Ir para conteúdo

Qual budget é preciso para esse mundo dos espressos?


Fabi

Postagens recomendadas

Oi gente, tudo bem? Entrei nesse universo dos cafés há pouco tempo e fiquei chocada com o valor dele kkkk. Isso pq sou chef de cozinha e já achava cara essa profissão. Pelo que eu estou entendendo, vai muito dinheiro na brincadeira (que eu pretendo levar a sério). Queria saber de vocês, qual budget eu preciso para ter um kit completo? Máquina, acessórios, café (quanto vcs gastam por mês?)… Quero investir numa máquina e acessórios de bastante qualidade mesmo sendo iniciante, porque quando me comprometo a estudar sobre um negócio eu vou fundo. Pretendo não ser mais iniciante tão cedo rs. Além disso, podem me indicar máquinas, moedores (prefiro manuais), acessórios, cafés, CURSOS, sites de confiança para compra etc?

Estou namorando a Breville faz tempo, mas ainda não me convenci se ela é tudo isso. A Oster tem o preço bem melhor, mas não parece ser tão durável… Já o visual das Gaggia não me agradam muito (ridículo né? Mas fazer o que, acho elas tão feinhas). Enfim, me ajudem por favor com opiniões 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabi, bom dia.

Não sou especialista. Amo café e também  estou numa jornada de descobrimento e conhecimento. Quanto a equipamentos  e acessórios, infelizmente no momento não  tenho conhecimento nem experiência para lhe ajudar. Mas caso você tenha interesse de participar de um curso com conteúdo  exclusivo ministrado durante dois dias numa fazenda de café, em Nepomuceno-MG, nos dias 11 e 12 de novembro, posso passar o contato dos dois baristas que idealizaram e estão promovendo o curso, ok? Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Tentando contribuir, diria que a principal reflexão deva ser acerca do moedor, não da máquina. Aqui, há muitas possibilidades. Recomendaria o Linglong R2, Kingrinder k4/k6 e os 1Zepresso (jmax, kmax, JE etc.) da loja Jaffee coffee Store ou Leshu Coffe Store no Aliexpress. Outras lojas também são confiáveis. Direto no Brasil, o Bravo IT, cujo próximo lote em breve estará disponível em: https://www.bravocoffee.com.br/moedor-de-cafe-bravo-it

As primeiras opções giram perto dos 500/600, 1k, e a última, 2,3k.

Dessas máquinas que citou, diria que a Gaggia é a melhor opção. Mas, no seu lugar, sacrificando um pouco a pretensão de vaporização/latte art, consideraria uma Flair. Em caso de não viagem própria, é difícil trazer para o Brasil, mas é possível pelo https://grabr.io/pt  . Eu mesmo fiz assim. Indico a manual pois você diz que tem predisposição para estudar e ir a fundo, e as manuais são um laboratório para trabalhar e aprender sobre as variáveis, entregando uma bebida de grande qualidade, além de sua versatilidade quanto ao perfil de extração. Há a Aram também, com site próprio.  

A partir daí, uma balança, um bom tamper se precisar. Bem como fazer wdt, improvisado mesmo (comprando agulhas de acupuntura).

De grão, recomendo Torra Fresca, os pacotes vêm com 500g, dá para treinar bastante... Há um tópico aqui sobre grãos recomendados, há ótimas opções. Das que conheço destacaria a torrefação da Wolff Café.

https://forum.clubedocafe.net/topic/9496-torra-fresca-caf%C3%A9s/#comment-232693

Dar uma olhada nos tópicos de moedores aqui do fórum, além dos Classificados, em que aparecem boas opções também.

https://forum.clubedocafe.net/forum/5-moedores/

Em suma, há um gasto alto de início, e recomendo que este seja focado no moedor, se se precisar economizar. Enquanto isso, buscar aprender pelos conteúdos do fórum, vídeos e publicações pela internet.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fabi!!!

Bem vinda a este mundo, é um caminho sem volta, e como já tem uma bagagem como chefe de cozinha, a sua exigência será ainda maior.

Mas tem alguns pontos que eu gostaria de destacar.

A principio a extração de café pode ser feita com muitos métodos e equipamentos, com valores variados, o valor gasto não definirá a qualidade da bebida, um "Melitão" cumpre muito bem a função.

Sobre os grãos, hoje em dia existem muitas opções no mercado, não há como errar, sempre de a preferência por boas indicações, atualmente indico a Coffee and Joy.    

Sobre moedores, defina o método que mais terá tendencia a usar, isso ajudará no melhor custo x beneficio, tendo em vista que quanto mais voltado a precisão( para expresso), mais agregado será o valor, sempre indicarei moedor manual para uso caseiro, pois irá ser mais eficaz para moer quantidades próximas a 10/25 gramas de grão, moedores elétricos voltado a uso caseiro com precisão são raros, e quando se encontra, são muito caros, (estou namorando um Timemore), moedores profissionais para grande escala, não vale a limpeza para usar pouca quantidade.

Sobre métodos (equipamento), tenho a máxima de separar um profissional de um "degustador" caseiro, tendo em vista que existem muitos equipamentos e métodos, a escolha entre percolação/infusão/pressão,  irá definir a preferencia de sabores, melhor preparo e quantidade de insumos, optando pela percolação e infusão, o investimento fica suave (o gasto aqui é um luxo pessoal), optando pela pressão, as coisa ficam mais pesadas, pois envolve além da maquina, vários acessórios que com o tempo tornam-se essências.   

Sobre utensílios, acredito que como chefe de cozinha, você dá aula. 

Sobre curso, assim que fizer, já será uma profissional, seu café em casa nunca mais será o mesmo, um bom curso te entrega muito mais que apenas o preparo, o fascínio de conhecer cada espécie e variedade, regiões, altitudes, terruá, terreiro suspenso, chão ... etc, sem falar das competições, a importância do engenheiro agrônomo, dos cafeicultores, mestres de torra, q-grader ... etc.  

Dito isto,

Noto que tem tendencia ao espresso, de fato partindo para este equipamento, a exigência de estudo e pratica fica maior, o investimento fica mais agregado, a precisão em todo preparo, tem que ser mais assertiva, tem boas opções e oportunidades nos classificados do fórum.

Que tenha ótimas experiencias com café em sua vida, e pare enquanto há tempo, este caminho e só de ida.

Abraço!!! 

 

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Bem vinda ao Fórum, @Fabi! Seguindo na linha do que já foi dito, vale a pena começar pelo moedor e por bons grãos recentemente torrados; isso, por si só, já vai te proporcionar um café melhor do que o da imensa maioria dos lares brasileiros. Quanto ao orçamento:

■ um moedor manual Kingrinder K6 novo, por exemplo, sai na faixa de uns 700 reais e, se for o caso, você consegue revender fácil depois, sem desvalorizar muito. O elétrico só vai ser necessário, ao meu ver, em caso de moer grandes quantidades ou de impossibilidade da pessoa de girar a manivela de um manual.

■ com relação ao método, pode começar usando os equipamentos que já tem em casa. No máximo, neste momento inicial, acho que seria o caso de você ter um porta-filtro (10 reais!!!), uma balança (dessas simples que saem por 20 reais) e uma chaleira bico "pescoço de ganso" com termômetro (150 a 200 reais), como estas daqui:

https://www.google.com/search?client=ms-android-samsung-rev2&sca_esv=561326209&q=chaleira+pescoco.de+ganso+para+cafe+com+termometro&tbm=shop&source=lnms&sa=X&ved=2ahUKEwiK1t2fzISBAxW5HLkGHYATCwUQ0pQJegQIDRAB&biw=360&bih=572&dpr=3

Além dos filtros de papel, claro  ;  )

■ quanto aos grãos, experimente alguns diferentes (aqui os preços variam muito, mas seria algo em torno de 50 a 100 reais por cada pacote de 250g de café especial, com muitas torrefadoras boas aí em Sampa) A partir daí, brinque com as variáveis (quantidade de água, temperatura, despejos de água, graus de moagem, grãos com perfis sensoriais diferentes, acréscimo de especiarias...). Sendo chef, você sabe bem como são infinitas as possibilidades.

 

O bom e velho coador de papel pode te proporcionar uma bela curva de aprendizado. Neste meio tempo você pode continuar pesquisando sobre outros métodos e sobre máquinas de espresso. Inclusive aqui mesmo no Fórum, com tópicos que cobrem muitos aspectos deste mundo fantástico, sendo, para mim, uma ferramenta muito valiosa justamente por servir como um extenso arquivo que pode ser consultado por qualquer pessoa, a qualquer momento. E há também bons canais no YouTube, como o do Thales:

https://www.youtube.com/nãosoubarista

Outra fonte valiosa -- e gratuita -- de informação são os bons baristas, que podem em um momento tranquilo do dia dar algumas boas sugestões. E, pagando, você pode, também, participar de cursos e de eventos de degustação, como na Santo Grão.

Sobre o gasto mensal, vai depender, em primeiro lugar, do ritmo de consumo. Só em grãos, devo precisar de umas 200 moedas por mês. Equipamentos, sempre de olho em algo, garimpando usados e buscando novos em promoção. Porque, sim, é caro e tem uma Disneylândia de apetrechos por aí.

Do que foi escrito acima pelos colegas, discordo apenas em um ponto: eu não começaria com uma máquina manual de espresso como sugerido pelo @Octávio, mas sim com uma semiautomática, para poder buscar um pouco de consistência nas extrações -- lembrando que há prós e contras em ambos os casos e que, mais do que "certo" ou "errado", o que vale mesmo é o resultado na xícara, para o seu paladar. Por fim, Breville e Oster são máquinas pouco acima das de entrada. Gaggia tem muitos modelos, mas caso esteja se referindo à Classic, ela fica acima das outras duas. Seja qual for a sua escolha, todas as três podem te proporcionar um espresso agradável, observados os outros fatores (principalmente moinho, água, grão e mão).

Saudações!

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fabi disse:

Oi gente, tudo bem? Entrei nesse universo dos cafés há pouco tempo e fiquei chocada com o valor dele kkkk. Isso pq sou chef de cozinha e já achava cara essa profissão. Pelo que eu estou entendendo, vai muito dinheiro na brincadeira (que eu pretendo levar a sério). Queria saber de vocês, qual budget eu preciso para ter um kit completo? Máquina, acessórios, café (quanto vcs gastam por mês?)… Quero investir numa máquina e acessórios de bastante qualidade mesmo sendo iniciante, porque quando me comprometo a estudar sobre um negócio eu vou fundo. Pretendo não ser mais iniciante tão cedo rs. Além disso, podem me indicar máquinas, moedores (prefiro manuais), acessórios, cafés, CURSOS, sites de confiança para compra etc?

Estou namorando a Breville faz tempo, mas ainda não me convenci se ela é tudo isso. A Oster tem o preço bem melhor, mas não parece ser tão durável… Já o visual das Gaggia não me agradam muito (ridículo né? Mas fazer o que, acho elas tão feinhas). Enfim, me ajudem por favor com opiniões 

Bem-vinda! 

Pois é, espresso é no geral bem caro e complexo. Como diz o James Hoffmann, saiba que você estará iniciando um novo hobby se decidir fazer espresso em casa. 

O valor que você vai gastar para ter os equipamentos necessários para produzir um espresso decente em casa vai depender muito do nível de conveniência que você quer. Por exemplo, a forma mais barata seria começar com um moedor manual e uma máquina manual ou uma de entrada que permite modificações. Essa forma porém, vai ser bem inconveniente: moer manualmente o café, operar a máquina manualmente ou realizar as modificações na máquina para que ela funcione de determinada maneira. Para alguns esse processo é até prazeroso e quisto, para outros, não. 

Minha recomendação seria explorar e estudar mais sobre o assunto, antes de correr para comprar algo que não te atender como espera. Conteúdo tem de sobra.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado com YouTubers, indico o canal da Unique Cafés, aliás eles teem soluções completas, inclusive um curso gratuito, feito com o próprio conteúdo do canal, descontraído e com uma certificação bem descontraída, certificação de "cafezeiro".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fabi disse:

Oi gente, tudo bem? Entrei nesse universo dos cafés há pouco tempo e fiquei chocada com o valor dele kkkk. Isso pq sou chef de cozinha e já achava cara essa profissão. Pelo que eu estou entendendo, vai muito dinheiro na brincadeira (que eu pretendo levar a sério). Queria saber de vocês, qual budget eu preciso para ter um kit completo? Máquina, acessórios, café (quanto vcs gastam por mês?)… Quero investir numa máquina e acessórios de bastante qualidade mesmo sendo iniciante, porque quando me comprometo a estudar sobre um negócio eu vou fundo. Pretendo não ser mais iniciante tão cedo rs. Além disso, podem me indicar máquinas, moedores (prefiro manuais), acessórios, cafés, CURSOS, sites de confiança para compra etc?

Estou namorando a Breville faz tempo, mas ainda não me convenci se ela é tudo isso. A Oster tem o preço bem melhor, mas não parece ser tão durável… Já o visual das Gaggia não me agradam muito (ridículo né? Mas fazer o que, acho elas tão feinhas). Enfim, me ajudem por favor com opiniões 

Falando especificamente sobre máquinas essas são realmente as poucas opções que temos acesso fácil aqui no Brasil. Apensar de você não ter curtido o visual da Gaggia, essa é de longe, e bota longe nisso, a melhor opção. 

Você pode buscar algo usado como por exemplo Rancilio Silvia.

Fora isso, aí realmente vai ter que "enfiar a mão no bolso" rs.

Mas se me permite, tirar expressos em casa é um hobby caro, longo e trabalhoso (mas muito prezeroso!!).

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho melhor começar por quanto esta disposta a gastar?

Dá pra começar com uns 1500 no minimo, mas se quer algo mais definitivo, sera muito mais que isso. E é tudo relativo no mundo do café. O definitivo de hoje, nao é mais o de amanhã.

Por isso pergunto, quanto esta disposta a gastar inicialmente?

2 horas atrás, Daniel R. Stützel disse:

Cuidado com YouTubers, indico o canal da Unique Cafés, aliás eles teem soluções completas, inclusive um curso gratuito, feito com o próprio conteúdo do canal, descontraído e com uma certificação bem descontraída, certificação de "cafezeiro".

Gosto mais do canal do Thales Nao sou Barista. Em ingles tem o do James Hoffmann, do Lance Hedrick, vários...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, regisassao disse:

Acho melhor começar por quanto esta disposta a gastar?

Dá pra começar com uns 1500 no minimo, mas se quer algo mais definitivo, sera muito mais que isso. E é tudo relativo no mundo do café. O definitivo de hoje, nao é mais o de amanhã.

Por isso pergunto, quanto esta disposta a gastar inicialmente?

Gosto mais do canal do Thales Nao sou Barista. Em ingles tem o do James Hoffmann, do Lance Hedrick, vários...

James Hoffmann não somente o canal, como os livros, referencia de muitos youtubers.

Eu não gosto da parcialidade e conflito de interesses em alguns youtubers voltado para o café, noto que a avaliação do próprio preparo é bastante comum, sendo que até a pontuação é as cegas e comparativa.

Gabriel Guimarães além de ser qualificado como profissional, conhece a terra como ninguém, contato com produtor, com a torra, com o produto final, sempre em competições, além de ser youtubers nas horas vagas, está a frente de um Projeto lindíssimo "Cria Carmo", sem falar que a simplicidade dele e contagiante, responsável direto em valorizar o Grão Crú do produtor (Direct Trade).

Indico muito o curso da Unique, e fazendo o curso Cafezeiro 2.0, ajuda os adolescentes da Cria Carmo, ganham curso de barismo, e com total transparência, o valor pago é ínfimo, é retorna como voucher.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Fabi disse:

Oi gente, tudo bem? Entrei nesse universo dos cafés há pouco tempo e fiquei chocada com o valor dele kkkk. Isso pq sou chef de cozinha e já achava cara essa profissão. Pelo que eu estou entendendo, vai muito dinheiro na brincadeira (que eu pretendo levar a sério). Queria saber de vocês, qual budget eu preciso para ter um kit completo? Máquina, acessórios, café (quanto vcs gastam por mês?)… Quero investir numa máquina e acessórios de bastante qualidade mesmo sendo iniciante, porque quando me comprometo a estudar sobre um negócio eu vou fundo. Pretendo não ser mais iniciante tão cedo rs. Além disso, podem me indicar máquinas, moedores (prefiro manuais), acessórios, cafés, CURSOS, sites de confiança para compra etc?

Estou namorando a Breville faz tempo, mas ainda não me convenci se ela é tudo isso. A Oster tem o preço bem melhor, mas não parece ser tão durável… Já o visual das Gaggia não me agradam muito (ridículo né? Mas fazer o que, acho elas tão feinhas). Enfim, me ajudem por favor com opiniões 

Qual regiao voce mora?
Tenho uma OSTER PERFECT BREW, me supre além da minha necessidade.

Eu se fosse voce, pra comecar, compraria um C2 ou C3 e uma moka. Um metodo de coados e vai treinando paladar! Aprendeu as variaveis e o que influenciam na XICARA? parte pro espresso! hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espresso exige uma dedicação e tanto. Cada vez que muda uma coisa - máquina, temperatura da água, moedor, grão... muda tudo na xícara. Vamos aprendendo aos poucos a identificar as variáveis para retornar à faixa de qualidade pretendida. 

Um ponto que eu presto muita atenção para escolher equipamento é quantas pessoas serão servidas diariamente em cada oportunidade. Aqui em casa, por exemplo, preciso fazer três espressos às 6 e meia da manhã. Não quero fazer isso com um moedor manual preciso e lento, por isso uso um elétrico (fecho a porta do corredor que dá para os quartos, e azar dos vizinhos). Além disso, depois que peguei fama de fazer café bom, preciso servir todas as visitas que aparecem... às vezes faço meia dúzia de espressos em sequência e me sinto um barista em uma cafeteria. Isso seria inviável com um moedor manual.

Por outro lado, uma vez levei a Aeropress, um moedor 1Zpresso Q2 e um pacote de grãos da Baden para um almoço festivo de família (umas vinte pessoas no mínimo). Botei os sobrinhos a moer os grãos e me concentrei na preparação (sem muito apuro) das doses de café. Mesmo assim, foi necessário fazer várias Aeropress seguidas, para conseguir servir café para todos que pediam. Festa sempre é essa loucura na hora do café.

Uma amiga e colega de trabalho tem uma Aram e um Bravito. Mas ela mora sozinha... Acho a Aram muito bonita, e a ideia de poder fazer espresso sem eletricidade (nesse caso a Flair é equivalente) é bacana, mas infelizmente fica inviável para mim, pela quantidade de cafés que preciso fazer bem cedo.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, ivoesazevedo disse:

Espresso exige uma dedicação e tanto. Cada vez que muda uma coisa - máquina, temperatura da água, moedor, grão... muda tudo na xícara. Vamos aprendendo aos poucos a identificar as variáveis para retornar à faixa de qualidade pretendida. 

Um ponto que eu presto muita atenção para escolher equipamento é quantas pessoas serão servidas diariamente em cada oportunidade. Aqui em casa, por exemplo, preciso fazer três espressos às 6 e meia da manhã. Não quero fazer isso com um moedor manual preciso e lento, por isso uso um elétrico (fecho a porta do corredor que dá para os quartos, e azar dos vizinhos). Além disso, depois que peguei fama de fazer café bom, preciso servir todas as visitas que aparecem... às vezes faço meia dúzia de espressos em sequência e me sinto um barista em uma cafeteria. Isso seria inviável com um moedor manual.

Por outro lado, uma vez levei a Aeropress, um moedor 1Zpresso Q2 e um pacote de grãos da Baden para um almoço festivo de família (umas vinte pessoas no mínimo). Botei os sobrinhos a moer os grãos e me concentrei na preparação (sem muito apuro) das doses de café. Mesmo assim, foi necessário fazer várias Aeropress seguidas, para conseguir servir café para todos que pediam. Festa sempre é essa loucura na hora do café.

Uma amiga e colega de trabalho tem uma Aram e um Bravito. Mas ela mora sozinha... Acho a Aram muito bonita, e a ideia de poder fazer espresso sem eletricidade (nesse caso a Flair é equivalente) é bacana, mas infelizmente fica inviável para mim, pela quantidade de cafés que preciso fazer bem cedo.

Fantástico ler isso!!! Obrigado por compartilhar sua experiencia em família, notei que em seus equipamentos, tem um Mimoso nº2, está ativo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel R. Stützel o Mimoso nº2 ainda está ativo, fixo na mesa auxiliar em frente à churrasqueira, embora use pouco, pois adquiri um 1Zpresso Q2 que mói muito melhor. Às vezes uso o Mimoso para moer para a Aeropress, quando estou com preguiça de limpar o Q2 depois do uso. O Mimoso, entretanto, é muito rápido e sem esforço. Infelizmente já não me satisfaço com a precisão da moagem; percebo a irregularidade quando tiro o bolo da Aeropress após a extração. Antes de comprar um Nuova Simonelli MDX bem usado e modificado para moer doses e o 1Zpresso Q2, eu achava que o Mimoso me servia bem. Cheguei a conseguir fazer espressos em uma DeLonghi EC200 com filtros não pressurizados, mas essa máquina, apesar de razoável para iniciar, fazia espressos mais ou menos, que eram gostosos e até parecidos, mas não equivalentes, a espressos de cafeterias. Quando comprei uma Rancilio Silvia V3 com PID usada, o Mimoso mostrou-se totalmente incompatível para espressos de verdade. Tenho alguns relatos do uso dos meus moedores e máquinas espalhados em tópicos no fórum.

Agora gosto muito da Silvia e, se pudesse, compraria um Niche Zero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, ivoesazevedo disse:
[mention=18250]Daniel R. Stützel[/mention] o Mimoso nº2 ainda está ativo, fixo na mesa auxiliar em frente à churrasqueira, embora use pouco, pois adquiri um 1Zpresso Q2 que mói muito melhor. Às vezes uso o Mimoso para moer para a Aeropress, quando estou com preguiça de limpar o Q2 depois do uso. O Mimoso, entretanto, é muito rápido e sem esforço. Infelizmente já não me satisfaço com a precisão da moagem; percebo a irregularidade quando tiro o bolo da Aeropress após a extração. Antes de comprar um Nuova Simonelli MDX bem usado e modificado para moer doses e o 1Zpresso Q2, eu achava que o Mimoso me servia bem. Cheguei a conseguir fazer espressos em uma DeLonghi EC200 com filtros não pressurizados, mas essa máquina, apesar de razoável para iniciar, fazia espressos mais ou menos, que eram gostosos e até parecidos, mas não equivalentes, a espressos de cafeterias. Quando comprei uma Rancilio Silvia V3 com PID usada, o Mimoso mostrou-se totalmente incompatível para espressos de verdade. Tenho alguns relatos do uso dos meus moedores e máquinas espalhados em tópicos no fórum.
Agora gosto muito da Silvia e, se pudesse, compraria um Niche Zero.

De fato para espresso, não é o ideal, mas fiquei muito feliz, me passa uma sensação muito boa de Lar, cheiro de Café com sentimento, que somente perto da família sentimos, tenho meus conceitos avessos aos moedores contemporâneos, mas se fazem necessários, evolução é inevitável, a precisão é indiscutível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...