Ir para conteúdo

Instalei OPV na Breville BES870


Pedro Freire

Postagens recomendadas

6 horas atrás, MarioFreitasN disse:

Desculpe, entendi depois que você está falando da express pro, certo?

Se for, pesquisa por "breville express pro OPV mod" que aparecem vários links do reddit e do YouTube com orientações.

 

Minha respostas anterior: "A breville barista pro já vem regulada em 9 bar. Não precisa mexer na OPV.

https://www.breville.com/us/en/products/espresso/bes878.html"

express pro. obrigado vou em busca do OPV 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, luiznoe disse:

Pessoal, essas modificações para reduzir a pressão da extração (OPV, dimmer ou apenas ajustando a peçinha interna) não acabam por reduzir a potência do vaporizador também? 

Não interfere a potencia do vapor é gerada em locais diferentes, a potencia do vapor modifica com a temperatura. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pressão do vapor é bem mais baixa que os 9bar de pressão de extração da OPV, algo entre 1 e 2 bar. Mesmo assim, quando regulei a OPV da minha gaggia baby para 6,5 bar percebi que a pressão de vaporização caiu bastante, a ponto de não conseguir vaporizar o leite. Voltei para 9 bar. Não sei qual a explicação teórica disso, concordo com o que o Dieverso comentoue  pra mim não faz sentido diminuir o vapor, mas na prática minha experiência foi diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rafael Simas disse:

A pressão do vapor é bem mais baixa que os 9bar de pressão de extração da OPV, algo entre 1 e 2 bar. Mesmo assim, quando regulei a OPV da minha gaggia baby para 6,5 bar percebi que a pressão de vaporização caiu bastante, a ponto de não conseguir vaporizar o leite. Voltei para 9 bar. Não sei qual a explicação teórica disso, concordo com o que o Dieverso comentoue  pra mim não faz sentido diminuir o vapor, mas na prática minha experiência foi diferente.

Eu tenho uma manômetro, aqui so não tenho a rosca do bico vaporizador.
Se eu não e explodir junto com o Boiller te dou um retorno pretendo desmontar ela em janeiro.
Abraço 

Pensando melhor vou ver se consigo um tubo de pitot. com o manômetro não via dar certo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Boa  a noite. coloquei o OPV na minha. quando vou passar o expresso estava vazando pela Válvula de Segurança entre o OPV e a  válvula.

O que acha de fazer isso - 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
[mention=10844]sergiocxavier[/mention]
Olá,
Tem de regular a OPV sim. Você coloca o filtro cego e regula pra marcar de 10 bar estática, que na extraçao fica por volta de 9bar. 
O T não é válvula é só uma conexão para o retorno da água. 
A mangueira deve ter diâmetro interno de 5mm. O mesmo para o T.
Bons cafés. 
Opa, Pedro!

O OPV já chegou e comprei uma válvula T pelo ML (que também já chegou).
Comprei, também, uma mangueira de silicone para aquário, mas achei muito frágil, principalmente porque é para passar água quente. Vou comprar alguma outra mangueira esta semana.

A próxima etapa é fazer a instalação.

Você sabe informar quais ferramentas serão necessárias? Alguma outra dica?

Obrigado

Enviado de meu SM-G980F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o mod com a OPV original. Tive que colocar bastante veda rosca para parar de vazar água e entrar ar, mas funcionou bem. Instalei um tee de inox com tubos de silicone que achei em uma loja para produtores de cerveja. Coloquei o tee entre o medidor de vazão e a bomba, assim a água que recircula não é contada várias vezes e a função do medidor é preservada caso se queira usar. Só tive que fazer um 8 com o tubo de silicone para ele não dobrar, mas funcionou bem. Tampei o tubo original do difusor para não retornar vapor para o interior da máquina. Eis o resultado:

xx2tBf4.jpg


Assim como todos aqui, meu espresso foi da água pro vinho, estou muito mais feliz com a máquina. Se ficar entrando ar pela OPV eu considero colocar a de latão, mas dessa forma deu pra economizar bastante, gastei só 50 reais de material. Obrigado a todos por compartilharem as experiências, gostei muito do resultado

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Olá, pessoal segui o passo a passo aqui e instalei a opv na breville. Porém ela ficou estranha. Primeiro, parece que troquei a bomba, rs. Ligo e ela treme de um jeito que parece que vai voar. Segundo, não respeita o tempo programado nos botões da 26s ela corta a água. Terceiro, chega aos 10bar, de repente cai muito e logo vai retomar já deu os 25s e corta a água. O café está saindo com um sabor muito ruim. Alguém sabe o que pode estar acontecendo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites




Olá, pessoal segui o passo a passo aqui e instalei a opv na breville. Porém ela ficou estranha. Primeiro, parece que troquei a bomba, rs. Ligo e ela treme de um jeito que parece que vai voar. Segundo, não respeita o tempo programado nos botões da 26s ela corta a água. Terceiro, chega aos 10bar, de repente cai muito e logo vai retomar já deu os 25s e corta a água. O café está saindo com um sabor muito ruim. Alguém sabe o que pode estar acontecendo? 


Tive problemas semelhantes aos teus.

Se você instalou a válvula redutora de Pressão, ela deve estar encostando em algum ponto da carcaça da máquina. Daí a vibração.

Quanto à queda de pressão, pode ser que seja chanelling. A água encontra um caminho preferencial e a pressão cai.

Quanto ao sabor, o que está ruim? Na minha, ficou muito ácido. Imbebível. O channeling pode causar isso.

A variação no tempo que você fala... como você está medindo esses 25/26s? A partir do momento que o café começa a sair do portafiltro ou a partir do momento que a bomba manda pressão máxima?

No meu caso, enquanto não consigo alguém pra revisar minha instalação, aumentei um pouco a pressão da máquina no OPV.

Como o manômetro não é preciso, deve estar com 10 a 11bar.

Enviado de meu SM-S918B usando o Tapatalk


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, sergiocxavier disse:



 

 


Tive problemas semelhantes aos teus.

Se você instalou a válvula redutora de Pressão, ela deve estar encostando em algum ponto da carcaça da máquina. Daí a vibração.

Quanto à queda de pressão, pode ser que seja chanelling. A água encontra um caminho preferencial e a pressão cai.

Quanto ao sabor, o que está ruim? Na minha, ficou muito ácido. Imbebível. O channeling pode causar isso.

A variação no tempo que você fala... como você está medindo esses 25/26s? A partir do momento que o café começa a sair do portafiltro ou a partir do momento que a bomba manda pressão máxima?

No meu caso, enquanto não consigo alguém pra revisar minha instalação, aumentei um pouco a pressão da máquina no OPV.

Como o manômetro não é preciso, deve estar com 10 a 11bar.

Enviado de meu SM-S918B usando o Tapatalk

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Sergio, 

Então, extremamente ácido e com retrogusto bem acentuado em um amargor diferente. Impossível de beber. 

Antes de fechá-la tirei um expresso e ficou muito bom. Mesmo café, mesma moagem. Vou tentar afastar a OPV das partes de metal pra ver se melhora.

A variação no tempo, primeiro eu programo os botões para 50s e quando chego no total que espero paro manualmente. Meço o tempo com a balança da timemore, ela começa a medir no momento em que as primeiras gotas caem na xícara. Porém a máquina está parando antes da programação, não entendi pq. Dá 25s, mesmo programada pra 50s e ela para.

Vou tentar essas dicas que vc deu e procurar alguém pra dar uma olhada também.

Tentei um vídeo aqui pra mostrar mas pelo tamanho da mídia não deu pra enviar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Fala Sergio, 
Então, extremamente ácido e com retrogusto bem acentuado em um amargor diferente. Impossível de beber. 
Antes de fechá-la tirei um expresso e ficou muito bom. Mesmo café, mesma moagem. Vou tentar afastar a OPV das partes de metal pra ver se melhora.
A variação no tempo, primeiro eu programo os botões para 50s e quando chego no total que espero paro manualmente. Meço o tempo com a balança da timemore, ela começa a medir no momento em que as primeiras gotas caem na xícara. Porém a máquina está parando antes da programação, não entendi pq. Dá 25s, mesmo programada pra 50s e ela para.
Vou tentar essas dicas que vc deu e procurar alguém pra dar uma olhada também.
Tentei um vídeo aqui pra mostrar mas pelo tamanho da mídia não deu pra enviar.


Já que a pressão está menor, a água leva mais tempo pra saturar o puck. Quando a pressão sobe só até 9bar, o tempo entre a bomba aumentar a pressão e o café começar de fato a sair fica maior. E esse tempo precisa ser levado em conta.

Talvez a solução pra você seja, pasme, engrossar um pouco a moagem.

Assim a água passa um pouco mais fácil e para de estourar o tempo programado.

Engrossar um pouco a moagem também pode fazer diminuir o chanelling e resolver o problema de acidez.

Parece um contrassenso, mas funcionou pra mim.

Enviado de meu SM-S918B usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites






Já que a pressão está menor, a água leva mais tempo pra saturar o puck. Quando a pressão sobe só até 9bar, o tempo entre a bomba aumentar a pressão e o café começar de fato a sair fica maior. E esse tempo precisa ser levado em conta.

Talvez a solução pra você seja, pasme, engrossar um pouco a moagem.

Assim a água passa um pouco mais fácil e para de estourar o tempo programado.

Engrossar um pouco a moagem também pode fazer diminuir o chanelling e resolver o problema de acidez.

Parece um contrassenso, mas funcionou pra mim.

Enviado de meu SM-S918B usando o Tapatalk

Então Sérgio, mas ela não tá estourando o tempo programado, pq na programação coloquei 50s...normalmente finalizo entre 25s a 30s, não tá demorando 20s pra saturar o puck, isso é certeza. Posso até medir amanhã. Mas ele começa a pingar com uns 4 a 5s...ou seja tempo total está em 30s. A máquina não continua. Estranho pq antes eu programava 40s e tudo ia normalmente.

Mas de qualquer forma vou tentar engrossar um pouco a moagem. E realmente me parece contrassenso...rs. Mas vamos testando.

Amanhã dou o feedback aqui. Valeu demais pelas dicas.

Enviado de meu SM-S908E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então...fiquei na saga do acerto e acho que agora foi. Tinha uns grãos de café de baixa qualidade e preferi realizar os testes de pressão com eles do que com o filtro cego.
Vale deixar claro aqui que eu não entendo nada de nada da parte de funcionamento da máquina. Fui regulando a OPV de acordo com as extrações. Então foi mais na vivência do que no racional.
- Primeiro ponto, questão da pressão baixando muito durante a extração:
- percebi nos testes que existe um limite de abertura pra OPV. O que acontecia era que eu regulava ela pra tentar baixar a pressão e ficar entre 9 e 10 bar, porém como a válvula estava, talvez no seu limite de abertura, no meio do processo de alguma forma aliviava e a pressão caía bastante. A solução foi o que o Sérgio havia comentado, deixar a OPV mais apertada. No começo ela vai até uns 11, 12, mas ao longo do processo ela desce pra 10 bar. Isso tudo tirando pelo medidor, não sei ao certo se está nessa pressão.

- Segundo ponto, vibração constante:
- Acabei mexendo um pouco na posição de umas das solenoides, botando um pouco mais de lado para que a OPV não ficasse pegando nela. Também coloquei um calço de espuma na tampa traseira onde a OPV poderia estar batendo. Tirei uma foto pra demonstrar. A princípio parece que resolveu. Menos vibração e barulho perto do normal.

Programação do botão, estava parando antes do programado:
- refiz a programação deixando em 50s. Não sei ao certo se a falta de pressão quando a OPV estava mal regulada influencia no interrompimento do fluxo de água. Mas foi a única coisa que mudou. Após refeita a programação e ajuste na OPV parou de interromper a extração antes do programado. Tudo normal.

Realmente da pra perceber uma melhora no sabor com um fluxo mais contínuo e pressão regulada. Os grãos que ainda tenho aqui já estão com mais de 30 dias, porém percebe-se uma mudança clara nos sensoriais do café. Assim que chegarem os novos creio que ficará nítido a diferença com a OPV.

Recomendo, pra quem tenha interesse.

Abraços e obrigado pela força6f3b75ceecf15c9e6a11f172fb0ee6fe.jpg

Enviado de meu SM-S908E usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2023 at 21:36, Emerson_ disse:

Fiz o mod com a OPV original. Tive que colocar bastante veda rosca para parar de vazar água e entrar ar, mas funcionou bem. Instalei um tee de inox com tubos de silicone que achei em uma loja para produtores de cerveja. Coloquei o tee entre o medidor de vazão e a bomba, assim a água que recircula não é contada várias vezes e a função do medidor é preservada caso se queira usar. Só tive que fazer um 8 com o tubo de silicone para ele não dobrar, mas funcionou bem. Tampei o tubo original do difusor para não retornar vapor para o interior da máquina. Eis o resultado:

xx2tBf4.jpg


Assim como todos aqui, meu espresso foi da água pro vinho, estou muito mais feliz com a máquina. Se ficar entrando ar pela OPV eu considero colocar a de latão, mas dessa forma deu pra economizar bastante, gastei só 50 reais de material. Obrigado a todos por compartilharem as experiências, gostei muito do resultado

Pessoal, 

já comprei todos os itens necessários para a instalação do OPV de latão, só estou aguardando eles chegarem.

Gostei muito da solução proposta pelo Emerson, mas fiquei com duas dúvidas. Colocar a mangueira para retornar entre o medidor e a bomba, não faria que entrasse ar na bomba?

Ele comentou de tampar o tubo original do difusor, não compreendi a necessidade, nem localizei na imagem. Podem me explicar?

Obrigado pessoal, desculpa a ignorância. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, sergiogns said:

Pessoal, 

já comprei todos os itens necessários para a instalação do OPV de latão, só estou aguardando eles chegarem.

Gostei muito da solução proposta pelo Emerson, mas fiquei com duas dúvidas. Colocar a mangueira para retornar entre o medidor e a bomba, não faria que entrasse ar na bomba?

Ele comentou de tampar o tubo original do difusor, não compreendi a necessidade, nem localizei na imagem. Podem me explicar?

Obrigado pessoal, desculpa a ignorância. 

Sérgio,

Não entra ar, o circuito é fechado. Se estiver entrando, é algum vazamento a ser resolvido.

O tubo tampado é o tubo com uma rolha na extrema esquerda da imagem. Só faz sentido se você tiver apenas uma OPV (só a original regulada ou só a de latão com adaptador para mangueira de Teflon). Como você já comprou a de latão e deve utilizar a OPV original rosqueada em cima para não precisar de outro adaptador para a mangueira de Teflon, tampar essa mangueira não será necessário para você, só manter ela ligada na OPV original. Tampar seria se ela “sobrasse”, como no meu caso. Isso evita que a umidade da água descartada para a bandeja entre na máquina.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue abaixo a foto de como ficaram minhas ligações, após alguns cafés a pressão também estabilizou parando de oscilar, acho que os membros do clube Breville Bes840/BES870 deveriam fazer um club BES840/870 Ver.2.0, pois é outra cafeteira.

IMG-20230501-WA0009.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue abaixo a foto de como ficaram minhas ligações, após alguns cafés a pressão também estabilizou parando de oscilar, acho que os membros do clube Breville Bes840/BES870 deveriam fazer um club BES840/870 Ver.2.0, pois é outra cafeteira.
IMG-20230501-WA0009.thumb.jpg.544326f37166e4b1c18702c9aa40ca38.jpg
Sim, vira outra cafeteira! E depois, então, que eu coloquei chuveiro e cesto IMS, além de parar de usar o moinho interno e passar a moer em um Baratza Forté, aí é que o resultado ficou bom mesmo.

Enviado de meu SM-S918B usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, sergiocxavier disse:

Sim, vira outra cafeteira! E depois, então, que eu coloquei chuveiro e cesto IMS, além de parar de usar o moinho interno e passar a moer em um Baratza Forté, aí é que o resultado ficou bom mesmo.

Enviado de meu SM-S918B usando o Tapatalk
 

Instalação Bruta mazza

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/12/2021 at 08:40, Pedro Freire disse:

Quem quiser experimentar essa válvula de segurança pode ser transformada em. OPV. Você solta a capinha preta, dessenrosca toda e checa o pistão pois a maioria das vezes ele está preso. Monta e regula para abrir a 9bar. Relatos na internet de que uma volta e meia no sentido anti horário são suficientes. Se deixar como é a água excedente vai para a bandeja que enche rapidamente. Por isso a vantagem da conexão T para a água voltar ao reservatório. Pode ser assim optei pela OPV de bronze que se não me engano original da Nuova Simonelli por achar de melhor qualidade. Modificações por conta e risco de quem quiser experimentar. 

Bons cafés!

Bom dia, blza?

Como seria a ligação do T pra quem não tem o OPV e vai fazer com a válvula original da máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Seria como na imagem que eu postei acima. Liga a saída da válvula original (que também é uma OPV) no T com uma nova mangueira, e a mangueira que você desconectou da válvula deve ser tampada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a pressão, minha sugestão é não se prender pela famosa “extração a 9 bar”. Pessoal das Gaggia coloca mola pra 6,5bar na OPV deles e fica ótimo. Eu havia regulado a minha para 10,5 bar estático com extração a 9. Depois diminuí para 9 estático e extração a 8, que foi até onde a OPV original conseguiu ficar estável. Ficou melhor ainda

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 hours ago, sergiocxavier said:

Sim, vira outra cafeteira! E depois, então, que eu coloquei chuveiro e cesto IMS, além de parar de usar o moinho interno e passar a moer em um Baratza Forté, aí é que o resultado ficou bom mesmo.

Enviado de meu SM-S918B usando o Tapatalk
 

O chuveiro vale a pena? O filtro IMS é o meu próximo da lista, na esperança de acabar com os MODs, haha, mas como acabei de pegar um Niche Zero, vou aguardar um pouco

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O chuveiro vale a pena? O filtro IMS é o meu próximo da lista, na esperança de acabar com os MODs, haha, mas como acabei de pegar um Niche Zero, vou aguardar um pouco
Na minha opinião, o filtro é mais importante. No meu caso, estou usando o modelo para doses de 18 a 22g (uso 20g como base para regular o espresso).

Mas o investimento no chuveiro não é tau grande assim. Então, embora não seja essencial, acho que vale a pena sim.

Enviado de meu SM-S918B usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, o filtro é mais importante. No meu caso, estou usando o modelo para doses de 18 a 22g (uso 20g como base para regular o espresso).

Mas o investimento no chuveiro não é tau grande assim. Então, embora não seja essencial, acho que vale a pena sim.

Enviado de meu SM-S918B usando o Tapatalk

Tenho o chuveiro...acho que ajuda bastante. Muito melhor que o original.
Mas não sabia do filtro. Tem o link que vc comprou?
Hoje vi uns vídeos no YouTube e resolvi fazer um manômetro para medir realmente quanto está saindo de pressão depois dos ajustes.
Segue a foto.
Bateu 151 Psi...perto de 11 bar. Amanhã tentarei regular novamente.89cd36260108c7058171192d30cc4fb7.jpg

Enviado de meu SM-S908E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...