Ir para conteúdo

Philco 15bar , 1zpresso J Max, puck e naked - Tempo diferente entre cafes com mesma moagem


petersonrcs

Postagens recomendadas

Opa pessoal, blz?

Sou novato nas extraçoes de espresso. e to com esse equipamento ai do titulo, aguardando a chegada do PID, dimmer e o manometro. 

Entao ainda to tentando manter uma uniformidade entre preparos, me perdoem! Mas se nao me engano, percebi uma coisa: existe diferença de tempo de extraçoes entre cafes diferentes, mas com o mesmo click de moagem?

18g de um cafe mineiro default no click 150: passou num tempo ok pros 15 bar da maquina
18g de um cafe premium torrado ha 13 dias atras mais ou menos, no mesmo click 150: saiu no conta gotas, muito demorado

Como nao tenho muita pratica, tentei aliviar um pouco no tamper, mas nao rolou. Nos proximos dias, vou ir ajustando a moagem mais grossa. Pq hoje nao aguento mais beber cafe! rs

Tem alguma dia? Ou foi eu mesmo que errei em algo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, cada tipo de grão exigirá uma dinâmica diferente, então coisas como número de clique, e até mesmo dose, são afetadas. Pode perceber que determinados grãos preenchem mais o cesto do que outros, mesmo que com g igual. Sugiro dar uma olhada na questão de densidade. Por isso, ainda mais para o começo, é melhor focar um um grão, até encontrar a extração ideal, para só depois partir para outro. 

Até por conta das limitações de pressão e temperatura nas máquinas mais simples e puras, mesmo a referida extração ideal perde repetibilidade. Daí, tudo igual, e ainda pode ser diferente... imagina então com outro grão. Minha dica é focar em grãos mais simples, não alternar muito. 

  • Curtir 3
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Octávio disse:

Olá, cada tipo de grão exigirá uma dinâmica diferente, então coisas como número de clique, e até mesmo dose, são afetadas. Pode perceber que determinados grãos preenchem mais o cesto do que outros, mesmo que com g igual. Sugiro dar uma olhada na questão de densidade. Por isso, ainda mais para o começo, é melhor focar um um grão, até encontrar a extração ideal, para só depois partir para outro. 

Até por conta das limitações de pressão e temperatura nas máquinas mais simples e puras, mesmo a referida extração ideal perde repetibilidade. Daí, tudo igual, e ainda pode ser diferente... imagina então com outro grão. Minha dica é focar em grãos mais simples, não alternar muito. 

Muito obrigado ! Minha ideia era trocar de cafés pra tentar perceber diferenças de gosto . Mas realmente no começo faz sentido aprender com um só !

valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Octávio disse:

Olá, cada tipo de grão exigirá uma dinâmica diferente, então coisas como número de clique, e até mesmo dose, são afetadas. Pode perceber que determinados grãos preenchem mais o cesto do que outros, mesmo que com g igual. Sugiro dar uma olhada na questão de densidade. Por isso, ainda mais para o começo, é melhor focar um um grão, até encontrar a extração ideal, para só depois partir para outro. 

Até por conta das limitações de pressão e temperatura nas máquinas mais simples e puras, mesmo a referida extração ideal perde repetibilidade. Daí, tudo igual, e ainda pode ser diferente... imagina então com outro grão. Minha dica é focar em grãos mais simples, não alternar muito. 

Ótima dica.

Eu acrescentaria, pela minha experiência, que o uso de puck screen deve ser cauteloso pq ele pode contribuir, ironicamente, com extrações com menor repetibilidade. Mas é isso, as máquinas caseiras te dão a oportunidade de aprender no modo hard. :D

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, petersonrcs disse:

Mas realmente no começo faz sentido aprender com um só !

No começo fiz muito isso. Comprava 1 kg a 1,5 kg do mesmo café e ia testando diferentes variáveis, fazia testes lado a lado, até que fui me entendendo com os meus equipamentos. Mas não comprei qualquer café, comprei um que já sabia que era bom, feito em cafeterias que conheço, pra ter certeza que o café ruim era culpa minha... rs...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, eldermarco disse:

Ótima dica.

Eu acrescentaria, pela minha experiência, que o uso de puck screen deve ser cauteloso pq ele pode contribuir, ironicamente, com extrações com menor repetibilidade. Mas é isso, as máquinas caseiras te dão a oportunidade de aprender no modo hard. :D

 

Boa . Vou observar isso .

 

18 horas atrás, regisassao disse:

No começo fiz muito isso. Comprava 1 kg a 1,5 kg do mesmo café e ia testando diferentes variáveis, fazia testes lado a lado, até que fui me entendendo com os meus equipamentos. Mas não comprei qualquer café, comprei um que já sabia que era bom, feito em cafeterias que conheço, pra ter certeza que o café ruim era culpa minha... rs...

eh , vou fazer isso . Só esperar chegar uma leva de grão mais fresco aqui no mercadinho e já vou comprar !  
café o qual eu desmerecia , pq não tinha “marca” , mas eh incrivelmente bom pelo preço .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Este tópico já foi aberto com a solução, uma hipófora ou diaporesis, com o fluxo preso, levando em consideração que a máquina está em perfeito funcionamento, a qualidade do grão ou o tempo de torra não é uma variável.

O amigo está certo em testar a moagem, e como já ajustou a pressão do tamper, acredito que a está altura já tenha solucionado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...