José Cal Neto Postado 25 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2014 60g no início não pulam. Logo após algum tempo pulam, mas não no início. Miha pipoqueira já fez várias torras e não notei nenhum problema sério com ela. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 26 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2014 Foi o que eu disse.. Mesmo 60g, no início não pula. Onde pode dar a diferença na torra.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 26 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2014 A torra como ela é. Sem tirar nem por. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 26 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2014 Quem disse que precisa pular? Os grãos são muito pesados no início pra isso. Sugiro assistir os vídeos da SM. Desde que gire no início basta para que a torra se dê com uniformidade razoável. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 26 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2014 Minha lembrança é que 60g no início não mexem. O sweet maria's faz com bem pouco. Acho que 1/3 de xícara, talvez seja menos que 60g. Daqui a pouco vou torrar o Caconde. Vamos ver como fica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 26 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2014 A minha mexe com mais que isso. Mas tem muita diferença entre uma unidade e outra dessas pipoqueiras chinesas, isso sem falar na diferença de voltarem, então pode haver diferença entre as nossas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 26 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2014 De fato, tem uns voltarens por aí que não valem nada. A dor não passa! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JorgeO Postado 26 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2014 Coloquei um pedido na EBAY de uma fonte para o motor que vai de 12 a 24V, Há uma chave deslizante para mudar a voltagem. Espero que seja possível mudar a voltagem com ela ligada. e que a corrente seja suficiente para a partida. A idéia é começar com diagamos 16V com os grãos crús e ir baixando até 12 conforme eles começam a pular. A vida do motor será encurtada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 26 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2014 De fato, tem uns voltarens por aí que não valem nada. A dor não passa! Maldito (des)corretor ortográfico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 Mesmo com o dimmer ainda ficou neste tempo. O meu ainda não chegou. Mas a idéia seria dar uma booooooa prolongada na torra. Tem que ver se isso é vantajoso na pipoqueira. O fluxo de ar é maior que nos torradores por confecção e sabe-se lá se usar nela os mesmos parâmetros de torra usados naqueles é benéfico... Por outro lado, foi recém uma primeira experiência. Fiquei com medo de travar a torra e não baixei tanto assim a potência. Ainda vou experimentar com tempos ligeiramente mais longos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 um torrador por confecção deve ser um por convexão usado pela Betty Faria (estudei com a filha dela, mas ela é um ano mais velha. Uma vez voltei no ônibus do lado dela, mas foi a única vez que falei alguma coisa...). Eu já fiz torra começando com a pipoqueira bem rouca e não travou. Venho tentando seguir a máxima lá do cara do HB que sugere que a fase até uns 150C dure ao menos uns 4 minutos, para que o grão fique todo quente. O termômetro infra-vermelho tem ajudado bastante também. Meço a temperatura a cada minuto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 Esse corretor ortográfico da Apple é uma desgraça total. Vou dar um jeito de desativar essa desgraceira. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 Legal, Cal. Mas o ideal seria checar com mais freqüência. Por isso que instalar um termômetro fixo na pipoqueira pode ser uma boa idéia. O que eu usava pra isso estragou. Acho que vou furá-la na lateral e instalar uma sonda permanente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 Eu fazia de 30 em 30 segundos, mas estava ficando louco. Sem falar que aí ficava com a atenção mais em medir do que tentar fazer alguma coisa. Agora de 60 em 60 acho de bom tamanho. Se tiver mais dentro da torra, eu até meço com mais frequência, pra ver como está indo o estalo, por exemplo. O que tenho feito é colocar a pop fun apoiada na colher de pau que eu uso pra mexer os grãos deitada. Assim dá um ângulo pequeno, mas que já ajuda a torra. Fica também mais cômodo pra medir. Eu tinha um termômetro de espeto, mas durou duas torras. O problema das sondas permanentes pra mim é justamente arrumar uma que não queime. Tenho aqui o termopar que veio com o multímetro que comprei, mas esse cabinho não dura nem uma torra macho preto. O que eu queria mesmo é poder manter a ventoinha no máximo. Se bem que não sei se ia fazer tanta diferença. Eu até que me distraio mexendo com a colher e dando uma ou outra chacoalhada enquanto o crack não vem (parece papo de viciado). 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 Rodrigo.. Essa do furinho na lateral é uma boa. Acho que vou fazer também... Saberia informar se entre o tambor e a carcaça possui alguma coisa ou da pra furar em qualquer ponto? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 11 Março 2014 Denunciar Share Postado 11 Março 2014 O dimmer chegoooooooooooou!! Agora o bicho vai pegar! Se preparem que este concurso de torra tá no papo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 11 Março 2014 Denunciar Share Postado 11 Março 2014 Tem um colega daqui que fez o furo e postou até foto. Usou um furo que já existe no cilindro interno. Acho que não tem nada no caminho. Pode furar com vontade. Por outro lado, ainda acho o termômetro infravermelho uma mão na roda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 20 Março 2014 Denunciar Share Postado 20 Março 2014 O meu termômetro infravermelho ficou louco. Meu filho adora fingir que se trata de uma arma e fica apontando aquele troço pra minha testa. Outro dia quase perdi uma torra por simplesmente desaparecer o c de celsius e surgir no lugar um f de fahrenheit. Ainda não consegui trocar e estou torrando com uma tabela de conversão do lado. O termômetro como ele é! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 20 Março 2014 Denunciar Share Postado 20 Março 2014 você já apontou pra orelha e apertou o gatilho? Aí funciona bem pra ver se tem febre, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 20 Março 2014 Denunciar Share Postado 20 Março 2014 O meu termômetro infravermelho ficou louco. Meu filho adora fingir que se trata de uma arma e fica apontando aquele troço pra minha testa. Como o pessoal pode não curtir seu post foi um dos relatos mais engraçados que li nos últimos tempos LOL 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 20 Março 2014 Denunciar Share Postado 20 Março 2014 você já apontou pra orelha e apertou o gatilho? Aí funciona bem pra ver se tem febre, Isso já havia passado pela cabeça. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 20 Março 2014 Denunciar Share Postado 20 Março 2014 Só toma cuidado na hora que for apertar o gatilho mirando na cabeça... Confere beeeeeeem antes.. Vai que pegou outra coisa por engano... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 24 Março 2014 Denunciar Share Postado 24 Março 2014 Bom, depois de um bom tempo de sumiço do fórum e sem torrar café por conta de mudança de cidade, finalmente consegui puxar as tomadas 220v no apartamento novo e estou voltando a torrar e tomar café decente em casa. Aquele potenciômetro que comprei na china chegou faz tempo mas mal consegui desembrulhar pra ver, vou ver se consigo achar ele (o danado se escondeu na mudança) e fazer a adaptação na pipoqueira, instalando ele direto na resistência e isolando a ventoinha com uma fonte externa. JorgeO ou alguém que tenha isolado a ventoinha, tiveram problema com fonte de 5A? Vi uma foto do JorgeO com uma fonte bem parecida com a que eu tenho mas não ficou claro se teve que usar o resistor em série ou não. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 24 Março 2014 Denunciar Share Postado 24 Março 2014 Ah, sobre o furo para o termômetro fui eu quem fiz, realmente não tem nada no caminho, podem furar sem medo. Na realidade depois eu fiz um outro furo a uns 2cm daquele, de forma que a vareta do termômetro entre em ângulo na câmara (não perpendicular como na foto), achei que ficou melhor pois não atrapalha a agitação nem da ventoinha e nem do cabo de uma colher de pau que costumo usar durante toda a torra. Aliás, uma coisa que tenho quebrado a cabeça esses dias é tentar fazer algum tipo de agitador interno na pipoqueira pra conseguir torrar quantidades um pouco maiores sem ficar queimando os dedos com a colher de pau. Pensei até em fazer algo manual a princípio (similar ao "mexedor" nas panelas de fazer pipoca no fogão), mas ainda não consegui imaginar nenhuma solução BBB. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 24 Março 2014 Denunciar Share Postado 24 Março 2014 Uma dica para não queimar os dedos é usar uma luva dessas de pegar coisa do forno. Eu faço isso e não me queimo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 24 Março 2014 Denunciar Share Postado 24 Março 2014 Mortari, pede ao Gil uma solução que ele bola algo rapidinho Eu vivo dando umas torradas nos dedos também.. Só que ao invés da colher de pau.. Eu uso hashis.. A idéia da luva é boa.. Vou usar na próxima.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JorgeO Postado 25 Março 2014 Denunciar Share Postado 25 Março 2014 JorgeO ou alguém que tenha isolado a ventoinha, tiveram problema com fonte de 5A? Vi uma foto do JorgeO com uma fonte bem parecida com a que eu tenho mas não ficou claro se teve que usar o resistor em série ou não. Mortari 5A é suficiente, não precisa resistência externa. Cuidado com a qualidade do conector fêmea que Vc usar para ligar a fonte, o que eu usei começou a esquentar (são 3,5A) e amoleceu, quase derreteu o conector macho que vem na fonte. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 25 Março 2014 Denunciar Share Postado 25 Março 2014 Valeu pela dica Jorge, vou usar um fêmea de borne bem simples que já tenho e ficar de olho, se ele começar a esquentar demais compro um mais parrudo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 25 Março 2014 Denunciar Share Postado 25 Março 2014 Uma dica para não queimar os dedos é usar uma luva dessas de pegar coisa do forno. Eu faço isso e não me queimo. Sabe que já tentei usar uma vez e não me adaptei bem, mas não era uma luva de cozinha, era uma mais "industrial", feita de um tecido BEM grosso. A luva me atrapalhou a ficar soltando a colher e pegando uma caneta pra anotar a temperatura na ficha de torra, depois soltar a caneta e pegar a colher de novo etc. a cada 30s. A dificuldade que eu tive pra pegar as coisas e escrever com a luva foi tanta que preferi queimar os dedos. Mas vou tentar com uma dessas de cozinha pra ver se dá certo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 4 Abril 2014 Denunciar Share Postado 4 Abril 2014 Bom, fiz as alterações na pipoqueira basicamente seguindo as dicas do JorgeO e deu certo, em partes. A ventoinha agora fica ligada sempre, direto na fonte 12v e isolada da resistência. A resistência é controlada pelo dimmer que coloquei em uma caixinha provisória no meio do cabo de força e, em testes sem café, tudo funcionou a contento. Configuração: Dimmer bem ventilado (caixa tosca provisória) e o plug da fonte pra ventoinha: Ontem resolvi testar com café e o resultado não foi bom. O dimmer na resistência ficou legal, dá pra controlar bem a temperatura com ele, o problema foi na ventoinha. A fonte não está dando conta de girar ela como deveria e a ventilação com a fonte ficou bem mais fraca que a original. O resultado foi agitação nula dos grãos do começo ao fim da torra. Fiz 2 batches, o primeiro com 120g do Caconde e o segundo com 100g do Unique Cítrico e, em ambos, tive que utilizar o método Harlem Shake (© Rodrigoks) durante a torra inteira. Por conta disso, tive que ser bem cauteloso no controle da resistência porque, com a ventilação deficiente, a pipoqueira começou a esquentar além da conta. Não gostei. Agora estou na dúvida se a tensão de saída do circuito original do motor é mesmo 12v (não cheguei a medir antes de mexer) ou se é mais. JorgeO, ou alguém mais que mexeu na pipoqueira, chegou a medir a tensão que chega ao motor no circuito original da pipoqueira? Outra possibilidade que imaginei foi a fonte de 5A não estar sendo suficiente para girar o motor na velocidade que deveria por conta da restrição de fluxo gerada pelos grãos de café na câmara, o que imagino forçar o motor e exigir mais corrente. Nesse caso, talvez uma fonte de maior amperagem resolvesse. A fonte que usei foi essa aqui: JorgeO, você que fez a mesma alteração, teve esse problema também? Vou testar com uma fonte de 16v que tenho lá (acho que era de uma impressora) pra ver se resolve e, se não resolver, voltar a ventoinha na configuração original pra medir a tensão e corrente no circuito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas