Ir para conteúdo

Instalei OPV na Breville BES870


Pedro Freire

Postagens recomendadas

Boa Tarde,

Sou muito satisfeito com minha Breville, com exceção da falta de OPV que resulta numa pressão muito alta nas extrações. A questão é que esse modelo que pagamos $$$$$ no Brasil é o modelo de entrada deles. O modelo PRO já tem OPV em 9Bars de fabrica. Usei por um tempo um dimmer para diminuir a pressão e na pratica vi que para cada extração era preciso ajustes. Bombas vibratórias possuem o jato d'água intermitente. Elas pulsam a razão de 60 vezes por segundo. Quando se usa um dimmer se diminui a frequência da pulsação dessa forma diminuindo a pressão. O uso da OPV mantém a pressão mais constante possibilita a regulagem em 9Bars. Pelos motivos expostos o dimmer não me satisfez.

A válvula OPV e a conexão T para retorno do excesso de agua.

IMG-20211219-082924.jpg

 

Detalhe da conexão T para o retorno da água.

IMG-20211219-103335.jpg

 

 

Montagem finalizada.

IMG-20211219-102854.jpg

 

A Todos Bons Cafés !!!

 

Link da OPV

https://www.drtradingshop.nl/en_GB/a-44636227/pumps/adjustable-over-pressure-valve-pump/#verder-winkelen

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde,
Sou muito satisfeito com minha Breville, com exceção da falta de OPV que resulta numa pressão muito alta nas extrações. A questão é que esse modelo que pagamos $$$$$ no Brasil é o modelo de entrada deles. O modelo PRO já tem OPV em 9Bars de fabrica. Usei por um tempo um dimmer para diminuir a pressão e na pratica vi que para cada extração era preciso ajustes. Bombas vibratórias possuem o jato d'água intermitente. Elas pulsam a razão de 60 vezes por segundo. Quando se usa um dimmer se diminui a frequência da pulsação dessa forma diminuindo a pressão. O uso da OPV mantém a pressão mais constante possibilita a regulagem em 9Bars. Pelos motivos expostos o dimmer não me satisfez.
A válvula OPV e a conexão T para retorno do excesso de agua.
IMG-20211219-082924.jpg
 
Detalhe da conexão T para o retorno da água.
IMG-20211219-103335.jpg
 
 
Montagem finalizada.
IMG-20211219-102854.jpg
 
A Todos Bons Cafés !!!
 
Link da OPV
https://www.drtradingshop.nl/en_GB/a-44636227/pumps/adjustable-over-pressure-valve-pump/#verder-winkelen
 
Olá Pedro! Agora que você testou e compartilhou, estou pensando em instalar a OPV também. A conexão T você comprou na mesma loja do link ou em outro lugares? Valeu e bons cafés!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Pedro Freire disse:

Era só ilustrativo ou você pagou 20 euros mais 40 euros de frete? Você trouxe de outra forma mais em conta?

Uma segunda dúvida: abraçadeiras de nylon aguentam bem mesmo com pressões elevadas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Eu já tinha comprado antes da pandemia e estava guardada. Se não me engano comprei na Espressotec UK e paguei cerca de 280 reais e não fui taxado. Essa linha de retorno é de baixa pressão. A pressão forte fica nas junções da válvula com a bomba e a válvula de segurança e essas são rosqueadas.

 Bons cafés! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem quiser experimentar essa válvula de segurança pode ser transformada em. OPV. Você solta a capinha preta, dessenrosca toda e checa o pistão pois a maioria das vezes ele está preso. Monta e regula para abrir a 9bar. Relatos na internet de que uma volta e meia no sentido anti horário são suficientes. Se deixar como é a água excedente vai para a bandeja que enche rapidamente. Por isso a vantagem da conexão T para a água voltar ao reservatório. Pode ser assim optei pela OPV de bronze que se não me engano original da Nuova Simonelli por achar de melhor qualidade. Modificações por conta e risco de quem quiser experimentar. 

Bons cafés!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Gostaria de agradecer @Pedro Freire  Comprei o opv e estou instalando na minha, mas a minha é a infuser (sem moinho) muito pouco espaço! Tô passando trabalho para tentar colocar tudo dentro, com a tampa aberta já testei e funcionou. 

IMG-20220411-WA0000.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou top, estou usando ela aberta pq ainda não consegui dar um jeito nas mangueiras. mas o fluxo ficou uma maravilha , vou comprar meu porta filtro naked no ali. quando tiver um tempo tento fazer um video mas não sou bom nas multimidias.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fechei a maquina , ficou excelente, desistir de comprar uma italiana. O espresso ficou fácil de ajustar com shot constantes . se a moagem esta grossa passa rápido e não dá pressão e se está muito fina antes a maquina aumentava uma tonelada de pressão e passava tudo! Agora ela limita nos 9 bar e leva mais tempo mas sempre um fio constante de café. Agora aguardar meu porta filtro naked chegar da china.

Ps.: não consegui colocar as mangueiras para retorno no reservatório tive que colocar o T junto das saídas de água e tudo vai para a bandeja. Ficou tudo muito apertado

20220416_185908.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
Em 17/04/2022 at 22:46, danilotoda disse:

Fechei a maquina , ficou excelente, desistir de comprar uma italiana. O espresso ficou fácil de ajustar com shot constantes . se a moagem esta grossa passa rápido e não dá pressão e se está muito fina antes a maquina aumentava uma tonelada de pressão e passava tudo! Agora ela limita nos 9 bar e leva mais tempo mas sempre um fio constante de café. Agora aguardar meu porta filtro naked chegar da china.

Ps.: não consegui colocar as mangueiras para retorno no reservatório tive que colocar o T junto das saídas de água e tudo vai para a bandeja. Ficou tudo muito apertado

20220416_185908.jpg

Estou querendo fazer para a minha também, vocë tem o link da OPV que você comprou pra me mandar por favor ?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiogoOla, segue o link, mas você deve pesquisar pra ver se tem com melhores condições de preço. 

 https://www.drtradingshop.nl/en_GB/a-44636227/pumps/adjustable-over-pressure-valve-pump/#description

Bons cafes. 

Você também pode adicionar a conexão  T e regular a de plastico que já existe aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/10/2022 at 06:55, Pedro Freire disse:

@DiogoOla, segue o link, mas você deve pesquisar pra ver se tem com melhores condições de preço. 

 https://www.drtradingshop.nl/en_GB/a-44636227/pumps/adjustable-over-pressure-valve-pump/#description

Bons cafes. 

Você também pode adicionar a conexão  T e regular a de plastico que já existe aí. 

Muito Obrigado Pedro, vou dar uma olhada.

Pior que eu comprei recentemente, na espressoShop o meu chuveiro IMS, uma pena não ter visto o tópico antes, senão aproveitaria o frete e já mandava vir as duas peças.

Sei que é offtopic mas eu gostei muito do resultado com o chuveiro IMS.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/04/2022 at 12:41, Pedro Freire disse:

Olá,

Você vai gostar da modificação. Você deve regular para uma pressão estática de 10,5 a 11,5 bar. Assim na extração vai ter de 8 a 9 bar. 

Bons cafés! 

Eu fiz a modificação alterando a válvula de plástico da Breville, sem comprar a OPV.

 

Eu rodei a pecinha e medi com uma extração de moagem bem fina, choquei a máquina e ela ficou em torno de 10bar, conforme uma imagem de outro tópico.

 

Você acha o ideal a medida do manômetro estar em 10.5 a 11.5 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, conforme ajuda do amigo aqui do tópico, realizei o ajuste de pressão rodando duas voltas no sentido anti-horário da válvula interna (sem comprar a OPV).

Não tenho manômetro, me baseei pela imagem compartilhada no outro tópico(https://forum.clubedocafe.net/topic/8291-fiz-o-opv-mod-na-minha-breville-e-olha-oque-aconteceu/), mostrando o painel da Breville e a equivalência em um manômetro, conforme meus cálculos, ficou ajustado em média para 10bar (no vídeo eu filmo o medidor de pressão do painel da breville). Para fazer a medição, eu fiz uma extração com ajuste de moagem bem fina, onde eu choquei a máquina e a pressão mostrada no visor, foi a pressão máxima que ela ficou calibrada.

Conforme o amigo informou, agora a bandeja da máquina enche mais rápido do que anteriormente devido ao desvio maior de água para manter a pressão mais baixa, porém isso não é um problema pra mim, tirei 2 espressos e a bandeja não transbordou.

Senti uma diferença no sabor, notas mais complexas que eu não tinha antes, agora estou sentindo, senti também que a máquina parou de canalizar e dar aquelas "mijadas" que era costumeira quando a pressão ainda estava com a regulagem de fábrica.

Fiz ontem, ainda carece de mais testes, porém as 4 extrações que já fiz com a nova regulagem, pra mim já foi um ganho muito alto para a máquina, estava pensando seriamente em partir para uma nova máquina, mas depois dessa regulagem, acho que vou adiar um pouco essa troca.

Extremamente simples fazer essa regulagem, achava que seria mais complicado, não precisei comprar nenhuma peça ou ferramenta para tal ajuste, quem sabe mais pra frente eu realizo o ajuste da válvula T, para a água voltar para o reservatório, porém pelo que percebi, esse é um ajuste mais complexo, tendo em vista que eu teria que comprar mangueira, válvula e mudar o comportamento desse fluxo de retorno da água, inclusive não sei como faria isso sem ter a válvula OPV, pois como verificado aqui no tópico, o amigo liga a mangueira de retorno da água para o reservatório, em uma extremidade da OPV onde ela faz esse desvio da água que vai para o grupo.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @Diogo

Parabéns, A minha deixei em 11bar estática. Com o moedor no 5 fica por volta de 9bar na extraçao. Conforme já viu a conexão T e importante. Compre mangueira de silicone 5mm pra fazer a conexão de retorno. Use sempre no modo manual com uma balança pra aferir a extração. Desligue o sensor de entrada de água, é só desligar a tomada de três fios que conecta na parte de cima do sensor. 

bons cafes! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bruno Dumont disse:

Esse OPV ajustável é compatível com outras máquinas, não é? 

Será que funciona na Delonghi Dedica? 

Alguém já encontrou esse OPV no Aliexpress?

Sim, em teoria é compatível. O único senão é a questão de espaço. Se tiver espaço da certo sim. Nunca vi a venda no aliexpress. Se tem não achei. Na Dedica você pode ajustar a mola e ir para 9bars.

Veja esses vídeos:

https://m.youtube.com/watch?v=fc5nWDzsRbM

https://m.youtube.com/watch?v=Scsm9Vw6JrA

https://m.youtube.com/watch?v=c_SKyuzpejs

Bons cafes ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 10/10/2022 at 19:15, Pedro Freire disse:

Olá, @Diogo

Parabéns, A minha deixei em 11bar estática. Com o moedor no 5 fica por volta de 9bar na extraçao. Conforme já viu a conexão T e importante. Compre mangueira de silicone 5mm pra fazer a conexão de retorno. Use sempre no modo manual com uma balança pra aferir a extração. Desligue o sensor de entrada de água, é só desligar a tomada de três fios que conecta na parte de cima do sensor. 

bons cafes! 

Opa, boa Pedro, obrigado pelas dicas.

 

Ainda não comprei a conexão T, por enquanto pra mim tá funcionando bem, eu faço em média 2 espressos por vez, e mesmo assim a bandeja não transborda, ela enche mas não chega a transbordar, ai ficou tranquilo, pois eu faço os dois e logo em seguida eu limpo a máquina e jogo a água da bandeja fora.

Não sei porquê, mas mesmo sem mexer no sensor de entrada de água, ela continua com a bomba ligada durante 1 minuto normalmente como era antes de eu fazer a alteração.

Tenho essa máquina há 6 anos, e depois dessa alteração , e também com a troca do chuveiro para um IMS, eu praticamente resolvi os problemas que tinha com canalização (aquela mijada clássica que ela dava devido a pressão muito alta).

 

Muito satisfeito mesmo, recomendo a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Boa Tarde,
Sou muito satisfeito com minha Breville, com exceção da falta de OPV que resulta numa pressão muito alta nas extrações. A questão é que esse modelo que pagamos $$$$$ no Brasil é o modelo de entrada deles. O modelo PRO já tem OPV em 9Bars de fabrica. Usei por um tempo um dimmer para diminuir a pressão e na pratica vi que para cada extração era preciso ajustes. Bombas vibratórias possuem o jato d'água intermitente. Elas pulsam a razão de 60 vezes por segundo. Quando se usa um dimmer se diminui a frequência da pulsação dessa forma diminuindo a pressão. O uso da OPV mantém a pressão mais constante possibilita a regulagem em 9Bars. Pelos motivos expostos o dimmer não me satisfez.
A válvula OPV e a conexão T para retorno do excesso de agua.
IMG-20211219-082924.jpg
 
Detalhe da conexão T para o retorno da água.
IMG-20211219-103335.jpg
 
 
Montagem finalizada.
IMG-20211219-102854.jpg
 
A Todos Bons Cafés !!!
 
Link da OPV
https://www.drtradingshop.nl/en_GB/a-44636227/pumps/adjustable-over-pressure-valve-pump/#verder-winkelen
 
Olá, Pedro!

Cara, eu estava procurando justamente isso para minha Breville.

Já encomendei o OPV, que deverá chegar na próximas semanas.

Enquanto não chega, e para eu ir me adiantando, será que você poderia me orientar melhor sobre a instalação?

É preciso fazer alguma regulagem nesse OPV, para deixar a máquina nos 9bar? Como é essa regulagem?

Essa válvula T, tem alguma especificação de tamanho ou modelo?

Imagino que deva ser necessário algum pedaço de mangueira. De que tipo e bitola e comprimento?

Vai ser necessário algo mais?

Valeu!

Enviado de meu SM-G980F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sergiocxavier

Olá,

Tem de regular a OPV sim. Você coloca o filtro cego e regula pra marcar de 10 bar estática, que na extraçao fica por volta de 9bar. 

O T não é válvula é só uma conexão para o retorno da água. 

A mangueira deve ter diâmetro interno de 5mm. O mesmo para o T.

Bons cafés. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Pedro Freire disse:

@sergiocxavier

Olá,

Tem de regular a OPV sim. Você coloca o filtro cego e regula pra marcar de 10 bar estática, que na extraçao fica por volta de 9bar. 

O T não é válvula é só uma conexão para o retorno da água. 

A mangueira deve ter diâmetro interno de 5mm. O mesmo para o T.

Bons cafés. 

Pegando o Gancho , eu tenho o Breville Pro como que faz a regulagem em 9 bar. não achei no Youtube ou não estou procurando certo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/11/2022 at 21:42, Dieverso Abreus disse:

Pegando o Gancho , eu tenho o Breville Pro como que faz a regulagem em 9 bar. não achei no Youtube ou não estou procurando certo 

Desculpe, entendi depois que você está falando da express pro, certo?

Se for, pesquisa por "breville express pro OPV mod" que aparecem vários links do reddit e do YouTube com orientações.

 

Minha respostas anterior: "A breville barista pro já vem regulada em 9 bar. Não precisa mexer na OPV.

https://www.breville.com/us/en/products/espresso/bes878.html"

Editado por MarioFreitasN
Erro no texto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...