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Cafeteira Aram - O projeto


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Cara, tem que trocar as borrachas, passei por algo parecido mas acabou resolvendo quando troquei o eixo para o Focus, acredito que a adaptação que estamos fazendo com o rabicho está acelerando o desgaste das vedações, pede a Aram eles tem para vender. 

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Embora eu já acompanhe as discussões do fórum há algum tempo, nunca postei. Mas acho que esta é a oportunidade para quebrar esse jejum e falar sobre a experiência negativa que tive com a ARAM.

Eu já estudava comprar a cafeteira, e tinha ciência que no passado a empresa lidou com atrasos na entrega e outros problemas. Tanto é que somente tomei coragem para fazer o pedido após não ter notícia (por bastante tempo) que estavam ocorrendo atrasos. 

Pois bem, fechei a compra no site de uma Aram Experience no começo de abril de 2025, com a previsão de fabricação para 16 de maio.

Em meados de abril, entrei em contato com a empresa via Instagram, para confirmar a data de entrega. Isso porque o site já havia sido atualizado, com previsão de entrega somente para agosto. Em resposta, a Aram me garantiu que meu pedido seria enviado até 16 de maio.

Chegou o dia 16 de maio, sem qualquer atualização. Enviei mensagem por instagram. Sem resposta.

No outro dia, enviei e-mail. Sem resposta.

No outro dia, enviei mensagem por WhatsApp. Finalmente me responderam, para falar que meu pedido desde o princípio estava previsto para 08 de agosto, pois foi feito após o encerramento do lote anterior. Detalhe: eu comprei quando o site previa 15 de maio, e a informação foi confirmada pela empresa.

Nisso, enviei o screenshot da conversa do Instagram e perguntei se não havia a possibilidade de ser adiantada a entrega do pedido, caso contrário eu consideraria cancelar o pedido. Disseram que considerariam o meu pedido e daria uma resposta no mesmo dia, até o final da tarde. A resposta não veio.

No outro dia, de manhã, mandei um "bom dia", e o atendente prontamente me informou que todos os pedidos com previsão de entrega para 16 de maio estavam atrasados, porque um dos fornecedores não havia entregado uma peça da cafeteira. Disseram, então, que poderiam enviar o meu pedido junto com os demais até o dia 08 de junho.

Como já era a segunda "informação nova" que a empresa passava (primeiro que eu receberia somente em agosto, agora que pedido nenhum havia sido enviado), não confiei o suficiente na empresa e solicitei o cancelamento do pedido. Formalizei o pedido através de e-mail, também.

Depois do pedido de cancelamento, a empresa informou que poderia me enviar uma cafeteira imediatamente, no mesmo dia, desde que eu aceitasse que ela viesse sem essa peça faltante, que seria enviada posteriormente. Eu achei ainda mais esquisito e preferi manter o cancelamento. Não sei (mas também não quis saber) qual seria essa peça faltante, nem se de fato ela comprometeria o funcionamento da cafeteira, mas concluí que é um produto caro demais para vir incompleto. Fiquei me imaginando olhando uma cafeteira de R$ 3.000,00 incompleta sobre a bancada, aguardando sabe lá quanto tempo até vir a dita peça ...

Como fiz o pagamento via cartão de crédito, fui informado que seria realizado o extorno em até 48h. Passadas as 48h e nada.

Finalmente, contestei a compra com o meu banco e passei o ocorrido. Parece que tudo está resolvido, até o momento.

 

E até entendo que alguns possam achar que fui injusto quando pedi o cancelamento, pois atrasos eram esperados, vide os relatos aqui do tópico. Mas nesse meio tempo, tive a inspiração para buscar informações a respeito da empresa na internet. Aí que veio um motivo real para eu perder completamente a confiança:

No site "escavador" consta que a Aram está respondendo 4 processos judiciais, que iniciaram entre meados de 2024 e o começo de 2025, sendo uma execução fiscal, uma execução movida por banco, uma execução movida por uma empresa particular e um despejo por falta de pagamento de aluguel. Ou seja, são todos processos judiciais recentes que podem causar (se é que já não causaram) o bloqueio de contas bancárias e a indisponibilidade de outros ativos. Em bom português: basta uma canetada do juiz para conturbar a operação toda.

Depois de ter conhecimento disso, não consegui ter plena confiança que de fato receberia o produto, pois o cenário como um todo retira essa credibilidade da empresa. O cancelamento me pareceu a opção mais segura, pelo atraso, pela falta de transparência, e agora por esse cenário financeiro esquisito.

 

Vocês estão sabendo de alguma coisa nesse sentido? Acham que eu fui muito intransigente, e teriam feito diferente?

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Eu lamento o modo como a Aram opera. Os problemas com atrasos são notórios, mas sensação que eu tenho é que isso não é muito relevante no negócio deles, dado que eles continuam fazendo vendas sem ter o produto em estoque. É um modelo de negócio, de marketing, que funciona para alguns consumidores, mas pra mim tem efeito totalmente contrário.

De todo modo, ainda que eles possam atrasar as entregas, eles entregam. Então, para quem tem pressa ou fica ansioso para receber a compra, comprar diretamente deles pra mim é furada.

Eu até brinco que quem revende a Aram usada pode anunciar mais caro que uma nova, porque vende a pronta entrega.

 

Sobre você ter cancelado a compra, eu particularmente não acho que fosse importante cancelar por risco de não receber... Mas cancelar por conta dessa frustração com a venda, com compromissos que eles assumiram e por conta dessa confusão toda, é uma decisão pessoal sua. Eu nem teria comprado se essa questão da data de entrega fosse tão importante, mesmo com a promessa deles e mesmo sem ter notícias recentes de atrasos.

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"Atraso" no meu modo de ver, é quando há uma "previsão" de data e ela não se cumpre. Mas se houve uma "promessa" de data, eu mudaria o termo para "oferta não cumprida" e portanto, o cancelamento é menos do que o mínimo que eles são obrigados a fazer pelo CDC, mas tentaram lhe dificultar até isso. Pra mim, você foi até bonzinho @Victor de Freitas porque era causa ganha num processo pequeno aí. E dados os processos recentes que você encontrou, acho que essa de "atrasa mas entrega" pode alterar para o que já vimos acontecer com outras empresas no Brasil. A pessoa física responsável fica isenta do crime.

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Amigos, eu também comprei e tive que aguardar alguns bons meses até receber, o que tenho a dizer da experiência é o seguinte:

No quesito qualidade a cafeteira pra mim é maravilhosa, acho muito bem construída, e foi uma iniciativa muito bem vinda no nosso conturbado mercado brasileiro, onde temos tantos atrapalhos no meio do caminho, por este motivo quando a minha atrasou eu topei aguardar, entendendo as dificuldades que uma pequena empresa enfrenta, realmente não deve ser fácil lidar com tantos pedidos com pouca gente pra cuidar de tudo, ainda mais em se tratando de um produto todo artesanal.

Agora no quesito prazo, realmente, eles precisam melhorar bastante a experiencia de compra como um todo, é perfeitamente aceitável que possam ocorrer alguns atrasos em determinadas etapas do processo, porém na minha opinião, eu acho que eles deveriam dar uma data já considerando estes possíveis atrasos, mesmo que pareça uma data muito distante.

Caso os atrasos não aconteçam o cliente seria surpreendido com um produto entregue antes do prazo, agora caso ocorressem, o cliente não ficaria frustrado por ter o prazo expirado, realmente acho que esse ponto eles precisaram dar uma maior atenção, porque muita gente reclama e com razão, e outro ponto que você falou muito bem, é a questão da comunicação, o cliente deve ser informado de cada etapa, é o mínimo, realmente este é um ponto muito importante pra qualquer negócio.

No final das contas, é o que o @Santiago Luzfalou, se precisar da cafeteira pra logo e tiver pressa, o melhor é tentar comprar uma usada de alguém que está vendendo, ou pegar outra máquina, agora se não tiver com pressa, na minha humilde opinião, e falo pois já passei pelo mesmo problema, assim como a maioria dos colegas aqui que compraram uma, acho que vale a pena a espera, o produto é muito bem construído e produz ótimos resultados, mesmo atrasando, um dia chega, rs.

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O que mais irrita nem sempre é o imprevisto em si, mas a falta de clareza da empresa na hora de dar informação, pedir desculpas ou tentar compensar a situação de alguma forma pro comprador. 

Geralmente o suporte é sofrível e a gente tem que implorar pra ter atenção. E no final das contas, é um estresse enorme simplesmente pra ter o produto/serviço que foi pago no início da contratação. Zero compensação pelos transtornos.
É pra ficar muito P da vida mesmo.

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