Ir para conteúdo

Impressões do Starseeker E55?

ManuelPadua

Postagens recomendadas

1 hora atrás, LuizRomano25 disse:

Bom dia meus amigos...

Estou tentando fechar a compra mas mesmo informando estoque no brasil, a opção não fica indisponível. Alguém sabe se ira voltar? :(

Abraços. 

Aparentemente não, parece que o estoque era pequeno.

Tem uma Edge que também parece ser um opção bem interessante e ainda tem lâminas de titânio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LuizRomano25 disse:

Bom dia meus amigos...

Estou tentando fechar a compra mas mesmo informando estoque no brasil, a opção não fica indisponível. Alguém sabe se ira voltar? :(

Abraços. 

Acredito que, infelizmente, o estoque no Brasil acabou. Inclusive do Edge, que até ontem tinha 15 unidades ainda.

Agora é ficar de olho.

Link para o comentário

9 horas atrás, LuizRomano25 disse:

Bom dia meus amigos...

Abraços. 

Estava rolando o mesmo comigo, acabei pegando o Edge que ainda estava disponível. Ansioso para chegar e testar.

• Curtir 1
Link para o comentário

Pessoal, boa noite!

Em tempo, consegui pegar uma unidade do E55 no brasil, por R$ 981,00 :wub:

Chegando espero contribuir com o tópico de alguma forma.Ainda tenho muito que aprender sobre esse universo. rsrsrsrs

Relendo o tópico desde o começo novamente, percebi que os testes em sua grande maioria foram realizados no expresso (atualmente tenho uma expert e uso o moedor dela). O E55 de forma geral também se sai bem nos outros métodos como V60 correto?

Abraços!

• Curtir 1
Link para o comentário

Fala, pessoal! Tudo bem?

Na próxima semana vou fazer uma bateria de testes da performance do moedor para os filtrados frente aos moedores K-Ultra e C40.

Nos primeiros cafés que tirei eu senti que ele entrega corpo e doçura e mata o restante do café (testei com um café fermentado e ele ficou bem apagado, coitado rs)

Caso queiram acompanhar vou postar lá na minha página no insta @metodosecafes 

• Agradeço 4
Link para o comentário

7 horas atrás, Fernando Silva disse:

Fala, pessoal! Tudo bem?

Na próxima semana vou fazer uma bateria de testes da performance do moedor para os filtrados frente aos moedores K-Ultra e C40.

Nos primeiros cafés que tirei eu senti que ele entrega corpo e doçura e mata o restante do café (testei com um café fermentado e ele ficou bem apagado, coitado rs)

Caso queiram acompanhar vou postar lá na minha página no insta @metodosecafes 

Que ótima notícia! Um review nos métodos em que ele será mais usado por aqui… 

Link para o comentário

Fala, pessoal! Deixo abaixo o resumo do primeiro teste que fiz com o Starseeker E55 nos filtrados. Qualquer dúvida ou sugestão é bem vinda!

Testes - Starseeker E55 para Filtrados

Moedores usados no comparativo: 1Zpresso K-Ultra e Comandante C40.
Métodos utilizados: Kono tamanho 01, Origami Air tamanho 01 e Hario V60 tamanho 02.
Perfil de cafés utilizados: Fermentado e Clássico.

Teste de fines utilizando a peneira da MHW-3Bomber com a malha de 500 mícrons:
Foram utilizados 10g de um café fermentado para cada moedor.

Starseeker E55 - 0.3g de Fines (Click 138);
1Zpress K-Ultra - 0.2g de Fines (Click 6);
Comandante C40 - 0.1g de Fines (Click 22).

Avaliação sensorial (subjetivo):
O Starseeker E55 tende a entregar mais corpo e doçura para todas as bebidas preparadas. Para o perfil Clássico foi utilizado um café com notas de chocolate e morango, onde ele entregou tudo o que o café entrega nos moedores K-Ultra e C40; Para o perfil Fermentado ele apagou a acidez mantendo somente corpo e doçura.

É um custo x benefício ótimo, entrega ótimos resultados no espresso, mas não brilha nos filtrados, apagando a possibilidade dos cafés mais complexos se mostrarem de fato.

Cabem mais testes, visto que esse foi feito ao longo de uma semana. Caso eu tenha resultados distintos futuramente, compartilho aqui.

Agora o principal é ver sua durabilidade ao longo do tempo com uso moderado (1 espresso por dia).

• Curtir 5
  • Agradeço 2
Link para o comentário

10 horas atrás, Fernando Silva disse:

Fala, pessoal! Deixo abaixo o resumo do primeiro teste que fiz com o Starseeker E55 nos filtrados. Qualquer dúvida ou sugestão é bem vinda!

Testes - Starseeker E55 para Filtrados

Moedores usados no comparativo: 1Zpresso K-Ultra e Comandante C40.
Métodos utilizados: Kono tamanho 01, Origami Air tamanho 01 e Hario V60 tamanho 02.
Perfil de cafés utilizados: Fermentado e Clássico.

Teste de fines utilizando a peneira da MHW-3Bomber com a malha de 500 mícrons:
Foram utilizados 10g de um café fermentado para cada moedor.

Starseeker E55 - 0.3g de Fines (Click 138);
1Zpress K-Ultra - 0.2g de Fines (Click 6);
Comandante C40 - 0.1g de Fines (Click 22).

Avaliação sensorial (subjetivo):
O Starseeker E55 tende a entregar mais corpo e doçura para todas as bebidas preparadas. Para o perfil Clássico foi utilizado um café com notas de chocolate e morango, onde ele entregou tudo o que o café entrega nos moedores K-Ultra e C40; Para o perfil Fermentado ele apagou a acidez mantendo somente corpo e doçura.

É um custo x benefício ótimo, entrega ótimos resultados no espresso, mas não brilha nos filtrados, apagando a possibilidade dos cafés mais complexos se mostrarem de fato.

Cabem mais testes, visto que esse foi feito ao longo de uma semana. Caso eu tenha resultados distintos futuramente, compartilho aqui.

Agora o principal é ver sua durabilidade ao longo do tempo com uso moderado (1 espresso por dia).

Ótimo relato!

Quase comprei o Edge por entregar um rpm e mó menores, o que afirmam ser melhor para ter menos fines, tanto que quando me dizem que querem um elétrico para tudo tenho sugerido ele ao invés do E55 (também já indico pegarem logo com a lâmina de titânio).

Nos meus primeiros testes (o meu chegou na quarta-feira), fiquei surpreendido com a qualidade do espresso entregue em comparação com meu Blade R3. Gosto de espressos clássicos, então, ele entrega exatamente o que procuro, junto do café novíssimo com torra média-escura que tbm chegou essa semana, ficou maravilhoso. E agora ficou muito fácil fazer 2 capuccinos seguidos de um espresso hahahaha.

Acho difícil eu testar ele para filtrados, já que gosto do momento de moer manualmente para estes casos. Só vou acabar usando ele nos espressos e moka mesmo.

• Curtir 1
Link para o comentário

3 horas atrás, ChefLeoDonda disse:

Ótimo relato!

Quase comprei o Edge por entregar um rpm e mó menores, o que afirmam ser melhor para ter menos fines, tanto que quando me dizem que querem um elétrico para tudo tenho sugerido ele ao invés do E55 (também já indico pegarem logo com a lâmina de titânio).

Nos meus primeiros testes (o meu chegou na quarta-feira), fiquei surpreendido com a qualidade do espresso entregue em comparação com meu Blade R3. Gosto de espressos clássicos, então, ele entrega exatamente o que procuro, junto do café novíssimo com torra média-escura que tbm chegou essa semana, ficou maravilhoso. E agora ficou muito fácil fazer 2 capuccinos seguidos de um espresso hahahaha.

Acho difícil eu testar ele para filtrados, já que gosto do momento de moer manualmente para estes casos. Só vou acabar usando ele nos espressos e moka mesmo.

Rapaz, li sua mensagem e fiquei até em dúvida se não era eu que postei!

Peguei um Edge acho que por sua indicação, gosto de espressos mais tradicionais de torra escura e também estou graduando de um R3. Para espressos ele é fantástico e a retenção não é tão grande (acho que inferior a 1% nos meus usos) e tenho ficado muito contente no uso dele para espressos.

Para coados devo ser sincero e dizer que estou sentindo um pouco de falta de brilho, mas honestamente acho que se trata de um café com tons mais terrosos (chocolate, caramelo e baunilha) do que por qualquer característica da mó dele. Vou comprar algum café mais cítrico ou floral para poder avaliar melhor.

Único "problema" até agora é a demora para a moagem, pouco mais de 1min para moer 30g para coados e mais ou menos o mesmo tempo para moer 16g para espresso. Há quem considere isso longo se comparado a outros moedores, mas não me importo, faço outras coisas no meio tempo.

Muito feliz com a compra até agora.

• Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário

• 2 weeks later...
2 hours ago, LuizRomano25 said:

Olá, pessoal! Tudo bem?

Acabou de pingar aqui o E55! Após as análises, optei por devolvê-lo, visto que o meu uso será na maioria dos casos nos coados onde ele não se destaca.

Caso alguém tenha interesse, basta me chamar no PV. Abraços. 

WhatsAppImage2025-07-25at10_39_27.thumb.jpeg.119c2437836b2329375a87a2fe83038b.jpeg

@LuizRomano25 Mandei PV.

Link para o comentário

Em 25/07/2025 at 10:48, LuizRomano25 disse:

Olá, pessoal! Tudo bem?

Acabou de pingar aqui o E55! Após as análises, optei por devolvê-lo, visto que o meu uso será na maioria dos casos nos coados onde ele não se destaca.

Caso alguém tenha interesse, basta me chamar no PV. Abraços. 

WhatsAppImage2025-07-25at10_39_27.thumb.jpeg.119c2437836b2329375a87a2fe83038b.jpeg

Ainda está disponível? Qual valor?

Link para o comentário

O meu chegou ontem e testei hoje. Estou começando agora no mundo do café. A balança não chegou ainda, então usei uma balança digital de cozinha mesmo. Fiz 16g e fui jogando o grão aos poucos com o moedor ligado. No final coloquei o bellow e apertei algumas vezes. Ficou um pouco de pó no moedor..qdo fui levantar ele pra tirar da bancada que estava e levar pra onde vai ficar, caiu bastante pó. Estou fazendo alguma coisa de errado?

Como eu sei qual o ponto zero dele? Não sei se fiz o pó muito fino ou muito grosso pra expresso. Moeu extremamente rápido e é muito silencioso.

Link para o comentário

16 horas atrás, leodiniz disse:

O meu chegou ontem e testei hoje. Estou começando agora no mundo do café. A balança não chegou ainda, então usei uma balança digital de cozinha mesmo. Fiz 16g e fui jogando o grão aos poucos com o moedor ligado. No final coloquei o bellow e apertei algumas vezes. Ficou um pouco de pó no moedor..qdo fui levantar ele pra tirar da bancada que estava e levar pra onde vai ficar, caiu bastante pó. Estou fazendo alguma coisa de errado?

Como eu sei qual o ponto zero dele? Não sei se fiz o pó muito fino ou muito grosso pra expresso. Moeu extremamente rápido e é muito silencioso.

O pessoal tem comentado que esse moedor gera muita estática. Umas 2 ou 3 borrifadas de água devem resolver isso.

O ponto zero é quando as mós começam a se tocar. Você pode tirar o moedor da tomada, girar as mós enquanto afina a moagem até ouvir as mós raspando. Ou ligar o moedor e fechar bem lentamente até ouvir as mós raspando.

Link para o comentário

13 horas atrás, regisassao disse:

O pessoal tem comentado que esse moedor gera muita estática. Umas 2 ou 3 borrifadas de água devem resolver isso.

O ponto zero é quando as mós começam a se tocar. Você pode tirar o moedor da tomada, girar as mós enquanto afina a moagem até ouvir as mós raspando. Ou ligar o moedor e fechar bem lentamente até ouvir as mós raspando.

Na segunda vez que tentei e usei o borrifador, melhorou bastante e acho que não ficou nada.

Eu girei o anel todo no sentido horário e tem uma hora que ele não gira mais..ta na numeração entre o 65 e o 70 se não me engano. Se eu girar o anel todo no sentido anti-horário, ele da várias voltas e tem uma hora que sai a peça toda. Então eu não faço ideia de qual número eu devo usar pra moer para expresso, já que o mesmo número pode aparecer várias vezes (a peça da várias voltas).

No manual mostra umas margens de regulagem pra cada tipo de método, mas vai do 0 ao 200 e no anel do moedor só vai do 0 ao 100.

Preciso da ajuda de quem tenha porque não faço ideia do que fazer.

Link para o comentário

7 horas atrás, leodiniz disse:

Na segunda vez que tentei e usei o borrifador, melhorou bastante e acho que não ficou nada.

Eu girei o anel todo no sentido horário e tem uma hora que ele não gira mais..ta na numeração entre o 65 e o 70 se não me engano. Se eu girar o anel todo no sentido anti-horário, ele da várias voltas e tem uma hora que sai a peça toda. Então eu não faço ideia de qual número eu devo usar pra moer para expresso, já que o mesmo número pode aparecer várias vezes (a peça da várias voltas).

No manual mostra umas margens de regulagem pra cada tipo de método, mas vai do 0 ao 200 e no anel do moedor só vai do 0 ao 100.

Preciso da ajuda de quem tenha porque não faço ideia do que fazer.

200 nada mais é do que duas voltas completas. Olha o manual do moedor, ele deve dar um range como ideal pra espresso. Começa do limite superior e vai afinando a moagem, até chegar numa extração ideal.

Link para o comentário

2 horas atrás, rodrigonis disse:

200 nada mais é do que duas voltas completas. Olha o manual do moedor, ele deve dar um range como ideal pra espresso. Começa do limite superior e vai afinando a moagem, até chegar numa extração ideal.

Sim, no manual tem um range pra expresso..do 40 ao 70..mas isso se começasse no 0 né? Eu girei tudo no sentido horário até travar e parou no 72. O que faço a partir daí?

Eu não entendi o que você quis dizer com “girar as mós enquanto afina a moagem”. Como assim?

Link para o comentário

@leodiniz no outro tópico você deixou claro não querer se aprofundar sobre cafés, mas a decisão de ter uma máquina semi automática e moedor separado vai exigir maior disposição da sua parte em buscar as informações disponíveis, seja aqui no tópico, no manual do equipamento, no YouTube, no ChatGPT. Acredito ser um caminho para a frustração ter que aguardar por um suporte humano individualizado.

Na primeira página do tópico foi falado sobre o zero do moedor, o Regis também repetiu acima, e não está claro se uma dúvida específica persiste após essas informações. O Rodrigo também lhe ofereceu uma receita genérica pra qualquer moedor, até se não tivesse manual nem tópico; em outras palavras, enquanto a máquina passar rápido demais, afine, e enquanto a máquina engasgar, engrosse a moagem.

Pelo manual do E55: se você afinou até o limite e travou em 70, então o único meio de chegar nos 40 do manual é girando de volta, pra engrossar.

Boa sorte e bons cafés!

Link para o comentário

1 hora atrás, mgbt disse:

@leodiniz no outro tópico você deixou claro não querer se aprofundar sobre cafés, mas a decisão de ter uma máquina semi automática e moedor separado vai exigir maior disposição da sua parte em buscar as informações disponíveis, seja aqui no tópico, no manual do equipamento, no YouTube, no ChatGPT. Acredito ser um caminho para a frustração ter que aguardar por um suporte humano individualizado.

Na primeira página do tópico foi falado sobre o zero do moedor, o Regis também repetiu acima, e não está claro se uma dúvida específica persiste após essas informações. O Rodrigo também lhe ofereceu uma receita genérica pra qualquer moedor, até se não tivesse manual nem tópico; em outras palavras, enquanto a máquina passar rápido demais, afine, e enquanto a máquina engasgar, engrosse a moagem.

Pelo manual do E55: se você afinou até o limite e travou em 70, então o único meio de chegar nos 40 do manual é girando de volta, pra engrossar.

Boa sorte e bons cafés!

Eu disse que não queria virar um barista, o que é diferente de querer aprender a utilizar os equipamentos e fazer um bom café. Desde que comprei a Oster Prima Latte, eu já tenho horas e horas de vídeos no youtube e leitura de sites, reedit e comentários nos vídeos.

Eu já fiz uns testes, mas como a minha experiência na prática é zero, ainda fica difícil saber quando acertei. Fiz uma moagem que nem chegou a sair café, então eu sabia que estava muito fino. De qualquer forma, saber qual é o ponto zero, principalmente pra quem está começando, ajuda muito.

A minha decisão foi moedor manual e acessórios, então é claro que vou estudar. Pedi ajuda porque quase não tem vídeos explicando sobre o Starseeker E55.

Link para o comentário

4 horas atrás, leodiniz disse:

Sim, no manual tem um range pra expresso..do 40 ao 70..mas isso se começasse no 0 né? Eu girei tudo no sentido horário até travar e parou no 72. O que faço a partir daí?

Eu não entendi o que você quis dizer com “girar as mós enquanto afina a moagem”. Como assim?

Se ta travando no 72, esse é o seu zero. Some 40 cliques e terá a sugestão do fabricante. A partir desse número você vai ajustando pro seu paladar: mais fino se achar muito ácido e mais grosso se achar amargo.

Link para o comentário

3 horas atrás, regisassao disse:

Se ta travando no 72, esse é o seu zero. Some 40 cliques e terá a sugestão do fabricante. A partir desse número você vai ajustando pro seu paladar: mais fino se achar muito ácido e mais grosso se achar amargo.

Entendi..então o zero do meu é o 72. Eu vi aqui no tópico que duas pessoas usaram o mesmo intervalo de clicks..35. Então no meu se for igual seria no 37.

Pela sugestão do fabricante no meu caso seria do 32 ao 2?

Link para o comentário

1 hora atrás, leodiniz disse:

Entendi..então o zero do meu é o 72. Eu vi aqui no tópico que duas pessoas usaram o mesmo intervalo de clicks..35. Então no meu se for igual seria no 37.

Pela sugestão do fabricante no meu caso seria do 32 ao 2?

O 40 seria 112, não? Ou seja, vai ver 12 no marcador, 100 cliques por volta correto?

Link para o comentário

1 hora atrás, regisassao disse:

O 40 seria 112, não? Ou seja, vai ver 12 no marcador, 100 cliques por volta correto?

Em 72 ele ta travado no sentido horario e so da pra girar de volta. Se 72 é o 0 e eu preciso de 40 clicks nao é só colocar no 32? Pra botar 12 no marcador eu tenho que girar no sentido anti horario do 72 ate o 0 e depois mais 12 clicks.

Link para o comentário

2 horas atrás, regisassao disse:

Agora que vi que se eu girar no sentido anti horario o número aumenta e no horário diminui. Então se eu contar 40 clicks girando no sentido anti horário vai parar no 12 mesmo.

Girei agora de novo e travou no 70, então vou botar no 10 pra testar. Vou testar do 10 ao 50 e ir tentando ajustar conforme vou aprendendo..mas acho que vai ficar mais fácil quando os acessórios chegaram pq ai eu diminuo as variáveis.

Link para o comentário

12 horas atrás, leodiniz disse:

Eu girei tudo no sentido horário até travar e parou no 72.

Não é ao contrário? :blink:

Enfim, se travou (ele fechou completamente) no 70, seu zero é no -30. Para você moer no range de expresso, considere usar sempre -30 como o zero e fazer a soma:

40 - 30: 10

70 - 30: 40

Ou seja, seu range para expresso é entre 10 e 40. 

Eu estou usando no 65 (meu zero é em 85, ou seja, -15). Então no moedor fica no ajuste 50. Estava usando entre o 70 e 60 (55 e 45 na marcação), mas com a máquina 51mm. 

No seu caso se você parar no 100, vai estar no 130. Se der mais de uma volta e parar no 10 novamente, vai estar no 140...

Não sei se ficou claro, é confuso.

Lembrando que esse range do manual é apenas uma sugestão do fabricante, nada impede de usar mais grosso ou mais fino.

Link para o comentário

2 horas atrás, Pedro7 disse:

Não é ao contrário? :blink:

Enfim, se travou (ele fechou completamente) no 70, seu zero é no -30. Para você moer no range de expresso, considere usar sempre -30 como o zero e fazer a soma:

40 - 30: 10

70 - 30: 40

Ou seja, seu range para expresso é entre 10 e 40. 

Eu estou usando no 65 (meu zero é em 85, ou seja, -15). Então no moedor fica no ajuste 50. Estava usando entre o 70 e 60 (55 e 45 na marcação), mas com a máquina 51mm. 

Como assim ao contrário? No sentido horário foi apertando e travou no 70 e no sentido anti horário ele gira e sai a peça. Entendi até aqui sim. Sua explicação ajudou muito. Eu escrevi errado na última mensagem, botei 10 ao 50 mas era 10 ao 40 mesmo.

2 horas atrás, Pedro7 disse:

No seu caso se você parar no 100, vai estar no 130. Se der mais de uma volta e parar no 10 novamente, vai estar no 140...

O máximo que da pra chegar é no 200 como diz no manual? No meu caso pra chegar no 200 a partir do 0 (travado no 70 do moedor) eu tenho que dar duas voltas até chegar no 70 de novo, é isso né?

Pra café coado em máquinas elétricas de filtro de papel, qual seria o range?

Mt obrigado pela ajuda!

Abraços!

Link para o comentário

Como assim ao contrário?

Bobagem, releve.

No meu caso pra chegar no 200 a partir do 0 (travado no 70 do moedor) eu tenho que dar duas voltas até chegar no 70 de novo, é isso né?

Sim.

Você sai do zero (70) e dá voltas até chegar no 70 novamente.

Link para o comentário

Pessoal, me desculpem se eu estiver errado, mas acho que essa matemática a partir do número onde as mós travam não é o que o manual sugere, e complica mais do que o necessário.

Segundo a página 8 do manual:

1. Adjust the dial clockwise to the tightest state, and then fine-tune the dial to align the triangle symbol with 0

Ou seja, a partir de onde as mós travam, você gira até o número 0 visual, e ali é o zero. Assim fica uma beleza: zero=0, 40=40, 70=70...

Girou até travar e travou no 70? Ok, gire de volta até o 0, e ali é o zero.

O range de espresso sugerido no manual, como disse o @Pedro7 "é apenas uma sugestão do fabricante, nada impede de usar mais grosso ou mais fino". Então, apesar do manual dizer 40 a 70, não é de se assustar que na primeira página aqui do tópico, alguém disse estar usando no 25. Mas se fosse fazer a matemática onde 40 significa 10, vai ficar bem fino, não sei se alguma máquina aguenta, e eu não quero nem testar. Aliás, se fosse pela matemática, o range inteiro engasgaria minha máquina de 51mm, porque o máximo sugerido que é 70 ficaria em 40 e ela engasga até com 50.

• Curtir 4
  • Agradeço 1
Link para o comentário

36 minutos atrás, mgbt disse:

Ou seja, a partir de onde as mós travam, você gira até o número 0 visual, e ali é o zero. Assim fica uma beleza: zero=0, 40=40, 70=70...

Mas ai é estranho. Se o do colega fecha no 70 e o meu no 80, a distância no ajuste 40 vai ser diferente.

41 minutos atrás, mgbt disse:

não é de se assustar que na primeira página aqui do tópico, alguém disse estar usando no 25.

Está usando no 25 pois ele fecha antes do zero, o ajuste real seria algo em torno do 50...

• Curtir 1
Link para o comentário