Ir para conteúdo

Instalei OPV na Breville BES870


Pedro Freire

Postagens recomendadas

1 hora atrás, Kleber Pontes disse:

Eldermarco, você poderia passar a descrição dos componentes que comprou da OPV e os contatos para comprá-los?

Opa, claro!

Mas reitero que você deve primeiro tentar fazer o ajuste com a OPV de fábrica. É um procedimento bem mais simples e você pode achar suficiente.

Nos comentários anteriores eu fiz uma lista mais completa de itens que eu usei. A OPV eu comprei no link sugerido pelo @Pedro Freire:

https://www.drtradingshop.nl/en_GB/a-44636227/pumps/adjustable-over-pressure-valve-pump/#verder-winkelen

Veio da holanda e eu tive a sorte de não ser taxado.

Depois de limpar todas as peças eu apliquei essa graxa de grau alimentício na o-ring da OPV:

https://shp.ee/398u9xv

Essa graxa é importante para preservar os componentes da OPV e tornar o encaixe bem mais macio. 

Sobre a conexão que vai em cima da OPV e é ligada com a mangueira de 4mm de diâmetro externo, eu comprei exatamente essa (mas não nesse site, já que eles não mandam para o Brasil):

https://www.mscdirect.com/product/details/68967892

A representante da empresa que fabrica essas conexões no Brasil é a Racitec Hidraulica e eu encontrei uma loja deles no Rio. Só tinha duas peças e eu comprei uma. Eu posso te passar o telefone da pessoa que eu conversei por mensagem privada. Não vou deixar aqui para não expor um número que pode não ser mais comercial no futuro. Você também pode ver se tem um representante deles mais próximo de onde você mora. Essa foi de longe a peça mais difícil de encontrar, considerando as especificações adequadas para esse tipo de uso.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, eldermarco disse:

Opa, claro!

Mas reitero que você deve primeiro tentar fazer o ajuste com a OPV de fábrica. É um procedimento bem mais simples e você pode achar suficiente.

Nos comentários anteriores eu fiz uma lista mais completa de itens que eu usei. A OPV eu comprei no link sugerido pelo @Pedro Freire:

https://www.drtradingshop.nl/en_GB/a-44636227/pumps/adjustable-over-pressure-valve-pump/#verder-winkelen

Veio da holanda e eu tive a sorte de não ser taxado.

Depois de limpar todas as peças eu apliquei essa graxa de grau alimentício na o-ring da OPV:

https://shp.ee/398u9xv

Essa graxa é importante para preservar os componentes da OPV e tornar o encaixe bem mais macio. 

Sobre a conexão que vai em cima da OPV e é ligada com a mangueira de 4mm de diâmetro externo, eu comprei exatamente essa (mas não nesse site, já que eles não mandam para o Brasil):

https://www.mscdirect.com/product/details/68967892

A representante da empresa que fabrica essas conexões no Brasil é a Racitec Hidraulica e eu encontrei uma loja deles no Rio. Só tinha duas peças e eu comprei uma. Eu posso te passar o telefone da pessoa que eu conversei por mensagem privada. Não vou deixar aqui para não expor um número que pode não ser mais comercial no futuro. Você também pode ver se tem um representante deles mais próximo de onde você mora. Essa foi de longe a peça mais difícil de encontrar, considerando as especificações adequadas para esse tipo de uso.

 

Obrigado!!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,

Fiquei devendo um vídeo para vocês. Eu ainda estou brincando com o ajuste de pressão, mas decidi capturar uma das extrações para se ter uma ideia de como ficou após o ajuste:

Nesse vídeo eu fixei a pressão máxima em 11 bar. A extração começou em 10 bar e foi lentamente caindo até chegar em 8 bar, quando eu encerrei.

A extração mudou bastante depois que eu pude limitar a pressão. Estou bastante satisfeito com a mudança e acho que vale muito a pena. As fotos do interior da máquina após a mudança já foram postadas nas mensagens anteriores.

Assim como no ajuste realizado com a OPV de fábrica, eu noto um ruído muito parecido quando se baixa a pressão máxima. Eu marquei o ponto que o ruído se inicia no vídeo. Eu tentei de várias formas descobrir a origem desse ruído e ver se dá para corrigir, mas até agora eu não tive muito sucesso. Talvez seja na OPV, talvez seja na bomba. Li sobre a possibilidade de algum efeito de ressonância, já que estamos falando de uma bomba vibratória, mas eu não tenho certeza. Eu sou a única pessoa que conheço que teve esse problema na Breville, mas vi outros com esse problema em outras máquinas. De qualquer maneira, o ruído não parece causar qualquer tipo de dano para a máquina e é mais algo incômodo do que outra coisa. Se algum colega tiver alguma sugestão, fale agora ou cale-se para sempre! :D

Bons cafés para todos!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, 

Não consegui observar esse ruido. A minha também deixei em 11bar de pressão máxima estática.  Na extração fica sempre entre 10 e 8bar . Uma bela extração !!! Parabéns! 

Bons cafés ! 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala meus caros,

Eu fiquei de enviar um vídeo com o ruído da máquina. Eu retirei a tampa e usei o filtro cego para forçar até a pressão máxima da bomba (15 bar. No manômetro é mostrada a pressão máxima regulada para a extração, que é de 10 bar). Segue abaixo:

 

No vídeo o ruído parece mais intenso do que ele realmente é ao vivo. Esse mesmo problema foi observado com a OPV de fábrica e acontece quando se tenta ajustar a pressão máxima de extração para um valor menor que 14 bar. Não consegui concluir se esse ruído tem origem na OPV ou na bomba, mas eu arriscaria dizer que é a bomba. Encontrei outras pessoas com problemas semelhantes pela internet dizendo que isso poderia ser algum efeito de ressonância, mas eu não tenho certeza. Eu também não encontrei ninguém com esse problema em uma máquina Breville, o que me faz pensar que não deve ser algo que acontece com frequência. Talvez a substituição da bomba resolva isso, mas não vejo motivo para fazer isso, já que não vejo qualquer dano para a máquina e durante a extração eu quase esqueço que existe o ruído. 

De qualquer maneira, se algum outro colega tiver alguma sugestão, comenta por aí que pode ser útil.

Quanto ao resultado, permanece o que eu falei anteriormente. As extrações ficam muuito melhores depois desse ajuste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elder

Tenho uma leve lembrança de um barulho mais alto assim quando regulei a OPV mas não tinha roteado o retorno para a entrada da bomba ainda. Esse barulho parece ser a opv trabalhando mesmo, e seria mais alto pq não tem água para amortecer, joga direto para a atmosfera. 
Pode ser que colocar o T na entrada da bomba diminua o barulho, além de melhorar muito a qualidade de vida, já que a bandeja enche muito rápido sem ele.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Emerson_ disse:

Elder

Tenho uma leve lembrança de um barulho mais alto assim quando regulei a OPV mas não tinha roteado o retorno para a entrada da bomba ainda. Esse barulho parece ser a opv trabalhando mesmo, e seria mais alto pq não tem água para amortecer, joga direto para a atmosfera. 
Pode ser que colocar o T na entrada da bomba diminua o barulho, além de melhorar muito a qualidade de vida, já que a bandeja enche muito rápido sem ele.

Boa sugestão, Emerson.

Eu devo fazer essa alteração em uma etapa posterior, mas ainda preciso comprar os materiais e conseguir algum tempo. Vai ser interessante verificar se é isso mesmo.

E de fato, nas pesquisas que eu li o pessoal associou isso com a OPV, mas como eu usei duas OPVs diferentes e notei o mesmo problema, pensei que poderia ser bomba. Mas nos dois casos, eu não fiz o desvio.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/11/2023 at 22:51, Kleber Pontes disse:

Já pensei em cortar a mola original Pedro, mas temo perder a extremidade reta da mola e a mesma entortar e com o tempo ficar agarrando e variando o ajuste, pois para isso que serve as extremidades retas das molas, para que comprimam de maneira equilibrada. Se alguém cortou a mola a algum tempo puder dar um feedback, seria interessante.

Eu cortei duas voltas da mola, do lado que fica em contato com o parafuso, faz uns 15 dias. Uso a máquina todo dia e estou gostando mais dela assim

Queria fazer o mod usando a OPV original e estava com medo de abrir o parafuso demais, vazar e causar um curto ou oxidação, então contei a quantidade de voltas de fábrica no parafuso - 3 e 1/2, se me lembro bem - e fui cortando uma volta mola até essa posição do parafuso ficar perto dos 9bar com o filtro cego (de acordo com aquela famosa imagem). Depois ainda apertei um pouco mais pra chegar onde queria. Não usei veda rosca e tive zero problema com vazamento

A única coisa esquisita que notei e que ninguém mencionou foi uma pequena oscilação com o filtro cego, coisa de menos de 0.5bar e que parece ser periódica, então acho que pode ter a ver com a parte elétrica/eletrônica. Talvez até já estivesse assim antes e não prestei atenção

Notei que os cafés ficaram mais complexos e menos amargos, mais agradáveis. Antes do mod um click do K4 afetava bastante o tempo, e agora não mais. Por isso tenho impressão que a máquina ficou mais estável em relação a mudanças na moagem, diminuiu a canalização e os shots saem até mais rápido pro mesmo click, talvez porque eu estava usando torra clara, moendo muito fino e tirando shots de mais de 40s.

Agora estou tendo um pouquinho de dificuldade para controlar o tempo de extração, mas pode ser porque ainda estava me adaptando com a "nova" máquina + o K4 e aí pra complicar mais chegou meu moedor novo, um Sniper

Li todas as mensagens desse tópico e meu resultado foi bem parecido com o do pessoal que aprovou o mod, mas posso estar deixando passar algo por falta de conhecimento

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, ainda quero colocar o T pra reaproveitar a água da OPV.


Vocês tem o link de onde compraram mangueira para ligar a OPV ao T? Imagino que sirva qualquer uma de silicone atóxico de 5mm. É isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ygormutti disse:

Eu cortei duas voltas da mola, do lado que fica em contato com o parafuso, faz uns 15 dias. Uso a máquina todo dia e estou gostando mais dela assim

Queria fazer o mod usando a OPV original e estava com medo de abrir o parafuso demais, vazar e causar um curto ou oxidação, então contei a quantidade de voltas de fábrica no parafuso - 3 e 1/2, se me lembro bem - e fui cortando uma volta mola até essa posição do parafuso ficar perto dos 9bar com o filtro cego (de acordo com aquela famosa imagem). Depois ainda apertei um pouco mais pra chegar onde queria. Não usei veda rosca e tive zero problema com vazamento

A única coisa esquisita que notei e que ninguém mencionou foi uma pequena oscilação com o filtro cego, coisa de menos de 0.5bar e que parece ser periódica, então acho que pode ter a ver com a parte elétrica/eletrônica. Talvez até já estivesse assim antes e não prestei atenção

Notei que os cafés ficaram mais complexos e menos amargos, mais agradáveis. Antes do mod um click do K4 afetava bastante o tempo, e agora não mais. Por isso tenho impressão que a máquina ficou mais estável em relação a mudanças na moagem, diminuiu a canalização e os shots saem até mais rápido pro mesmo click, talvez porque eu estava usando torra clara, moendo muito fino e tirando shots de mais de 40s.

Agora estou tendo um pouquinho de dificuldade para controlar o tempo de extração, mas pode ser porque ainda estava me adaptando com a "nova" máquina + o K4 e aí pra complicar mais chegou meu moedor novo, um Sniper

Li todas as mensagens desse tópico e meu resultado foi bem parecido com o do pessoal que aprovou o mod, mas posso estar deixando passar algo por falta de conhecimento

Opa, depois da modificação eu precisei afinar a moagem porque o café estava passando mais rápido. Depois de vários testes eu setei a minha em 10 bar com o filtro cego, deixando a extração por volta de 9bar.

Sobre a oscilação, eu não notei isso com a minha. A minha atinge a pressão máxima regulada com o filtro cego e se mantém por lá até a bomba desarmar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 16/12/2023 at 17:05, ygormutti disse:

Eu cortei duas voltas da mola, do lado que fica em contato com o parafuso, faz uns 15 dias. Uso a máquina todo dia e estou gostando mais dela assim

Queria fazer o mod usando a OPV original e estava com medo de abrir o parafuso demais, vazar e causar um curto ou oxidação, então contei a quantidade de voltas de fábrica no parafuso - 3 e 1/2, se me lembro bem - e fui cortando uma volta mola até essa posição do parafuso ficar perto dos 9bar com o filtro cego (de acordo com aquela famosa imagem). Depois ainda apertei um pouco mais pra chegar onde queria. Não usei veda rosca e tive zero problema com vazamento

A única coisa esquisita que notei e que ninguém mencionou foi uma pequena oscilação com o filtro cego, coisa de menos de 0.5bar e que parece ser periódica, então acho que pode ter a ver com a parte elétrica/eletrônica. Talvez até já estivesse assim antes e não prestei atenção

Notei que os cafés ficaram mais complexos e menos amargos, mais agradáveis. Antes do mod um click do K4 afetava bastante o tempo, e agora não mais. Por isso tenho impressão que a máquina ficou mais estável em relação a mudanças na moagem, diminuiu a canalização e os shots saem até mais rápido pro mesmo click, talvez porque eu estava usando torra clara, moendo muito fino e tirando shots de mais de 40s.

Agora estou tendo um pouquinho de dificuldade para controlar o tempo de extração, mas pode ser porque ainda estava me adaptando com a "nova" máquina + o K4 e aí pra complicar mais chegou meu moedor novo, um Sniper

Li todas as mensagens desse tópico e meu resultado foi bem parecido com o do pessoal que aprovou o mod, mas posso estar deixando passar algo por falta de conhecimento

Agora animei fazer o mesmo com a mola original!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Fiz o mod para reaproveitamento de água há algumas semanas. Nossa, melhora muito a qualidade de vida hahaha

Comprei todas as peças na loja online Fábrica do Cervejeiro. Segue um print com as medidas, especificações e preços que paguei nas peças e uma foto de como ficou.

A abraçadeira com borboleta é opcional. Eu coloquei na saída da OPV, já que volta e meia quero testar uma pressão diferente na OPV e não queria ter de cortar e gastar uma nova abraçadeira toda vez.

Screenshot_20240212_173847_Firefox Nightly.jpg

IMG_20240212_174430_462.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ygormutti disse:

Fiz o mod para reaproveitamento de água há algumas semanas. Nossa, melhora muito a qualidade de vida hahaha

Comprei todas as peças na loja online Fábrica do Cervejeiro. Segue um print com as medidas, especificações e preços que paguei nas peças e uma foto de como ficou.

A abraçadeira com borboleta é opcional. Eu coloquei na saída da OPV, já que volta e meia quero testar uma pressão diferente na OPV e não queria ter de cortar e gastar uma nova abraçadeira toda vez.

Screenshot_20240212_173847_Firefox Nightly.jpg

IMG_20240212_174430_462.jpg

Boa, Ygor!

Eu ainda estou para fazer isso, mas a coragem não ajudou. Na sua foto não ficou muito clara a ligação que você fez. A saída da OPV é conectada na conexão T, OK. Mas depois você também conecta a saída do sensor - acho que é um sensor - em um lado da conexão e na outra ponta a saída vai para a bomba, é isso? E você precisou movimentar a bomba em algum momento para fazer a ligação?

Com relação ao uso abraçadeira com borboleta, a minha sugestão seria usar a OPV de metal da forma que eu usei acima. Além de ser um salto de qualidade do ponto de vista do material utilizado, você consegue fazer a regulagem de forma bem mais fácil, além de conseguir trabalhar em um range maior de pressão. Inclusive, dá para voltar a pressão de fábrica, se você precisar. Esse OPV de fábrica parece tão frágil perto da OPV de metal que a impressão que dá é que vai estourar a qualquer momento. :D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, eldermarco disse:

A saída da OPV é conectada na conexão T, OK. Mas depois você também conecta a saída do sensor - acho que é um sensor - em um lado da conexão e na outra ponta a saída vai para a bomba, é isso?

Exatamente isso!

A peça branca e redonda é um sensor sim pelo que li, ele mede o volume de água que passou pra bomba, então seguindo uma orientação que vi (se não me engano aqui mesmo) liguei o T depois desse sensor para não afetar tanto a funcionalidade de programar os botões da máquina.

1 hora atrás, eldermarco disse:

E você precisou movimentar a bomba em algum momento para fazer a ligação?

Não precisei movimentar a bomba pelo que me lembro. No máximo posso ter girado ela um pouco pro lado só durante a ligação, mas não precisei desconectar nada dela.

Usei a mangueira original, apenas troquei a ponta que estava no sensor para uma ponta do T, justamente pela dificuldade de acesso que teria pra remover a ponta da mangueira ligada à bomba. Usei a mangeira nova para conectar o sensor e a OPV ao T

54 minutos atrás, eldermarco disse:

Com relação ao uso abraçadeira com borboleta, a minha sugestão seria usar a OPV de metal da forma que eu usei acima. Além de ser um salto de qualidade do ponto de vista do material utilizado, você consegue fazer a regulagem de forma bem mais fácil, além de conseguir trabalhar em um range maior de pressão. Inclusive, dá para voltar a pressão de fábrica, se você precisar. Esse OPV de fábrica parece tão frágil perto da OPV de metal que a impressão que dá é que vai estourar a qualquer momento. :D

Concordo. Já coloquei várias vezes essa OPV no carrinho do site, mas quando vejo o frete e penso nos impostos desisto :D, mas ainda quero fazer esse upgrade algum dia, sim!

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, ygormutti disse:

Exatamente isso!

A peça branca e redonda é um sensor sim pelo que li, ele mede o volume de água que passou pra bomba, então seguindo uma orientação que vi (se não me engano aqui mesmo) liguei o T depois desse sensor para não afetar tanto a funcionalidade de programar os botões da máquina.

Não precisei movimentar a bomba pelo que me lembro. No máximo posso ter girado ela um pouco pro lado só durante a ligação, mas não precisei desconectar nada dela.

Usei a mangueira original, apenas troquei a ponta que estava no sensor para uma ponta do T, justamente pela dificuldade de acesso que teria pra remover a ponta da mangueira ligada à bomba. Usei a mangeira nova para conectar o sensor e a OPV ao T

Concordo. Já coloquei várias vezes essa OPV no carrinho do site, mas quando vejo o frete e penso nos impostos desisto :D, mas ainda quero fazer esse upgrade algum dia, sim!

Valeu! Qualquer hora eu crio coragem para fazer essa parte. 

Em relação a OPV, eu tive a sorte de não ter sido taxado na época, quando já estavam descendo o chicote em quase todo mundo. Mas eu não sei como estão as coisas hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Em 11/12/2023 at 17:44, eldermarco disse:

Fala meus caros,

Eu fiquei de enviar um vídeo com o ruído da máquina. Eu retirei a tampa e usei o filtro cego para forçar até a pressão máxima da bomba (15 bar. No manômetro é mostrada a pressão máxima regulada para a extração, que é de 10 bar). Segue abaixo:

 

No vídeo o ruído parece mais intenso do que ele realmente é ao vivo. Esse mesmo problema foi observado com a OPV de fábrica e acontece quando se tenta ajustar a pressão máxima de extração para um valor menor que 14 bar. Não consegui concluir se esse ruído tem origem na OPV ou na bomba, mas eu arriscaria dizer que é a bomba. Encontrei outras pessoas com problemas semelhantes pela internet dizendo que isso poderia ser algum efeito de ressonância, mas eu não tenho certeza. Eu também não encontrei ninguém com esse problema em uma máquina Breville, o que me faz pensar que não deve ser algo que acontece com frequência. Talvez a substituição da bomba resolva isso, mas não vejo motivo para fazer isso, já que não vejo qualquer dano para a máquina e durante a extração eu quase esqueço que existe o ruído. 

De qualquer maneira, se algum outro colega tiver alguma sugestão, comenta por aí que pode ser útil.

Quanto ao resultado, permanece o que eu falei anteriormente. As extrações ficam muuito melhores depois desse ajuste.

Fala pessoal,

Dando um feedback sobre esse assunto depois de algum tempo de uso. 

Eu posso dizer que esse ruído praticamente desapareceu e eu nem chego a me dar conta dele durante uma extração normal. Talvez fosse o caso de acomodação de alguma peça ou coisa assim. Eu estive olhando alguns vídeos mais antigos e notei que isso também aconteceu com outros colegas, mas eu nem notei na época que estava para fazer a mudança. 

As extrações, como já foi citado por diversos outros colegas, muda da água para o vinho com uma bebida bem mais equilibrada e, eu diria, mais profissional. Desde que você saiba regular minimamente o café, é claro. Eu considero que as minhas extrações estão melhores que as de uma cafeteria que sou bastante fã aqui em Niterói. 

Eu fiquei de fazer o desvio sugerido pelos colegas, mas me surgiu a oportunidade de adquirir uma outra máquina que eu já estava de olho faz bastante tempo. Se o negócio se concretizar, vou deixar esse trabalho para um futuro dono. Se não, eu mesmo faço. Eu particularmente não tive pressa porque não faz tanta diferença pra mim, já que eu limpo a bandeja e a máquina após a minha extração. 

Bons cafés a todos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...