Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

1 hora atrás, Matheus Barata disse:

Vou dar minha opinião sobre essa situação do moedor, pelo meu tempo de uso isso só aconteceu quando utilizei cafés de torra clara, nós cafés com torra escura sempre funciona 100%. eu testaria com um café de torra escura antes de solicitar a troca, pois se estiver acontecendo com café claro é aceitável, tendo em vista que são grãos mais duros pelo menor tempo de torra.

Estou usando o perfil chocolate da Roast.

Eu também pensei que poderia ser um grão duro travando o moedor mas só acontecer nos primeiros 3 segundos e depois mais nenhum grão duro interferir faz sentido?

De qualquer forma acabei de esvaziar e limpar o moedor e fazer teste sem nenhum grão (reiniciando a máquina entre os testes) e assim ele não parou nenhuma vez. A teoria do grão duro faz sentido. Ou...

Observei que o som dele sem grãos vai alterando como se estivesse girando mais ou menos rápido (como se a fonte de energia elétrica estivesse variando), conseguem observar a mesma coisa aí? Se não for normal ainda posso testar em outra tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rluik disse:

Estou usando o perfil chocolate da Roast.

Eu também pensei que poderia ser um grão duro travando o moedor mas só acontecer nos primeiros 3 segundos e depois mais nenhum grão duro interferir faz sentido?

De qualquer forma acabei de esvaziar e limpar o moedor e fazer teste sem nenhum grão (reiniciando a máquina entre os testes) e assim ele não parou nenhuma vez. A teoria do grão duro faz sentido. Ou...

Observei que o som dele sem grãos vai alterando como se estivesse girando mais ou menos rápido (como se a fonte de energia elétrica estivesse variando), conseguem observar a mesma coisa aí? Se não for normal ainda posso testar em outra tomada.

Fiz a limpeza hoje do meu moedor para trocar o grão e quando faço esse procedimento, antes de tirar o recipiente que ficam os grãos eu faço a moagem dos poucos que restaram até sentir que não há mais nenhum e nessa condição o moedor emite sinal contínuo sem variações.

A minha é a versão 220v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui é 110v. Acho que o que está variando é a luz da minha casa que é ruim mesmo. Mas não faz sentido estar relacionado com a questão de moer por 2 segundos e parar, porque quando aciono a segunda vez posso moer quanto eu quiser que não para sozinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite! Acabei de entrar para o clube! :) No site da Oster o preço baixou agora para 2499, com o cupom loveoster12 ganha 12% e pagando de uma vez no cartão ganha mais 5%. Tá saindo por R$ 2089.00.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente li tudo, mas não encontrei resposta para isso, por isso me perdoem se eu estiver fazendo uma pergunta já respondida.

► O café ao sair do porta filtro não cabe na minha xicara, acaba sempre desperdiçando café, sou inexperiente com essas maquinas, então queria saber de tem alguma forma de adaptar o porta filtro ou algum porta filtro que o café saísse apenas por um lado? Além do Naked, pois vi que ele pode sujar muito e ainda não tenho experiência para fazer o fazer o café sair certinho como vi muitos fazendo por aqui.

►Um outro questionamento que já vi aqui mas não vi resposta foi onde comprar um segundo porta filtro? Pois no site da Oster está indisponível e  no mercado livre o que encontrei fica mais de 300 reais e eu vi que você pagaram 125 já com o filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal... Minha cafeteira chegou. \o/ 

Mas ainda não fiz nenhuma extração... Levei um tempo desmontando e limpando a minha Prima Latte II... E depois montando e limpando a Perfect Brew conforme manda o manual. Acabei levando um bom tempo nisso...

E notei algumas coisas.

1) Pelo visto, terei o mesmo problema da @Ayanna' - O porta filtro duplo é enorme e não vai caber numa xícara das que uso. Como vocês fazem?
Talvez seja porque não coloquei o pó, mas a água escorreu com uma certa força pras laterais, formando um ângulo bem aberto. De repente, com o pó bem colocado os filetes de água caiam mais retos... Talvez...

2) Tomei um choque, rs. Estava encaixando o porta filtro, e como ele realmente é duro nos primeiros usos, tive que usar a outra mão na lateral da máquina pra que ela não andasse... Minha coxa encostou na porta do forno. E tomei um choque, rs. Não estava descalço, estava com meu chinelo de borracha (havaianas).... Depois fiquei extremamente cauteloso e medroso (rs), mas não aconteceu novamente. E espero que nunca mais aconteça....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrei para o clube e minha maquina chega na sexta!

Quais acessórios voces recomendam para termos na bancada e ajudar nas extrações de café?

Lembrando que sou totalmente iniciante no assunto, e estou saindo da Nespresso depois e muitos anos, esses dias em casa graças a pandemia, descobri que estou gastando muito dinheiro com capsulas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Del Rei disse:

O porta filtro duplo é enorme e não vai caber numa xícara das que uso. Como vocês fazem?

Talvez seja porque não coloquei o pó, mas a água escorreu com uma certa força pras laterais, formando um ângulo bem aberto. De repente, com o pó bem colocado os filetes de água caiam mais retos... Talvez...

Aee que legal chegou rápido.

É assim mesmo, extraindo na pressão/tempo certo o café vai sair escorrendo como um fio de líquido pra baixo e acertar a xícara a não ser que ela seja muuuito estreita.

21 minutos atrás, LeandroBraga disse:

Quais acessórios voces recomendam para termos na bancada e ajudar nas extrações de café?

Balança com precisão de 0,1g pra poder pesar o café moído e o líquido na xícara. Com 0,5g de café moído a mais ou a menos no filtro dá alteração no tempo de extração. E medir o líquido por peso é melhor do que por volume.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 hours ago, LeandroBraga said:

Entrei para o clube e minha maquina chega na sexta!

Quais acessórios voces recomendam para termos na bancada e ajudar nas extrações de café?

Lembrando que sou totalmente iniciante no assunto, e estou saindo da Nespresso depois e muitos anos, esses dias em casa graças a pandemia, descobri que estou gastando muito dinheiro com capsulas.

Não tenho a máquina, mas quando comprei minha primeira máquina de espresso isso me ajudou muito:

Tamper de qualidade - No forum tem o @Gilberto que produz

Distribuidor - Gilberto produz também

Balança de precisão

Café de qualidade e torras recentes, para isso tem o @Allexlimaa2 do Torras Fresca e muitas outras indicações no forum.

O processo de aprendizado é lento, principalmente na parte de vaporização do leite, mas é divertido. Frustrante muitas das vezes kkk, mas divertido.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Del Rei disse:

Pessoal... Minha cafeteira chegou. \o/ 

Mas ainda não fiz nenhuma extração... Levei um tempo desmontando e limpando a minha Prima Latte II... E depois montando e limpando a Perfect Brew conforme manda o manual. Acabei levando um bom tempo nisso...

E notei algumas coisas.

1) Pelo visto, terei o mesmo problema da @Ayanna' - O porta filtro duplo é enorme e não vai caber numa xícara das que uso. Como vocês fazem?
Talvez seja porque não coloquei o pó, mas a água escorreu com uma certa força pras laterais, formando um ângulo bem aberto. De repente, com o pó bem colocado os filetes de água caiam mais retos... Talvez...

2) Tomei um choque, rs. Estava encaixando o porta filtro, e como ele realmente é duro nos primeiros usos, tive que usar a outra mão na lateral da máquina pra que ela não andasse... Minha coxa encostou na porta do forno. E tomei um choque, rs. Não estava descalço, estava com meu chinelo de borracha (havaianas).... Depois fiquei extremamente cauteloso e medroso (rs), mas não aconteceu novamente. E espero que nunca mais aconteça....

Pior que um choque foi eu que me cortei kkkk

Na primeira tentativa de utilização, ao encaixar o filtro simples no cachimbo, estava com muita dificuldade e receio de fazer força, pois não encaixava fácil, então analisei as travas e posicionei para encaixar utilizando a palma da mão, o que veio a escorregar enquanto fechava e "mordeu" a palma da mão entre o cachimbo e o filtro :lol:

Sobre a questão do choque, sua residência não tem aterramento?

Eu também tinha uma PrimaLatte II, não fique frustrado no início caso os cafés não saiam tão saborosos e o leite não fique cremoso, demorei cerca de uma semana aprendendo (Lendo as páginas desse fórum e vendo os vídeos do pessoal).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive minha primeira tentativa de um café hoje... Completamente frustrada... Mas tinham poucos grãos com torra fresca, então não pude testar muito. Usei um café verde que eu mesmo torrei no sábado.

 

A primeira extração usei a moagem 20, conforme o próprio manual sugere. Ficou horrível. Extração em 11 segundos... Ralo e com zero crema. Não tenho balança pra pesar os grãos, então medi mais ou menos no olhômetro, de forma que ao prensar, a margem superior do tamper ficasse alinhada com a borda do porta filtro - como orienta o manual.

Depois fui tentar uma moagem mais fina. Mas aí veio meu problema. Olhei o manual e  me confundi na direção dos níveis de moagem.

1.jpg.30968d1fa00ba019b49052174b281848.jpg 

De alguma forma, eu havia associado que quanto mais pra esquerda (quanto mais alta a numeração) mais fina a moagem e mais  lenta a extração. E quanto mais pra direita (quanto menor a numeração), mais grossa a moagem e mais rápida a extração. Na verdade é o contrário.:unsure:

Moral da história... A segunda tentativa era fazer uma moagem mais fina, então coloquei no 25 e ficou mais grossa ainda. Mesmo dando uma boa prensada, acabou saindo um café a jato igual à primeira.

Resumindo, fiquei sem tomar café porque os grãos frescos acabaram... rsrs.

 

Depois peguei um grão velho que tenho aqui e fiquei fazendo testes de moagem. Aí vi a marcação no funil na máquina e entendi a numeração.... 

Uma coisa que achei bem estranha é que usando níveis de moagens bem finos, o café demora DEMAIS pra ser moído. Isso acontece com vocês também? Gravei até um vídeo com a moagem no 3. Pra encher um porta filtro duplo nessa velocidade, é uma eternidade... Suspeito até que a máquina esteja com problemas. Entretanto, em moagem mais grossa a velocidade aumenta consideravelmente.

Com vocês também é assim?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, talesw disse:

Pior que um choque foi eu que me cortei kkkk

Na primeira tentativa de utilização, ao encaixar o filtro simples no cachimbo, estava com muita dificuldade e receio de fazer força, pois não encaixava fácil, então analisei as travas e posicionei para encaixar utilizando a palma da mão, o que veio a escorregar enquanto fechava e "mordeu" a palma da mão entre o cachimbo e o filtro :lol:

Sobre a questão do choque, sua residência não tem aterramento?

Eu também tinha uma PrimaLatte II, não fique frustrado no início caso os cafés não saiam tão saborosos e o leite não fique cremoso, demorei cerca de uma semana aprendendo (Lendo as páginas desse fórum e vendo os vídeos do pessoal).

Cara, achei extremamente duro o encaixe do porta filtros. Minha esposa certamente não conseguiria fazer um café nessa máquina. Mas creio que depois vá ficando menos difícil.

Pois é, quem usava a Prima Latte II e vai pra Perfect Brew sente umas diferenças nas peças. Achei o tamanho do porta filtro enorme! Assim faz até mais sentido usar o porta filtro simples pra 1 dose, porque na Prima Latte eu usava o duplo pra 1 dose, já que o porta filtro simples era pequeno demais! Demorei uns segundos pra entender que o encaixe do porta filtro na Perfect Brew era na pressão, rs. 

É aterrado aqui sim. Inclusive a tomada da cafeteira tem o pino terra. Mas, fui olhar agora e percebi que a tomada do meu forno não tem o pino terra. Talvez isso explique algo, mas não sou perito em eletrônica, rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Del Rei

 Acho que nao tem nada de errado com sua maquina, provavelmente voce esta no extremo do fino, ai demora mesmo, ja que não é um moedor profissional.

Eu tive a mesma experiencia que voce na primeira tiragem, mais eu tentei com um café ja moido (especial de excelente qualidade) pois ainda não tinha moedor (minha maquina é outra).
Depois desta experiencia nem tentei tirar mais café sem o moedor e sem a BALANÇA.
Sim...compre a balança, é indispensável e é quase impossível ter uma padronização sem ela.

No espresso são 4 variaveis: Temperatura, Pressão, Quantidade de Café (gramas) e Moagem.
Geralmente fixamos a Quantidade de Café e trabalhamos na moagem.

Como sua maquina é a mesma dos colegas do grupo, de uma lida no topico todo que com certeza deve ter uma "receitinha" da quantidade de café e a moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, RafaelMagossi disse:

@Del Rei

 Acho que nao tem nada de errado com sua maquina, provavelmente voce esta no extremo do fino, ai demora mesmo, ja que não é um moedor profissional.

Eu tive a mesma experiencia que voce na primeira tiragem, mais eu tentei com um café ja moido (especial de excelente qualidade) pois ainda não tinha moedor (minha maquina é outra).
Depois desta experiencia nem tentei tirar mais café sem o moedor e sem a BALANÇA.
Sim...compre a balança, é indispensável e é quase impossível ter uma padronização sem ela.

No espresso são 4 variaveis: Temperatura, Pressão, Quantidade de Café (gramas) e Moagem.
Geralmente fixamos a Quantidade de Café e trabalhamos na moagem.

Como sua maquina é a mesma dos colegas do grupo, de uma lida no topico todo que com certeza deve ter uma "receitinha" da quantidade de café e a moagem.

Obrigado, Rafael.
Eu já comprei uma balança, está pra chegar. Comprei também um tamper e um distribuidor.

Vou dar uma lida com calma no tópico sim. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Del Rei disse:

Obrigado, Rafael.
Eu já comprei uma balança, está pra chegar. Comprei também um tamper e um distribuidor.

Vou dar uma lida com calma no tópico sim. Obrigado!

Olha...eu indicaria a compra um grão mais barato do mercado (tem o orfeu) para você se adequar a maquina e todo esse processo, fazer seus testes e tals.
Pra mim tirar um café bom nem foi tão difícil, o difícil mesmo e vaporizar o leite corretamente...kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, RafaelMagossi disse:

Olha...eu indicaria a compra um grão mais barato do mercado (tem o orfeu) para você se adequar a maquina e todo esse processo, fazer seus testes e tals.
Pra mim tirar um café bom nem foi tão difícil, o difícil mesmo e vaporizar o leite corretamente...kkkk

Eu comprei dois pacotes Dutra e estou esperando chegar... Aí começo a fazer os testes melhores. Mas enquanto isso vou ter que ficar sem tomar café... Acho que sem uma balança fica difícil manter um padrão. A balança está vindo da China, e olhando o rastreamento provavelmente deve chegar pela semana que vem, possivelmente junto com o café... rs

Aliás... Eu ainda tenho café verde, mas por algum motivo as últimas torras não gostei. A primeira ficou ótima. Talvez porque os grãos já estejam "velhos" agora, será? Comprei esses grãos verdes em junho...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Del Rei disse:

Tive minha primeira tentativa de um café hoje... Completamente frustrada... Mas tinham poucos grãos com torra fresca, então não pude testar muito. Usei um café verde que eu mesmo torrei no sábado.

 

A primeira extração usei a moagem 20, conforme o próprio manual sugere. Ficou horrível. Extração em 11 segundos... Ralo e com zero crema. Não tenho balança pra pesar os grãos, então medi mais ou menos no olhômetro, de forma que ao prensar, a margem superior do tamper ficasse alinhada com a borda do porta filtro - como orienta o manual.

Depois fui tentar uma moagem mais fina. Mas aí veio meu problema. Olhei o manual e  me confundi na direção dos níveis de moagem.

1.jpg.30968d1fa00ba019b49052174b281848.jpg 

De alguma forma, eu havia associado que quanto mais pra esquerda (quanto mais alta a numeração) mais fina a moagem e mais  lenta a extração. E quanto mais pra direita (quanto menor a numeração), mais grossa a moagem e mais rápida a extração. Na verdade é o contrário.:unsure:

Moral da história... A segunda tentativa era fazer uma moagem mais fina, então coloquei no 25 e ficou mais grossa ainda. Mesmo dando uma boa prensada, acabou saindo um café a jato igual à primeira.

Resumindo, fiquei sem tomar café porque os grãos frescos acabaram... rsrs.

 

Depois peguei um grão velho que tenho aqui e fiquei fazendo testes de moagem. Aí vi a marcação no funil na máquina e entendi a numeração.... 

Uma coisa que achei bem estranha é que usando níveis de moagens bem finos, o café demora DEMAIS pra ser moído. Isso acontece com vocês também? Gravei até um vídeo com a moagem no 3. Pra encher um porta filtro duplo nessa velocidade, é uma eternidade... Suspeito até que a máquina esteja com problemas. Entretanto, em moagem mais grossa a velocidade aumenta consideravelmente.

Com vocês também é assim?

 

 

Estou tirando café bom com nível 19 de moagem, a extração está girando em torno de 27 segundos usando o filtro duplo.

Ajustei a temperatura da máquina para 94 °C.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde! Minha máquina chegou também! Parabéns para Ícaro express. Comprei dia 24/09 e chegou hoje. Após muita sujeira, consegui inicar os testes. Heheh. Percebi que vai levar um tempinho pra tirar um espresso bacana, porém utilizei um grão antigo, de mercado. Ficou até bonito, mas bem amargo. Mesmo depois de muito leitura ainda tenho dúvida na gramatura pra um espresso simples. Vou testar agora um café mais recente com os parametros que o tales falou.

PS: fiz um primeiro teste com filtro duplo e 18g e ficou péssimo. Inclusive ficou saindo água pela borda do porta filtro. Devo realmente utilizar o filtro duplo mesmo querendo um espresso simples? Quais seriam os parâmetros pra tirar um simples bom?

 

Agradeço toda ajuda até aqui. abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, digogb disse:

Boa Tarde! Minha máquina chegou também! Parabéns para Ícaro express. Comprei dia 24/09 e chegou hoje. Após muita sujeira, consegui inicar os testes. Heheh. Percebi que vai levar um tempinho pra tirar um espresso bacana, porém utilizei um grão antigo, de mercado. Ficou até bonito, mas bem amargo. Mesmo depois de muito leitura ainda tenho dúvida na gramatura pra um espresso simples. Vou testar agora um café mais recente com os parametros que o tales falou.

PS: fiz um primeiro teste com filtro duplo e 18g e ficou péssimo. Inclusive ficou saindo água pela borda do porta filtro. Devo realmente utilizar o filtro duplo mesmo querendo um espresso simples? Quais seriam os parâmetros pra tirar um simples bom?

 

Agradeço toda ajuda até aqui. abs.

Eu levei umas duas semanas para acertar e ter consistência na extração. O segredo é testar bastante - vai errar muito, não desanima.

Compra um bom café, e no começo faz seus testes com o mesmo café, mantendo a mesma quantidade, variando só a moagem (tenta manter um padrão de pressão com o tamper).

Eu uso 15g pra fazer o simples e sempre uso o filtro duplo (por indicação do pessoal aqui do fórum e de alguns vídeos que assisti).

Tem alguns perfis de baristas no Instagram que tem boas dicas também. 

O segredo é pesquisar bastante e se divertir descobrindo como fazer o melhor café pra você.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa mas nunca vi essa dica... Não é recomendado usar o filtro duplo pra fazer um simples com 15g. A capacidade dele é 20 à 22g, se você põe muito menos que isso o bolo de café fica à uma distância muito grande do grupo, na hora da extração a água sendo jogada nessa distância adicional irá "desfazer" o tamping no topo, extrair de forma desigual, bagunçar tudo e no final da extração terá um bolo encharcado.

O motivo pra usar o duplo é pelo formato que proporciona extração homogênea mais facilmente e pra não ter que alterar o nível de moagem ao trocar entre o duplo e o simples (ou ter 2 moedores). Sendo o objetivo servir menos ml de café, o que os baristas fazem é manter a mesma dose e extrair pra 2 xícaras "descartando" uma delas.

Se você só toma simples (quer menos cafeína) e só serve uma pessoa sempre, usando de 13 à 15g de café evitando desperdício acho melhor usar o filtro simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rluik já vi em alguns lugares dizendo pra usar o duplo sempre. Depois de tentar com os dois, consegui melhores resultados com o duplo mesmo.

Mas o que você diz faz sentido. No fim o bolo está bem molhado.

Vou tentar novamente com o filtro simples e ver como fica.

Valeu pela informação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, rluik disse:

Desculpa mas nunca vi essa dica... Não é recomendado usar o filtro duplo pra fazer um simples com 15g. A capacidade dele é 20 à 22g, se você põe muito menos que isso o bolo de café fica à uma distância muito grande do grupo, na hora da extração a água sendo jogada nessa distância adicional irá "desfazer" o tamping no topo, extrair de forma desigual, bagunçar tudo e no final da extração terá um bolo encharcado.

O motivo pra usar o duplo é pelo formato que proporciona extração homogênea mais facilmente e pra não ter que alterar o nível de moagem ao trocar entre o duplo e o simples (ou ter 2 moedores). Sendo o objetivo servir menos ml de café, o que os baristas fazem é manter a mesma dose e extrair pra 2 xícaras "descartando" uma delas.

Se você só toma simples (quer menos cafeína) e só serve uma pessoa sempre, usando de 13 à 15g de café evitando desperdício acho melhor usar o filtro simples.

Amigo, eu uso 15 g em filtro duplo e fica perfeito em sabor, quantidade na xicara e tempo de extração . Cheguei nesse parâmetro depois de errar muito e ver o resultado estético na extração naked. De fato a borra fica um pouco molhada dependendo do café e tempo da torra, mas credito que não seja o mais importante para avaliar a extração, nessa máquina pelo menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Filipe Lamim disse:

@rluik já vi em alguns lugares dizendo pra usar o duplo sempre. Depois de tentar com os dois, consegui melhores resultados com o duplo mesmo.

Mas o que você diz faz sentido. No fim o bolo está bem molhado.

Vou tentar novamente com o filtro simples e ver como fica.

Valeu pela informação!

Se você fizer isso, garanto que vai ter que engrossar a moagem consideravelmente para chegar no tempo e quantidade de ml desejada e vai acabar "lavando o café" somente. Já tentei várias vezes e não consigo bons resultados com filtro simples.  Boa sorte e nos conte o resultado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Jayme disse:

Se você fizer isso, garanto que vai ter que engrossar a moagem consideravelmente para chegar no tempo e quantidade de ml desejada e vai acabar "lavando o café" somente. Já tentei várias vezes e não consigo bons resultados com filtro simples.  Boa sorte e nos conte o resultado. 

Bem, o oposto também é verdadeiro, pra usar o filtro duplo com 15g você precisa afinar a moagem consideravelmente e/ou pressionar mais o bolo com o tamper, e aí vem outras questões... Como fica a pressão, quando sai a primeira gota e acelera ou desacelera o fluxo ao longo da extração? A água saindo do grupo à essa distância não desfaz a parte de cima do bolo?

Recomendam sim só usar o filtro duplo porém utilizando a capacidade nominal dele que no caso da nossa máquina é 20~22g, pelo fato da distância do bolo do grupo na teoria causar problemas (estando longe ou perto demais). Pensa comigo, os filtros com capacidade menor existem por um motivo, se você pudesse pegar o de 20g e colocar menos café do que o adequado por que criariam ou incluiriam o menor no produto?

Mas se você consegue observar a extração com um filtro naked, também não vou duvidar que consiga algo bom, talvez nesse filtro na nossa máquina fique ok, ou os baristas Youtubers britânicos / estadunidenses / australianos de "terceira onda" estejam exagerando ou teorizando num nível profissional/científico fora da nossa realidade.

O que eu vi é que existem filtros simples com outros formatos que são melhores conceituados pra uso como os da marca IMS, eles são arredondados invés de ter o formato côncavo nas paredes que é teoricamente problemático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca... Vocês são cheios de informações interessantes!! Estou aprendendo bastante! :D

Chegaram meus cafézes hoje. A balança não chegou ainda, mas a ansiedade me fez começar com os testes mesmo assim, hehehe.

As 3 primeiras tentativas foram ridículas.
Usei o filtro simples, com mais ou menos a mesma quantidade de café que eu usava no filtro duplo da Prima Latte II. Usei moagem 12... Dei aquela "tampada" master jedi... E SEQUER SAIU CAFÉ... Fiquei com medo de estragar a máquina e até interrompi a extração. Coloquei moagem 15 e fui novamente. Mesma coisa, o café nem saiu.... Fui pra moagem 20 e saíram poucas gotas. Achei estranho, porque na quarta feira fiz um teste com moagem 20 e o café saiu em jato tipo mangueira de bombeiro... Achei estranho, e comecei a suspeitar que a qualidade daquele café que era ruim... 

Fui pra quarta tentativa e joguei a moagem em 23. Mas antes da "tampada" resolvi pegar a balança do banheiro pra tentar simular a força necessária... Aí descobri que eu estava fazendo o equivalente a 40~45 kg na tampada... :P Hehehehehehehehe. Aí pude ter uma ideia da força adequada e nessa vez o café saiu até bonito, crema bonita, mas sem uma vazão constante - em alguns momentos dava um jato doido que sujava tudo.

Testei mais umas duas vezes nessa mesma moagem (23) e ajustando a quantidade de grãos vs "tampada" pra adequar ao padrão de aproximadamente 27s de extração, e até que gostei do resultado. No último teste eu pude degustar um café aceitável. Não era excelente, porque estava meio forte, mas deu pra tomar.

Acho que gastei aproximadamente metade do pacote de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz é tanta frustração e empolgação junto. hahaha. Ontem fui na cafeteria que frequento, que é bem conceituada na minha ciadade. Eles torram o café lá mesmo e sempre tem grãos bem frescos. Pedi um espresso (montanhas do espirito santo) e trouxe o mesmo grão pra casa. Após várias tentativas erradas, finalmente consegui tirar um espresso de qualidade. Ao meu ver ficou exatamente igual ao da cafeteria. Usei o moedor no nível 23,5, porta filtro simples com 15g. No final deu uma proporção de 1:2 em 25 segundos aproximado. Pense na alegria! Já hoje de manhã tentei tirar um duplo, e a única coisa que mudei foi a gramatura. Coloquei 20g no filtro duplo. A cabeça deu um nó. Ficou péssimo, com um gosto forte e amargo. Não entendi. Não deveria ter ficado mais fraco? Que parâmetros vocês utilizam pra fazer um duplo? E quando for fazer um café com leite, tira o espresso como se fosse puro? 

Tenho outra dúvida também. Tenho um moedor breville, mas por enquanto não usei ele para essa cafeteria. Vocês acham que ele ainda é necessário? Será que existe diferença de qualidade entre ele e o moedor da oster integrado? Não sei se pretendo tirar outros moagens (prensa, moka, etc). Uma coisa que acho ruim da oster é ter a questão do tempo automático no moedor. muito prático isso.

A última questão: alguém conseguiu vaporizar o leite em menos de 1 mês de uso. kkkkkk. Não imaginei que fosse tão dificil. Na minha prima latte era tão simples, mesmo sabendo que não fica igual.

Valeu galera! Essa troca de conhecimento aqui é muito bacana!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Chegou minha balancinha xing ling! Achei que só chegaria semana que vem!! :D

11.jpg

 

Pude aproveitar pra fazer uns testes... Como a patroa também queria café, acabei partindo pro filtro duplo. Mantive a moagem de 23. Uma coisa que notei, é que os botões pré definidos de 1 ou 2 xícaras acabam não tendo muito padrão na quantidade de água - acho que a quantidade de pó e força na tampada influenciam no volume de água extraída, então passei a usar só a opção manual mesmo.

Conforme orientado no manual da cafeteira, fiz uns testes usando entre 20 e 22 gramas pra extrair uma proporção de 1:3 a 1:4 - E achei forte!
Minha preferência (e da patroa também) foi a extração usando 18.7g e uma proporção de 1:4 em 24 segundos. Vamos melhorando! E quero experimentar a alteração da temperatura da água também.

Infelizmente não deu pra filmar porque ainda estou tentando me concentrar no processo. Mas em breve posto uns vídeos!

Está sendo bem divertido isso, hehehe.

 

@digogb
Cara, atualmente não sou muito fã de leite no café e nem na Prima Latte eu usava o vaporizador. Mas pelo que li, a parte de vaporizar o leite nessa Perfect Brew é mais complicado do que o próprio espresso, rs. Eu tenho vontade de fazer bebidas com leite só pra fazer os "latte art".... rsrs.

Sobre a proporção de quantidade de café para simples/duplo, dá uma lida na página anterior. Eu perguntei isso também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, digogb disse:

Usei o moedor no nível 23,5, porta filtro simples com 15g. No final deu uma proporção de 1:2 em 25 segundos aproximado. Pense na alegria! Já hoje de manhã tentei tirar um duplo, e a única coisa que mudei foi a gramatura. Coloquei 20g no filtro duplo. A cabeça deu um nó. Ficou péssimo, com um gosto forte e amargo. Não entendi. Não deveria ter ficado mais fraco? Que parâmetros vocês utilizam pra fazer um duplo?

Saiu no mesmo tempo? Não tem como ficar mais fraco se você manteve a proporção 1:2...

Você tá vendo a diferença entre o filtro simples e o duplo, no duplo a água consegue ficar mais em contato quando passa no bolo de café que é maior (mais alto), extraindo mais facilmente. No simples é mais fácil extrair menos porque o bolo é menos alto, a água passa mais rápido por ele. (Mais extração mais substâncias que trazem amargor, menos extração menos amargor e mais acidez.)

6 horas atrás, digogb disse:

E quando for fazer um café com leite, tira o espresso como se fosse puro?

Faz assim mesmo. Ouvi dizer que tem cafeterias que fazem ristretto pra usar em bebidas com leite pra deixar o gosto do café mais intenso, mas uma outra opção pra não adicionar mais essa variável e ficar alterando o moedor é fazer uma xícara com mais espuma de leite e menos leite ou seja um cappuccino invés de um latte ou simplesmente uma bebida com menos leite. Essa solução foi inventada apenas por causa do "problema" que foi criado pelas pessoas bebendo drinks excessivamente longos com muito leite.

6 horas atrás, digogb disse:

A última questão: alguém conseguiu vaporizar o leite em menos de 1 mês de uso. kkkkkk. Não imaginei que fosse tão dificil. Na minha prima latte era tão simples, mesmo sabendo que não fica igual.

Achei bem fácil essa parte, só não consigo fazer um desenho bonito ainda rs.

Apoia o bico da jarra no bico de vaporização (vai quase ou encostar no material emborrachado que serve pra segurar) e inclina a jarra um pouco pro lado em que você inseriu o bico sem encostá-lo na parede, isso vai ajudar a fazer o redemoinho no leite. Só abaixa o suficiente pra ouvir um "tss tss tss". Esse tss tss é a primeira parte da vaporização é o ar sendo introduzido no leite, quanto mais tempo você ficar nessa etapa mais espuma você vai criar, no caso o leite vai crescendo e se você quiser mais espuma abaixa levemente a jarra pra ouvir o tss tss de novo (o leite vai aumentar de tamanho de novo submergindo o bico automaticamente). Então você passa pra segunda parte da vaporização que é incorporar as micro bolhas no leite e não complique essa etapa movendo muito a jarra ou mudando o ângulo, você simplesmente precisa segurar a jarra paradinha na mesma posição que já está fazendo o redemoinho no leite sem ouvir o "tss tss", quando não conseguir tocar na jarra por 3 segundos sem se queimar chegou na temperatura.

É tão simples quanto nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=u7sMz5Xh_II

Perceba que a máquina caseira tem menos pressão no vapor então o redemoinho é mais sutil (mas também te permite ficar mais tempo incorporando ar sem chegar na temperatura tão rápido). Minha dica é além de apoiar o bico no bico segurar a jarra inclinada como nesse vídeo pra ajudar: https://www.youtube.com/watch?v=iIOs3Bqiulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...