Ir para conteúdo

Clube da Tramontina Breville Express Pro - BES870


Postagens recomendadas

5 minutos atrás, DanCGC disse:

E ai Brevilleiros! Também comprei a minha na BF'22 e estou já há pouco mais de 1 mês experimentando com ela e gastando grana em acessórios em busca do espresso perfeito. Já tenho filtro IMS, naked, tamper reto e está para chegar WDT, puck screen e distribuidor

Não comentei antes no tópico por que resolvi ler todas páginas antes de perguntar qualquer coisa

Seguem questionamentos:

  1. Quando o botão de limpeza acende, qual é a urgência para fazer essa limpeza? Me parece que ele acendeu um pouco rápido demais e que talvez seja um cuidado excessivo. Estou há umas 2 semanas sem limpar mas dependendo da opinião dos experts aqui compro o sabão de limpeza
  2. Quanto à pré-infusão: eu fiz um curso de barista no qual operei uma La Marzocco profissional que o café fluia exatamente com 7 segundos. Com minha experiência com a Breville percebi que a profissional deveria ter então uma pré-infusão de 7s. Já vi uma pessoa no fórum falando que usa em 4s. Alguém já viu algo mais científico sobre qual o tempo ideal ou mínimo para ter um resultado bom?
  3. Ainda na pegada da pergunta anterior: como esses 10s de pré-infusão padrão influenciam na meta dos 25-30s de extração? Quando tem mais tempo de pré-infusão, o tempo de extração não deveria ser maior também e vice-versa?

1- A limpeza da maquina acusa quando ele "detecta uma sujeira de café lá na solenoide ".
Ainda estou brincando com a pré infusão 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E dando um pouco de relatos da minha experiência, estou brincando bastante com a moagem (faço no meu 1Zpresso K-Plus) e temperatura para tentar melhorar os shots. Já consegui tirar alguns muito bons mas no geral eles ainda saem um pouco mais puxados pro ácido. Eu particularmente gosto de ácido mas a maioria das pessoas não
Ainda acho que uma parte do problema seja a falta de distribuidor e improviso no WDT usando palito de dente mas lendo o relato da página 13 fiquei um pouco pensativo se não é a pressão acima de 9 bar da máquina. Mais alguém tem experiência com isso?
Vou testar a técnica de tirar o espresso todo na pressão de pré-infusão para testar também. Link que postaram aqui da técnica: https://espressoaf.com/manufacturers/breville/preinfusion.html
 
Me dei melhor com o kplus do que com o bravito nos espressos com a breville, por mais incrível que isso possa parecer...

Tive a mesma experiência com acidez nos cafés como você. Mas pra neutralizar acidez é moagem fina e temperatura mais baixa.

Claro que o café também conta muito. Os cafés que utilizo são em sua maioria capixabas do caparaó ou da região serrana central. E uma das características dos nossos cafés aqui é a acidez elevada naturalmente.

Sugiro cafés com torras mais desenvolvidas que funcionam muiti bem com a breville e tendem a neutralizar um pouco a acidez

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E dando um pouco de relatos da minha experiência, estou brincando bastante com a moagem (faço no meu 1Zpresso K-Plus) e temperatura para tentar melhorar os shots. Já consegui tirar alguns muito bons mas no geral eles ainda saem um pouco mais puxados pro ácido. Eu particularmente gosto de ácido mas a maioria das pessoas não
Ainda acho que uma parte do problema seja a falta de distribuidor e improviso no WDT usando palito de dente mas lendo o relato da página 13 fiquei um pouco pensativo se não é a pressão acima de 9 bar da máquina. Mais alguém tem experiência com isso?
Vou testar a técnica de tirar o espresso todo na pressão de pré-infusão para testar também. Link que postaram aqui da técnica: https://espressoaf.com/manufacturers/breville/preinfusion.html
 
Bicho tentei a técnica hoje... É simplesmente perfeito! Era exatamente o que faltava nos meus espressos na Brevile!
Estou chocado kkkkkkk

Café ficou simplesmente profissional!

Acho que essa técnica resolve quase que por completo o problema da alta pressão da máquina!

Na minha em específico nas extrações que fiz agora de manhã ela começa a no 8 ficava no que seria a marcação dos 9bar e no final caia pros 6 bar na indicação do manômetro do site indicado

Sensacional, acabou completamente com o resto de acidez que minhas extrações apresentavam

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, pirovani. disse:

Bicho tentei a técnica hoje... É simplesmente perfeito! Era exatamente o que faltava nos meus espressos na Brevile!
Estou chocado kkkkkkk

Café ficou simplesmente profissional!

Acho que essa técnica resolve quase que por completo o problema da alta pressão da máquina!

Na minha em específico nas extrações que fiz agora de manhã ela começa a no 8 ficava no que seria a marcação dos 9bar e no final caia pros 6 bar na indicação do manômetro do site indicado

Sensacional, acabou completamente com o resto de acidez que minhas extrações apresentavam

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

O artigo citado pelo colega diz que é normal cair a pressão ao final.

 E é bom saber que está dando certo. Eu já vi gringos usando esse truque, mas ainda não tive a oportunidade de testar por estar de férias e longe da máquina. Pode ser uma solução interessante para evitar uma modificação na máquina. Ao menos no curto prazo.

18 horas atrás, DanCGC disse:

E dando um pouco de relatos da minha experiência, estou brincando bastante com a moagem (faço no meu 1Zpresso K-Plus) e temperatura para tentar melhorar os shots. Já consegui tirar alguns muito bons mas no geral eles ainda saem um pouco mais puxados pro ácido. Eu particularmente gosto de ácido mas a maioria das pessoas não

Ainda acho que uma parte do problema seja a falta de distribuidor e improviso no WDT usando palito de dente mas lendo o relato da página 13 fiquei um pouco pensativo se não é a pressão acima de 9 bar da máquina. Mais alguém tem experiência com isso?

Vou testar a técnica de tirar o espresso todo na pressão de pré-infusão para testar também. Link que postaram aqui da técnica: https://espressoaf.com/manufacturers/breville/preinfusion.html

 

Tu chegou a brincar um pouco com o controle temperatura? Talvez se aumentar 1 ou 2 graus o seu café fique menos ácido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, pirovani. disse:

Bicho tentei a técnica hoje... É simplesmente perfeito! Era exatamente o que faltava nos meus espressos na Brevile!
Estou chocado kkkkkkk

Café ficou simplesmente profissional!

Acho que essa técnica resolve quase que por completo o problema da alta pressão da máquina!

Na minha em específico nas extrações que fiz agora de manhã ela começa a no 8 ficava no que seria a marcação dos 9bar e no final caia pros 6 bar na indicação do manômetro do site indicado

Sensacional, acabou completamente com o resto de acidez que minhas extrações apresentavam

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Que legal cara! Também tenho extraído na minha infuser somente com pré infusão e realmente tem sido bem melhor! Café mais equilibrado, mais doçura e notas aromáticas mais evidentes. Estou com a máquina há pouco tempo mas essa técnica foi fundamental para melhorar as extrações. De fato, é bem melhor extrair de 6 a 9 bars ao invés dos 13/14 bars de fábrica da máquina. Pretendo ainda fazer o OPV para sempre sair certinho aos 9, mas vou deixar mais pra frente hehe.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, eldermarco disse:

O artigo citado pelo colega diz que é normal cair a pressão ao final.

 E é bom saber que está dando certo. Eu já vi gringos usando esse truque, mas ainda não tive a oportunidade de testar por estar de férias e longe da máquina. Pode ser uma solução interessante para evitar uma modificação na máquina. Ao menos no curto prazo.

Tu chegou a brincar um pouco com o controle temperatura? Talvez se aumentar 1 ou 2 graus o seu café fique menos ácido. 

Sim, estou alterando de acordo com o café mas o que eu li pesquisando na internet é que para diminuir a acidez se deve reduzir a temperatura ao invés de aumentar 

22 horas atrás, pirovani. disse:

Bicho tentei a técnica hoje... É simplesmente perfeito! Era exatamente o que faltava nos meus espressos na Brevile!
Estou chocado kkkkkkk

Café ficou simplesmente profissional!

Acho que essa técnica resolve quase que por completo o problema da alta pressão da máquina!

Na minha em específico nas extrações que fiz agora de manhã ela começa a no 8 ficava no que seria a marcação dos 9bar e no final caia pros 6 bar na indicação do manômetro do site indicado

Sensacional, acabou completamente com o resto de acidez que minhas extrações apresentavam

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Opa que bom que te ajudou. Eu testei ontem e confesso que não gostei. Mas pode ter sido por que usei um café com torra muito escura que eu já não gostava muito antes (Espresso Sul do Coffe & Joy) mas que é o que tenho mais quantidade para testar no momento. Ele também já tá passando dos 40 dias de torra.

O resultado foi um café bem intenso, com baixa crema (no começo da extração saiu que nem petróleo, aí no fim começou a formar crema) e destaque no amargor. 

Repeti a receita moendo 1 click acima para ver se não era questão de estar muito fino e a diferença foi muito pequena.

As canalizações realmente sumiram agora e ele passou a sair mais padrão dos nakeds de Instagram (exceto pela falta de crema). Então a pressão é um fator que está realmente influenciando nisso

Hoje vou testar com um café que gosto mais para ver o que dá 

Em 06/01/2023 at 17:02, DanCGC disse:

E ai Brevilleiros! Também comprei a minha na BF'22 e estou já há pouco mais de 1 mês experimentando com ela e gastando grana em acessórios em busca do espresso perfeito. Já tenho filtro IMS, naked, tamper reto e está para chegar WDT, puck screen e distribuidor

Não comentei antes no tópico por que resolvi ler todas páginas antes de perguntar qualquer coisa

Seguem questionamentos:

  1. Quando o botão de limpeza acende, qual é a urgência para fazer essa limpeza? Me parece que ele acendeu um pouco rápido demais e que talvez seja um cuidado excessivo. Estou há umas 2 semanas sem limpar mas dependendo da opinião dos experts aqui compro o sabão de limpeza
  2. Quanto à pré-infusão: eu fiz um curso de barista no qual operei uma La Marzocco profissional que o café fluia exatamente com 7 segundos. Com minha experiência com a Breville percebi que a profissional deveria ter então uma pré-infusão de 7s. Já vi uma pessoa no fórum falando que usa em 4s. Alguém já viu algo mais científico sobre qual o tempo ideal ou mínimo para ter um resultado bom?
  3. Ainda na pegada da pergunta anterior: como esses 10s de pré-infusão padrão influenciam na meta dos 25-30s de extração? Quando tem mais tempo de pré-infusão, o tempo de extração não deveria ser maior também e vice-versa?

Dessas 3 dúvidas alguém tem algo para compartilhar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, DanCGC disse:

Sim, estou alterando de acordo com o café mas o que eu li pesquisando na internet é que para diminuir a acidez se deve reduzir a temperatura ao invés de aumentar 

Opa que bom que te ajudou. Eu testei ontem e confesso que não gostei. Mas pode ter sido por que usei um café com torra muito escura que eu já não gostava muito antes (Espresso Sul do Coffe & Joy) mas que é o que tenho mais quantidade para testar no momento. Ele também já tá passando dos 40 dias de torra.

O resultado foi um café bem intenso, com baixa crema (no começo da extração saiu que nem petróleo, aí no fim começou a formar crema) e destaque no amargor. 

Repeti a receita moendo 1 click acima para ver se não era questão de estar muito fino e a diferença foi muito pequena.

As canalizações realmente sumiram agora e ele passou a sair mais padrão dos nakeds de Instagram (exceto pela falta de crema). Então a pressão é um fator que está realmente influenciando nisso

Hoje vou testar com um café que gosto mais para ver o que dá 

Dessas 3 dúvidas alguém tem algo para compartilhar?

Sobre como a temperatura afeta o café, incluindo a acidez, tem um vídeo bem didático e interessante do Thales falando a respeito e vale a pena citar:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/01/2023 at 17:02, DanCGC disse:

E ai Brevilleiros! Também comprei a minha na BF'22 e estou já há pouco mais de 1 mês experimentando com ela e gastando grana em acessórios em busca do espresso perfeito. Já tenho filtro IMS, naked, tamper reto e está para chegar WDT, puck screen e distribuidor

Não comentei antes no tópico por que resolvi ler todas páginas antes de perguntar qualquer coisa

Seguem questionamentos:

  1. Quando o botão de limpeza acende, qual é a urgência para fazer essa limpeza? Me parece que ele acendeu um pouco rápido demais e que talvez seja um cuidado excessivo. Estou há umas 2 semanas sem limpar mas dependendo da opinião dos experts aqui compro o sabão de limpeza
  2. Quanto à pré-infusão: eu fiz um curso de barista no qual operei uma La Marzocco profissional que o café fluia exatamente com 7 segundos. Com minha experiência com a Breville percebi que a profissional deveria ter então uma pré-infusão de 7s. Já vi uma pessoa no fórum falando que usa em 4s. Alguém já viu algo mais científico sobre qual o tempo ideal ou mínimo para ter um resultado bom?
  3. Ainda na pegada da pergunta anterior: como esses 10s de pré-infusão padrão influenciam na meta dos 25-30s de extração? Quando tem mais tempo de pré-infusão, o tempo de extração não deveria ser maior também e vice-versa?

1. Recomendo fazer a limpeza tão logo a máquina ligue o alerta de limpeza. Até para evitar acúmulos que podem gerar algum dano no equipamento. O detergente é barato no site da Via Inox (menos de 19,00 no momento em que eu escrevo essa resposta);

2. Imagino que outros colegas devem saber melhor essa resposta;

3. Não creio que irá influenciar. Algumas pessoas fazem a extração totalmente no modo de pré-infusão da máquina e tu ajusta para que o café fique o mais perfeito possível, o que normalmente cai dentro desse tempo.

Obs.: Eu também comprei a máquina nessa BF. No caso, a minha foi a Breville Infuser, devido as minhas limitações de espaço. Foi um bom preço para uma máquina muito boa, a menos da pressão exagerada durante a extração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/01/2023 at 08:24, DanCGC disse:

Sim, estou alterando de acordo com o café mas o que eu li pesquisando na internet é que para diminuir a acidez se deve reduzir a temperatura ao invés de aumentar 

Opa que bom que te ajudou. Eu testei ontem e confesso que não gostei. Mas pode ter sido por que usei um café com torra muito escura que eu já não gostava muito antes (Espresso Sul do Coffe & Joy) mas que é o que tenho mais quantidade para testar no momento. Ele também já tá passando dos 40 dias de torra.

O resultado foi um café bem intenso, com baixa crema (no começo da extração saiu que nem petróleo, aí no fim começou a formar crema) e destaque no amargor. 

Repeti a receita moendo 1 click acima para ver se não era questão de estar muito fino e a diferença foi muito pequena.

As canalizações realmente sumiram agora e ele passou a sair mais padrão dos nakeds de Instagram (exceto pela falta de crema). Então a pressão é um fator que está realmente influenciando nisso

Hoje vou testar com um café que gosto mais para ver o que dá 

Dessas 3 dúvidas alguém tem algo para compartilhar?

Sobre a questão de temperatura, pelo que ando lendo tanto em fóruns/artigos nacionais e gringos, é uma variável muito variante! (Brincadeira mas é verdade Kkkk)

De forma bem simplista e mais aceita pela maioria: aumentando a temperatura se extrai mais do café (fato) e consequentemente fica normalmente mais amargo, enquanto que diminuindo a temperatura se extrai menos, e o café fica mais ácido. Porém, nem sempre é bem assim...

Já vi alguns estudos/testes dizendo o oposto: dependendo da temperatura que vc está extraindo, diminuir 1 ou 2 graus pode sim resultar num café MENOS ácido. Por que? Cada molécula/elemento que representa um gosto ácido presente no café é extraído a uma certa temperatura, e se vc não atingir essa temperatura para esse determinado elemento ácido, ele simplesmente não é extraído de forma alguma (tanto que em cold brew praticamente não há acidez). Então por exemplo, extraindo a 90 graus, alguns elementos ácidos que seriam extraídos a 92 graus para um determinado café ficaram de fora. Então, nesse exemplo hipotético, mesmo aumentando a temperatura para 92 graus, o café poderia sair mais ácido por ter se extraído mais compostos ácidos desse intervalo de temperatura. Não que ele não tenha ficado mais amargo também, mas pode ocorrer que para esse intervalo, o aumento da acidez predominou.

De forma geral, o que é bem aceito é que as melhores extrações são feitas entre 90 e 96 graus celsius. Agora, dentro dessa variação muita coisa pode acontecer! Acredito que só testando mesmo, e varia muito de café para café, tipo de torra, altura do plantio e etc etc. Abaixo de 90 graus a tendência é que a acidez comece a predominar de fato (de forma a ficar até azedo) e acima de 96 graus a tendência é que o amargor comece a predominar. Quando abaixamos ainda menos dos 80 graus, a acidez começa a sumir de vez.

Tem um vídeo bem interessante também do James Hoffmann que ele comenta um pouco sobre essas "loucuras" da temperatura. Ele menciona que já fez uma extração de um café com torra bem escura (já amargo pela torra) numa máquina de espresso com "temp profile" que fazia um "surfing" na temperatura, começando a extração em 105 graus celsius e abaixando gradativamente, e incrivelmente o café ficou bem equilibrado. Para quem interessar: 

EDIT: Referência de artigo também comentando sobre essas variações de temperatura vs acidez e amargor: https://highimpactcoffee.com/blogs/news/does-water-temperature-really-matter-to-manage-acidity-in-coffee

E sobre as outras questões, vou deixar aqui minha opinião, mesmo que não expert nesses temas:

1. Como o amigo de cima já disse, eu faria a limpeza o quanto antes. Claro que se passar alguns dias ou poucas semanas a máquina não vai quebrar do nada, mas pode acontecer de mais sujeira acumular nos vãos e ficar mais difícil para sair depois. Na minha sempre que acende eu limpo na mesma semana.

2. Pense que a pré infusão tem como objetivo (no espresso nesse caso) de preparar o bolo do café para não receber toda a pressão da máquina de uma vez e ter chances de bagunçar o bolo e ocorrer canalização. Nesse sentido, acho que não importa muito o tempo da pré infusão. Se ela faz bem o seu papel para a extração, o café vai ser bem extraído sem (ou menos) canalizações.

3. Tanto a pressão quanto o tempo de extração influenciam em mais ou menos extração dos elementos do café. Então se vc tem uma pressão mais baixa (pré infusão no caso) o café nesse momento é menos extraído. Se o seu tempo de pré infusão for muito longo (uns 12s), pense que nesse momento o café está sendo menos extraído do que se estivesse a 9bar (ou mais) então no caso, vc deveria esperar um tempo maior de extração total.

Mas .. no fim das contas o que importa mesmo é o sabor do café na xícara, certo? Use a lógica de cada variável para extrair mais ou menos do seu café, sem se preocupar tanto com números!

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/01/2023 at 00:39, mat.spina disse:

Sobre a questão de temperatura, pelo que ando lendo tanto em fóruns/artigos nacionais e gringos, é uma variável muito variante! (Brincadeira mas é verdade Kkkk)

De forma bem simplista e mais aceita pela maioria: aumentando a temperatura se extrai mais do café (fato) e consequentemente fica normalmente mais amargo, enquanto que diminuindo a temperatura se extrai menos, e o café fica mais ácido. Porém, nem sempre é bem assim...

Já vi alguns estudos/testes dizendo o oposto: dependendo da temperatura que vc está extraindo, diminuir 1 ou 2 graus pode sim resultar num café MENOS ácido. Por que? Cada molécula/elemento que representa um gosto ácido presente no café é extraído a uma certa temperatura, e se vc não atingir essa temperatura para esse determinado elemento ácido, ele simplesmente não é extraído de forma alguma (tanto que em cold brew praticamente não há acidez). Então por exemplo, extraindo a 90 graus, alguns elementos ácidos que seriam extraídos a 92 graus para um determinado café ficaram de fora. Então, nesse exemplo hipotético, mesmo aumentando a temperatura para 92 graus, o café poderia sair mais ácido por ter se extraído mais compostos ácidos desse intervalo de temperatura. Não que ele não tenha ficado mais amargo também, mas pode ocorrer que para esse intervalo, o aumento da acidez predominou.

De forma geral, o que é bem aceito é que as melhores extrações são feitas entre 90 e 96 graus celsius. Agora, dentro dessa variação muita coisa pode acontecer! Acredito que só testando mesmo, e varia muito de café para café, tipo de torra, altura do plantio e etc etc. Abaixo de 90 graus a tendência é que a acidez comece a predominar de fato (de forma a ficar até azedo) e acima de 96 graus a tendência é que o amargor comece a predominar. Quando abaixamos ainda menos dos 80 graus, a acidez começa a sumir de vez.

Tem um vídeo bem interessante também do James Hoffmann que ele comenta um pouco sobre essas "loucuras" da temperatura. Ele menciona que já fez uma extração de um café com torra bem escura (já amargo pela torra) numa máquina de espresso com "temp profile" que fazia um "surfing" na temperatura, começando a extração em 105 graus celsius e abaixando gradativamente, e incrivelmente o café ficou bem equilibrado. Para quem interessar: 

EDIT: Referência de artigo também comentando sobre essas variações de temperatura vs acidez e amargor: https://highimpactcoffee.com/blogs/news/does-water-temperature-really-matter-to-manage-acidity-in-coffee

E sobre as outras questões, vou deixar aqui minha opinião, mesmo que não expert nesses temas:

1. Como o amigo de cima já disse, eu faria a limpeza o quanto antes. Claro que se passar alguns dias ou poucas semanas a máquina não vai quebrar do nada, mas pode acontecer de mais sujeira acumular nos vãos e ficar mais difícil para sair depois. Na minha sempre que acende eu limpo na mesma semana.

2. Pense que a pré infusão tem como objetivo (no espresso nesse caso) de preparar o bolo do café para não receber toda a pressão da máquina de uma vez e ter chances de bagunçar o bolo e ocorrer canalização. Nesse sentido, acho que não importa muito o tempo da pré infusão. Se ela faz bem o seu papel para a extração, o café vai ser bem extraído sem (ou menos) canalizações.

3. Tanto a pressão quanto o tempo de extração influenciam em mais ou menos extração dos elementos do café. Então se vc tem uma pressão mais baixa (pré infusão no caso) o café nesse momento é menos extraído. Se o seu tempo de pré infusão for muito longo (uns 12s), pense que nesse momento o café está sendo menos extraído do que se estivesse a 9bar (ou mais) então no caso, vc deveria esperar um tempo maior de extração total.

Mas .. no fim das contas o que importa mesmo é o sabor do café na xícara, certo? Use a lógica de cada variável para extrair mais ou menos do seu café, sem se preocupar tanto com números!

Excelente resposta. Obrigado por agregar tanto a discussão.

Achei um pouco estranho abaixar a temperatura deixar ele mais ácido. Até pelo o que você falou em seguida, não teria por que isso ser verdade. Óbvio que tem outras variáveis aí de moagem, pressão e ratio que podem indiretamente alterar o resultado também

Andei vendo a série de vídeos do Hoffman sobre esperesso e ele até falou uma coisa que me deixou intrigado: que em torras mais escuras ele usa menos de 90ºc. A Breville nem chega a menos que isso huahuahua

Vou ler o artigo e depois comento ele

Sobre a pré-infusão, é que talvez exista um tempo ideal ou mínimo para ela cumprir o papel de preparar o bolo. Pensa que o resultado vai ser bem diferente se eu deixar 4s ou 10s de pré-infusão por que ela vai carregando o bolo de água quente em baixa pressão e depois vem a alta pressão. Então numa de 4s vai ter mais tempo de água em alta pressão e provavelmente o café vai ser mais extraído. Não sei se isso é verdade mas é o que parece mais lógico... no pior dos casos, menos pré-infusão acelera o ato de servir o café por que você vai extrair "igual" em menos tempo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, minha BES está na assistência técnica, estava tirando um duplo com PF Naked ( 18g ), tudo normal,  e escuto um "estampido" e começou a vazar café pela lateral do PF, pressão caindo a zero no manômetro. Fui tirar o PF e ela estava bem travado, olhei a vedação do grupo,  estava "desbeiçada" em um lado, imediatamente entrei em contato com a Tramontina e levei para a assistência técnica. Isso ocorreu dia 05/01/2023, me avisaram no sábado que estava pronto, fui hoje retirar, mas não conversei com o técnico, vi um vídeo de um proprietário que teve o mesmo problema de perda de pressão por conta da vedação do PF no encaixe do grupo.

No vídeo de soydanielwolf ele demonstra o problema e realiza a solução 

No relato dele ele trocou a vedação e 6 meses depois a máquina apresenta o mesmo sintoma, resolveu reparar por conta e risco, e no vídeo mostra a fixação que perdeu torque.

Screenshot_20230116-184135_YouTube.jpg

Já ocorreu com alguém, essa perda de pressão?

Notei que de novembro de 2022 até o dia "Fatal" o aperto do PF estava indo até o fim de curso no grupo, não ficando em 90° o ângulo do PF em relação a frente da máquina. 

Com o tempo a vedação cede um pouco a pressão, mas acredito que não foi o meu caso.

Aguardando até amanhã para tirar dúvidas com o técnico.

 

Aberto a sugestões...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo já aconteceu comigo também, é só comprar outra borracha de vedação e trocar você mesmo, é bem simples pra fazer a troca.

Só tenta comprar a original, porque ela dura mais do que as paralelas.

Mas é normal isso com o tempo, é desgaste natural do material.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse o Marcão é o desgaste com o uso e é perfeitamente normal. Acontece com toda a máquina, de qualquer marca e na Breville é facilimo a troca. Agora a dica para a borracha durar mais é sempre encaixar com o PF limpo. Tem gente que após o tamper com as bordas com pó de café faz o encaixa. Esse pó nas bordas vai esmerilhando a vedação e o desgaste se da mais rápido. 

Bons cafés! 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos amigos Marcão e Pedro, obrigado pelas dicas, mas já sou meio doido com o processo de encaixe o mais "polido" e limpo, hua hua, meu ritual já padronizei...

A máquina voltou, conversei com o técnico, me apresentou como "defeito" a falta de torque no parafuso central do screen shower, que motivou o deslocamento da vedação e consequentemente a perda de pressão. Mostrei o vídeo do soydanielwolf, ele me disse que após montar a vedação original e com o torque certo no screen shower, não ocorreu mais o sintoma.

Mas questionei o encaixe do PF que está bem folgado em relação ao início de uso em junho do ano passado, e mencionou que não se deve "tirar água de pedra" no mesmo.

Fiz um primeiro shot, e notei que persiste a facilidade de encaixe até o fim de curso do PF, diria até que ficou muito suave o movimento.

Duvidando que nada aconteceria, apertei o botão "duplo", e voilá, um shot de 17g, certinho com 9bar. 

Fiz também um Backflush com o disco cego, e tudo está normal.

Passado o susto, aguardo o tempo pra saber se era só a falta de torque no screen shower !

A garantia vence em junho deste ano, deixei claro com o técnico que ainda tenho "pulga atrás da orelha" sobre o quão deve ser "justo" o encaixe do PF, mas vamos usando e monitorando...

(A garantia cobre a troca da vedação, como a minha só saiu da posição, não houve troca, por isso meu temor)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi que você comentou dos 9 bar. Você alterou na válvula e mesmo assim não perdeu garantia? Achei que poderia comprometer a garantia

Ainda estou com a minha na padrão e tirando uns espirros quando na extração com naked, o café está muito bom

Só que se não perde garantia acho que vou experimentar reduzir para ver se melhora ainda mais

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, DanCGC disse:

Vi que você comentou dos 9 bar. Você alterou na válvula e mesmo assim não perdeu garantia? Achei que poderia comprometer a garantia

Ainda estou com a minha na padrão e tirando uns espirros quando na extração com naked, o café está muito bom

Só que se não perde garantia acho que vou experimentar reduzir para ver se melhora ainda mais

Não não, nunca modifiquei, pode ser a moagem, o grão...

Mas agora fui usar novamente e consegui meu Latte, e a máquina acendeu o led do Limpe-me.

Montei o disco cego, detergente e vazou !!:(

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Navarro6666 disse:

Não não, nunca modifiquei, pode ser a moagem, o grão...

Mas agora fui usar novamente e consegui meu Latte, e a máquina acendeu o led do Limpe-me.

Montei o disco cego, detergente e vazou !!:(

 

Conseguiu chegar em 9 bar só com ajuste do grão e moagem. Esse é guerreiro! :D

Sugiro usar o filtro de 1 xícara e encaixar bem o disco cego para evitar problemas desse tipo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, eldermarco disse:

Conseguiu chegar em 9 bar só com ajuste do grão e moagem. Esse é guerreiro! :D

Sugiro usar o filtro de 1 xícara e encaixar bem o disco cego para evitar problemas desse tipo.

 

No meu caso não foi o disco que escapou, mas sim a vedação do grupo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Navarro6666 disse:

Não não, nunca modifiquei, pode ser a moagem, o grão...

Mas agora fui usar novamente e consegui meu Latte, e a máquina acendeu o led do Limpe-me.

Montei o disco cego, detergente e vazou !!:(

 

Cara então acho que tem algo errado na sua máquina ou como está fazendo o café por que essa máquina dá muito mais pressão quando se mói fino pra espresso. Pra ficar menos pressão, teria que moer mais grosso pra reduzir a resistência e aí provavelmente sairia mais subextraido ou usar um volume bem menor que o do PF e aí provavelmente ficaria superextraido. Mas são hipóteses, depois mostra aí como você está fazendo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/01/2023 at 12:32, DanCGC disse:

Cara então acho que tem algo errado na sua máquina ou como está fazendo o café por que essa máquina dá muito mais pressão quando se mói fino pra espresso. Pra ficar menos pressão, teria que moer mais grosso pra reduzir a resistência e aí provavelmente sairia mais subextraido ou usar um volume bem menor que o do PF e aí provavelmente ficaria superextraido. Mas são hipóteses, depois mostra aí como você está fazendo 

Como levei novamente a máquina para análise, acredito que o que tenha gerado está situação, foi uma combinação de fatores ao acaso, e obtive este resultado...

Se algum dia a máquina retornar :wacko:, vamos equacionar o "espresso" esperado :D

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização da Saga BES 870

Dois dias depois de levar o produto a assistência técnica, liguei no atendimento da Tramontina, relatei o motivo, será realizada uma avaliação no local, resposta será enviada por e-mail.

Estou no aguardo...^_^

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/01/2023 at 17:02, DanCGC disse:

E ai Brevilleiros! Também comprei a minha na BF'22 e estou já há pouco mais de 1 mês experimentando com ela e gastando grana em acessórios em busca do espresso perfeito. Já tenho filtro IMS, naked, tamper reto e está para chegar WDT, puck screen e distribuidor

Não comentei antes no tópico por que resolvi ler todas páginas antes de perguntar qualquer coisa

Seguem questionamentos:

  1. Quando o botão de limpeza acende, qual é a urgência para fazer essa limpeza? Me parece que ele acendeu um pouco rápido demais e que talvez seja um cuidado excessivo. Estou há umas 2 semanas sem limpar mas dependendo da opinião dos experts aqui compro o sabão de limpeza
  2. Quanto à pré-infusão: eu fiz um curso de barista no qual operei uma La Marzocco profissional que o café fluia exatamente com 7 segundos. Com minha experiência com a Breville percebi que a profissional deveria ter então uma pré-infusão de 7s. Já vi uma pessoa no fórum falando que usa em 4s. Alguém já viu algo mais científico sobre qual o tempo ideal ou mínimo para ter um resultado bom?
  3. Ainda na pegada da pergunta anterior: como esses 10s de pré-infusão padrão influenciam na meta dos 25-30s de extração? Quando tem mais tempo de pré-infusão, o tempo de extração não deveria ser maior também e vice-versa?

estou querendo comprar uns acessórios também, em qual site pegou, foi em algum específico ou num AliExpress mesmo ? 
Já comprei algumas coisas boas no Ali, mas me dá um certo receio componentes que precisam ter um dimensional fiel, como o filtro naked, IMS, estes materiais do Ali encaixam perfeitamente na máquina ? 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, lzrcc disse:

estou querendo comprar uns acessórios também, em qual site pegou, foi em algum específico ou num AliExpress mesmo ? 
Já comprei algumas coisas boas no Ali, mas me dá um certo receio componentes que precisam ter um dimensional fiel, como o filtro naked, IMS, estes materiais do Ali encaixam perfeitamente na máquina ? 
 

Comprei este naked e funcionou perfeitamente > https://a.aliexpress.com/_mO44vmK

tb comprei esses:

Puk screen de 53.5mm > https://a.aliexpress.com/_mKOwCkE

Distribuidor 53mm > https://a.aliexpress.com/_mKZclsQ

wdt comprei o cinza com suporte > https://a.aliexpress.com/_mt6Dupy

funil 54mm > https://a.aliexpress.com/_mrxj9ts

bico vaporizador 4 saídas > https://a.aliexpress.com/_mr4AlHY

 

Kali10 (12).jpg

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, lzrcc disse:

estou querendo comprar uns acessórios também, em qual site pegou, foi em algum específico ou num AliExpress mesmo ? 
Já comprei algumas coisas boas no Ali, mas me dá um certo receio componentes que precisam ter um dimensional fiel, como o filtro naked, IMS, estes materiais do Ali encaixam perfeitamente na máquina ? 
 

Eu também comprei esses e deu certo:

Funil: https://a.aliexpress.com/_m03pFIK

Naked (já vem com um filtro): https://a.aliexpress.com/_mPSPtkm

Distribuidor e Tamper (53mm): https://a.aliexpress.com/_mMtslF4

WDT: https://a.aliexpress.com/_mtCOuKW

O WDT tu encontra mais barato no Shopee sendo vendido por familiares de um dos membros aqui no CC. É é muito bom também, mas eu gostei mais do último por causa da praticidade com o suporte magnético.

Puck Screen (53.5mm): https://a.aliexpress.com/_mMaZYpk

Filtro IMS (B62.52TH24E ou B62.52TH28E) https://a.aliexpress.com/_mOOLgzG

O B62.52TH24E (15-18g) ainda está para chegar por aqui, mas deve funcionar normalmente porque foi feito para máquinas Breville. O B62.52TH28E (18-22g) já chegou e funciona perfeitamente, mas é necessário um porta-filtros naked porque ele é um pouco mais alto que o primeiro. Um porta-filtro naked é bacana, mas é bom ressaltar que a elevada pressão da máquina favorece as canalizações que podem fazer alguma bagunça durante a extração. Em 9bar e com uma boa distribuição, isso é mais difícil de acontecer.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém tem indicação de um fornecedor com preços bons do detergente da breville e dos filtros de água?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, pirovani. disse:

Alguém tem indicação de um fornecedor com preços bons do detergente da breville e dos filtros de água?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Os últimos que comprei foi diretamente do site da Tramontina. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 1/30/2023 at 12:26 AM, lzrcc said:

estou querendo comprar uns acessórios também, em qual site pegou, foi em algum específico ou num AliExpress mesmo ? 
Já comprei algumas coisas boas no Ali, mas me dá um certo receio componentes que precisam ter um dimensional fiel, como o filtro naked, IMS, estes materiais do Ali encaixam perfeitamente na máquina ? 
 

Além do que o pessoal já citou, comprei esse tamper recentemente e estou achando o máximo. Auto nivelamento e pressão constante, bastante pesado
https://a.aliexpress.com/_mPP6VgI

selecionar a opção B (pressão constante, a opção A é profundidade constante) de 53mm

O tamper original é muito pouco ergonômico. Melhor do que a maioria que vem nas máquinas, mas ainda bem ruim  

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/01/2023 at 00:26, lzrcc disse:

estou querendo comprar uns acessórios também, em qual site pegou, foi em algum específico ou num AliExpress mesmo ? 
Já comprei algumas coisas boas no Ali, mas me dá um certo receio componentes que precisam ter um dimensional fiel, como o filtro naked, IMS, estes materiais do Ali encaixam perfeitamente na máquina ? 
 

O filtro de precisão IMS foi em um site específico inglês que recomendaram num outro tópico https://www.theespressoshop.co.uk/Mobile/en/IMS-Filter-Baskets/m-bc-28-117.aspx

O resto foi no Aliexpress. É legal ver os reviews dos usuários e quantos já foram vendidos para ter mais segurança

Esse foi o kit que comprei (inclusive o tapetinho do fundo). Se quiser link de algum avisa que te passo

 

Screenshot_20230202-073326.png

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...