Ir para conteúdo

Philco 15bar , 1zpresso J Max, puck e naked - Tempo diferente entre cafes com mesma moagem


petersonrcs

Postagens recomendadas

Opa pessoal, blz?

Sou novato nas extraçoes de espresso. e to com esse equipamento ai do titulo, aguardando a chegada do PID, dimmer e o manometro. 

Entao ainda to tentando manter uma uniformidade entre preparos, me perdoem! Mas se nao me engano, percebi uma coisa: existe diferença de tempo de extraçoes entre cafes diferentes, mas com o mesmo click de moagem?

18g de um cafe mineiro default no click 150: passou num tempo ok pros 15 bar da maquina
18g de um cafe premium torrado ha 13 dias atras mais ou menos, no mesmo click 150: saiu no conta gotas, muito demorado

Como nao tenho muita pratica, tentei aliviar um pouco no tamper, mas nao rolou. Nos proximos dias, vou ir ajustando a moagem mais grossa. Pq hoje nao aguento mais beber cafe! rs

Tem alguma dia? Ou foi eu mesmo que errei em algo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, cada tipo de grão exigirá uma dinâmica diferente, então coisas como número de clique, e até mesmo dose, são afetadas. Pode perceber que determinados grãos preenchem mais o cesto do que outros, mesmo que com g igual. Sugiro dar uma olhada na questão de densidade. Por isso, ainda mais para o começo, é melhor focar um um grão, até encontrar a extração ideal, para só depois partir para outro. 

Até por conta das limitações de pressão e temperatura nas máquinas mais simples e puras, mesmo a referida extração ideal perde repetibilidade. Daí, tudo igual, e ainda pode ser diferente... imagina então com outro grão. Minha dica é focar em grãos mais simples, não alternar muito. 

  • Curtir 3
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Octávio disse: