Pedro Freire Postado 23 Novembro 2023 Denunciar Share Postado 23 Novembro 2023 1 hora atrás, Victor Sgarbi disse: Não não. Alguns contam assim que aperta o botão, meu caso, outros quando cai na xícara. Foi só uma curiosidade mesmo. Ola, quando você aperta o botão , liga a bomba, vai passar um tempo até a água percorrer o caminho até o bolo de café . E outro tempo até que vencendo a resistência do bolo de café , encharque ele todo e apareca a primeira gota na saída do porta filtro. Daí a razão de marcar o tempo com a saída da primeira gota. Agora a decisão é sua Bons cafés! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor Sgarbi Postado 23 Novembro 2023 Denunciar Share Postado 23 Novembro 2023 19 minutes ago, Pedro Freire said: Ola, quando você aperta o botão , liga a bomba, vai passar um tempo até a água percorrer o caminho até o bolo de café . E outro tempo até que vencendo a resistência do bolo de café , encharque ele todo e apareca a primeira gota na saída do porta filtro. Daí a razão de marcar o tempo com a saída da primeira gota. Agora a decisão é sua Bons cafés! Como eu disse, alguns marcam ao apertar o botão, outros ao cair no copo. Eu gosto de marcar ao apertar o botão até porque eu acostumei com o tempo que demora para começar a cair. Quando mudo o grupo isso até já me dá uma ideia se a moagem está próxima do ideal. Mas é totalmente pessoal. Não tem certo e errado mesmo. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 23 Novembro 2023 Denunciar Share Postado 23 Novembro 2023 Olá. Eu também conto a partir do momento em que o botão foi pressionado, exatamente para perceber se a moagem foi ou não adequada. Saudações! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pereira Postado 23 Novembro 2023 Denunciar Share Postado 23 Novembro 2023 Em 21/11/2023 at 23:19, Paulo Ricardo Colacino disse: Começando a aventura dos cafés em uma Gaggia Classic Pro com moedor Breville e por hora nenhuma alteração na máquina. Mesmo com moagem fina a extração está rápida 16-20s no máximo para 40ml, apesar de ter crema clara e sabor agrável. Moedor regulagem interna 8 e 8 no botão. 16g de grãos.café da Lucca Curitiba. Seria a pressão de fábrica que está acelerando o processo? Compactação errada? Alguém conseguiu extrair acima de 25s com a máquina e filtro de fábrica? Algumas infos adicionais... Em uma moagem mais fina 7-6 amargou bem apesar de ter extraído entre 20-24seg. Na borra eu notei que ficou meio queimado nas bordas. Na extração mais rápida ficou com boa crema, corpo e acidez. Sinto falta de um pouco de doçura. Pode ser o café ou o fato de não estar conseguindo mais tempo na extração? Obrigado! Quando se altera a pressão de 15 para 9 é um outro mundo ( na minha opinião). Com a pressão da bomba menor, não é preciso afinar tanto a moagem isso é uma GRANDE diferença. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Ricardo Colacino Postado 24 Novembro 2023 Denunciar Share Postado 24 Novembro 2023 9 horas atrás, Pereira disse: Quando se altera a pressão de 15 para 9 é um outro mundo ( na minha opinião). Com a pressão da bomba menor, não é preciso afinar tanto a moagem isso é uma GRANDE diferença. obrigado Pereira. Vou comprar logo as molinhas ;) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pereira Postado 24 Novembro 2023 Denunciar Share Postado 24 Novembro 2023 Também li que você comentou sobre a densidade da crema. Isso está diretamente relacionado com a torra. Cafés com torras mais escuras tendem a ter uma crema mais encorpada e a "tigrar", ao posso é difícil de isso acontecer com torras claras. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Roger W. Rocha Postado 24 Novembro 2023 Denunciar Share Postado 24 Novembro 2023 Amigos Gaggieiros, boa tarde! Alguém aqui saiu de uma máquina mais básica tunada (com OPV/PID) para uma Gaggia Classic? Valeu o investimento? Estou numa dúvida cruel, pois hoje a Gaggia Classic está saindo por R$3.195,00 com frete grátis na site Máquinas&Café e estou com minha Electrolux Chef Crema Silver esperando chegar manômetro e PID pra dar aquela turbinada. Em teoria o OPV da Oster que instalei nela vai dar regulagem pra 9bar também. Entendo que com a Gaggia até poderei aproveitar este material (Manômetro e PID), mas aí tem o lance da garantia... Imagino que com a Gaggia também tenha outras possibilidades de melhoria, como um chuveiro IMS... Enfim, tenho tirado ótimos cafés com a máquina atual e tende a melhorar com os UP's futuros, será que vale pular para a Gaggia agora ou valeria mais esperar com calma aparecer uma Silva com preço convidadtivo nos classificados? Tks. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 24 Novembro 2023 Denunciar Share Postado 24 Novembro 2023 Eu prefiro a Silvia pois o boiler dela é bem maior que a da Gaggia. Mas vai pagar mais caro numa Silvia usada que na Gaggia nova. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
filipeferrazz Postado 27 Novembro 2023 Denunciar Share Postado 27 Novembro 2023 Fala galera do café! Acabei de comprar a minha Gaggia Classic pro 110v e aqui é 220v. Já quero estar preparado para quando chegar, então gostaria de uma dica de qual transformador usar? Alguém poderia me auxiliar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
danvalia Postado 30 Novembro 2023 Denunciar Share Postado 30 Novembro 2023 Em 22/11/2023 at 12:46, Victor Sgarbi disse: Vamos lá, por partes: Sim, mudei a mola e coloquei a de 9bar. Meu filtro e chuveiro não são o de fábrica, já mudei os dois. Assim como tenho PID instalado nela, então não preciso surfar a temperatura. Respondi algumas das suas perguntas iniciais, agora vamos a outras respostas e comentários: Eu extraio 62ml em duas xícaras, mas estou colocando 21,5g de café. Um ratio de 2,88. Já vi cafeteria utilizar proporção acima de 3,5. Mas eu gosto de 3 para baixo, quando uso o naked coloco 16g de pó para 32g de bebida. Sobre o filtro e pressão, eu respondi porque você perguntou, mas eu comecei com o original. Só mudei depois. Você comentou que é sua primeira máquina. Eu comecei com uma oster xpert sem nenhuma alterção. Então com 15bar, igual a sua está. Apanhei MUITO no começo, pensei em desistir, etc. Mas é normal. Até eu conseguir extrair bons cafés eu testei grãos diferentes, moagens diferentes, quantidades de pó diferentes, etc. O ideal é que você altere uma variável por vez. Então você pode, por exemplo, manter a moagem como está, com o mesmo grão, com o mesmo tepo de surf da máquina, e agora adicionar 0,5g ou 1g de pó. Isso vai aumentar o tempo de extração (que é o que você está tentando), sem necessariamente aumentar muito a resistência, impedindo a passagem de café. Você pode manter tudo igual e moer mais fino, etc etc etc. Depois você vai testar grãos diferentes, etc. Lembrando que mesmo mantendo o mesmo grão, a medida que os dias vão passando, a regulagem do moinho tende a mudar um pouco. Tem que considerar também que pressão e posição do tamper interferem, etc. Mas, no final das contas, é isso: Tentar, tentar e tentar. P.s.: Pensei em uma coisa agora: Você está medindo o tempo quando liga o botão, ou quando cai a primeira gota na xícara. Qual mola da shades vcs pegaram? tem 2 oopcoes la https://www.shadesofcoffee.co.uk/post-2018/gaggia-classic-opv-spring-mod-kit---plus-version-springs-additional-silicone-pipe-and-bung https://www.shadesofcoffee.co.uk/post-2018/gaggia-classic-opv-spring-mod-kit---standard-version-just-springs nao entendi as diferencas Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor Sgarbi Postado 30 Novembro 2023 Denunciar Share Postado 30 Novembro 2023 2 hours ago, danvalia said: nao entendi as diferencas Tá no próprio link. Um é só com as molas, outro vem com os tubos. Fiz a troca na minha assim que chegou, então peguei só as molas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
danvalia Postado 30 Novembro 2023 Denunciar Share Postado 30 Novembro 2023 Entendi. Os tubos não servem pra nada então pra quem tem nova , certo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 1 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 1 Dezembro 2023 Ola, tenho visto que o boiler da Classic só tem 80 ml e o da Color 260 ml. Tendo em vista as duas originais sem modificação e considerando que na extração de um espresso 1:3 aproximadamente, 45ml de água fresca entram no boiler mais da metade da capacidade na Classic. Então seria lógico supor que a Color é bem mais consistente na temperatura? Bons cafés! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor Sgarbi Postado 1 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 1 Dezembro 2023 16 hours ago, danvalia said: Entendi. Os tubos não servem pra nada então pra quem tem nova , certo ? Até onde sei, só serviria de reserva. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DiAguiar Postado 1 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 1 Dezembro 2023 20 horas atrás, danvalia disse: Entendi. Os tubos não servem pra nada então pra quem tem nova , certo ? O site da Shades of Coffee explica bem detalhadamente que o kit apenas com as molas se aplicam à 99% dos casos, indicando, inclusive, os modelos de aplicação. No site também apresenta que kit "completo" (com as mangueiras) seria aplicável basicamente aos modelos abaixo: - Model RI9480/?? - UK/EU new Gaggia Classic 2019 (eg RI9480/11 and any other RI9480/?? machine) - Made between Wk 10/2019 and Wk 7/2020 (as per the label on the bottom). Mas quem ainda tiver dúvidas na hora da compra, só checar o modelo, e abrir a tela de ambas as opções. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DiAguiar Postado 1 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 1 Dezembro 2023 Ainda, aproveitando, acabei desistindo da compra de uma ARAM que ainda não tinha sido entregue e optei por uma Gaggia Classic! O único problema é que havia encomendado os acessórios para 53mm, e agora aguardo a chegada dos de 58mm, assim como do moedor que ainda está em trânsito. Fiquei surpreso que a Imeltron (importadora oficial) tem colocado um tamper muito robusto junto com a máquina. Imagino ter sido a importadora pois a caixa veio lacrada, o que descartaria ter sido uma cortesia da loja que comprei. Encomendei também o kit de molas da Shades, estou ansioso para testar a máquina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
danvalia Postado 4 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 4 Dezembro 2023 Obrigado pela ajuda com as molas! 1) alguem recomenda algum filtro de precisao no aliexpress de 15g? so achei de 18g, os da MHW3 2) filtro simples na gaggia, alguem tem alguma dica / recomendacao? abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcio Maier Postado 7 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2023 Bom dia pessoal, sou novato aqui. Acabei de comprar uma Classic e estou aprendendo a usar ela. Quero comprar um portafilter naked, alguma dica de loja online aqui no Brasil? Todos que achei são os mesmos do AliExpress mas com o dobro do preço. E no AliExpress não chega mais esse ano. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pereira Postado 7 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2023 1 hora atrás, Marcio Maier disse: Bom dia pessoal, sou novato aqui. Acabei de comprar uma Classic e estou aprendendo a usar ela. Quero comprar um portafilter naked, alguma dica de loja online aqui no Brasil? Todos que achei são os mesmos do AliExpress mas com o dobro do preço. E no AliExpress não chega mais esse ano. naked - Busca na Alfa Máquinas de Café (alfamaquinasdecafe.com.br) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José do Café 013 Postado 7 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2023 Em 01/12/2023 at 09:53, Pedro Freire disse: Em 01/12/2023 at 09:53, Pedro Freire disse: Ola, tenho visto que o boiler da Classic só tem 80 ml e o da Color 260 ml. Tendo em vista as duas originais sem modificação e considerando que na extração de um espresso 1:3 aproximadamente, 45ml de água fresca entram no boiler mais da metade da capacidade na Classic. Então seria lógico supor que a Color é bem mais consistente na temperatura? Bons cafés! Pedro, na verdade não. Dois pontos que exigem observância; a potência da Color é cerca de 40% mais baixa em relação às Classic mais antigas (1050 Watts VS 1450 Watts). O outro ponto é que a caldeira da Color é de aço, o que pelo ponto de vista da condutividade térmica é pior, mas do ponto de vista de conservação, durabilidade e em termos de sabor, muito melhor que o alumínio que sofre diversos processos corrosivos diferentes. O alumínio esquenta muito rápido o que é bastante desejável, mas na presença de um eletrólito (água) e corrente elétrica e outro material mais nobre, ele esfarela, sobretudo pra quem altera o disco de dispersão pro de aço ou latão, praticamente torna a caldeira um metal de sacrifício. A corrosão do alumínio deixa um sabor residual metálico acentuado, além de entupir válvulas e pontos por onde a água transita dentro da máquina, fazendo com que ela perca a vazão normal da água, principalmente em períodos prolongados sem uso, o que não ocorre com outros tipos de caldeiras. Uma das razões das resistências serem externas nas Gaggias é justamente para que não ocupem volume dentro da minúscula caldeira. Bons cafés ☕ 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ghast Postado 10 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 10 Dezembro 2023 Pessoal, eu havia feito uma compra de 1300 reais na shades of coffee com produtos relacionados a gaggia (aquela mola, bandeja, filtros, porta filtros), mas a alfandega barrou e está retornando O que devo fazer agora, mandar email para shades? Alguém com problema para importar de lá? Pelo visto fiz errado de compra r muito Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 10 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 10 Dezembro 2023 10 horas atrás, ghast disse: Pessoal, eu havia feito uma compra de 1300 reais na shades of coffee com produtos relacionados a gaggia (aquela mola, bandeja, filtros, porta filtros), mas a alfandega barrou e está retornando O que devo fazer agora, mandar email para shades? Alguém com problema para importar de lá? Pelo visto fiz errado de compra r muito Bom dia, Estranho. Pensei que era só pagar o imposto de 100% e tudo certo. Tinha visto que era o preço do produto, mais o frete , vezes dois e tudo ok. Lhe Proibiram de importar ? Qual a justificativa para devolverem ? Não lhe foi oferecido pagar os impostos? Bons cafés ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ghast Postado 11 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 11 Dezembro 2023 12 horas atrás, Pedro Freire disse: Bom dia, Estranho. Pensei que era só pagar o imposto de 100% e tudo certo. Tinha visto que era o preço do produto, mais o frete , vezes dois e tudo ok. Lhe Proibiram de importar ? Qual a justificativa para devolverem ? Não lhe foi oferecido pagar os impostos? Bons cafés ! No status da entrega apareceu para enviar mais informacoes, coisa que eu fiz. Mas nao deu certo e mandaram de volta sem explicacao. Isso nao é tao raro assim, já vi voltar encomenda do remessa conforme do aliexpress. Não sei se o pessoal da shades nao ta acostumado a fazer pedidos grandes para o brasil com essa nova lei. Alguém sabe algum outro site pra importar? O chuveiro comprei no aliexpress mesmo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 11 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 11 Dezembro 2023 @ghast Ola, não sabia dessas ocorrências. Mas no nosso Brasil tudo pode ocorrer. Comigo deu certo fiz três pedidos no Ali e já saíram do "buraco negro" de Curitiba . Kkkk. Boa sorte nas próximas compras e bons cafés! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
katjunior Postado 11 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 11 Dezembro 2023 Em 09/12/2023 at 23:54, ghast disse: Pessoal, eu havia feito uma compra de 1300 reais na shades of coffee com produtos relacionados a gaggia (aquela mola, bandeja, filtros, porta filtros), mas a alfandega barrou e está retornando O que devo fazer agora, mandar email para shades? Alguém com problema para importar de lá? Pelo visto fiz errado de compra r muito Você não perdeu o prazo para efetuar o pagamento? Eu também já fiz uma compra na shades, quando recebi a notificação, já havia corrido um tempo e quase perdi o prazo para pagar. Mas no final, consegui pagar a tempo e o produto chegou em casa certinho. A dica é sempre ficar acompanhando pelo código de rastreio e deixar um cadastro pronto em mãos com o cpf registrado como documento que identifique sua encomenda - assim, quando chegar algum produto que tenha seu cpf, eles já vão deixar na sua seção "Minhas importações". Respondendo sua pergunta: se o produto foi devolvido pela alfândega, você pode entrar em contato com a shades e pedir o reeembolso do valor pago. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ghast Postado 12 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 12 Dezembro 2023 14 horas atrás, Pedro Freire disse: @ghast Ola, não sabia dessas ocorrências. Mas no nosso Brasil tudo pode ocorrer. Comigo deu certo fiz três pedidos no Ali e já saíram do "buraco negro" de Curitiba . Kkkk. Boa sorte nas próximas compras e bons cafés! nesse ano eu fiz 80 compras no ali kkkkk, acabei mudando de casa, trabalho e esse novo hobbie. Só um aspirador de pó que barraram pq nao era aprovado/regulamentado no br. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ghast Postado 12 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 12 Dezembro 2023 14 horas atrás, katjunior disse: Você não perdeu o prazo para efetuar o pagamento? Eu também já fiz uma compra na shades, quando recebi a notificação, já havia corrido um tempo e quase perdi o prazo para pagar. Mas no final, consegui pagar a tempo e o produto chegou em casa certinho. A dica é sempre ficar acompanhando pelo código de rastreio e deixar um cadastro pronto em mãos com o cpf registrado como documento que identifique sua encomenda - assim, quando chegar algum produto que tenha seu cpf, eles já vão deixar na sua seção "Minhas importações". Respondendo sua pergunta: se o produto foi devolvido pela alfândega, você pode entrar em contato com a shades e pedir o reeembolso do valor pago. negativo, eles foram bem claros quanto a isso. Tanto que preenchi os dados, mas pelo visto não aprovaram. Já pedi reembolso, mas falaram que vao esperar o produto chegar. Achei estranho que geralmente no aliexpress é mais rápido e automático esse processo de reembolso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thaurus Cavalcanti Postado 21 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 21 Dezembro 2023 Fala pessoal! Alguém utiliza o moedor Tramontina Breville para uso com a Gaggia Classic? Gostaria de uma sugestão de ajuste só para ter uma ideia inicial. Minha máquina está com a mod para 9 bar. Boas Xícaras. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
adrigol Postado 21 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 21 Dezembro 2023 1 hora atrás, Thaurus Cavalcanti disse: Fala pessoal! Alguém utiliza o moedor Tramontina Breville para uso com a Gaggia Classic? Gostaria de uma sugestão de ajuste só para ter uma ideia inicial. Minha máquina está com a mod para 9 bar. Boas Xícaras. Boa noite amigo. Eu não sou o mais indicado porque minha máquina chegou hoje e eu estava desde as 16hs da tarde sem parar, até agora fazendo testes. Eu tenho o breville e consegui tirar um bom espresso na moagem número 5 com a lâmina interna ajustada na 5 também. Mas minha máquina está de fábrica...como disse, chegou hoje. Então acredito que para a sua que já está sentada a 9 BAR eu arriscaria uma moagem número 8..por aí. É teste, não adianta..até porque cada café é um caso. Boa sorte e me fala do seu sucesso depois. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 21 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 21 Dezembro 2023 Olá. @Thaurus Cavalcanti, comece a partir do click externo 30 e, mantidas as demais variáveis, vá regulando externa e internamente de acordo com o seu paladar. Mas o melhor mesmo, na minha modesta opinião, é usar um bom moedor manual, caso isso te seja possível. O Breville serve como moinho elétrico de entrada, mas não nos permite tirar o melhor do grão para um bom espresso. Saudações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas