Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

O parafuso primario que corre no rasgo é para casos especiais , se vc vai só fazer espresso com cafe de torra clara e bem duro , vc afina o primario , ele vai moer bem fino e não vai moer grosso.

Se vc for fazer só fazer FP , vc engrossa o primario e ele so vai moer grosso .

Só se mexe nele em casos muitos especiais , ele limita o uso do moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quando não consigo moer fino o suficiente pra espresso ou grosso o suficiente pra FP?  :P

 

Não sei se dá pra ver direito pela foto... dividindo em quadrantes: do lado esquerdo estão os pós do Encore, do direito os do Vario. Embaixo estão as moagens mais grossas, em cima as mais finas (na verdade 1W pro Vario, fiquei com receio das mós encostarem).

 

http://i.imgur.com/46vxyHs.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente o Vario não está variando ( piada infame :) ) isso não parece problema de calibragem , a calibragem engrossa ou afina a moagem só isso.

 

Nos modelos antigos se vc virasse ele de cabeça para baixo com as hastes arriadas , as vezes a balança se soltava e ele nao variava mais a granulometria.

 

Esse moedor é caro demais para a gente ficar carteando , envia ele para o Alexandre , desmontar sem saber qual o problema é carteação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se de fato está com problema, melhor mandar para o Alexander mesmo.

 

De qualquer forma, esse comportamente de "não abaixar" a mó quando desligado é normal.

 

Curioso como sou, foi uma das primeiras coisas que notei no Vario. No Krups GX200 a variação se dá por movimento da mó superior, mas no Vario a mó superior é fixa, daí fiquei curioso para ver como era o movimento da mudança do ajuste quando mudei de um moedor para o outro.

 

Ao tirar o reservatório de café vi exatamente esse comportamento, ao afinar deu para perceber todo o conjunto inferior subindo, mas ao engrossar nada acontecia. Pressionei aquele botão que o reservatório mantem pressionado quando está no lugar e liquei o moedor. Daí instantaneamente o conjuno inferior baixou seguindo a ajuste da moagem.

 

Ressalto que o movimento do ajuste mais grosso para o mais fino é pequeno mesmo.

 

Só para fins de referência, aqui não tenho problemas em moer para prensa e, para espresso, dificilmente preciso chegar na macro 1, tipicamente uso macro 2 e algo próximo da micro L. Minhas torras ficam com perda de massa na faixa dos 15%.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Como já relatei pro pessoal de BH, resolvi que pra quem mexe com manutenção de robô industrial, não dá pra amarelar diante de um moedorzinho...  :P

 

Tá aí o resultado:

 

NLAciO8.jpg?1

 

Meu objetivo, considerando o que já relatei nos posts anteriores, era chegar nas peças do sistema de regulagem pra entender melhor o funcionamento e fazer uma avaliação da integridade delas, ver se estava tudo OK.

 

Concluí que todas as peças estavam OK. Já tinha visto as explicações em posts lá atrás, mas vendo ao vivo acabei de entender o mecanismo de ajuste. Achei muito interessante o projeto do sistema, simples mas funcional. Porém, percebi que alterar a amplitude do movimento da mó inferior só é possível usinando novamente o tambor e o pino metálico.

 

Apesar das peças estarem boas, o fato é que a mó inferior estava com dificuldade de movimentação, tornando o ajuste um pouco imprevisível, pelo menos no início da moagem. Pensei em duas coisas que poderiam estar causando o problema:

 

1 - Correia dentada esticada demais. Ao colocá-la novamente, deixei com uma tensão média, suficiente pras engrenagens não girarem em falso.

2 - Desalinhamento das peças (são duas) por onde atravessa o eixo da mó inferior. Uma é o bloco preto onde fica o sistema de ajuste. A outra é o copo branco logo acima. Percebi que apertando demais os parafusos do copo branco, qualquer pequeno desalinhamento com a peça inferior travava um pouco o eixo da mó. Então deixei os parafusos um pouco menos apertados.

 

Ao montar tudo e testar, sucesso. Ou quase  :lol:

Tive que calibrar na chave sextavada a moagem fina para expresso. Mas agora tá tudo OK. O 10W talvez seja um pouco mais fino do que o que eu usava do Encore pra FP, mas nada que um pequeno ajuste de tempo não resolva.

 

Fica aí então o meu relato pra alguém que possa vir a ter o mesmo problema.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basta ter um pouco de experiência , isso é um moedor não um reator nuclear , para quem tem experiência com equipamentos basta ter cuidado , pois algumas peças como a engrenagem de nylon quando montada do lado errado vc só descobre no final quando a mó superior não encaixa.

 

Luis , ele esta variando bem a grunolometria ? Esta moendo para espresso em que valor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo, Carlos, só ter cautela e paciência. Por isso mesmo, mesmo tendo conhecimento técnico, li bastante coisa antes e assisti uns vídeos em que alertaram sobre isso da engrenagem e outras coisas.

 

Agora está variando bem! A mó inferior está se deslocando com mais facilidade. Com a calibração original, cachoeirou no 1A... mas depois de nova calibração com chavinha sextavada, extrai um duplo de Forquilha 50%-30s no 1J.

 

Aproveito pra perguntar: com o hopper sem grão, afinando pra expresso vcs ouvem uma redução de giro do motor? Pelo que tava vendo, isso indica que as mós já estão começando a se tocar... ao ajustar antes de tirar um expresso isso tá acontecendo comigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependo do cafe que vc esta usando , 1j parece fino demais , claro que se for torra clara ou mau torrado ( sem critica a sua torra :) ) 1J seria razoável.

Por exemplo um unique orgânico (torra media) costuma produzir espresso na faixa de 2Q , 2M .

Como vc desmontou e calibrou ele , espere um ou dois dias moendo usando o mesmo cafe e veja se tem alteração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas torras são um pouco mais claras sim. Mas então, o Vario chegou sem conseguir moer fino o suficiente no 1A. Como não mexi nos parafusos de calibração ao desmontar, continuou o mesmo, e por isso precisei calibrar afinando. Mas afinei só o suficiente pra acertar a extração, não quero perder muito da faixa grossa. Também vale dizer que venho suspeitando que minha Color é ajustada em uns 10-11 bar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pressão não faz tanta diferença , eu já fiz extrações na ECM em 9,3 e 11 bar , faz diferença , nada tão gritante que obrigue a recalibrar o moedor.

Se sua Color for original a pressão dela é 11bar.

Faz uma experiência com um cafe de torra classica como os unique ou outro qualquer para ter certeza da calibragem .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí Björn, pra não avacalhar demais a zona grossa... já tô é pensando em algum projetinho pra aumentar a amplitude de ajuste e conseguir fazer FP melhor e uns cold brews.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse mod seria interessante mesmo. Mas como uso o Vario atualmente só para espresso e Chemex nem faz falta.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembre-se que a primeira parte deste mod é a troca das lâminas pelo modelo específico para moagem mais grossa.

 

Do jeito que veio, meu Vario moi suficientemente grosso para FP, porém a qualidade dessa moagem não é tão grande com as mós de cerâmica, já que produzem mais particulados do que o desejado para este método de extração. Isto foi corrigido com as mós específicas. Porém estas não servem bem para espressos.

 

Ainda quero um dia comprar estas mós para ver na prática estas diferenças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há!

Como sei que as mós estão se tocando? Eu acreditava que os grãos também funcionassem como espaçadores entre elas. E sem espaçador...

E a pergunta é específica ao Vario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...