Ir para conteúdo

Moedor Krups GVX208


leo_bsb

Postagens recomendadas

dai galera!

 

de vorta no tópico do nosso Krups:

 

alguém já estudou as dicas do tópico técnicas e dicas / expresso 101?

Show aquilo lá né?

Alguém já começou a testar aquilo?

Quais os limites das moajens para expresso no Krups gvx 208?

 

Ontem fiz uma experiência:

sempre moo no nivel 4, se tomarmos o ponto inicial como 1. se for 0, daí é 3.

Pois eu estava com um café da fazenda baú, o Maragojipe, vendido aqui em curitiba na Exprëx café. Como nesta moajem eu sentia uma finalização com certo amargor, quiz usar o proposto lá no texto do expresso 101, e, conforme recomendado, engroçar a moajem mantendo a dose, para eliminar sabores oriundos de torra escura.

Bom: coloquei no nível 6, tomando o ponto inicial como 1...

Prestou não galera. Acho que ficou groço. Ou, um eventual problema na minha compactação...

 

questão de exclaressimento:

o que é retrogosto?

o que é "after tast" (não sei escrever)?

 

gracias

 

fuerte abraso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz: mais grosso quer dizer um pontinho mais grosso. Se ainda não estiver bem, daí mais um ponto, até chegar lá.

Aftertaste é o gosto bom do café que fica em toda a boca, no céu, na língua, nas bochechas e na garganta - algo como o sabor fresco após escovar os dentes pela manhã, ou quando comes uma bala de menta, mas agora é de café quentinho - e que foram "pintadas" por uma crema densa, quase que um gel e que fica minutos ou até horas te lembrando o sabor.

Reconheces na hora quando o experimentas :-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz,

 

Quando o texto manda engrossar a moagem é só um pontinho, como o Bernardo falou. No seu caso, se estava usando o 4, tente mudar para o 5 e não para o 6.

 

O Krups é um moinho com poucos passos, então pode ser que mesmo no cinco o café saia muito rápido, o que teoricamente pediria uma regulagem intermediária entre 4 e 5, que nao existe no seu moinho.

 

A solução nesse caso é manter no 5 e aumentar a dose um pouco, apenas o suficiente para controlar o fluxo da extração. O recurso de mexer na dose em pequenas quantidades é muito útil nesses casos em que a regulagem tida como ideal fica em uma posição intermediária entre duas marcações consecutivas do moinho.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

daí galera!

 

buenas Dom Leo y Dom Bernardo!

muchas gracias pelas elucidações!

 

Nossa como eu tô imprecionado com a concretude de todos esses detalhes no preparo:

meu equipamento atual é a mondial c08 e o krups gvx 208.

E eu já identifiquei que o filtro não pode estar completamente cheio de pó, se eu quizer, café!;

Deixo sempre uma margem entre o bolo e o topo do filtro, talvez aí de milímetros, talvez meio centímetro;

a moajem, no krups 208, é o 4 (da esquerda para a direita, tomando-se o ponto inicial como 1);

O expresso sai uma maravilha, com uma crema escura, persistente, meu máximo até agora;

Pois hoje eu almentei a dosajem de pó, sem querer, pesei a mão nas conchinhas de grãos....

A preção do pó no pf foi maior contra a máquina, e o café não saiu bom, crema esquisita.......

Mas a moajem foi a 4 mesmo....

 

cuidado galera, método é tudo

 

fuerte abraso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

daí galera!

 

buenas Dom Leo y Dom Bernardo!

muchas gracias pelas elucidações!

 

Nossa como eu tô imprecionado com a concretude de todos esses detalhes no preparo:

meu equipamento atual é a mondial c08 e o krups gvx 208.

E eu já identifiquei que o filtro não pode estar completamente cheio de pó, se eu quizer, café!;

Deixo sempre uma margem entre o bolo e o topo do filtro, talvez aí de milímetros, talvez meio centímetro;

a moajem, no krups 208, é o 4 (da esquerda para a direita, tomando-se o ponto inicial como 1);

O expresso sai uma maravilha, com uma crema escura, persistente, meu máximo até agora;

Pois hoje eu almentei a dosajem de pó, sem querer, pesei a mão nas conchinhas de grãos....

A preção do pó no pf foi maior contra a máquina, e o café não saiu bom, crema esquisita.......

Mas a moajem foi a 4 mesmo....

 

cuidado galera, método é tudo

 

fuerte abraso!

 

Cara eu tenho uma chef crema e um krups... eu tbm estava utilizando no 4-5 para expresso, mas eu li aqui no forum que "crema" escura (as nossas cafeteiras não fazem crema) é proveniente e uma superextração, agora eu utilizo o krups no 7-8 dependendo se eu quero mais forte.... eu consigo uma crema mais clara, com o cafe saindo quase da cor da crema(depois escurece, né). tenta ae o 7-8 e uma leve compactada...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu tenho uma chef crema e um krups... eu tbm estava utilizando no 4-5 para expresso, mas eu li aqui no forum que "crema" escura (as nossas cafeteiras não fazem crema) é proveniente e uma superextração, agora eu utilizo o krups no 7-8 dependendo se eu quero mais forte.... eu consigo uma crema mais clara, com o cafe saindo quase da cor da crema(depois escurece, né). tenta ae o 7-8 e uma leve compactada...

 

buenas amigo!

 

olha: a minha experiência de 2 mêses com o krups gvx 208 me diz que o expresso fica alí entre o 3 e o 5. Na c08, até o momento, minhas experiências dizem que se eu tirar um expresso numa só xícara (single?), sai sim crema marronzinha, esta da minha foto foi feita na c08, na moajem 4 do krups gvx 208.

Outra coisa importante, é q tem q ser xícaras até 60 ml (desculpe se falei o óbvio rsrs).

Sempre mecho o café antes de provar, porque o concentrado sempre fica no fundo.

 

fuerte abraso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa evop!

 

na verdade o gvx 2, normalmente é um pouco mais barato q o gvx 208. O gvx 2 tem 7 níveis de moajem, enquanto que o gvx 208 tem 17, por isso mesmo é mais caro um pouco.

 

fuerte abraso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Luiz,

 

Nanani-nanã!

 

Os GVX208 que vendemos no Expresso Brasil tem estampado na caixa GVX2 e há 17 posições de moagem. A origem é a mesma de qualquer outro revendedor no Brasil, ou seja fabricado na China, produto do grupo francês SEB, dono de diversas marcas de eletrodomésticos por todo o mundo, incluindo a Krups. No Brasil, comprou a indústria Arno, que é a importadora e distribuidora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu finalmente pude começar a testar o Krups que comprei um mês atrás. Até então, eu comprava o Lavazza moído na hora em uma cafeteria, e usava no porta filtro pressurizado original, leve compactada, e o café saia bem agradável, com bastante crema, ainda que proveniente da pressurização do filtro

 

.Agora que comprei exatamente o mesmo grão que é utilizado na cafeteria e estou usando o Krups em casa, o café tem ficado HORROROSO! Primeiro pensei se tratar de grãos velhos, mas não é o caso. Já variei entre praticamente todos os níveis do Krups, e no nível 6 (mais fino para mais grosso) é que consigo algo razoável, mas ainda assim MUITO distante da coloração e sabor que eu obtia quando comprava o café moído na hora na cafeteria, que obviamente tem um moínho profissional. Até mesmo o cheiro do café moído na hora fica diferente do que era obtido na cafeteria, seria pelo fato do Krups esquentar muito e queimar o pó? Ontem fez acima de 30ºC aqui em Petrópolis, e mesmo usando os grãos recem-saídos do congelador e engrossando a moagem, não consigo nada legal.

 

Alguém aí que tenha a C08 e o Krups podem me dar alguma dica? Eu nem comecei a usar o filtro despressurizado da Breville que comprei, pois se com o pressurizado já está um desastre... espero encontrar uma solução, senão vou ficar muito arrependido de ter comprado o Krups. :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fabrício.

 

Longe de pretender te dizer o que fazer. E, ainda mais de soar como oráculo, permito-me apresentar 3 observações que creio sejam importantes.

 

1 - Retire os grãos do congelador e deixe-os voltar naturalmente a temperatura ambiente sem abrir o pacote. Duas a três horas devem ser suficientes. Só então abra a embalagem, retire a quantidade necessária de grãos para até uma semana e congele o restante.

 

2 - Não se arrependa de ter comprado o Krups. Arrependa-se de ter desistido de tentar acertar, se vier a ser o caso.

Pelos muitos relatos de outros membros que o usam, é sabido que o Krups é capaz de realizar a tarefa.

Aparentemente quem não é capaz é mesmo você. no atual estágio de conhecimento. Que poderá ser superado com treino. Muito treino. E tentativas. E erros. E novas tentativas. Novos erros. E em algum momento as tarefas parecerão mais fáceis. Com os resultados perseguidos sendo lentamente conseguidos.

Leva tempo. E muito treino. Mas, agora a boa notícia: é factível. E você deve ser plenamente capaz de fazê-lo.

 

3 - Volte ao local onde compras o café, peça para moer apenas 100 gramas na granulometria que costumavas pedir e use esse pó como padrão a ser repetido quando moendo no Krups.

 

Retorne para postar os relatos dos resultados ou novas dúvidas, se houver.

 

Boa sorte.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera!

 

dai Alexandre!

 

obrigado pela correção. Fiquei com essa diferença "gvx 2" "gvx 208", anunciada pelas lojas, mas só depois da tua correção que me dei o trabalho de consultar a página da krups. Lá nos coffee grinders só aparecem 2 moedores....

 

desculpa a confuzão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Fabrício,

 

Falo como ex-usuário do Krups e posso te dizer que ele atende as necessidades da C-08.

 

Eu tinha uma Philco PHC19, que é uma máquina equivalente a sua, e usava filtro pressurizado original. O Krups dava conta do recado muito bem.

 

Eu moía um pouco abaixo da metade da regulagem. Quando tentava "afinar" não dava certo mesmo.

 

Mas acho que é isso que o Alexandre falou. Treino, treino e treino. Só não volte pro café já moído, aí é o mesmo que "trapacear" a sua máquina e seu moedor. rsrsrsrs. Não desista.

 

Valeu!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Luiz Alberto.

 

Não há o que desculpar.

A confusão é causada pela própria empresa que importa o produto cuja caixa traz estampado o modelo como GVX2 e na página do produto denomina-o como GVX208. Confira no site clicando neste link.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas mensagens, pessoal!

 

 

Oi Alexandre!

 

Minha idéia é moer café para uns 3 dias, e como tomo apenas um espresso por dia quando chego do trabalho, seriam menos de 50 gramas a serem descongelados, logo o pacote de 1kg eu faria este processo umas 20 vezes, com uma duração de +- 2 meses. Esse processo constante de congelamento e descongelamento do pacote não seria problemático para a durabilidade dos grãos? Eu sei que o é para alguns alimentos, não sei como é para o grão de café.

 

Você é um grande entendedor do assunto, mas eu retirar apenas a quantidade que desejo moer, reserva-la em um vidro hermeticamente fechado para descongelar naturalmente e voltar com o pacote ainda congelado para o freezer não seria melhor?

 

Quanto ao pó de onde eu moia, eu comparei com as moagens do Krups. Não tenho metodologia alguma para isso, apenas coloquei as amostras do pó em cima de um pano branco e tentei compara-las. Aparentemente o tamanho é o mesmo, a única diferença é que o moído no meu Krups tem variação no tamanho, mas nada muito absurdo. O cheiro também é bem diferente, mas isso pode (ou não) ser pelo fato de eu ter moído os grãos recem saídos do congelador. Testarei.

 

 

De resto, vou continuar tentando, hoje e amanhã (feriadão) o Krups e a C-08 vão ter que me dar um café decente de qualquer maneira, hehehe. Obrigado pelas dicas!

----

 

Ontem eu tive uma idéia meio louca, não sei se faz sentido: o Krups tem uma parte móvel das mós que pode ser desencaixado através do compartimento de grãos. Se, e apenas se, o Krups gerar um calor demasiado durante a moagem, colocar essa peça móvel na geladeira e só retira-la na hora de uso para fazer a temperatura cair pode diminuir a temperatura da moagem.

 

Isso faz sentido? A umidade da geladeira pode dar problema na moagem? É loucura minha? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fabricio.

Vamos lá.

 

Ao retirar do congelador e após o retorno natural a temperatura ambiente, separe a quantidade de café que usará durante a semana e não só a do dia. Portanto, no teu caso de 1 expresso por dia, separe algo como 100 gramas para o uso diário e guarde em um recipiente. O restante pode voltar ao freezer. Melhor será, se você ao comprar o café, separá-lo em pacotes de 100 gramas e congelá-los. Assim serão retirados do freezer conforme a tua necessidade, sem manusear os pacotinhos restantes.

Manusear os grãos ainda congelados é desaconselhável pois os exporá à temperatura ambiente que, mais quente que os grãos, provocará choque térmico com micro condensação que apesar de invisível ocorrerá, causará alguma fermentação e afetará o sabor do café, abreviando a vida útil dos grãos.

 

A peça a que se refere está acoplada ao disco de lâminas superior. É possível que este se quebre ao ser usado na temperatura do freezer, entre -15 a -18°C. Não creio que o metal suporte este regime de uso. Tampouco acredito que possa melhorar qualquer coisa em relação ao pó de café produzido. Na verdade estarás criando as mesmas condições de micro condensação citadas acima como desaconselhável.

 

Muito pouco ou nenhum calor é passado aos grãos pelo moinho. O aquecimento do pó durante a moagem é resultado do atrito entre os grãos no processo.

 

Por último, esclareço que o ambiente interno da geladeira é seco por projeto. A umidade dificulta o resfriamento dos alimentos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Estou com uma Gaggia Baby Twin e começando no mundo do café. Não conheço nada ainda e estou aprendendo aos poucos.

 

Estou procurando uma indicação de moedor que satisfaça minhas necessidades iniciais. Procuro um bom custo benefício. Estou lendo no fórum sobre a Krups GVX 208 e vi que nas Americanas tem por R$ 150,00 que está dentro do que penso em investir no momento.

 

Gostaria de saber a opinião de vocês se esse moedor é legal para iniciantes, se ele moe num nível legal para tirar um espresso cremoso com a máquina que eu tenho.

 

Como estou sem moedor, tenho ido semanalmente no Suplicy e comprado grão torrado do mesmo dia ou dia anterior e moído por eles na hora. Da primeira vez comprei com a moagem nível 04 (do moedor deles lá que não sei qual é). Ontem, pela segunda vez, comprei novamente, porém com nível de moagem 03. Achei que fez uma baita diferença. O café ficou mais cremoso. A crema ficou mais espessa.

 

Será que o Krups GVX 208 vai me atender bem para esse começo ou vocês indicam algum outro equipamento?

 

Obrigado pela ajuda.

 

Abraços,

Walter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Walter

O Krups não vai ser adequado para a sua máquina, ele é utilizado mais por máquinas de entrada com filtro pressurizado que não estão muito preocupados com a qualidade de moagem.

Ou você parte para o moinho manual(hario mini por exemplo) que fica mais ou menos na mesma faixa de preço, ou vai ter que ir no mínimo para o Baratza Encore.

 

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Walter,

 

O Encore vende aqui no Brasil com garantia e parcelado pelo Alexandre Velloso, um dos admins aqui do forum. a loja dele é a Expresso Brasil e fica no Rio de Janeiro.

 

O Alexandre poderá prestar um excelente suporte caso necessário. Ele também tem outros modelos da Baratza.

 

Dá uma olhada na seção de classificados.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fabricio.

Vamos lá.

 

Ao retirar do congelador e após o retorno natural a temperatura ambiente, separe a quantidade de café que usará durante a semana e não só a do dia. Portanto, no teu caso de 1 expresso por dia, separe algo como 100 gramas para o uso diário e guarde em um recipiente. O restante pode voltar ao freezer. Melhor será, se você ao comprar o café, separá-lo em pacotes de 100 gramas e congelá-los. Assim serão retirados do freezer conforme a tua necessidade, sem manusear os pacotinhos restantes.

Manusear os grãos ainda congelados é desaconselhável pois os exporão a temperatura ambiente que, mais quente que os grãos, provocará choque térmico com micro condensação que apesar de invisível ocorrerá, causará alguma fermentação e afetará o sabor do café, abreviando a vida útil dos grãos.

 

A peça a que se refere está acoplada ao disco de lâminas superior. É possível que este se quebre ao ser usado na temperatura do freezer, entre -15 a -18°C. Não creio que o metal suporte este regime de uso. Tampouco acredito que possa melhorar qualquer coisa em relação ao pó de café produzido. Na verdade estarás criando as mesmas condições de micro condensação citadas acima como desaconselhável.

 

Muito pouco ou nenhum calor é passado aos grãos pelo moinho. O aquecimento do pó durante a moagem é resultado do atrito entre os grãos no processo.

 

Por último, esclareço que o ambiente interno da geladeira é seco por projeto. A umidade dificulta o resfriamento dos alimentos.

 

 

Caros amigos, passei boa parte do fim de semana tentando me adaptar ao Krups, mas não deu. Não consegui um shot que eu pudesse dizer "esse está aceitável". A regulagem que parece ser a menos pior para a C-08 foi a 6, do mais fino para mais grosso, o que rendeu um pouco da espuma pressurizada (menos de 50% do que eu conseguia), mas mesmo assim o aroma e sabor estão MUITO distantes do que eu estava habituado a tomar com o mesmo grão da Lavazza, moído em uma cafeteria aqui em Petrópolis. Com cada nível de moagem, fiz 3 shots diferentes: com 10g, que foi o que sempre usei e sempre me agradou para 50ml de café com esse grão; com 12g e com 14g. Não tem jeito: ou o café fica com gosto aguado, ou com gosto de queimado, não consigo um meio termo. Só nesses experimentos deve ter ido embora quase meio quilo de café.

 

O próprio café recém-moído não tem o aroma agradável que tinha quando eu comprava moído na loja. Em algumas regulagens do Krups, o aroma da moagem chega a ser até desagradável, achei isso impressionante. É normal essa variação?

 

Sinceramente já não sei o que fazer. Estaria o Krups muito novo e o cheiro de plástico passando para o pó?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fabricio

Os grãos que estás usando ainda são aqueles da Lavazza das experiências anteriores? Pelos teus relatos anteriores se for o mesmo café, pode já estar comprometido.

Faça um teste destes grãos, moendo na posição 12 e filtrando no coador de papel. Sinta se o sabor ruim se apresenta também neste método.

Já experimentou moer grãos recém torrados? Ou com no máximos de 3 semanas desde a torrefação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...