Ir para conteúdo

Aeropress original ou genérica, muita diferença em qualidade?


Mojavesp

Postagens recomendadas

Entrando na discussão original x genérico, existe muita diferença na Aeropress original pra genérica? Acredito que em termos de material, o valor da original seja justificável, mas para quem vai fazer MUITO pouco uso (seria só para uso eventual, já que tenho outros 6 ou 7 métodos de preparo), existe muita diferença no resultado final do café extraído entre os 2 modelos?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a maior preocupação seria se o material plástico usado na genérica não acaba liberando resíduos prejudiciais à saúde em altas temperaturas. Acredito que o resultado final consiga ser bem próximo, talvez o acabamento final não seja tão polido quanto uma Aeropress original, mas talvez nada que impacte drasticamente.

Tendo dito isso, nunca usei uma genérica então é difícil dizer com certeza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Thor Amorim disse:

Acho que a maior preocupação seria se o material plástico usado na genérica não acaba liberando resíduos prejudiciais à saúde em altas temperaturas. Acredito que o resultado final consiga ser bem próximo, talvez o acabamento final não seja tão polido quanto uma Aeropress original, mas talvez nada que impacte drasticamente.

Tendo dito isso, nunca usei uma genérica então é difícil dizer com certeza.

Obrigada, eu tinha dúvidas qto ao material deixar sabor residual no café, mas vi vários reviews de pessoas que compraram pelo Aliexpress, e a única diferença que citaram foi que os furos do filtro são maiores que da original, mas que não afeta a extração por causa do filtro, e o plástico é tão resistente quanto. Sobre cheiro, acho que muita gente tinha o mesmo medo, mas disseram não haver grandes diferenças no resultado... como vou usar muito pouco, acho que vou testar uma genérica, se gostar vou investir numa original mais pra frente (nunca tomei café preparado na Aero, por isso não tenho parametro de comparação).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Rafael Ribeiro Simões disse:

É, acho que o receio tem que ser com a saúde mesmo. Comprar plástico "alimentício" sem procedência é complicado...

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk
 

Sim, é um risco. Mas ela vai ter uso muito esporádico, tenho mais outros 8 métodos de preparo (entre Moka, FrenchPress, Sifão, Cezve) e mais 6 máquinas expresso e cápsulas, acredito que o uso da Aero não passe de 1 vez a cada 10 a 15 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é um risco. Mas ela vai ter uso muito esporádico, tenho mais outros 8 métodos de preparo (entre Moka, FrenchPress, Sifão, Cezve) e mais 6 máquinas expresso e cápsulas, acredito que o uso da Aero não passe de 1 vez a cada 10 a 15 dias.
Caraca hehe

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Rafael Ribeiro Simões disse:

Caraca hehe

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk
 

Kkkk, o meu é o "amontoadinho do café". Tive de fazer uma estante pros metodos.

 

 

ZZZZZZZZ1.jpg

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não arriscaria, vai saber o que vai nesses compostos das genéricas.. já usei uma, é funciona igual, porém meu amigo que emprestou disse que a borracha começou a desfazer com menos de 6 meses, já minha primeira AP de 2014 ta com a mesma borracha até hj sem problemas.

 

esse ano comprei 3 olhando no olx, cada uma saiu em torno de 100-150, só ficar de olho, acho mais negócio, a de 150 o pacote de filtros estava fechado ainda

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha visto sobre isso, em https://aeropress.com/use-it-now/evolution-of-aeropress/

MATERIAIS USADOS NA CAFETEIRA AEROPRESS

Todas as peças do AeroPress, exceto a vedação de silicone e os filtros de papel, são atualmente e têm sido feitos de polipropileno desde julho de 2014. Todos os materiais usados no AeroPress são livres de BPA e ftalatos(desde agosto de 2009.), são feitos nos EUA e são FDA e UE aprovado para uso em contato com alimentos."

Evolution-of-AeroPress-materials-Decembe

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, Mojavesp said:

Mas ela vai ter uso muito esporádico,

Olha só.... Além de fazer um bom café, É muito prático de usar. E disparado o mais fácil de limpar. Eu diria que corre sério risco de vira teu método principal para coado. 

..... Deixei 2 posts para separar bem os dois aspectos

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... eu fico so vendo a galera aqui com fetiche de café expresso... puuuuuuuuuuuuutz! ?!  aeropress é o que há !!!   Eu gosto MUITO de café pra ficar tão obssecado com 300 variáveis pra ficar preparando "xikrinhas" que contem apenas 30ml, rs,,,,  eu bebo é canecão de 300 !!!!   ... café sai doce, notas cítricas, aveludado,, tem um efeito praticamente tátil na boca... maravilhoso,, da vontade de beber outra caneca em seguida,,, e vc bebe "morno",, quase frio,,, Bom, pelo menos eu bebo, rs,,,,,


alias falando em café,,, Pink Lemonade e Sicilia da Coffee and Joy (que inspiraram meu relato acima),,, estou no meu terceiro pedido,,,    O sabor do grão continua consistente.... E na aeropress, se vc reproduzir a receita com tempo, temperatura, etc, etc,,,  A bebida sai sempre igualzinha !!!

mas voltando ao topico:   Eu temeria o generico nesse caso, por conta de não confiar no plastico !!!  Optei pela original!  Ja nao foi o mesmo caso com as Mokas, segundo metodo que mais uso apos aeropress, onde optei por duas xinglings de 3 e 6 cups....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, denilsoncosta disse:

... eu fico so vendo a galera aqui com fetiche de café expresso... puuuuuuuuuuuuutz! ?!  aeropress é o que há !!!   Eu gosto MUITO de café pra ficar tão obssecado com 300 variáveis pra ficar preparando "xikrinhas" que contem apenas 30ml, rs,,,,  eu bebo é canecão de 300 !!!!   ... café sai doce, notas cítricas, aveludado,, tem um efeito praticamente tátil na boca... maravilhoso,, da vontade de beber outra caneca em seguida,,, e vc bebe "morno",, quase frio,,, Bom, pelo menos eu bebo, rs,,,,,


alias falando em café,,, Pink Lemonade e Sicilia da Coffee and Joy (que inspiraram meu relato acima),,, estou no meu terceiro pedido,,,    O sabor do grão continua consistente.... E na aeropress, se vc reproduzir a receita com tempo, temperatura, etc, etc,,,  A bebida sai sempre igualzinha !!!

mas voltando ao topico:   Eu temeria o generico nesse caso, por conta de não confiar no plastico !!!  Optei pela original!  Ja nao foi o mesmo caso com as Mokas, segundo metodo que mais uso apos aeropress, onde optei por duas xinglings de 3 e 6 cups....

Nossa, caramba, já eu tenho uma Moka Pezzetti de 6 cafés há mais de 20 anos, não uso pq não acho prática e fazia muito café, comprei uma chinesa de 2 cafés e quase virou vaso de flores, pq o sabor residual (não sei se do metal ou da borracha) era horrível, acabei doando. Hoje tenho uma Bialetti de 2 saídas, o sabor é muito melhor, mas não uso do mesmo jeito, não me dou com as italianas, kkk! Acabei comprando a Aero genérica mesmo, se eu gostar do preparo, depois invisto na original com calma e planejamento de valores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, João Vitor Ribeiro disse:

Eu não arriscaria, vai saber o que vai nesses compostos das genéricas.. já usei uma, é funciona igual, porém meu amigo que emprestou disse que a borracha começou a desfazer com menos de 6 meses, já minha primeira AP de 2014 ta com a mesma borracha até hj sem problemas.

 

esse ano comprei 3 olhando no olx, cada uma saiu em torno de 100-150, só ficar de olho, acho mais negócio, a de 150 o pacote de filtros estava fechado ainda

Eu estava desde o ano passado pesquisando preços, mas não apareceu nenhuma abaixo de 150, mesmo as de 150 eram de outros Estados (pessoal de SP chuta no preço) e o frete encarecia demais. Como não sei se vou gostar, acabei investindo mesmo na Aero chinesa, se me despertar interesse mesmo (como vc disse, vai que gosta e vira o método principal!) depois invisto em uma Aeropress Go, que é menorzinha, até lá baixa de preço e dá pra fazer um planejamento no cartão.

Gosto dos métodos pela diversidade de preparos e sabores, na verdade como eu gosto de cafés cítricos e florais, o Koar é quem dá me dá o melhor resultado, mas como só eu tomo café aqui, pra preparar uma xícara de 50ml ele é inviável... a Aero é prática pra pequenas quantidades? Ano passado comprei uma Pressca, adaptei um filtro de papel e acredito que o resultado dela fique parecido com o da Aero, mas estou evitando métodos com tempo longo de infusão pq a cafeína me dá muita reação, acabo caindo nas máquinas de expresso e cápsula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Mojavesp disse:

Gosto dos métodos pela diversidade de preparos e sabores, na verdade como eu gosto de cafés cítricos e florais, o Koar é quem dá me dá o melhor resultado, mas como só eu tomo café aqui, pra preparar uma xícara de 50ml ele é inviável... a Aero é prática pra pequenas quantidades?

Olá!

Sim, super prática para pequenas quantidades. Como eu me comportei em 2020, Papai Noel trouxe uma para mim no último Natal. Não passou a ser meu método principal, mas só vou doar por testamento.

 : p

Saudações!

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 hours ago, valacomum said:

Sim, super prática para pequenas quantidades.

@valacomum, Tem uma pancada de receita pra Aero por ai. Eu me acomodei bem em fazer o café da manhã para 2, do seguinte jeito:

- água 92 graus

- coloca 40gr de café; (sim, é bastante) moagem grossa;

- despeja 50ml de água e dilui, aguarda 30 segundos;

- completa de água aguarda mais 1:30 a 2minutos  (conforme teu gosto);

- Extrai o café para uma garrafa (não na xícara)

- acrescenta água até completar cerca de 480 m (no total, junto com o que já tinha)

--------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Outro detalhe,  foi no início, quando ainda fazia só o café mais normal, com 18gr de café, eu percebi enorme diferença quando  comprei um filtro permanente de metal.  nunca mais usei filtro de papel. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu investiria em uma AP original por varias motivos, mesmo que você não goste do resultado no copo, vai poder repassar ela com certo valor de mercado ainda. A dinâmica de pressão e vedação com borracha ja foi testada de forma exaustiva e por ser um produto que esta ha anos no mercado, já foi testado por milhões de pessoas fazendo o projeto se ajustar conforme o uso. 

Contudo, o que mais me chama a atenção é a falta de procedência e testes em produtos "like". Se fosse para qualquer outra coisa que nao ingestão, até valeria. Agora, colocar sua saude em risco por 100 reais nao me parece uma troca muito boa, alguns problemas gerados por itens assim, sem qualquer fiscalização, podem ficar por anos ou até comprometer sua saúde de forma irreversível. Alguns compostos químicos ou metais pesados podem acumular sem jamais serem expelidos. Ou seja, câncer a longo prazo dependendo da concentração e predisposição genética. Se você usará de forma tao esporádica, nao vale mais a pena beber em alguma cafeteria quando der vontade?
Digamos que custe 10 reais uma xicara de AP, tomando 2 por mês conforme você disse, demoraria um ano para gastar 240 reais e voce poderia ter provado 24 cafés diferentes sem precisar de esforço, entendo que há a variável conforto e hora ai, nao dependendo de cafeteria para beber cafe. De qualquer forma, outra coisa que voce tem que levar em conta é que o produto ainda pode ser taxado na alfandega. Para mim, a melhor opção, no seu caso, me parece uma AP usada mesmo... 

Bom, pelo menos essa é minha forma de ver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/03/2021 at 10:31, Raymon Pizzoni disse:

Se você usará de forma tao esporádica, nao vale mais a pena beber em alguma cafeteria quando der vontade?
 

Oi, Raymon, entendo seu ponto de vista, mas eu não frequento cafeterias, devo ter ido em 2 cafeterias "especializadas" nos 20 anos que curto cafés. Digo que a Aero terá uso esporádico, pois tenho várias outras cafeteiras e métodos que tambem faço uso. A que mais uso é a DeLonghi, mesmo assim dá pra dizer que o uso semanal dela é de 3 preparos em média, outras como a Bialetti Moka uso 1 vez a cada 2, 3 meses.

 

ZZZ1.jpg

Em 13/03/2021 at 09:44, Paulo Gomes disse:

@valacomum, Tem uma pancada de receita pra Aero por ai. Eu me acomodei bem em fazer o café da manhã para 2, do seguinte jeito:

- água 92 graus

- coloca 40gr de café; (sim, é bastante) moagem grossa;

- despeja 50ml de água e dilui, aguarda 30 segundos;

- completa de água aguarda mais 1:30 a 2minutos  (conforme teu gosto);

- Extrai o café para uma garrafa (não na xícara)

- acrescenta água até completar cerca de 480 m (no total, junto com o que já tinha)

--------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Outro detalhe,  foi no início, quando ainda fazia só o café mais normal, com 18gr de café, eu percebi enorme diferença quando  comprei um filtro permanente de metal.  nunca mais usei filtro de papel. 

 

Obrigada, Paulo, mas seria pra preparo de somente 1 dose mesmo, não tomo mais do que 60/70ml de café a cada preparo. Eu adoro o sabor do Koar, mas acabo nem usando, pq preparar menos de 100ml nele não dá bom resultado, e fazer 120ml pra despejar o resto na pia acho um desperdício, dá dó. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...
  • 1 month later...
Em 11/03/2021 at 16:35, Mojavesp disse:

Entrando na discussão original x genérico, existe muita diferença na Aeropress original pra genérica? Acredito que em termos de material, o valor da original seja justificável, mas para quem vai fazer MUITO pouco uso (seria só para uso eventual, já que tenho outros 6 ou 7 métodos de preparo), existe muita diferença no resultado final do café extraído entre os 2 modelos?

Mesma dúvida aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei os hábitos de vocês, mas me encantei com a aeropress como uma maneira portátil de fazer café. Levo na mochila para o trabalho, levo para viagens... 

O que poderia ter sido um aparelho para uso eventual acabou ganhando uso várias vezes por semana. Acostumei-me a tomar espresso no café da manhã (sempre, em casa) e aeropress depois do almoço, pelo menos três vezes por semana. Achei muito fácil de usar e limpar. Mais rápida que café passado.

Eu comprei a original. Nem considerei qualquer equivalente. Bem, na verdade, ganhei de presente no dia dos pais. Elogiei tanto e falei que pretendia comprar, que me fizeram uma surpresa muito agradável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 07/12/2021 at 20:36, ivoesazevedo disse:

Não sei os hábitos de vocês, mas me encantei com a aeropress como uma maneira portátil de fazer café. Levo na mochila para o trabalho, levo para viagens... 

O que poderia ter sido um aparelho para uso eventual acabou ganhando uso várias vezes por semana. Acostumei-me a tomar espresso no café da manhã (sempre, em casa) e aeropress depois do almoço, pelo menos três vezes por semana. Achei muito fácil de usar e limpar. Mais rápida que café passado.

Eu comprei a original. Nem considerei qualquer equivalente. Bem, na verdade, ganhei de presente no dia dos pais. Elogiei tanto e falei que pretendia comprar, que me fizeram uma surpresa muito agradável.

Eu aposentei a minha, não gostei do resultado. Tentei varias receitas, cafés, mas acabou indo pro canto da estante junto com a prensa, inclusive conversando com um colega meu (barista vencedor de 2 campeonatos) tivemos opinões semelhantes, que a aero é superestimada. Muito válida pela praticidade de transporte, mas como método, pode agradar a alguns e desagradar a outros, que foi o meu caso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Mojavesp disse:

Muito válida pela praticidade de transporte, mas como método, pode agradar a alguns e desagradar a outros, que foi o meu caso...

 

Aí você entende por que eu acabo usando em 99,8% das vezes para filtrar o café turco? Os 0,2% restantes ficam por conta das ocasiões em que mostro para alguma visita como ela funciona. E, considerando que nos últimos 2 anos o que tive mais próximo de "visita" foram os entregadores de compras online, que sequer passam do portão...

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Estou interessado na aeropress XL. (Não vi paralela).

Tenho a Go original e acho-a perfeita para os perfis de cafés que me agradam.

Minha receita é uma adaptação da passada pelo James Hoffmann.

A questão: é caro importar pelo site da aeropress, e se alguém achar um link, por gentileza, compartilhe.

Bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/12/2021 at 13:45, Mojavesp disse:

Eu aposentei a minha, não gostei do resultado. Tentei varias receitas, cafés, mas acabou indo pro canto da estante junto com a prensa, inclusive conversando com um colega meu (barista vencedor de 2 campeonatos) tivemos opinões semelhantes, que a aero é superestimada. Muito válida pela praticidade de transporte, mas como método, pode agradar a alguns e desagradar a outros, que foi o meu caso...

Por acaso ela ainda ta parada ai? Quer fazer negocio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Comprei a Yuropress e achei muito boa, difícil perceber a diferença em relação à original, no entanto, tem algumas na base, basicamente distribuição de furos e medidas das orelhas do encaixe.

Na Yuropress, os furos parecem ter uma distribuição mais homogênea (pelo menos formam círculos): 

T1ySANB.jpeg

Nas orelhas, a parte mais grossa tem 3.2 mm em ambas, e na parte mais fina uma tem 2.1 mm (Yuropress) e na original tem 2.4 mm.

Isso faz com que a base da original não encaixe na Yuropress, mas o contrário funciona:

https://imgur.com/a/gvtmHxk

No kit que eu comprei, veio as mesmas coisas que vem na Aeropress original, porém:

- A Aeropress original agora vem com 100 filtros de papel, na Yuropress vem 350.

- Na Yuropress vem também um filtro de metal (que eu particularmente não gostei, passa fines como numa prensa francesa), uma cópia do Prismo, e uma sacola:

https://imgur.com/a/sU5ENho

Em termos de performance, não notei diferenças entre as duas.

Dos acessórios, gostei do Prismo: permite tirar algo mais próximo  de um espresso.

Se é BPA free ou não, não tem como ter certeza, mas me parece uma economia que não faz sentido para a marca, e eles informam que possuem todos os certificados, que é claro que podem ser forjados, mas como disse anteriormente não faz muito sentido arriscar tanto a reputação se eles querem se diferenciar das genéricas das genéricas.

Quem quiser provar, o kit todo saiu por 140 reais numa dessas promoções do Ali, e sem o Prismo sai uns 30 reais a menos.

  • Curtir 4
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 2 months later...
Em 17/07/2023 at 23:03, regisassao disse:

Comprei a Yuropress e achei muito boa, difícil perceber a diferença em relação à original, no entanto, tem algumas na base, basicamente distribuição de furos e medidas das orelhas do encaixe.

Na Yuropress, os furos parecem ter uma distribuição mais homogênea (pelo menos formam círculos): 

T1ySANB.jpeg

Nas orelhas, a parte mais grossa tem 3.2 mm em ambas, e na parte mais fina uma tem 2.1 mm (Yuropress) e na original tem 2.4 mm.

Isso faz com que a base da original não encaixe na Yuropress, mas o contrário funciona:

https://imgur.com/a/gvtmHxk

No kit que eu comprei, veio as mesmas coisas que vem na Aeropress original, porém:

- A Aeropress original agora vem com 100 filtros de papel, na Yuropress vem 350.

- Na Yuropress vem também um filtro de metal (que eu particularmente não gostei, passa fines como numa prensa francesa), uma cópia do Prismo, e uma sacola:

https://imgur.com/a/sU5ENho

Em termos de performance, não notei diferenças entre as duas.

Dos acessórios, gostei do Prismo: permite tirar algo mais próximo  de um espresso.

Se é BPA free ou não, não tem como ter certeza, mas me parece uma economia que não faz sentido para a marca, e eles informam que possuem todos os certificados, que é claro que podem ser forjados, mas como disse anteriormente não faz muito sentido arriscar tanto a reputação se eles querem se diferenciar das genéricas das genéricas.

Quem quiser provar, o kit todo saiu por 140 reais numa dessas promoções do Ali, e sem o Prismo sai uns 30 reais a menos.

Regis,

O que está achando da yuropress. Ainda a usa? Atualiza sua análise em algo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mantenho a mesma opinião. E sobre BPA, encontrei esse artigo interessante: https://www.leafscore.com/grocery/why-going-bpa-free-is-harder-than-you-think/

Pelo visto, está mais fácil ter BPA ou derivados na Aeropress que na Yuropress, mas continua uma informação não conclusiva.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...