Pedro7 Postado 12 de Agosto Denunciar Share Postado 12 de Agosto Usando algo em torno de 16-18g, qual seria o tempo ideal de extração? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 13 de Agosto Denunciar Share Postado 13 de Agosto creio ser bom definir como meta inicial os clássicos 20 a 30 segundos, mas não são nada senão uma referência, a partir do que você ajusta, segundo seu paladar, se gosta de mais ou menos acidez, e para tal atua em uma variável por vez. Acontece que o processo inicial como um todo de fazer espresso em casa e as máquinas simples tendem a ser vítimas inevitáveis de muita oscilação, então há a instabilidade de temperatura, de pressão, incorreções e inconsistência na compactação etc., e muda muito a depender da densidade do grão usado, de sua idade... Com a Dedica consegui bons resultados em extrações de 40s a 1 min, mas neste caso a coisa parece estar mais suscetível às oscilações citadas. Então é aquilo, o ideal será conforme o que você for vivenciando. 2 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro7 Postado 13 de Agosto Autor Denunciar Share Postado 13 de Agosto Entendo, acredito que com as modificações feitas consiga ter mais precisão um pouco. Aqui está em torno de 45 segundos a 1 minuto, se for 2 xícaras sobe um pouco. Mas é só para ter um parâmetro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 13 de Agosto Denunciar Share Postado 13 de Agosto 23 horas atrás, Pedro7 disse: Usando algo em torno de 16-18g, qual seria o tempo ideal de extração? Bem como o colega citou, tudo sempre vai variar um pouco. Mas vamos lá: A ideia é que você chegue num resultado que agrade ao seu paladar. Eu costumo gostar mais de espressos entre 27-35 segundos. 27 para um perfil mais ácido e 35 para um perfil mais clássico, com um pouco daquele amargor tradicional. Pode ser que você goste com mais ou menos tempo. Prefiro manter o padrão de tempo independente da quantidade de café, ou seja, se uso menos café vou moer mais fino para chegar no tempo de sempre. Meus lungos 1:3 costumo tirar nesse mesmo tempo, ou seja, moagem mais grossa. Recomendo que você assista esse vídeo aqui, especialmente a parte de surf de temperatura e pré-infusão. O surf vai permitir que você chegue mais próximo da padronização de temperatura (antes de colocar um PID, que será melhor) e a pré-infusão pode te ajudar a extrair mais sabor de alguns cafés. Procure também manter processos de WDT e tamping o mais padronizados possível (sei que é difícil). Mas o que vai ditar tudo é o seu paladar: se o espresso passou rápido (20s) e você gostou, ótimo. Se passou em 35 segundos e não curtiu, engrossa um pouco a moagem e tenta novamente! Bons cafés! 1 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro7 Postado 13 de Agosto Autor Denunciar Share Postado 13 de Agosto Entendi, talvez eu tente moer mais fino e ver se chego no resultado melhor com menos tempo. 1 hora atrás, raphaelanjos1 disse: O surf vai permitir que você chegue mais próximo da padronização de temperatura Eu já havia lido algo sobre, vou ver melhor agora. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro7 Postado 19 de Setembro Autor Denunciar Share Postado 19 de Setembro @Octávio @raphaelanjos1 Fiz alguns ajustes, fica em torno 35 segundos com 18g. Porém usando o novo porta filtro notei que leva uns 10segundos até começar a passar o café (aparecer no fundo do porta filtro), seria moagem muito fina? Salvo engano vi um tópico similar a essa minha dúvida, mas não encontrei novamente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 19 de Setembro Denunciar Share Postado 19 de Setembro Pode ser uma moagem muito fina ou a pré-infusão, mas essa última não é um problema. A primeira, só se o resultado não te agradou. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 19 de Setembro Denunciar Share Postado 19 de Setembro 49 minutos atrás, Pedro7 disse: seria moagem muito fina? Geralmente sim. Aqui eu gosto de ver o puck ser preenchido com 5-6s. Mas as coisas são bem mais fáceis quando se modifica a máquina com dimmer e manômetro. Tem algumas moagens ruins que a gente consegue salvar o café simplesmente aumentando ou reduzindo o fluxo de água. Eu gosto de posicionar o dimmer em uma posição de aproximadamente 6 ml/s de fluxo. Esse fluxo com as moagens que costumo usar geralmente preenche todo o puck em 5-6s. Se leva mais que isso, geralmente engrosso a moagem e corresponde bem na próxima extração. Principalmente com torras media-claras, gosto de fazer o seguinte processo: 5s para preencher o puck, 5-10s de blooming (zerar o dimmer para reduzir o fluxo), aumentar o fluxo até a pressão desejada e então diminuir. Foi só um exemplo para mostrar como as modificações são úteis nesse tipo de máquina. No mais, geralmente é moagem mesmo. Dá uma double-check no seu processo de WDT e no uso do Tamper (se estiver fazendo com muita força, pode prejudicar também). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro7 Postado 19 de Setembro Autor Denunciar Share Postado 19 de Setembro 1 hora atrás, raphaelanjos1 disse: No mais, geralmente é moagem mesmo. Dá uma double-check no seu processo de WDT e no uso do Tamper (se estiver fazendo com muita força, pode prejudicar também). Vou cuidar isso. Pretendo colocar o dimmer e PID logo, ainda não entendi bem como instala então não comprei as coisas ainda. Mas de resto tenho tudo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 19 de Setembro Denunciar Share Postado 19 de Setembro 25 minutos atrás, Pedro7 disse: Pretendo colocar o dimmer e PID logo Boa. Vai ser uma mudança de vida. Tem um tópico aqui no fórum sobre as mods na Philco. Nosso colega aqui do fórum @regisassao criou um site para reunir esse tipo de conteúdo e facilitar a vida, recomendo: https://espressohackers.com/flow-and-pressure-control-with-the-dimmer-mod/ 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro7 Postado 19 de Setembro Autor Denunciar Share Postado 19 de Setembro Vou estudar. A ideia de imprimir a caixa externa é interessante, mas não tenho impressora 3D . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 19 de Setembro Denunciar Share Postado 19 de Setembro 1 hora atrás, Pedro7 disse: Vou estudar. A ideia de imprimir a caixa externa é interessante, mas não tenho impressora 3D . O dimmer é fácil de embutir na Philco. Voce tbm pode encomendar a impressão se quiser. Os modelos do @JonnyStayle já são testados em Philco, basta mandar pra qualquer empresa que faca impressão 3d sob encomenda. Quanto ao que comprar, no site mencionado pelo @raphaelanjos1 eu coloquei a lista de compras por mod, com comentários sobre a especificação por máquina. Veja se está claro lá e qualquer dúvida é só perguntar. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas