Ir para conteúdo

Clube da Tramontina Breville Express Pro - BES870


Postagens recomendadas

@Marcelino,

Ola, Muito Obrigado.  A bem da verdade a diferença pra melhor foi muito sutil. Também recebi esse Naked na sexta passada (14). Ficou muito gostoso esse shot. Agora esse catuai amarelo já tinha extraido ele no PF normal, mas há cerca de um mes atrás. Então de memoria a diferença não foi tão grande assim. De qualquer forma o naked serve como ferramenta de diagnostico, pra saber como anda a qualidade dos seus shots. Comprei na Amazon, custou cerca de $290,00 reais e não fui taxado. Levou 44 dias pra receber, pois veio da China. Se eu soubesse tinha comprado direto no Aliexpress bem mais barato.

Baraço e bons cafés!

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justamente! A ideia do PF Naked é mesmo possibilitar uma melhor análise da compactação do bolo, canalização etc.

Mas o melhor de tudo certamente é admirar de perto o espetáculo acontecendo! Nada como uma bela extração em um PF  Naked diretamente na xícara. Comprei um dia desses um distribuidor/nivelador(2 em 1). Confesso que esse nivelador/distribuidor ajuda bastante na repetibilidade na compactação, visto que padroniza essa etapa e ainda te da a certeza de alinhamento perfeito do bolo no PF.

Bons cafés amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Estou passando pelo mesmo problema

Em 24/01/2020 at 02:30, brenosoft disse:

Bom dia Pessoal;

Eu sou novato aqui no fórum, possuo uma máquina Tramontina Barista Express Pro by Breville já com o moedor acoplado. E é justamente aí que acho que está o meu problema, vou explicar logo abaixo pra ver se vocês podem me dar uma luz. Já fiz muitas extrações boas nessa cafeteira (manômetro em 11 ou 12 horas), mas nunca com o seletor de moagem acima do 2 ou 3, pois maior que isso, a extração ocorria super rápido e o café ficava horrível.

Comprei ela usada, não sei ao certo quanto tempo o outro dono utilizou, mas ela é muito bem conservada.  Atualmente estou sempre usando cafés frescos, compro no Seleção do Mário com torras sempre recentes de no máximo 2 semanas, de média pra média escura (chocolate ou amendoado respectivamente) e o moedor fui forçado a colocar na opção 1, a mais fina que tem. Uso uma pressão no tamper (original de fábrica) que considero bem forte "mesmo" (rsrs) e ainda assim o manômetro está ficando na posição 9hrs, bem no comecinho da zona "desejável" e no finalzinho da zona de pré-infusão.

Diante desses fatos, estou quase convencido que o problema, de alguma forma, está no moedor. Inclusive, já fiz até o teste com o porta filtro de parede dupla só com a passagem da água, e adivinhem o que acontece? A PRESSÃO FICA NA POSIÇÃO 13HRS E ATÉ PASSA DISSO. 

Eu gostaria de saber se alguém aqui já passou ou está passando por esse problema.  Outra dúvida que tenho, será que pode ser as lâminas cônicas do moinho?? Tem aquela broca interna que fica logo acima do ventilador (tenho a impressão que está um pouco desgastada) e a que chamam de "Top Burr" ou "Braço Cônico" (Essa é aquela que tem o desenho cadeado e que dá pra destravar girando), inclusive essa última ainda não é do modelo que tem o ajuste de 1 ao 10.  Ambas as peças tem disponíveis no Mercado Livre, e estou pensando seriamente em fazer esse investimento na máquina ao invés de ter que adquirir um moinho novo, o que seria muito caro no momento. O que vocês acham do meu caso? Há algo que posso tentar pra resolver?

Ah, e antes que alguém sugira, eu já fiz a limpeza completa do moinho recentemente, tirei as brocas/lâminas, anel, porcas, ventilador e deixei ele brilhando. O problema persiste.

Desde já agradeço muito a opinião de vocês aqui do fórum.

Estou passando pelo mesmo problema 

Mesmo no nível 1 fica em 9 horas e a extração e muito rápida com o filtro despressurizado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, CoffeNbeer disse:

Estou passando pelo mesmo problema

Estou passando pelo mesmo problema 

Mesmo no nível 1 fica em 9 horas e a extração e muito rápida com o filtro despressurizado 

Tem q diminuir a regulagem interna. Se sua máquina não tem, o mais barato é adquirir lâminas novas . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 13/07/2020 at 15:15, Rafael Andriotti Sevaio disse:

Essa é uma questão interessante pra explicar o porquê de tantos problemas relatados. Faz sentido quem está satisfeito com um produto não procurar fóruns pra pedir ajuda.

Seria legal se alguém entendido respondesse essa.

Eu tive oster e agora a breville, Acho a oster mto boa, mas

a breville sem duvidas é superior... apanhei um pouco pro espresso dá breville, pois há variáveis para controlar... a oster é praticamente colocar o café e pronto.

a breville esquenta mais rápido, logo está pronta mais rapido para extrair o café ou vaporizar o leite. A vaporização da breville tbm é bem superior... a oster é vendida nos EUA como Mr. Coffee.

dependendo do motivo e sua experiência com café, talvez não faça tanta diferença.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/07/2020 at 13:27, Pedro Freire disse:

Guia para iniciantes na Tramontina Breville.

 

Após algum tempo de uso reuni aqui fatos descobertos por pesquisa e por experiência que ajudam a preparar um bom espresso duplo. A não observação desses fatos resultam num espresso ruim que as vezes levam até a desistência do hobby ou troca por super automaticas.

Na extração de um espresso existem quatro variáveis importantes:

Dose : Gramas ( quantidade do café moído)

 Volume: Mililitros do café liquido na xícara

 Tempo da extração: Em segundos (Medidos a partir da primeira gota na xícara. Meu método.)   

Temperatura da extração.

A receita italiana do espresso duplo é: (Brew Ratio) Relação de 1 para 2, indo a um máximo de 1 para 3,  ou seja para X gramas de pó no filtro, 2 a 3 X em mililitros na xícara num tempo de 20 a 30 segundos.

Como existem  muitas variáveis o objetivo é reduzi-las a um mínimo para que os resultados sejam constantes. Usando o seguinte método você fixa duas variáveis e ajusta apenas uma.

A primeira variável, gramas de café moído deve ser sempre eliminada, tornando-se um valor fixo, usando sempre a capacidade nominal do filtro, que no caso é 18 gramas.

Então a segunda variável esta definida: 36 ml no "Brew Ratio" de 1:2 ou 54 ml no caso de 1:3( normalmente o mais usado)

 Tempo de extração de 20 a 30 segundos a ser ajustado no moinho. Importantíssimo lembrar que o tempo da extração depende imensamente da qualidade e de quantos dias tem o café de torrado. Café velho, com mais de 40 dias de torra, geralmente os encontrados em supermercados, não se consegue o tempo certo nem com a regulagem do moinho em zero com praticamente as mós se tocando. O café torrado produz óleos que fazem a liga entre os grânulos e criam resistência a passagem da água. No café velhos esse óleos se perdem resultando numa passagem rápida da água. O tipo de café e a qualidade da torra é muito  importante. Torra clara, pouco óleo pede ajuste mais fino no moinho. Torra escura, mais oleosa requer ajuste mais grosso. Não desgaste seu moinho usando café velho e regulando para zero.  

No caso da BES 870 deve se começar com o moinho em 5 e ajustar conforme a necessidade para mais ou menos. Exemplo: Num café catuai vermelho, o ajuste foi 6 e no catuai amarelo o ajuste foi 9. Ambos com torra média escura. Café com torra muito clara são apropriados para outros métodos de extração como coados, french e etc.

Em resumo, sempre 18 gramas de café moído no filtro, moinho ajustado de 4 a 9 conforme tipo e torra do café, cerca de 54 ml na xícara resultam num espresso saboroso e com previsibilidade.

Fica evidente que é necessário uma pequena balança que possa ser colocada embaixo da xícara na hora da extração e um timer para medir o tempo ( celular serve ).

Certas duvidas que tenho visto: Por que o bolo de café as vezes fica preso no grupo e o PF sai vazio?  É porque a maquina tem duas válvulas solenóide, uma de treis vias que controla água/vapor e outra de duas vias que realiza a descompressão do grupo. A de duas vias após a extração abre soltando a pressão do grupo, mas após algum tempo, cerca de 30 s, fecha novamente se preparando para outra extração e então de demorar a retirar o PF ela já esta fechada, faz uma sucção e o bolo fica aderido ao PF. A solução é após extração retirar o PF o mais rápido possível. Por  que o bolo não sai seco? Porque tem menos de 18 gramas criando espaço para acumular água.

Ultima variável é a temperatura que vem por padrão 95,3 C. Pode ser ajustada 2 graus para cima ou para baixo. Se sentir o café meio azedo, principalmente no termino, no restinho do fundo da xícara aumente a temperatura. Se achar com gosto de queimado reduza. É incrível como 1 grau faz diferença.

Manômetro - Se você ajustar corretamente o Brew Ratio, 18gr, 54ml na xícara e tempo de 25 s ele estará com a agulha marcando no final da escala de espresso e as vezes entrando um pouquinho na zona de super extração. É normal, e é nessa faixa que sairá os melhores espressos. A questão é devido a oferecer o malfadado filtro pressurizado a Breville optou por manter a pressão alta, o que também favorece a um aumento da crema.

Bons Cafés,

Pedro, vc é o cara.... tem algum canal no youtube ou Instagram nao?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Michaelfelipe77 disse:

Eu tive oster e agora a breville, Acho a oster mto boa, mas

a breville sem duvidas é superior... apanhei um pouco pro espresso dá breville, pois há variáveis para controlar... a oster é praticamente colocar o café e pronto.

a breville esquenta mais rápido, logo está pronta mais rapido para extrair o café ou vaporizar o leite. A vaporização da breville tbm é bem superior... a oster é vendida nos EUA como Mr. Coffee.

dependendo do motivo e sua experiência com café, talvez não faça tanta diferença.

 

Depende de que Oster você está falando. A cafeteira Perfect Brew não é igual às mais simples, ela tem filtros não pressurizados de 58 mm e dizem que a vaporização é melhor (é mais barata e tem algumas desvantagens em comparação às Brevilles Express mas trabalha com as mesmas variáveis).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/09/2020 at 09:45, Pedro Freire disse:

Olá. Preciso fazer a descalcificação da minha máquina e estou com dúvida de qual insumo usar. O manual diz p fazer com vinagre q é muito barato. Contudo vi q há produtos próprios p descalcificação e são bem caros, cada descalcificação sai por 100 reais . A dúvida é a seguinte. Descalcificação com vinagre é eficiente ou vale a pena a investir num desses líquidos descAlcificantes ? Qual a opinião de vcs?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia,

Só fiz descalcificação numa dolce gusto que estava com fluxo de água diminuído e usei ácido cítrico. Não gosto do odor do vinagre. A água no Brasil normalmente não é dura. Se não estiver com problema não descalcifique. Basta fazer a retrolavagem com cafiza quando a máquina indicar. 

Agora se realmente for fazer é melhor usar o produto especializado de 100 reais pois a máquina custa cerca de 4 a 5 mil. Lembrando que na nossa máquina o thermocoil é de inox o que torna muito raro calcificar. 

Bons cafés

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Pedro Freire disse:

Bom Dia,

Só fiz descalcificação numa dolce gusto que estava com fluxo de água diminuído e usei ácido cítrico. Não gosto do odor do vinagre. A água no Brasil normalmente não é dura. Se não estiver com problema não descalcifique. Basta fazer a retrolavagem com cafiza quando a máquina indicar. 

Agora se realmente for fazer é melhor usar o produto especializado de 100 reais pois a máquina custa cerca de 4 a 5 mil. Lembrando que na nossa máquina o thermocoil é de inox o que torna muito raro calcificar. 

Bons cafés

Entendi. Ia fazer apenas pq o manual diz p fazer a cada 2 meses. Sendo assim farei 2 vezes ao ano com produto específico . Grato!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal estou com um problema que até então, não faço ideia do que pode ser. Eu estudei bastante aqui no fórum e no Youtube nos últimos dias. Até consegui tirar uns espressos decentes com a minha BES870, porém de ontem pra hoje tenho sentido um gosto de queimado horrível nos shots, independente do que eu faça. Estou fazendo a receita 18g:50g e tentando manter entre 12 e 13 bar, entre 28 e 35s (contando a pré infusão). Visualmente o café tá bem bonito, mas o sabor de queimado é muito forte. Já tentei tirar em diferentes pressões, tentando manter constantes o tempo, café no porta filtro e café na xícara. 

Tentei baixar a temperatura de 2 em 2 graus e o sabor não mudou também, voltei para o padrão de fábrica. Testei usar vários cafés diferentes da Seleção do Mário que chegou essa semana e esse resíduo de queimado aparece em todos. Cheguei achar que pudesse ser a pressão aplicada pelo Tamper (uso distribuidor e tamper da Bravo), ajustei o tamper até a Razor começar a riscar (imagino que essa seja a altura ideal), porém não notei nenhuma diferença ajustando o Tamper também.

Já não sei mais o que tentar, alguém tem alguma ideia do que possa ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, EduardoGama disse:

Pessoal estou com um problema que até então, não faço ideia .Estou fazendo a receita 18g:50g e tentando manter entre 12 e 13 bar, entre 28 e 35s (contando a pré infusão). 

Olá não entendi essa parte:  "receita 18g:50g" 

Pode esclarecer melhor?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah! Entendi. Pelo que vi você estava tirando bons espressos e de repente ficou amargo? Se foi isso o que mudou no seu método? Se não, se você sempre achou "forte", procure por torras mais claras e café frutado. 

Bons cafés,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Pedro Freire said:

Ah! Entendi. Pelo que vi você estava tirando bons espressos e de repente ficou amargo? Se foi isso o que mudou no seu método? Se não, se você sempre achou "forte", procure por torras mais claras e café frutado. 

Bons cafés,

Pedro eu realmente não sei o que pode ter acontecido porque tenho mantido uma preocupação extra em ter todos os parâmetros consistentes. Estou chutando que pode ter sido umidade nos grãos, pois quando abertos estavam ótimos e repentinamente ficaram ruins. Se descobrir a solução comento aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Eduardo,

Teorizando em cima do que você escreveu, parece-me que realmente está sendo uma questão de café que envelheceu. Comigo acontece que após uns dias do café aberto o gosto muda mesmo e as vezes tenho de afinar "um ou dois cliques" no moinho, quando está no terço final do pacote. Sempre sigo o conselho que vi pesquisando na internet, de deixar o café na embalagem original, visto que já está impregnada com os óleos do café e vou enrolando a embalagem retirando todo o ar possível. Fecho com ligas. Outrossim mantenho aberta o mínimo possível pra evitar a oxidação pelo ar. Seria bom adquirir um café de torra recente (cerca de 15 dias)  para o teste. Me parece que seu gosto está mais para frutados de torra clara do que torra escura achocolatados. De qualquer forma penso que a receita do Brew Ratio foi elaborada pensando no gosto coletivo, na época, dos italianos que dizem gostar de sabores fortes. De forma que você deve mudar para suavizar e adequá-la a seu paladar, como moendo mais grosso ou com menos pó e aumentando o tempo da extração.

Bons cafés,

IMG-20201031-154512.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, Pedro Freire said:

Ola Eduardo,

Teorizando em cima do que você escreveu, parece-me que realmente está sendo uma questão de café que envelheceu. Comigo acontece que após uns dias do café aberto o gosto muda mesmo e as vezes tenho de afinar "um ou dois cliques" no moinho, quando está no terço final do pacote. Sempre sigo o conselho que vi pesquisando na internet, de deixar o café na embalagem original, visto que já está impregnada com os óleos do café e vou enrolando a embalagem retirando todo o ar possível. Fecho com ligas. Outrossim mantenho aberta o mínimo possível pra evitar a oxidação pelo ar. Seria bom adquirir um café de torra recente (cerca de 15 dias)  para o teste. Me parece que seu gosto está mais para frutados de torra clara do que torra escura achocolatados. De qualquer forma penso que a receita do Brew Ratio foi elaborada pensando no gosto coletivo, na época, dos italianos que dizem gostar de sabores fortes. De forma que você deve mudar para suavizar e adequá-la a seu paladar, como moendo mais grosso ou com menos pó e aumentando o tempo da extração.

Bons cafés,

IMG-20201031-154512.jpg

Pedro, muito obrigado pelas dicas, percebi que só estava usando uma borrachinha, abri um pacote novo do lote que pedi na Seleção do Mario e o sabor de queimado sumiu. Vou testar fechar melhor os pacotes na torcida de evitar a oxidação prematura. Aproveitando sua boa vontade e conhecimento sobre essa máquina, na saga de achar o gosto de queimado, testei a temperatura da água que estava chegando no copo e encontrei algo em torno de 76 graus, sei que ela tá configurada de fábrica pra 95c, isso é normal? Qual temperatura a água sai na sua?

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Eduardo,

Penso ser normal, pois existe troca de calor com o ambiente, pf e etc. Não tenho termômetro por isso fico devendo a temperatura da minha máquina. Que bom que voltou a apreciar seus cafés.

Abraços cafeínados,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 31/07/2020 at 13:27, Pedro Freire disse:

Guia para iniciantes na Tramontina Breville.

 

Após algum tempo de uso reuni aqui fatos descobertos por pesquisa e por experiência que ajudam a preparar um bom espresso duplo. A não observação desses fatos resultam num espresso ruim que as vezes levam até a desistência do hobby ou troca por super automaticas.

Na extração de um espresso existem quatro variáveis importantes:

Dose : Gramas ( quantidade do café moído)

 Volume: Mililitros do café liquido na xícara

 Tempo da extração: Em segundos (Medidos a partir da primeira gota na xícara. Meu método.)   

Temperatura da extração.

A receita italiana do espresso duplo é: (Brew Ratio) Relação de 1 para 2, indo a um máximo de 1 para 3,  ou seja para X gramas de pó no filtro, 2 a 3 X em mililitros na xícara num tempo de 20 a 30 segundos.

Como existem  muitas variáveis o objetivo é reduzi-las a um mínimo para que os resultados sejam constantes. Usando o seguinte método você fixa duas variáveis e ajusta apenas uma.

A primeira variável, gramas de café moído deve ser sempre eliminada, tornando-se um valor fixo, usando sempre a capacidade nominal do filtro, que no caso é 18 gramas.

Então a segunda variável esta definida: 36 ml no "Brew Ratio" de 1:2 ou 54 ml no caso de 1:3( normalmente o mais usado)

 Tempo de extração de 20 a 30 segundos a ser ajustado no moinho. Importantíssimo lembrar que o tempo da extração depende imensamente da qualidade e de quantos dias tem o café de torrado. Café velho, com mais de 40 dias de torra, geralmente os encontrados em supermercados, não se consegue o tempo certo nem com a regulagem do moinho em zero com praticamente as mós se tocando. O café torrado produz óleos que fazem a liga entre os grânulos e criam resistência a passagem da água. No café velhos esse óleos se perdem resultando numa passagem rápida da água. O tipo de café e a qualidade da torra é muito  importante. Torra clara, pouco óleo pede ajuste mais fino no moinho. Torra escura, mais oleosa requer ajuste mais grosso. Não desgaste seu moinho usando café velho e regulando para zero.  

No caso da BES 870 deve se começar com o moinho em 5 e ajustar conforme a necessidade para mais ou menos. Exemplo: Num café catuai vermelho, o ajuste foi 6 e no catuai amarelo o ajuste foi 9. Ambos com torra média escura. Café com torra muito clara são apropriados para outros métodos de extração como coados, french e etc.

Em resumo, sempre 18 gramas de café moído no filtro, moinho ajustado de 4 a 9 conforme tipo e torra do café, cerca de 54 ml na xícara resultam num espresso saboroso e com previsibilidade.

Fica evidente que é necessário uma pequena balança que possa ser colocada embaixo da xícara na hora da extração e um timer para medir o tempo ( celular serve ).

Certas duvidas que tenho visto: Por que o bolo de café as vezes fica preso no grupo e o PF sai vazio?  É porque a maquina tem duas válvulas solenóide, uma de treis vias que controla água/vapor e outra de duas vias que realiza a descompressão do grupo. A de duas vias após a extração abre soltando a pressão do grupo, mas após algum tempo, cerca de 30 s, fecha novamente se preparando para outra extração e então de demorar a retirar o PF ela já esta fechada, faz uma sucção e o bolo fica aderido ao PF. A solução é após extração retirar o PF o mais rápido possível. Por  que o bolo não sai seco? Porque tem menos de 18 gramas criando espaço para acumular água.

Ultima variável é a temperatura que vem por padrão 95,3 C. Pode ser ajustada 2 graus para cima ou para baixo. Se sentir o café meio azedo, principalmente no termino, no restinho do fundo da xícara aumente a temperatura. Se achar com gosto de queimado reduza. É incrível como 1 grau faz diferença.

Manômetro - Se você ajustar corretamente o Brew Ratio, 18gr, 54ml na xícara e tempo de 25 s ele estará com a agulha marcando no final da escala de espresso e as vezes entrando um pouquinho na zona de super extração. É normal, e é nessa faixa que sairá os melhores espressos. A questão é devido a oferecer o malfadado filtro pressurizado a Breville optou por manter a pressão alta, o que também favorece a um aumento da crema.

Bons Cafés,

Muito obrigado, conselhos valiosos . Grato!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom dia a todos!

Tenho tido problemas com a minha Breville... o volume de água que sai ao apertar botão varia muito.

Aperto o duplo e sai uns 70ml. Aperto novamente e sai uns 95ml. Aperto uma terceira, sai 105ml...

É normal isso?

 

Desde já, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Croitoru disse:

Bom dia a todos!

Tenho tido problemas com a minha Breville... o volume de água que sai ao apertar botão varia muito.

Aperto o duplo e sai uns 70ml. Aperto novamente e sai uns 95ml. Aperto uma terceira, sai 105ml...

É normal isso?

 

Desde já, obrigado!

Bom Dia,

Sugiro que faça o reset para a configuração original de fabrica. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal, bom dia. Sou um fissurado pelo expresso de padaria: qualquer padoca ou loja de chocolate que tenha uma máquina dessas tipo Italian Coffee já satisfaz minhas exigências. Não tenho o paladar apurado, não ligo para o sabor. O único jeito de estragar meu expresso é quando enchem aquele copinho descartável até a boca, deixando o expresso todo aguado e sem a potência que tem na dose normal, do tamanho da xícara. 

Por isso pergunto: para eu conseguir esta mesma “qualidade” com a Breville Express Pro, vou precisar de um treino longo e complicado, ou apenas seguindo as instruções do manual já conseguirei?

Obrigado e parabéns pelo belíssimo fórum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia,

A breville é uma máquina muito fácil de se lidar. Se a "qualidade" das padarias e cafeterias lhe satisfaz, é só seguir as instruções do manual. Ela vem com dois filtros pressurizados que são ótimos para iniciantes. Com o tempo você dê um lida nesse topico desde o primeiro post e vai passar a usar os filtros despressurizados que também vem com a máquina. O importante é comprar cafe em grãos novo com menos de 1 mês da torra. Com o tempo você vai ver que o seu café será muitíssimo melhor que os da padaria. 

Bons cafés! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, bom dia. Sou um fissurado pelo expresso de padaria: qualquer padoca ou loja de chocolate que tenha uma máquina dessas tipo Italian Coffee já satisfaz minhas exigências. Não tenho o paladar apurado, não ligo para o sabor. O único jeito de estragar meu expresso é quando enchem aquele copinho descartável até a boca, deixando o expresso todo aguado e sem a potência que tem na dose normal, do tamanho da xícara. 
Por isso pergunto: para eu conseguir esta mesma “qualidade” com a Breville Express Pro, vou precisar de um treino longo e complicado, ou apenas seguindo as instruções do manual já conseguirei?
Obrigado e parabéns pelo belíssimo fórum!
Olá Douglas. Tenho a Breville faz alguns meses e acho que serve bem ao seu propósito também, sendo bem fácil de usa-la com filtros pressurizados do zero. Fiz o teste com uma pessoa que não sabia nem ligar máquina e ela fez um espresso bem melhor que o da padaria. Mas, faço uma advertência... Quando experimentar os filtros despressurizados, verá que seus cafés ficarão melhores ainda e daí será um caminho sem volta. Brincadeiras a parte, acho ela boa para iniciantes e para quem quer se aprofundar!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=12532]MarcioMO[/mention] e [mention=1374]Pedro Freire[/mention], muito obrigado! 
Vou comprar seguro e feliz, então, apesar do preço exorbitante. 
Parabéns por este fantástico espaço de troca. Em breve espero demonstrar avanços. 
Um abraço!
Douglas, o preço realmente está alto! Eu não comprei uma nova por isso. Acabei comprando uma usada + moedor. O problema de comprar usada é que tem que confiar na pessoa que está vendendo e um pouco de sorte, mesmo que você tenha conhecimento e encha-o de perguntas para avaliar o estado dela. Até agora, não tive problema!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2021 at 01:54, Douglas Kawaguchi disse:

Pessoal, bom dia. Sou um fissurado pelo expresso de padaria: qualquer padoca ou loja de chocolate que tenha uma máquina dessas tipo Italian Coffee já satisfaz minhas exigências. Não tenho o paladar apurado, não ligo para o sabor. O único jeito de estragar meu expresso é quando enchem aquele copinho descartável até a boca, deixando o expresso todo aguado e sem a potência que tem na dose normal, do tamanho da xícara. 

Por isso pergunto: para eu conseguir esta mesma “qualidade” com a Breville Express Pro, vou precisar de um treino longo e complicado, ou apenas seguindo as instruções do manual já conseguirei?

Obrigado e parabéns pelo belíssimo fórum!

Pode comprar tranquilo, vc vai tomar cafés muito melhores que esses de padaria já no primeiro dia, até pq , via de regra, os atendentes de padaria não sabem tirar expresso, então vc já começa no mesmo nível deles. A tendência é só melhorar !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SEstou passando pelo mesmo problema

Em 24/01/2020 at 02:30, brenosoft disse:

Bom dia Pessoal;

Eu sou novato aqui no fórum, possuo uma máquina Tramontina Barista Express Pro by Breville já com o moedor acoplado. E é justamente aí que acho que está o meu problema, vou explicar logo abaixo pra ver se vocês podem me dar uma luz. Já fiz muitas extrações boas nessa cafeteira (manômetro em 11 ou 12 horas), mas nunca com o seletor de moagem acima do 2 ou 3, pois maior que isso, a extração ocorria super rápido e o café ficava horrível.

Comprei ela usada, não sei ao certo quanto tempo o outro dono utilizou, mas ela é muito bem conservada.  Atualmente estou sempre usando cafés frescos, compro no Seleção do Mário com torras sempre recentes de no máximo 2 semanas, de média pra média escura (chocolate ou amendoado respectivamente) e o moedor fui forçado a colocar na opção 1, a mais fina que tem. Uso uma pressão no tamper (original de fábrica) que considero bem forte "mesmo" (rsrs) e ainda assim o manômetro está ficando na posição 9hrs, bem no comecinho da zona "desejável" e no finalzinho da zona de pré-infusão.

Diante desses fatos, estou quase convencido que o problema, de alguma forma, está no moedor. Inclusive, já fiz até o teste com o porta filtro de parede dupla só com a passagem da água, e adivinhem o que acontece? A PRESSÃO FICA NA POSIÇÃO 13HRS E ATÉ PASSA DISSO. 

Eu gostaria de saber se alguém aqui já passou ou está passando por esse problema.  Outra dúvida que tenho, será que pode ser as lâminas cônicas do moinho?? Tem aquela broca interna que fica logo acima do ventilador (tenho a impressão que está um pouco desgastada) e a que chamam de "Top Burr" ou "Braço Cônico" (Essa é aquela que tem o desenho cadeado e que dá pra destravar girando), inclusive essa última ainda não é do modelo que tem o ajuste de 1 ao 10.  Ambas as peças tem disponíveis no Mercado Livre, e estou pensando seriamente em fazer esse investimento na máquina ao invés de ter que adquirir um moinho novo, o que seria muito caro no momento. O que vocês acham do meu caso? Há algo que posso tentar pra resolver?

Ah, e antes que alguém sugira, eu já fiz a limpeza completa do moinho recentemente, tirei as brocas/lâminas, anel, porcas, ventilador e deixei ele brilhando. O problema persiste.

Desde já agradeço muito a opinião de vocês aqui do fórum.

Estou passando pelo mesmo problema 

Mesmo no nível 1 fica em 9 horas e a extração e muito rápida com o filtro despressurizado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores boa noite ! 

Comprei minha breville usada, e veio moendo muito grosso mesmo no 1

Comprei lâminas novas, agora elas chegam a encostar porém continua grosso 

Deve ter algo desalinhado nesse local da figura 

Sou de São Paulo capital, por acaso tem alguém que de essa manutenção por aqui ? 

Já desmontei diversas vezes, e nem tenho a conta de quanto cafezao já disperdisei 

Screenshot_2021-01-19-01-40-47-810_com.google.android.youtube.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...