ffelix Postado 23 Julho 2025 Denunciar Share Postado 23 Julho 2025 Olá pessoal, sou inciante nesse mundo dos espressos. Tenho sofrido com minhas extrações na Philco 15 bar, resumidamente todas minhas extrações saem com um gosto ácido, beirando ao salgado. Já apertei a moagem, aumentei o tempo de extração (acima de 1min)...mas o gosto é sempre ácido e/ou salgado Já usei 3 tipos diferentes de cafés da orfeu (arara, japy e clássico), o menos ácido/salgado até o momento foi o clássico. Vou deixar aqui abaixo a ordem que preparo meu melhor espresso Moagem: 18g de café no Kingrinder P2 em click 18 WDT+Distribuidor+Tamper Filtro despressurizado Surf de temperatura: Flush longo, espero a luz acender, espero 30s e ligo a luz do vaporizador mais 15s...ligo a extração e ligo o vaporizador por 5s e fecho.. Desde já quem puder me ajudar agradeço muito! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 23 Julho 2025 Denunciar Share Postado 23 Julho 2025 Ao invés de "apertar" a moagem, já tentou "afrouxar"? ou seja, moer mais grosso? A Máquina está em 15 Bar? Qual água você está usando? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ffelix Postado 23 Julho 2025 Autor Denunciar Share Postado 23 Julho 2025 15 minutos atrás, Ari Pereira disse: Ao invés de "apertar" a moagem, já tentou "afrouxar"? ou seja, moer mais grosso? A Máquina está em 15 Bar? Qual água você está usando? No começo eu usei uma moagem mais aberta (25 clicks) e obtinha uma extração de 28s. O café era insuportável de salgado, por isso fui apertando a moagem, fato que melhorou, porém o gosto ainda está presente. O mais estranho é como o café sai, quase que pingando e somente após uns 20s do início da extração. Pelos relatos que eu li e assisti o gosto deveria estar muito amargo, mas está salgado/azedo A água que utilizo é uma água mineral, com pH de 4,42, mas já usei outros tipos de água sem sucesso Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 23 Julho 2025 Denunciar Share Postado 23 Julho 2025 Não sei se a pressão de 15 Bar poderia deixar o café com esse gosto que você citou, mas acho que vale a pena instalar um Dimmer, caso já não tenha feito e se sua máquina não estiver na garantia. Já fez algum teste de verificação de água, se ela está saindo límpida pelo chuveiro? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ffelix Postado 23 Julho 2025 Autor Denunciar Share Postado 23 Julho 2025 8 minutos atrás, Ari Pereira disse: Não sei se a pressão de 15 Bar poderia deixar o café com esse gosto que você citou, mas acho que vale a pena instalar um Dimmer, caso já não tenha feito e se sua máquina não estiver na garantia. Já fez algum teste de verificação de água, se ela está saindo límpida pelo chuveiro? A máquina ainda está na garantia (1 mês apenas da compra) e certamente farei as modificações com PID e dimmer futuramente A água sai límpida no chuveiro, com microbolhas (esperado?) que se dissipam em alguns segundos. O "gosto" em si parece com da água que está no reservatório Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 23 Julho 2025 Denunciar Share Postado 23 Julho 2025 Pelo visto está tudo ok com sua máquina. Vamos esperar os usuários mais experientes ajudar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neemias Silva Postado 24 Julho 2025 Denunciar Share Postado 24 Julho 2025 Pega uma água diferente, que esteja próxima dos parâmetros da SCA. A água prata geralmente é bem recomendado por aqui. Já usei e gostei bastante. Pega um café de torra fresca de uma outra torrefação. Eu fugiria de grandes marcas. Usa essa calculadora feita pelo @Diego Nunes pra ver se a água está dentro do parâmetro: https://docs.google.com/spreadsheets/u/0/d/15MMQ1ES59hA2JLPfw_VHGyXwtgRpIaTwLalJrU4MkZ0/htmlview# É bem simples: Faça uma cópia do documento Edite os campos em amarelo de acordo com as informações do rótulo Compare os resultados com os valores de referência 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 24 Julho 2025 Denunciar Share Postado 24 Julho 2025 O café que se usa é importante, como ressaltou o Neemias. Para esse tipo de extração, o ideal é só usar cafés com torra mais fresca. E evitar cafés com torra clara nesse tipo de equipamento. Além disso, é importante também que o grupo, incluindo o porta-filtro, estejam bem aquecidos antes da extração. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 24 Julho 2025 Denunciar Share Postado 24 Julho 2025 Pode parecer maluquice, mas experimenta também comer um pouco de pão com manteiga junto com esse café. A gordura alterará a percepção, possivelmente para o lado bom. EU costumo dizer que café deve harmonizar com pão com manteiga. Talvez porque há mais de uma década tomo espresso no café da manhã... Retomando as sugestões já apresentadas, grãos de torra média com menos de 30 dias são altamente recomendados. Esses cafés empacotados vendidos em supermercados provavelmente sempre são mais velhos e já chegam em casa um tanto prejudicados. Eu compro café diretamente de quem torra, para garantir que o café é novo. Além disso, posso dizer que nem todos os cafés ficam "bons" em espresso - no sentido que acidez e corpo podem variar de um tipo para outro, saindo da "faixa comum de cafeteria". 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ffelix Postado 24 Julho 2025 Autor Denunciar Share Postado 24 Julho 2025 9 horas atrás, eldermarco disse: O café que se usa é importante, como ressaltou o Neemias. Para esse tipo de extração, o ideal é só usar cafés com torra mais fresca. E evitar cafés com torra clara nesse tipo de equipamento. Além disso, é importante também que o grupo, incluindo o porta-filtro, estejam bem aquecidos antes da extração. Realmente um desses que peguei tinha uma torra pouco desenvolvida (orfeu arara), mas dentre esses que mencionei o orfeu clássico já tinha ouvido falar bem dele para expressos na comunidade. Infelizmente com esse eu tive um "azar" e acabei pegando com uma torra bem velha (uns 6 meses - Amazon), entretanto os outros dois eram de torras recentes. Quanto ao conjunto sempre que ligo a máquina espero pelo menos 30 min antes de fazer meu espresso, com o porta filtro em posição tbm esquentando, então acho que esse não deve ser o problema 15 horas atrás, Neemias Silva disse: Pega uma água diferente, que esteja próxima dos parâmetros da SCA. A água prata geralmente é bem recomendado por aqui. Já usei e gostei bastante. Pega um café de torra fresca de uma outra torrefação. Eu fugiria de grandes marcas. Usa essa calculadora feita pelo @Diego Nunes pra ver se a água está dentro do parâmetro: https://docs.google.com/spreadsheets/u/0/d/15MMQ1ES59hA2JLPfw_VHGyXwtgRpIaTwLalJrU4MkZ0/htmlview# É bem simples: Faça uma cópia do documento Edite os campos em amarelo de acordo com as informações do rótulo Compare os resultados com os valores de referência Será que parametros de sais e pH na água deixariam o café insuportavelmente salgado? 7 horas atrás, ivoesazevedo disse: Pode parecer maluquice, mas experimenta também comer um pouco de pão com manteiga junto com esse café. A gordura alterará a percepção, possivelmente para o lado bom. EU costumo dizer que café deve harmonizar com pão com manteiga. Talvez porque há mais de uma década tomo espresso no café da manhã... Retomando as sugestões já apresentadas, grãos de torra média com menos de 30 dias são altamente recomendados. Esses cafés empacotados vendidos em supermercados provavelmente sempre são mais velhos e já chegam em casa um tanto prejudicados. Eu compro café diretamente de quem torra, para garantir que o café é novo. Além disso, posso dizer que nem todos os cafés ficam "bons" em espresso - no sentido que acidez e corpo podem variar de um tipo para outro, saindo da "faixa comum de cafeteria". Estou esperando uns café de micro torrefação para testar. Espero que os resultados sejam melhores que essas experiências com os cafés da Orfeu 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rodrigonis Postado 24 Julho 2025 Denunciar Share Postado 24 Julho 2025 É comum sabores ácidos e salgados se confundirem na culinária; muitas vezes quando parece que falta sal em um prato, o que está realmente faltando é acidez (limão, vinagre, etc). Então muito provavelmente seu problema é de acidez, oriunda de sub-extração. Eu tenho uma oster compacta e sofri muito com cafés de torra média, só fui me acertar partindo para cafés com torra mais desenvolvida (que precisam de menos temperatura para serem extraídos e são mais difíceis de se encontrar por aqui). É um caso distinto porque a oster é uma termobloco enquanto a philco é uma single boiler; em tese a oster chega a temperaturas inferiores à philco, mas é possível que você também se saísse melhor com torras mais escuras, talvez valha tentar. Outro ponto que me chamou atenção é a dose. Minha oster também usa um porta-filtro de 51mm, igual ao da philco e eu tenho dificuldade para usar com mais de 16g de café. Talvez ao reduzir a dose de 18g para 16g você possa conseguir um tempo de extração mais em linha com o que vemos normalmente (entre 20-30s e não os 1min que você relatou) e com isso, possivelmente um sensorial mais palatável. Em tempo: pessoas diferentes têm tolerâncias diferentes para acidez, também é importante considerar isso. Se puder ter uma segunda opinião sobre o resultado do café, seria de grande ajuda. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ffelix Postado 24 Julho 2025 Autor Denunciar Share Postado 24 Julho 2025 45 minutos atrás, rodrigonis disse: É comum sabores ácidos e salgados se confundirem na culinária; muitas vezes quando parece que falta sal em um prato, o que está realmente faltando é acidez (limão, vinagre, etc). Então muito provavelmente seu problema é de acidez, oriunda de sub-extração. Eu tenho uma oster compacta e sofri muito com cafés de torra média, só fui me acertar partindo para cafés com torra mais desenvolvida (que precisam de menos temperatura para serem extraídos e são mais difíceis de se encontrar por aqui). É um caso distinto porque a oster é uma termobloco enquanto a philco é uma single boiler; em tese a oster chega a temperaturas inferiores à philco, mas é possível que você também se saísse melhor com torras mais escuras, talvez valha tentar. Outro ponto que me chamou atenção é a dose. Minha oster também usa um porta-filtro de 51mm, igual ao da philco e eu tenho dificuldade para usar com mais de 16g de café. Talvez ao reduzir a dose de 18g para 16g você possa conseguir um tempo de extração mais em linha com o que vemos normalmente (entre 20-30s e não os 1min que você relatou) e com isso, possivelmente um sensorial mais palatável. Em tempo: pessoas diferentes têm tolerâncias diferentes para acidez, também é importante considerar isso. Se puder ter uma segunda opinião sobre o resultado do café, seria de grande ajuda. Vc falou algo muito interessante. Minha esposa (minha única cobaia rsrs) não sente esses sabores de salgado ou ácido...ela sente apenas amargor, muito amargor. Entretanto ela é uma formiga por doces, não suporta nem chocolate 70% (que pra mim já é bem doce), então não sei se existe um viés na opinião dela pelo o amargor Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 24 Julho 2025 Denunciar Share Postado 24 Julho 2025 Sobre o aquecimento desse tipo de máquina, não basta apenas ligar e aguardar 30 min. É bom fazer a água correr pelo grupo, aquecendo também o porta-filtro. Na minha antiga Breville, eu dava pelo menos 2 flushes em falso com o porta-filtro encaixado logo após concluir a moagem do café. Depois secava o porta-filtro, colocava o pó, fazia todo o processo de distribuição e compactação e, antes de encaixar novamente, eu dava mais um flush na máquina. Era chato, mas o sistema não aquecia de forma suficiente sem isso. E claro, só usava café com torra super fresca, que eu compro diretamente da torrefação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 24 Julho 2025 Denunciar Share Postado 24 Julho 2025 Em 23/07/2025 at 18:06, ffelix disse: Olá pessoal, sou inciante nesse mundo dos espressos. Tenho sofrido com minhas extrações na Philco 15 bar, resumidamente todas minhas extrações saem com um gosto ácido, beirando ao salgado. Já apertei a moagem, aumentei o tempo de extração (acima de 1min)...mas o gosto é sempre ácido e/ou salgado Já usei 3 tipos diferentes de cafés da orfeu (arara, japy e clássico), o menos ácido/salgado até o momento foi o clássico. Vou deixar aqui abaixo a ordem que preparo meu melhor espresso Moagem: 18g de café no Kingrinder P2 em click 18 WDT+Distribuidor+Tamper Filtro despressurizado Surf de temperatura: Flush longo, espero a luz acender, espero 30s e ligo a luz do vaporizador mais 15s...ligo a extração e ligo o vaporizador por 5s e fecho.. Desde já quem puder me ajudar agradeço muito! Nao sei se perdi na leitura dinamica, mas ta tirando quanto? 18g para 36g na xicara? Ja tentou 18 para 45 por exemplo? Se melhorar, eu tentaria moagem mais grossa e ratio maior. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ffelix Postado 24 Julho 2025 Autor Denunciar Share Postado 24 Julho 2025 25 minutos atrás, regisassao disse: Nao sei se perdi na leitura dinamica, mas ta tirando quanto? 18g para 36g na xicara? Ja tentou 18 para 45 por exemplo? Se melhorar, eu tentaria moagem mais grossa e ratio maior. Desculpa, realmente esqueci de informar o ratio. Estou tirando 45g de 18g de pó moido. Não tentei 36g pq penso que será mais ácida que a de 45g Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 25 Julho 2025 Denunciar Share Postado 25 Julho 2025 14 horas atrás, ffelix disse: Desculpa, realmente esqueci de informar o ratio. Estou tirando 45g de 18g de pó moido. Não tentei 36g pq penso que será mais ácida que a de 45g Sim, diminuindo o ratio, tende a ficar mais ácido. Se o café só comeca a sair 20s após o início, esta muito fino. Moagem muito fina pode levar a canalizações e fica uma mistura de ácido e amargo. Em geral, o café comeca a pingar num filtro naked 5 a 10s após o início da extração. Eu tentaria engrossar um pouco. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ffelix Postado 31 Julho 2025 Autor Denunciar Share Postado 31 Julho 2025 Bem pessoal, passando aqui para registrar novas descobertas. Tive a idéia de diluir o café em agua quente na proporção de 1:3 do expresso 1:2 (Um Americano) e descobri que o problema é meu paladar (eu acho). O gosto "salgado" na verdade era um forte amargor, tão concentrado que não era possível distinguir, e isso era devido ao elevado tempo de extração. Voltei a diminuir o tempo de extração pra 20-25 seg e o gosto do "Americano" se tornou bem aceitável. Entretanto, o expresso fica impossível de diferenciar.. O que fazer? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 31 Julho 2025 Denunciar Share Postado 31 Julho 2025 2 horas atrás, ffelix disse: Bem pessoal, passando aqui para registrar novas descobertas. Tive a idéia de diluir o café em agua quente na proporção de 1:3 do expresso 1:2 (Um Americano) e descobri que o problema é meu paladar (eu acho). O gosto "salgado" na verdade era um forte amargor, tão concentrado que não era possível distinguir, e isso era devido ao elevado tempo de extração. Voltei a diminuir o tempo de extração pra 20-25 seg e o gosto do "Americano" se tornou bem aceitável. Entretanto, o expresso fica impossível de diferenciar.. O que fazer? Qual água você usou? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rodrigonis Postado 1 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 1 Agosto 2025 Importante saber qual foi o café também Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas