Ir para conteúdo

Ajuda com extração de pequenas quantidades em coadores


Mojavesp

Postagens recomendadas

Pessoal, existe alguma receita milagrosa pra conseguir tirar uma boa extração de coados em pequenas quantidades?

Moro sozinha, e acabo não usando os coados pq nunca consegui tirar boas extrações em menos de 120ml... acabo caindo sempre na expresso, onde consigo tirar 60ml que é meu café "padrão" do dia. Tenho Koar e V60, e não uso pq me dá uma dó tremenda preparar 200ml de café, tomar 60/70ml e despejar o resto na pia... alguem tem alguma receita pra conseguir extração com no máximo 100ml? Gosto de cafés cítricos, mas usando uma proporção de 1/8, como o tempo de extração e a quantidade de água são poucas, geralmente ficam subextraídos e muito ácidos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, acho que menos de 250ml fica bem difícil de extrair em um coado... pra mim 250ml é uma xícara padrão :P

Uma opção boa pra fazer essas quantidades menores seria uma aeropress...

  • Agradeço 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Bom, não chega a ser uma receita milagrosa, mas eu faria da seguinte forma:

* um blend, talvez 1:10, com um outro grão mais encorpado e com acidez menos pronunciada, como esse moca da Unique ou algo mais do seu gosto;

* moagem um pouco mais fina do que o padrão para coados;

* temperatura da água um pouco mais alta;

* coador de pano (desses para um café);

Se ainda assim a acidez estiver alta, na próxima extração dispensa os primeiros ±10 mililitros de café, para equilibrar.

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Freedom Force disse:

Olha, acho que menos de 250ml fica bem difícil de extrair em um coado... pra mim 250ml é uma xícara padrão :P

Uma opção boa pra fazer essas quantidades menores seria uma aeropress...

Eu acabei de comprar uma Aero, mas não estou acertando a mão, acho que vou continuar testando nos coadores, rs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, valacomum disse:

Olá!

Bom, não chega a ser uma receita milagrosa, mas eu faria da seguinte forma:

* um blend, talvez 1:10, com um outro grão mais encorpado e com acidez menos pronunciada, como esse moca da Unique ou algo mais do seu gosto;

* moagem um pouco mais fina do que o padrão para coados;

* temperatura da água um pouco mais alta;

* coador de pano (desses para um café);

Se ainda assim a acidez estiver alta, na próxima extração dispensa os primeiros ±10 mililitros de café, para equilibrar.

Saudações!

Obrigada! Eu uso o Koar justamente pra evidenciar essa acidez, então não sei se seria interessante um blend com cafés mais intensos... essa semana comprei um pacote do Robusta da Tres Corações e fiz um blend de 1/3 com um café bem cítrico (3gr do robusta e 4gr do citrico), na expresso DeLonghi, e fiquei surpresa, o resultado foi maravilhoso.

Vou experimentar a moagem mais fina, pra ver se uma retenção maior da água ajuda a compensar o tempo curto de extração, obrigada! Na Aero, acabei de fazer um teste com filtro de pano em vez do de papel, e o resultado foi 80% melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • 4 weeks later...

Oi @Mojavesp pelo que eu sei até o momento, você vai precisar ajustar a moagem do grão para mais fino ou alterar o tempo de contato do grão com a água para aumentar a extração, não encontrei em lugar algum uma proporção possível para 100ml de café coado, o mínimo que encontrei foi 11g para 200ml, considerando que uma parte da água fica retida no café e que a água precisa molhar os grãos. Talvez a prensa francesa possibilite uma quantidade menor de água, porque aí o café ficará mais tempo em contato com a água melhorando a extração, mas aí não é coado. Talvez dê para tentar uma mistura no coador de pano, colocar o pó e deixar ele imerso na água e depois subir para coar... ou aquele jeitão caipira de jogar o café na água fervendo, misturar com a colher e coar na sequência... só testando para saber, vou testar uma quantidade menor de água na clever amanhã e te falo.

Esse artigo aqui é meio nerd, mas me ajudou a entender como a extração funciona: https://handground.com/grind/an-intuitive-guide-to-coffee-solubles-extraction-and-tds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, bacanabeatriz disse:

Talvez a prensa francesa

Ruim da prensa eh que vc precisa dum volume mínimo de água pra preencher aquele fundinho que a tela não alcança... pelo menos todas que vi deixavam um espaço... e se considerar que o pó que vai atravessar a tela e deixar um resto no fundo das xícaras, vc acaba perdendo mais volume ainda. Creio que o ideal nas prensas é fazer o máximo possível de café pra minimizar essas perdas “constantes” (teoricamente fixas, independentes do volume feito de café)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade, esqueci do "gap" da prensa, acho ela pouco prática para o dia a dia também. A limpeza é bem chatinha.

Fiz um teste com Clever ontem, tentando usar o mínimo de água, 70 ml, saiu café, mas foi pouco (40 ml) e faltou extração, mesmo deixando 2 minutos. Não tem água suficiente para extrair, 10g - moagem média fina e água a 100°C. Não ficou ruim nem bom rsrsrs

A minha moka é de 6 xícaras e ainda não me acertei com ela, mas parece que se tiver boa técnica, a moka de 1, por passar o café com um pouco de pressão, já daria uma extração melhor, teoricamente rsrsrs talvez o mesmo ocorra com a aeropress e com mais controle sobre as variáveis, como não tenho nenhuma das duas e nem verba para isso, deixo para os colegas do fórum os testes rsrsrs

O café mais econômico e prático (de menor quantidade e melhor sabor) que tenho conseguido fazer aqui em casa é usando o icafillas e a dolce gusto, ainda assim, fica melhor com torra mais escura e grão achocolatado do que com moagens mais claras e frutados, um perfil de grão mais próximo do espresso. Ainda não consegui uma extração boa no café de moagem clara, estou alterando a moagem para ver se chego lá rsrsrs. Por enquanto, a melhor extração de frutado que consegui foi no clever, faço normalmente uma caneca +-250ml, para quem toma menos, realmente sobra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/03/2021 at 17:54, Mojavesp disse:

Pessoal, existe alguma receita milagrosa pra conseguir tirar uma boa extração de coados em pequenas quantidades?

Moro sozinha, e acabo não usando os coados pq nunca consegui tirar boas extrações em menos de 120ml... acabo caindo sempre na expresso, onde consigo tirar 60ml que é meu café "padrão" do dia. Tenho Koar e V60, e não uso pq me dá uma dó tremenda preparar 200ml de café, tomar 60/70ml e despejar o resto na pia... alguem tem alguma receita pra conseguir extração com no máximo 100ml? Gosto de cafés cítricos, mas usando uma proporção de 1/8, como o tempo de extração e a quantidade de água são poucas, geralmente ficam subextraídos e muito ácidos...

 

@Mojavesp você está com o mesmo problema que eu. Eu também só quero tomar os 100 ml e na Koar o mínimo que consigo para ficar bom é com 15 gramas (15 para 150 ml de água ou até 225 ml).

Eu acabei tendo que voltar para o Melitta 100 (o menor que tem). Nele fica bom um café de de 8 a 10 gramas com 100 ml de água. Isso ocorre pq é um coador menor, a altura da cama do café da base do coador (onde fica o buraco) até a superfície onde nós despejamos a água é maior que a altura da mesma quantidade no Koar. Juntando isso com uma moagem média fina e um buraco pequeno no meio da base do coador, a água sofre mais resistência para passar e fica mais tempo em contato com o café até chegar a saída do coador. 

Para mim, tem dado certo.

Uma idéia que eu estou tendo para usar no Koar mas talvez não seja uma boa (por conta da temperatura que pode baixar) é despejar bem lentamente a água ou em gotas e partindo do centro para fora. O problema é que dependendo do tempo, a temperatura da água pode baixar e extrair menos o café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/05/2021 at 23:16, Diogo_KC disse:

 

@Mojavesp você está com o mesmo problema que eu. Eu também só quero tomar os 100 ml e na Koar o mínimo que consigo para ficar bom é com 15 gramas (15 para 150 ml de água ou até 225 ml).

Eu acabei tendo que voltar para o Melitta 100 (o menor que tem). Nele fica bom um café de de 8 a 10 gramas com 100 ml de água. Isso ocorre pq é um coador menor, a altura da cama do café da base do coador (onde fica o buraco) até a superfície onde nós despejamos a água é maior que a altura da mesma quantidade no Koar. Juntando isso com uma moagem média fina e um buraco pequeno no meio da base do coador, a água sofre mais resistência para passar e fica mais tempo em contato com o café até chegar a saída do coador. 

Para mim, tem dado certo.

Uma idéia que eu estou tendo para usar no Koar mas talvez não seja uma boa (por conta da temperatura que pode baixar) é despejar bem lentamente a água ou em gotas e partindo do centro para fora. O problema é que dependendo do tempo, a temperatura da água pode baixar e extrair menos o café.

@Mojavesp outro método que conheci ontem e que fica ótimo com 10 gramas de café (moído fino) é o Konos, da Daiso. Muito bom, o café sai vem equilibrado e eu usei um café frutado com acidez de média para alta. Eu ainda prefiro o Melita 100 que me dá um café mais intenso (com esse mesmo café frutado) e nele eu uso só 8 gramas e moagem média fina. Mas o outro fica muito bom também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/05/2021 at 20:05, bacanabeatriz disse:

Oi @Mojavesp pelo que eu sei até o momento, você vai precisar ajustar a moagem do grão para mais fino ou alterar o tempo de contato do grão com a água para aumentar a extração, não encontrei em lugar algum uma proporção possível para 100ml de café coado, o mínimo que encontrei foi 11g para 200ml, considerando que uma parte da água fica retida no café e que a água precisa molhar os grãos. Talvez a prensa francesa possibilite uma quantidade menor de água, porque aí o café ficará mais tempo em contato com a água melhorando a extração, mas aí não é coado. Talvez dê para tentar uma mistura no coador de pano, colocar o pó e deixar ele imerso na água e depois subir para coar... ou aquele jeitão caipira de jogar o café na água fervendo, misturar com a colher e coar na sequência... só testando para saber, vou testar uma quantidade menor de água na clever amanhã e te falo.

Esse artigo aqui é meio nerd, mas me ajudou a entender como a extração funciona: https://handground.com/grind/an-intuitive-guide-to-coffee-solubles-extraction-and-tds

Oi, Beatriz, eu não curto prensa nem clever (a prensa só uso ultimamente pra preparar cold brew), mas descobri uma técnica japonesa antiga chamada Tinseki que tem bons resultados com pequenas extrações, e tem funcionado bem pra 10gr de pó e 120gr de água. Jogar o café em água fervente é assassinar o coitado, kkkk!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/05/2021 at 23:16, Diogo_KC disse:

 

@Mojavesp você está com o mesmo problema que eu. Eu também só quero tomar os 100 ml e na Koar o mínimo que consigo para ficar bom é com 15 gramas (15 para 150 ml de água ou até 225 ml).

Eu acabei tendo que voltar para o Melitta 100 (o menor que tem). Nele fica bom um café de de 8 a 10 gramas com 100 ml de água. Isso ocorre pq é um coador menor, a altura da cama do café da base do coador (onde fica o buraco) até a superfície onde nós despejamos a água é maior que a altura da mesma quantidade no Koar. Juntando isso com uma moagem média fina e um buraco pequeno no meio da base do coador, a água sofre mais resistência para passar e fica mais tempo em contato com o café até chegar a saída do coador. 

Para mim, tem dado certo.

Uma idéia que eu estou tendo para usar no Koar mas talvez não seja uma boa (por conta da temperatura que pode baixar) é despejar bem lentamente a água ou em gotas e partindo do centro para fora. O problema é que dependendo do tempo, a temperatura da água pode baixar e extrair menos o café.

Oi, Rodrigo, na verdade o Melitta tem uma proposta bem diferente do Koar e do V60, por ter uma saída menor ele acumula a água por mais tempo, gerando um café mais adocicado e sem tanta acidez. Tenho alguns cafés que ficam bons no Melitta, e outros ficam melhores no Koar, faça o teste... os cafés que apresentam uma acidez muito acentuada no Koar, se vc não conseguir corrigir na moagem, experimente no melitta. Já cafés mais amargos ficam bem mais equilibrados no Koar.

Rapaz, não conheço esse Konos não, como ele é? Da Daiso tenho o coador de arame dobrável, boa pedida pra viagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/06/2021 at 02:37, Mojavesp disse:

Oi, Rodrigo, na verdade o Melitta tem uma proposta bem diferente do Koar e do V60, por ter uma saída menor ele acumula a água por mais tempo, gerando um café mais adocicado e sem tanta acidez. Tenho alguns cafés que ficam bons no Melitta, e outros ficam melhores no Koar, faça o teste... os cafés que apresentam uma acidez muito acentuada no Koar, se vc não conseguir corrigir na moagem, experimente no melitta. Já cafés mais amargos ficam bem mais equilibrados no Koar.

Rapaz, não conheço esse Konos não, como ele é? Da Daiso tenho o coador de arame dobrável, boa pedida pra viagens.

@Mojavesp tudo bem? Eu penso exatamente isso que vc falou. Cafés mais amargos, eu prefiro usar o Koar mesmo. Ficam ótimos. Mas eu tenho usado cafés frutados (torra média ou média clara) no Melitta mesmo. Cafés amargos, quando eu quero 100 ml de café eu costumo colocar 5 a 7 gramas de café.. Ficam ótimos. Até mesmo os cafés da Melitta (sim.. eu ainda tomo eles. Risos. Coffee Lover raiz).

Eu fiquei interessado nessa técnica japonesa que vc falou: Tinseki. Eu vou dar uma olhada.

Por acaso, eu vi uma técnica também japonesa. O cara vai jogando água aos poucos. Ainda não consegui replicar direito da forna como é demonstrada no Youtube.

O coador Konos da Daiso que eu falei lembra um pouco o Kalita 102 (não é o Wave), só quecom um buraco a mais e bem mais barato. É esse das imagens abaixo:

 

20210606_123723-01.jpeg

20210606_123727-01.jpeg

20210606_123736-01.jpeg

20210606_123719-01.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo,

Eu comprei o konos também porque é barato (10 reais), para ver a diferença que dava em relação ao v60 e melitta e por precisar de um coador menor para doses pequenas. Acho o resultado bem balanceado entre os dois métodos que citei. A acidez está presente e tem um corpo médio com leve doçura. Eu tenho usado uma moagem um pouco mais fina do que uso para v60, por causa da quantidade menor. Estou usando um café da Five roast de torra media com notas de chocolate e laranja, 10g de pó, 150ml água em torno de 90, método 4:6 do Kasuya. Eu ajusto a moagem um pouco mais fina até dar uns 3,5 min. Quando testar mais compartilha seu resultados, por favor! Abraço

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, MarcioMO disse:

Diogo,

Eu comprei o konos também porque é barato (10 reais), para ver a diferença que dava em relação ao v60 e melitta e por precisar de um coador menor para doses pequenas. Acho o resultado bem balanceado entre os dois métodos que citei. A acidez está presente e tem um corpo médio com leve doçura. Eu tenho usado uma moagem um pouco mais fina do que uso para v60, por causa da quantidade menor. Estou usando um café da Five roast de torra media com notas de chocolate e laranja, 10g de pó, 150ml água em torno de 90, método 4:6 do Kasuya. Eu ajusto a moagem um pouco mais fina até dar uns 3,5 min. Quando testar mais compartilha seu resultados, por favor! Abraço

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Interessante, eu vi esse coador a venda mas achei que fosse igual ao Melitta, pelas ranhuras, nem reparei que tinha mais furos embaixo. Como vc divide os despejos para 150gr de água no 4:6? Achei dificil replicar pra uma quantidade pequena de café e nem tentei, mas consegui bons resultados com o Osmotic Flow pra 12gr (tinseki).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mojavesp disse:

Interessante, eu vi esse coador a venda mas achei que fosse igual ao Melitta, pelas ranhuras, nem reparei que tinha mais furos embaixo. Como vc divide os despejos para 150gr de água no 4:6? Achei dificil replicar pra uma quantidade pequena de café e nem tentei, mas consegui bons resultados com o Osmotic Flow pra 12gr (tinseki).

@Mojavesp é essa técnica mesmo que eu vi, Osmotic Flow.. Só que quando eu faço, a cama do café não cresce como aparece nos vídeos e, a não ser que a moagem seja grossa, não consigo despejar água apenas no centro. Ele já vai espalhando pelo coador todo. Eu vou engrossar mais a moagem para ver como fica. 

Quanto ao coador da Daiso, então, esse que eu comprei tem quatro furos mas eu acho que tem de três tipo Kalita mesmo. Só que bem mais barato e de acrílico. Nesse talvez dê para fazer 100 ml tranquilo. No de quatro furos, eu vou despejando a água bem lentamente.

7 horas atrás, MarcioMO disse:

Diogo,

Eu comprei o konos também porque é barato (10 reais), para ver a diferença que dava em relação ao v60 e melitta e por precisar de um coador menor para doses pequenas. Acho o resultado bem balanceado entre os dois métodos que citei. A acidez está presente e tem um corpo médio com leve doçura. Eu tenho usado uma moagem um pouco mais fina do que uso para v60, por causa da quantidade menor. Estou usando um café da Five roast de torra media com notas de chocolate e laranja, 10g de pó, 150ml água em torno de 90, método 4:6 do Kasuya. Eu ajusto a moagem um pouco mais fina até dar uns 3,5 min. Quando testar mais compartilha seu resultados, por favor! Abraço

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

@MarcioMO o seu Konos é de quatro ou três furos?

Eu vou tentar fazer o que você falou para ver como fica. 

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia! Eles são diferentes! O konos tem 4 furos, é menor (altura e volume) e tem um ângulo um pouco mais aberto. Eu faço 5 pequenos despejos de 30ml de aprox 30 seg. Vou testar o Osmotic para ver diferença. Bons cafés!cb1d4573cf5bc9bed146c6e2301d5733.jpga8675e1a69a8164d6826ca259ff1c3e3.jpg

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk



  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, MarcioMO disse:

Bom dia! Eles são diferentes! O konos tem 4 furos, é menor (altura e volume) e tem um ângulo um pouco mais aberto. Eu faço 5 pequenos despejos de 30ml de aprox 30 seg. Vou testar o Osmotic para ver diferença. Bons cafés!cb1d4573cf5bc9bed146c6e2301d5733.jpga8675e1a69a8164d6826ca259ff1c3e3.jpg

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


 

Legal, vou comprar um pra testar, é que eu uso o Melitta 00, acho que é até menor que o Konos. Vou testar o 4:6. Ele usa filtro padrão Melitta mesmo?

11 horas atrás, Diogo_KC disse:

@Mojavesp é essa técnica mesmo que eu vi, Osmotic Flow.. Só que quando eu faço, a cama do café não cresce como aparece nos vídeos e, a não ser que a moagem seja grossa, não consigo despejar água apenas no centro. Ele já vai espalhando pelo coador todo. Eu vou engrossar mais a moagem para ver como fica. 

Quanto ao coador da Daiso, então, esse que eu comprei tem quatro furos mas eu acho que tem de três tipo Kalita mesmo. Só que bem mais barato e de acrílico. Nesse talvez dê para fazer 100 ml tranquilo. No de quatro furos, eu vou despejando a água bem lentamente.

@MarcioMO o seu Konos é de quatro ou três furos?

Eu vou tentar fazer o que você falou para ver como fica. 

Obrigado.

Hahaha, aquela cama inflada pra ser sincera nunca consegui com café nenhum, kkkk! Acho que ele usa fermento pra ficar bonita no video...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melitta 2 fica sobrando um pouco e não encaixa totalmente. Na Daiso só tinha um parecido com o melita no tamanho 1, mas ele também não fica perfeitamente encaixado além de faltar um pouco.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Já tentaste usar o filtro Melitta #2/#4? Ele é mais aberto quando comparado aos convencionais da marca.
(Agora que vi que disseste "Melitta 2". Não sei se é referência ao #2 ou ao 102)
O 102. Mas estava mencionando o filtro só para ver se servia no konos. De qualquer forma, obrigado pela informação dos tamanhas!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

tem um filtro da mellita que eles dizem que é para cafeteiras eletricas. E ele é justamente assim, mais aberto e menor se comparado o n2 com o 102. Talvez de certo nesse porta filtro. 

edit: como eu disse antes, porta filtro melitta 102 e filtro n2 menor na altura e maior abertura não cabe no 102.

WhatsApp Image 2021-07-12 at 12.15.57 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-07-12 at 12.15.57.jpeg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

Revivendo o topico aqui sobre o Konos, acabei herdando um que um vizinho ia jogar fora, e fiz os testes com os filtros que tenho aqui. Sao os: melitta 100, 102 e n2. De fato o que ajusta nele é o n2 "para cafeteiras elétricas". image.thumb.jpeg.b28736b460ca815d12f018763c146e4f.jpeg

Na sequencia 100, n2 e 102 

image.thumb.jpeg.50f3690f9c21cadc2dfd158feda07c54.jpegimage.thumb.jpeg.915cc6d1a84334d1d59befcfb37ee952.jpegimage.thumb.jpeg.7d4af4ef4b631a8d58b0ae9ae73bc175.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa dica Caio!
Eu não uso muito o konos... acabo usando o kalita uno que dá para fazer quantidades pequenas e usa filtro 1.
b00f4649fe0e8b43d50cb64090477a8c.jpg

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/03/2021 at 17:54, Mojavesp disse:

Pessoal, existe alguma receita milagrosa pra conseguir tirar uma boa extração de coados em pequenas quantidades?

Moro sozinha, e acabo não usando os coados pq nunca consegui tirar boas extrações em menos de 120ml... acabo caindo sempre na expresso, onde consigo tirar 60ml que é meu café "padrão" do dia. Tenho Koar e V60, e não uso pq me dá uma dó tremenda preparar 200ml de café, tomar 60/70ml e despejar o resto na pia... alguem tem alguma receita pra conseguir extração com no máximo 100ml? Gosto de cafés cítricos, mas usando uma proporção de 1/8, como o tempo de extração e a quantidade de água são poucas, geralmente ficam subextraídos e muito ácidos...

Olá, uma dica caso não consiga realmente extrair essa mínima quantidade em um padrão desejável, seria extrair uma quantidade um pouco maior que atinja o padrão desejado e guardar oque sobrar em uma boa garrafa térmica, uma stanley por exemplo, escaldando bem a garrafa antes.  Ao tomar esse café que ficou bem armazenado pode ser que você aprecie ele após "descansado" mas ainda "não oxidado".  Melhor que extrair 100ml beber 50ml e jogar 50ml fora rs . . . 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...