Ela leva cerca de 5 a 6 segundos desde o primeiro despejo até começar a despejar para o fluxo final. Aqui já me surgiu outra grande duvida:

Vocês começam a contar o tempo da extração ao pressionar o botão, ou após essa pré infusão?

A pré-infusão dela não é um problema, exceto talvez por essa confusão na busca por um valor mágico em segundos. O tempo é só uma noção bem grosseira, "rápido demais" ou "devagar demais", mas o que importa é o que você está achando do café. Não interessa se alguém disse pra não passar de 30 segundos, se pra você um determinado café nessa máquina extraído em 30 segundos está azedo: extraia mais.

Na minha opinião, como essa máquina tem manômetro, você pode esquecer a regra dos segundos, o próprio manômetro vai te dizer se está fino demais ou grosso demais.

Então, antes de você trocar de café, só pra experiência com o seu próprio paladar, tente afinar mais e/ou passar mais água. Dá pra configurar o botão do duplo para passar até 120ml, e você pode apertar para interromper antes, assim fazendo vários testes com diferentes quantidades.

• Curtir 1
Link para o comentário

Em 17/01/2025 at 11:46, felipe.sartor disse:

Buenas tardes!

Voltando ao forum depois de alguns anos, porque decidi começar no clube do expresso com essa nenénzinha. Estou com ela já há algumas semanas.

Gostei bastante da maquininha mas até agora ainda não consegui uma dose satisfatória e estou aqui em busca de uma ajuda dos universitários.

Vamos lá.. antes de mais nada, o moedor.

Tenho um Baratza Encore guerreiro, há cerca de 3 anos, que uso pros meus coados. 

Sei de suas limitações pra expresso, e em todas as tentativas que fiz com ele, no menor clique possivel (1) a máquina travava. E no clique 2, o café estava subextraido. O salto dele é muito grande pra expresso.

Por isso acabei achando sem querer uma boa opção no ML de um Baratza Encore ESP e agarrei na hora. 

Ele tem saltos menores, e aparentemente consegui extrair entre os cliques 6 e 15 (dependendo do café que usei).

Mas todos que consegui tirar, ainda sairam muito azedos. Quando afinava, muito azedo e encorpado. Quando engrossava, menos azedo, mas aguado.

Relevante dizer que também peguei um porta filtro não pressurizado, no ali express e os testes foram feitos com ele.

Isso nos leva ao segundo ponto: Os cafés!

Percebi que o café que eu tinha aqui e estava testando era realmente muito ácido pra espresso. Inclusive, testei com um da etiópia absurdamente floral. Ficou tudo muito estranho.. rsrs

Acabei que peguei um pacotinho de Orfeu tradicional (infelizmente torra de 3 meses) no mercado mesmo pra testar, mas mesmo assim não consegui tirar o gosto de azedo do expresso. 

A duvida nesse ponto é: Vocês tem alguns cafés pra indicar? Sei das limitações dessa maquina sobre torras mais claras e cafés mais ácidos.. Mas podem recomendar alguns cafés mais fáceis pra iniciarmos com ela? 

Então, vamos ao terceiro ponto: As dosagens / Ratio

Não imaginava que não chegava nem às 18. Não tinha visto essa informação em lugar algum.

Principalmente esses dois fatores estão me causando um pouco de confusão pra regular a extração.. 

Vale a pena trocar o porta filtros pra pegar um que caiba mais café? Ou vocês estão conseguindo boas extrações com o original da máquina? 

Aceito qualquer sugestão e dica possivel pra conseguir finalmente uma primeira extração decente com essa máquina. 

rsrsrs

Cara, tenho usado essa máquina desde março de 2024 e finalmente tô conseguindo me entender com ela hahaha.

Infelizmente tenho outro moedor, então não vou conseguir responder sobre isso, mas vou passar um pouco do que ajudou aqui.

Com a moagem certa, quatro coisas melhoraram MUITO a bebida final.

- Torra recente (um mês máx)

- máquina devidamente aquecida (além do flush com o porta filtro nela, deixo uns 10min)

- grão com torra mais desenvolvida (torra média mesmo, mas com sensorial de chocolate, caramelo, nessa onda).

- preparo do puck bem carinhoso. Wdt faz mta diferença por conta da pressão alta da máquina.

Resultado foi uma nova vivência, extração no naked não espirra, proporção 1:2 perfeita, tempo de extração legal, pressão bem equilibrada e resultado massa na boca.

Uso um porta filtro naked e coloco 17g de café, tento tirar 34g em 34s, mas qlqr coisa entre 25 e 40 costuma ficar legal.

Eu conto o tempo pós pré infusão.

Café com torra mais antiga ou torra mais clara eu não consigo um resultado tão eficiente.

Link para o comentário