Ir para conteúdo

Moedor triturador X Comprar o grão já moído


mexicolindo

Postagens recomendadas

Boa noite, pessoal.

Pretendo criar um cantinho do café aqui em casa, mas não tenho muito para investir.

Uso basicamente a cafeteira italiana — que é o meu método preferido — e estou pensando em começar a comprar cafés em grãos, ao invés de já moídos para a cafeteira. Porém, não tenho moedor e o meu orçamento só me permitirá comprar um "moedor" com lâminas (um manual está fora de questão por conta da minha rotina corrida e da agilidade que necessito).

Vocês consideram que eu ganho mais ao moer o café na hora dessa forma ou é melhor eu já comprar moído mesmo?

Obs: aceito indicações de moedores e cafés que sejam interessantes para a mokinha.

 

EDIT: Após ler os comentários dos amigos, decidi testar um moedor manual. Pensei em iniciar por aqueles mais simples de ceramica, só para testar. Acham que eu consigo tirar um bom café?

 

cc1e88d49a48449f27dcfd697c50a62e.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, eldermarco disse:

Opa,

O moedor manual é bastante prático se você não precisar moer várias vezes ao mesmo tempo.

eu já li vários relatos que depois de um tempo ele vira enfeite justamente pela dificuldade de usar

 

com qual tipo de moedor eu já consigo uma extração legal na moka?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, mexicolindo disse:

Boa noite, pessoal.

Pretendo criar um cantinho do café aqui em casa, mas não tenho muito para investir.

 

Uso basicamente a cafeteira italiana — que é o meu método preferido — e estou pensando em começar a comprar cafés em grãos, ao invés de já moídos para a cafeteira. Porém, não tenho moedor e o meu orçamento só me permitirá comprar um "moedor" com lâminas (um manual está fora de questão por conta da minha rotina corrida e da agilidade que necessito).

Vocês consideram que eu ganho mais ao moer o café na hora dessa forma ou é melhor eu já comprar moído mesmo?

 

Obs: aceito indicações de moedores e cafés que sejam interessantes para a mokinha.

cc1e88d49a48449f27dcfd697c50a62e.jpeg

 

A sua rotina é tão corrida que 20-30 segundos fariam falta? Porque é o tempo que demora para moer o café em média usando um moedor manual ao fazer qualquer método, com exceção do espresso. Geralmente o que toma mais tempo são as outras etapas do preparo do café.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. 

Concordo com o que os colegas acima falaram, até porque o tempo para moer pequenas quantidades em um equipamento elétrico não vai ser muito menor do que em um moedor manual. Mas, se 20 segundos forem vitais na sua rotina (o que dá aproximadamente o tempo de leitura desta mensagem), basta comprar o café já moído.

Saudações!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contribuindo um pouco mais com o que o valacomum falou, comprar já moído se for de um bom fornecedor, será com uma qualidade muito melhor a moagem(normalmente usam moedores de boa qualidade) do que um moedor de lâminas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com os colegas! Minha sugestão é comprar um moedor manual com um melhor custo/benefício (pode até ser usado, por exemplo um Timemore C2) para testar.

Se gostar, problema resolvido! Se não gostar é fácil revender e não trará um prejuízo grande...

Mas as chances são grandes de gostar, hehehe!

Boa sorte!

Obs) depois que decidir volta aqui pra contar...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vantagens em comprar em grãos e moer na hora é tão grande, que compensa acordar uns 5 minutos antes para poder moer =)

Com a regulagem para moka é de boa, será rápido o processo e não vai mudar muito na sua rotina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, mexicolindo disse:

eu já li vários relatos que depois de um tempo ele vira enfeite justamente pela dificuldade de usar

 

com qual tipo de moedor eu já consigo uma extração legal na moka?

Não procede. Eu tinha um elétrico e acho bem menos prático que um manual quando você só vai moer uma vez. Se for fazer para várias pessoas é que a coisa muda.

Quanto ao moedor, eu deixo para as sugestões dos colegas, já que eu não costumo fazer café na Moka e não saberia dizer qual tem o melhor custo benefício para esse uso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, valacomum disse:

Olá.

Qualquer um que seja bom.

Saudações!

Sim sim, mas eu me refiro a um moedor que tenha bom custo-benefício. Talvez um K2 ou K0, mas eu comecei pelo K4 e nunca usei esses dois. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. 

3 horas atrás, eldermarco disse:

eu me refiro a um moedor que tenha bom custo-benefício.

Entendo, @eldermarco . O que eu quis dizer com minha resposta breve é que neste tópico existe um pseudodilema: se a questão do tempo -- ou da falta dele -- é tão crucial assim, nem vale a pena pesquisar por moedores; compra o café já moído e pronto. Só nisso já vai estar melhor do que café de supermercado, além de estar na moagem adequada para moka.

Agora, se a intenção for adquirir um moedor elétrico para usar com a moka, as opções são muitas, de Baratza a Breville, passando por Gaggia... e vários deles dariam conta do recado, assim como vários manuais também.

Por fim, quanto aos grãos, vai muito do gosto do freguês. Até definir qual é a preferência, pode-se comprar de cada vez um diferente, alternando variedade do grão, procedência, grau de torra, perfil sensorial etc., até fixar uma escolha "definitiva".

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, valacomum disse:

Olá. 

Entendo, @eldermarco . O que eu quis dizer com minha resposta breve é que neste tópico existe um pseudodilema: se a questão do tempo -- ou da falta dele -- é tão crucial assim, nem vale a pena pesquisar por moedores; compra o café já moído e pronto. Só nisso já vai estar melhor do que café de supermercado, além de estar na moagem adequada para moka.

Agora, se a intenção for adquirir um moedor elétrico para usar com a moka, as opções são muitas, de Baratza a Breville, passando por Gaggia... e vários deles dariam conta do recado, assim como vários manuais também.

Por fim, quanto aos grãos, vai muito do gosto do freguês. Até definir qual é a preferência, pode-se comprar de cada vez um diferente, alternando variedade do grão, procedência, grau de torra, perfil sensorial etc., até fixar uma escolha "definitiva".

Saudações!

Rapaz, essa parte é a mais difícil. Até hoje eu não tenho uma escolha definitiva. E por vezes o meu freezer está cheio de café :D

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, 

Já combinei café já moído com a Moka. Creio que a experiência depende muito de qual café, do lugar e da forma como (frete, prazo de entrega) o compraria. No mercado, pode ser que a coisa seja um tanto que inconsistente, pois tem grande peso o fato de se ter ou não acesso a um café moído razoável e não muito oxidado/velho. Eu conseguia bebidas até interessantes com o café moído da marca Qualitá, no mercado,  mas só, havia pouca repetibilidade, quando passava para outra embalagem, mesmo sendo de mesma marca, o resultado era muito temperamental.

Tem cafeterias e torrefações que moem na hora, com bom moedor, fechando a embalagem para viagem. Por outro lado, na Amazon, Shopee e ML talvez consiga boas opções, mas aí entra a questão logística, de sorte também, pois acredito que não se teria certeza, sempre, da frescura do produto, ao fazer o pedido. 

Triturador de hélice aconselho descartar de imediato, afinal moedor manual de entrada já implica relevante salto de qualidade se comparado a um triturador. E mesmo que você economizasse tempo e dinheiro com esta escolha, o resultado inconsistente, a rigor, seria um desperdício também, inclusive de tempo, mas sobretudo de matéria prima, digamos.

Mas, pelo contrário, existem custo beneficio e praticidade no manual. Como os colegas disseram, no moedor manual não se gasta muito tempo, nos coados, nas doses únicas. Geralmente Moka pede uma moagem média fina, daí pode se ter um esforço, sim, e não ser tão rápido. Mas ainda estamos na casa de menos de um minuto. 

Sobre a questão orçamentária, aconselho dar uma olhada no Kingrinder K0 e no Jaffee j1 no Ali, se estiverem em seu teto. Com cupons, primeira compra, pode ser que melhore bem o preço. E se nao se adaptar, têm mercado. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta bem boa. Não tenho opinião porque não compro pré-moído, mas o James Hoffmann tem um vídeo de moedor triturador, aos 35s ele fala que prefere isso a café pré-moído 

Mas eu me pergunto: será que ele não tá pensando especificamente em café comum de mercado? Será que um café especial pré-moído num bom moedor, bem embalado, mantido em pote a vácuo após aberto, ainda seria pior que o triturado na hora?

---

Sobre o moedor manual, também achei que eu não fosse usar muito. 5 anos depois, eu só fiz foi aumentar a coleção de manuais... A água demora mais pra esquentar do que o tempo pra moer, não é tempo perdido.


Aliás, acho que na moka você vai perder mais tempo de vida do que em outros métodos, como aeropress, mas como vc já tem a moka, acho que a gente volta pro ponto do orçamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usava moedor de lâminas - e às vezes ainda uso, pois deixei no trabalho e de vez em quando levo uns grãos para escapar do café barato que fazem lá. Moendo para coador melitta, sacudindo o moedor para diminuir um pouco a inconsistência, levava uns 20 segundos só na etapa da moagem. Depois precisava usar um pincel para extrair todo o café moído do moedor. Resultado: basicamente o mesmo tempo que usaria moendo em um moedor manual razoável.

Mesmo no meu 1Zpresso Q2, levo menos de um minuto para moer para qualquer coisa que não seja espresso. 

Mas entendi que o tópico tem uma restrição de orçamento. Aí não conheço moedores manuais que custem tão pouco quanto um moedor de lâminas. Talvez um Timemore C2 no Mercado Livre ou OLX... Os genéricos de 100 pila ou menos não me inspiram. Moedores baratos com mós cônicas cerâmicas são frágeis; tive um que estragou em menos de 30 dias (consegui reposição na garantia, e agora é objeto de decoração).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Meu primeiro moedor manual foi um desses de "1,99", mas tive um pouco mais de sorte e ele ainda está vivo, embora não se possa comparar com Kingrider K4, K6 e afins na qualidade -- e nem no preço, diga-se de passagem. Mas mesmo esse moedor baratinho-genérico-mequetrefe me entregava mais consistência do que o triturador elétrico Hamilton Beach que eu comprei, o qual, aliás, passou a ser usado apenas para especiarias. E que, salvo engano, custa tanto quanto um Timemore C2.

Saudações!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, bom dia.

Após ler os comentários (e agradeço muito a atenção de todos) decidi testar um moedor manual, visto que nunca nem peguei em um. Porém, como dito acima, no momento é meio que inviável para mim mandar 250 reais num Timore C2, por exemplo.

 

Acham que vale a pena comprar esses de cerâmica que são em inox como um "teste"? Eles vão me entregar algum grau de qualidade pro metodo que irei utilizar?image.png.0d1796dee3ac6b5a49dac848d5fb542d.png 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comecei com um Hario Skerton, que é de cerâmica no estilo desse primeiro da sua foto, não acredito que tenha muita diferença em comprar esse modelo genérico. Mas a diferença pra um Timemore é considerável, tá? O C3 costuma estar em promoção no Ali por menos de 200, e por sua vez, é melhor que o C2 (mas a diferença é menor do que a diferença do Skerton pro C2)

C3 > C2 >>> Skerton >>> Triturador

 

edit: li agora a mensagem do @ivoesazevedo e assino embaixo de cada palavra, sugiro a leitura atenta, mas, eu mesmo sempre duvidei que o preço dos equipamentos fosse justificável, achei que fiz boas compras, até criar experiência e paladar pra justificar voos mais altos e poder concordar com o que me diziam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/05/2024 at 16:42, mexicolindo disse:

Pessoal, bom dia.

Após ler os comentários (e agradeço muito a atenção de todos) decidi testar um moedor manual, visto que nunca nem peguei em um. Porém, como dito acima, no momento é meio que inviável para mim mandar 250 reais num Timore C2, por exemplo.

 

Acham que vale a pena comprar esses de cerâmica que são em inox como um "teste"? Eles vão me entregar algum grau de qualidade pro metodo que irei utilizar?image.png.0d1796dee3ac6b5a49dac848d5fb542d.png 

Já que a restrição é orçamento, tem o Jaffee J1, que parece ser tão bom quanto um Timemore C2 e é mais barato. Dê uma olhada no AliExpress que você consegue por menos de 200 reais e você vai ter um ganho tanto de tempo quanto de melhor moagem em relação aos citados. Vale a pena esperar e economizar um dinheiro para comprar um moedor melhor (que é o segundo item mais importante depois do café). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/05/2024 at 23:31, mexicolindo disse:

eu já li vários relatos que depois de um tempo ele vira enfeite justamente pela dificuldade de usar

 

com qual tipo de moedor eu já consigo uma extração legal na moka?

Como eu tenho uma pequena limitação de movimento e força no braço esquerdo, eu uso um Kingrinder (ele tem um encaixe sextavado) com aparafusadeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...