lfserbetta Postado 10 de Outubro Denunciar Share Postado 10 de Outubro Olá a todos, Acompanho o fórum há algum tempo, mas essa é minha primeira postagem aqui. Estou com uma dúvida e aos que puderem dar a opinião, ficarei grato. Hoje possuo um setup para espresso composto por uma Philco 15 bar com mod de pressão e temperatura e um moedor Breville Smart Grinder. Deixei esse moedor dedicado aos espressos por ter acertado a regulagem dele ao meu paladar. No setup de coados, basicamente mais para v60, conto com algumas opções de moedores. Timemore C3, com upgrade do disco de regulagem para espresso, Kingrinder K2, Jaffee J1 Pro e o último integrante recém chegado 1Zpresso ZP6. O ZP6 me surpreendeu pois ele entrega um café totalmente diferente dos demais, como descrito por vários aqui, um café “sem corpo” que realça bastante as notas. Outro ponto que surpreendeu foi a qualidade construtiva do moedor, enfim… Com esse primeiro contato, muito positivo com a 1Zpresso, gostaria de saber se a xícara de café entregue pelo K-Ultra é similar a de algum dos outros moedores que citei acima e se valeria a pena investir em um K-Ultra para fazer par com o ZP6, ou se seria "mais do mesmo" do que possuo hoje? Sei que o K-Ultra está num patamar mais elevado em relação ao demais moedores que possuo, mas o investimento nele me traria algo diferente na xícara do que já possuo hoje? Desde já agradeço aos que puderem auxiliar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 10 de Outubro Denunciar Share Postado 10 de Outubro Olá! Em relação ao zp6, não é mais do mesmo. Estou com os dois aqui, quase sempre tenho a percepção de que entregam algo bem diferente entre si, com o mesmo café. Antes do k-ultra, usei bastante o k2 e k6. Não diria que é um salto sensorial, quando se passa para o k-ultra, nesse cenário. Mas o que posso dizer é que complementa bem o que o zp6 faz. Acontece que tem muita coisa envolvida, outras variáveis influenciando, inclusive aspectos subjetivos, a maturidade sensorial do nosso paladar, daí fica difícil atribuir certinho as relações de causalidade entre as coisas. No meu caso, quando o k-ultra chegou, tive a impressão que conseguia um café mais sutil e em camadas. Mas é uma mera impressão! Não precedi a testes rigorosos, mas conseguir bons cafés, para o meu gosto, me bastou. 2 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thebit Postado 11 de Outubro Denunciar Share Postado 11 de Outubro Meu chapa, você tem 4 moedores manuais de preços semelhantes, o que você acha que um 5º vai trazer de novo? Nunca usei um K-Ultra, mas o consenso na gringa é que o ZP6 é um dos melhores moedores manuais pra coados, não sei se tem muito pra onde ir considerando que você já tem um e que o K-Ultra é só um modelo ligeiramente diferente da mesma marca. Pessoalmente acho meio delírio acumular produtos tão parecidos sendo que a diferença entre eles é mínima. Investir em cafés melhores, um método de extração diferente ou mesmo juntar os trocados até conseguir comprar um moedor de categoria superior... sei lá, acho que se a fissura for gastar dinheiro, tem alternativas mais estratégicas e úteis que vão trazer um resultado efetivamente diferente pras suas extrações. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 11 de Outubro Denunciar Share Postado 11 de Outubro Olá. Dentro dessa linha que @Thebit propôs, eu comprei um K4 e um K6. E só. Um focado em espresso e outro em coados. Não tenho a maturidade sensorial que @Octáviomencionou para ter mais uns moedores manuais, só para ter um que realça acidez, outro que realça corpo etc. Se necessário, procuro buscar isso mexendo com outras variáveis, como granulometria, temperatura da água e assim por diante. Saudações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Zephyyr Postado 11 de Outubro Denunciar Share Postado 11 de Outubro Seguindo a mesma linha. Acredito que dois moedores com perfis diferentes já é mais que o suficiente. Tenho um ZP6 e um Bravito. Confesso que o ZP6 se fosse no início da minha jornada acharia o café ruim. Mas como só comprei ele recentemente estou achando ótimo nós coados. Notas muito mais claras, claro que ao custo é corpo. Você já tem o K2(que faz espresso )que na minha opinião faria o par com o ZP6 com perfil diferente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lfserbetta Postado 11 de Outubro Autor Denunciar Share Postado 11 de Outubro 21 horas atrás, Octávio disse: Olá! Em relação ao zp6, não é mais do mesmo. Estou com os dois aqui, quase sempre tenho a percepção de que entregam algo bem diferente entre si, com o mesmo café. Antes do k-ultra, usei bastante o k2 e k6. Não diria que é um salto sensorial, quando se passa para o k-ultra, nesse cenário. Mas o que posso dizer é que complementa bem o que o zp6 faz. Acontece que tem muita coisa envolvida, outras variáveis influenciando, inclusive aspectos subjetivos, a maturidade sensorial do nosso paladar, daí fica difícil atribuir certinho as relações de causalidade entre as coisas. No meu caso, quando o k-ultra chegou, tive a impressão que conseguia um café mais sutil e em camadas. Mas é uma mera impressão! Não precedi a testes rigorosos, mas conseguir bons cafés, para o meu gosto, me bastou. @Octávio, obrigado pela resposta. Realmente o ZP6 é uma coisa totalmente diferente dos demais moedores (pelo menos os que possuo). Era isso que gostaria de saber se o K-Ultra estava na linha de algum dos moedores que possuo e no caso que mencionou, iria para o K2. 15 horas atrás, Thebit disse: Meu chapa, você tem 4 moedores manuais de preços semelhantes, o que você acha que um 5º vai trazer de novo? Nunca usei um K-Ultra, mas o consenso na gringa é que o ZP6 é um dos melhores moedores manuais pra coados, não sei se tem muito pra onde ir considerando que você já tem um e que o K-Ultra é só um modelo ligeiramente diferente da mesma marca. Pessoalmente acho meio delírio acumular produtos tão parecidos sendo que a diferença entre eles é mínima. Investir em cafés melhores, um método de extração diferente ou mesmo juntar os trocados até conseguir comprar um moedor de categoria superior... sei lá, acho que se a fissura for gastar dinheiro, tem alternativas mais estratégicas e úteis que vão trazer um resultado efetivamente diferente pras suas extrações. @Thebit, concordo com você que não faz sentido acumular moedores, tanto que a ideia seria ficar somente com o ZP6 e K-Ultra, pois os demais que possuo hoje foram parte inicial de uma jornada no mundo dos cafés. Agradeço seu comentário. 4 horas atrás, valacomum disse: Olá. Dentro dessa linha que @Thebit propôs, eu comprei um K4 e um K6. E só. Um focado em espresso e outro em coados. Não tenho a maturidade sensorial que @Octáviomencionou para ter mais uns moedores manuais, só para ter um que realça acidez, outro que realça corpo etc. Se necessário, procuro buscar isso mexendo com outras variáveis, como granulometria, temperatura da água e assim por diante. Saudações! @valacomum, estou de acordo cada um dos seus com propostas diferentes, e é isso que estou buscando. Não mais do mesmo... 2 horas atrás, Zephyyr disse: Seguindo a mesma linha. Acredito que dois moedores com perfis diferentes já é mais que o suficiente. Tenho um ZP6 e um Bravito. Confesso que o ZP6 se fosse no início da minha jornada acharia o café ruim. Mas como só comprei ele recentemente estou achando ótimo nós coados. Notas muito mais claras, claro que ao custo é corpo. Você já tem o K2(que faz espresso )que na minha opinião faria o par com o ZP6 com perfil diferente. @Zephyyr, agradeço seu comentário. Concordo plenamente com o que disse em relação ao ZP6. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 12 de Outubro Denunciar Share Postado 12 de Outubro 13 horas atrás, lfserbetta disse: @Octávio, obrigado pela resposta. Realmente o ZP6 é uma coisa totalmente diferente dos demais moedores (pelo menos os que possuo). Era isso que gostaria de saber se o K-Ultra estava na linha de algum dos moedores que possuo e no caso que mencionou, iria para o K2. @Thebit, concordo com você que não faz sentido acumular moedores, tanto que a ideia seria ficar somente com o ZP6 e K-Ultra, pois os demais que possuo hoje foram parte inicial de uma jornada no mundo dos cafés. Agradeço seu comentário. @valacomum, estou de acordo cada um dos seus com propostas diferentes, e é isso que estou buscando. Não mais do mesmo... @Zephyyr, agradeço seu comentário. Concordo plenamente com o que disse em relação ao ZP6. Por acaso, estava vendo o review do Pirados por Café comparando C3 ESP, K6 e K-Ultra. No teste as cegas, ele errou os 3, achou que ia preferir o K-Ultra, e preferiu o K6. Vale dizer, que o resultado pode ser diferente pra outro café. Porém, a mensagem que fica é: um leigo nao nota a diferença entre esses 3 nem num lado a lado, muito menos no dia a dia. Então, diria o K-ultra que deve fazer pouca diferença no seu setup em termos sensoriais. Eu manteria o ZP6 e o J1 Pro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lfserbetta Postado 12 de Outubro Autor Denunciar Share Postado 12 de Outubro 7 horas atrás, regisassao disse: Por acaso, estava vendo o review do Pirados por Café comparando C3 ESP, K6 e K-Ultra. No teste as cegas, ele errou os 3, achou que ia preferir o K-Ultra, e preferiu o K6. Vale dizer, que o resultado pode ser diferente pra outro café. Porém, a mensagem que fica é: um leigo nao nota a diferença entre esses 3 nem num lado a lado, muito menos no dia a dia. Então, diria o K-ultra que deve fazer pouca diferença no seu setup em termos sensoriais. Eu manteria o ZP6 e o J1 Pro. @regisassao Eu vi esse vídeo, muitos falam que o o K6 é bem próximo ao K-Ultra nos resultados embora muito mais em conta. O J1 Pro ainda não consegui me acostumar com a regulagem externa dele, o zero sempre perde referência, mas isso é uma queixa comum dos que possuem ele, pelo que entendi. O que mais tenho utilizado é o K2 e o ZP6 em casa e o C3 no trabalho. Aproveitando, gostaria de te agradecer pelo “tutorial” feito juntamente com o Thales sobre o mod da Philco 15, pois graças a vocês consegui fazer a modificação na minha. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 12 de Outubro Denunciar Share Postado 12 de Outubro 59 minutos atrás, lfserbetta disse: @regisassao Eu vi esse vídeo, muitos falam que o o K6 é bem próximo ao K-Ultra nos resultados embora muito mais em conta. O J1 Pro ainda não consegui me acostumar com a regulagem externa dele, o zero sempre perde referência, mas isso é uma queixa comum dos que possuem ele, pelo que entendi. O que mais tenho utilizado é o K2 e o ZP6 em casa e o C3 no trabalho. Aproveitando, gostaria de te agradecer pelo “tutorial” feito juntamente com o Thales sobre o mod da Philco 15, pois graças a vocês consegui fazer a modificação na minha. Que bom que ajudou. Estou fazendo uns mais detalhados agora, com passo a passo por escrito e videos tbm: https://www.espressohackers.com https://youtube.com/@espressohackers?si=_swCR5sr-cKw9Khu Sobre a perda do ajuste no J1 Pro, parece que é só apertar um parafuso. Olha no tópico dele que estavam comentando isso. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mgbt Postado 12 de Outubro Denunciar Share Postado 12 de Outubro Acho que cada um investe de acordo com as suas prioridades, muitas vezes erramos em projetar as nossas necessidades nas do outro. Eu sou um cara muito "custo benefício", vou falar mal de quem compra cápsula a 400 reais o kg sendo que eu compro grão por 50 reais o kg. Mas o cara da cápsula não tá se importando com esse custo, e sim o custo da praticidade, que é invisível pra mim. Se o K-Ultra e o ZP6 não são idênticos, só quem pode dizer se vale a pena ter ambos ou não, é o comprador. A diferença é pequena no sensorial, mas grande na velocidade de moagem, tanto moendo, quanto para abrir o copo magnético sem rosquear. Pode ser que após ter ambos, se escolha um favorito, ou se o dinheiro não fizer falta, manter ambos para situações diferentes. A combinação ZP6 e Bravito é bem interessante, mas tendo dois extremos, me pergunto se não falta um meio termo aí. Vai de cada um 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lfserbetta Postado 12 de Outubro Autor Denunciar Share Postado 12 de Outubro 4 horas atrás, regisassao disse: Que bom que ajudou. Estou fazendo uns mais detalhados agora, com passo a passo por escrito e videos tbm: https://www.espressohackers.com https://youtube.com/@espressohackers?si=_swCR5sr-cKw9Khu Sobre a perda do ajuste no J1 Pro, parece que é só apertar um parafuso. Olha no tópico dele que estavam comentando isso. @regisassao, bacana vou acompanhar! Minha modificação na Philco ficou faltando somente o manômetro, mas consegui “calibrar” através de um gráfico de pressão X vazão de uma bomba similar, o que fez sentido e consegui tirar bons espressos. Sobre o J1 Pro, hoje a tarde pesquisei aqui no fórum e entendi como calibrar e ajustar ele. Marcação zero cravada e primeiro v60 tirado na moagem no click 80 saiu bom. Vou tentar no 70 na próxima! 53 minutos atrás, mgbt disse: Acho que cada um investe de acordo com as suas prioridades, muitas vezes erramos em projetar as nossas necessidades nas do outro. Eu sou um cara muito "custo benefício", vou falar mal de quem compra cápsula a 400 reais o kg sendo que eu compro grão por 50 reais o kg. Mas o cara da cápsula não tá se importando com esse custo, e sim o custo da praticidade, que é invisível pra mim. Se o K-Ultra e o ZP6 não são idênticos, só quem pode dizer se vale a pena ter ambos ou não, é o comprador. A diferença é pequena no sensorial, mas grande na velocidade de moagem, tanto moendo, quanto para abrir o copo magnético sem rosquear. Pode ser que após ter ambos, se escolha um favorito, ou se o dinheiro não fizer falta, manter ambos para situações diferentes. A combinação ZP6 e Bravito é bem interessante, mas tendo dois extremos, me pergunto se não falta um meio termo aí. Vai de cada um @mgbt, concordo com sua colocação, cada impõe sua suas limitantes e condições no assunto, mas sempre bom fazer uma pesquisa e escutar dos que possuem o item para ver o ponto de vista deles. A intenção de perguntar sobre o K-Ultra foi de saber, antes de uma possível aquisição e investimento, se ele teria um sensorial tão diferente quanto o ZP6 me proporcionou e aos que o possuem, ou se o K-Ultra seguiria uma linha mais tradicional dos moedores. Mas como disse, concordo com sua colocação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 12 de Outubro Denunciar Share Postado 12 de Outubro Realmente, @mgbt, cada um tem suas prioridades, seu gosto, seu orçamento etc. Mas acho que um dos fios condutores deste Fórum – e de qualquer espaço de debates – é justamente a exposição de opiniões diferentes, cabendo a cada um avaliar criticamente e reter o que julgar apropriado. (Deixei propositadamente de fora os fatos, como, por exemplo, "quantos cliques tem o moedor x?"; embora também seja algo importante no Fórum, não gera o mesmo tipo de controvérsia.) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas