Ir para conteúdo

Tempo de extração na Philco 15 bar


Pedro7

Postagens recomendadas

creio ser bom definir como meta inicial os clássicos 20 a 30 segundos, mas não são nada senão uma referência, a partir do que você ajusta, segundo seu paladar, se gosta de mais ou menos acidez, e para tal atua em uma variável por vez. Acontece que o processo inicial como um todo de fazer espresso em casa e as máquinas simples tendem a ser vítimas inevitáveis de muita oscilação, então há a instabilidade de temperatura, de pressão, incorreções e inconsistência na compactação etc., e muda muito a depender da densidade do grão usado, de sua idade... Com a Dedica consegui bons resultados em extrações de 40s a 1 min, mas neste caso a coisa parece estar mais suscetível às oscilações citadas. Então é aquilo, o ideal será conforme o que você for vivenciando.  

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Pedro7 disse:

Usando algo em torno de 16-18g, qual seria o tempo ideal de extração?

Bem como o colega citou, tudo sempre vai variar um pouco. Mas vamos lá:

A ideia é que você chegue num resultado que agrade ao seu paladar. Eu costumo gostar mais de espressos entre 27-35 segundos. 27 para um perfil mais ácido e 35 para um perfil mais clássico, com um pouco daquele amargor tradicional. Pode ser que você goste com mais ou menos tempo. Prefiro manter o padrão de tempo independente da quantidade de café, ou seja, se uso menos café vou moer mais fino para chegar no tempo de sempre. Meus lungos 1:3 costumo tirar nesse mesmo tempo, ou seja, moagem mais grossa.

Recomendo que você assista esse vídeo aqui, especialmente a parte de surf de temperatura e pré-infusão. O surf vai permitir que você chegue mais próximo da padronização de temperatura (antes de colocar um PID, que será melhor) e a pré-infusão pode te ajudar a extrair mais sabor de alguns cafés.

Procure também manter processos de WDT e tamping o mais padronizados possível (sei que é difícil).

Mas o que vai ditar tudo é o seu paladar: se o espresso passou rápido (20s) e você gostou, ótimo. Se passou em 35 segundos e não curtiu, engrossa um pouco a moagem e tenta novamente!

Bons cafés!

  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, talvez eu tente moer mais fino e ver se chego no resultado melhor com menos tempo.

1 hora atrás, raphaelanjos1 disse:

O surf vai permitir que você chegue mais próximo da padronização de temperatura

Eu já havia lido algo sobre, vou ver melhor agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

@Octávio @raphaelanjos1 Fiz alguns ajustes, fica em torno 35 segundos com 18g.

Porém usando o novo porta filtro notei que leva uns 10segundos até começar a passar o café (aparecer no fundo do porta filtro), seria moagem muito fina? Salvo engano vi um tópico similar a essa minha dúvida, mas não encontrei novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Pedro7 disse:

seria moagem muito fina?

Geralmente sim. Aqui eu gosto de ver o puck ser preenchido com 5-6s. Mas as coisas são bem mais fáceis quando se modifica a máquina com dimmer e manômetro. Tem algumas moagens ruins que a gente consegue salvar o café simplesmente aumentando ou reduzindo o fluxo de água.

Eu gosto de posicionar o dimmer em uma posição de aproximadamente 6 ml/s de fluxo. Esse fluxo com as moagens que costumo usar geralmente preenche todo o puck em 5-6s. Se leva mais que isso, geralmente engrosso a moagem e corresponde bem na próxima extração. Principalmente com torras media-claras, gosto de fazer o seguinte processo: 5s para preencher o puck, 5-10s de blooming (zerar o dimmer para reduzir o fluxo), aumentar o fluxo até a pressão desejada e então diminuir. Foi só um exemplo para mostrar como as modificações são úteis nesse tipo de máquina.

No mais, geralmente é moagem mesmo. Dá uma double-check no seu processo de WDT e no uso do Tamper (se estiver fazendo com muita força, pode prejudicar também).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, raphaelanjos1 disse:

No mais, geralmente é moagem mesmo. Dá uma double-check no seu processo de WDT e no uso do Tamper (se estiver fazendo com muita força, pode prejudicar também).

Vou cuidar isso.

Pretendo colocar o dimmer e PID logo, ainda não entendi bem como instala então não comprei as coisas ainda. Mas de resto tenho tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Pedro7 disse:

Pretendo colocar o dimmer e PID logo

Boa. Vai ser uma mudança de vida. Tem um tópico aqui no fórum sobre as mods na Philco. Nosso colega aqui do fórum @regisassao criou um site para reunir esse tipo de conteúdo e facilitar a vida, recomendo: https://espressohackers.com/flow-and-pressure-control-with-the-dimmer-mod/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pedro7 disse:

Vou estudar. A ideia de imprimir a caixa externa é interessante, mas não tenho impressora 3D :unsure:.

O dimmer é fácil de embutir na Philco. Voce tbm pode encomendar a impressão se quiser. Os modelos do @JonnyStayle já são testados em Philco, basta mandar pra qualquer empresa que faca impressão 3d sob encomenda.

Quanto ao que comprar, no site mencionado pelo @raphaelanjos1 eu coloquei a lista de compras por mod, com comentários sobre a especificação por máquina. Veja se está claro lá e qualquer dúvida é só perguntar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...