Ir para conteúdo

Philco Coffee Express 15 bar - troca de informações


Postagens recomendadas

Boa tarde pessoal!

Uma curiosidade: vocês costumam contar o tempo de extração do espresso a partir do acionamento da máquina ou a partir das primeiras gotas de café (utilizando a Philco 15 bar, claro)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, raphaelanjos1 disse:

Boa tarde pessoal!

Uma curiosidade: vocês costumam contar o tempo de extração do espresso a partir do acionamento da máquina ou a partir das primeiras gotas de café (utilizando a Philco 15 bar, claro)?

Acionamento.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/05/2024 at 17:30, raphaelanjos1 disse:

Boa tarde pessoal!

Uma curiosidade: vocês costumam contar o tempo de extração do espresso a partir do acionamento da máquina ou a partir das primeiras gotas de café (utilizando a Philco 15 bar, claro)?

Parte-se do princípio que a extração acontece a partir do contato da água com café. 

A partir daí você cria e segue suas referências, por exemplo, eu sei que em geral, para mim, uma regulagem correta de uma dose de 18g eu começo a ver café no naked por volta de 6 segundos.

Se eu fosse contabilizar a extração só com o café na xícara, não teria essa referência e nem conseguiria diagnosticar isso (se está saindo muito rápido ou devagar).

E se pensar que várias máquinas tem timer embutido e que ele é ativado com o acionamento da bomba, então acredito ser mais correta essa referência.

Mas não tem uma unanimidade, no fim o tempo é só uma referência e o sabor que define tudo. Faça como achar mais prático.

Eu ja tentei usar o modo ESP da balança Tiny2s, mas com a Philco a vibração interfere e o pinga pinga no fim acaba não travando o tempo. Eu aciono a bomba e o timer geralmente juntos ou aperto um depois o outro, é pouca diferença.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, alxbrgs disse:

Parte-se do princípio que a extração acontece a partir do contato da água com café. 

A partir daí você cria e segue suas referências, por exemplo, eu sei que em geral, para mim, uma regulagem correta de uma dose de 18g eu começo a ver café no naked por volta de 6 segundos.

Se eu fosse contabilizar a extração só com o café na xícara, não teria essa referência e nem conseguiria diagnosticar isso (se está saindo muito rápido ou devagar).

E se pensar que várias máquinas tem timer embutido e que ele é ativado com o acionamento da bomba, então acredito ser mais correta essa referência.

Mas não tem uma unanimidade, no fim o tempo é só uma referência e o sabor que define tudo. Faça como achar mais prático.

Eu ja tentei usar o modo ESP da balança Tiny2s, mas com a Philco a vibração interfere e o pinga pinga no fim acaba não travando o tempo. Eu aciono a bomba e o timer geralmente juntos ou aperto um depois o outro, é pouca diferença.

Muito obrigado pela resposta!

Meus melhores espressos na Philco foram com 19-19.5g(1:2 - 2.2 no máximo) de café para em média 35s de extração a partir do acionamento. Também tirei alguns bons com 18g, mas nunca acertei a partir de 20g, acho que fica muito no limite do meu naked.

Parei de usar o auto-timer da Black Mirror por conta dessa vibração, sempre acionava antes do tempo. Passei a acionar o timer manualmente logo após acionar a máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, saudações. Iniciei nos espresso hoje, na Philco 15 bar.

 

Muito animado. Coloquei um filtro despressurizado e utilizando o k1.

 

Segue foto do segundo cafe tirado. Muito para aprender e melhorar, mas Feliz com o aprendizado.

 

 

20240603_215507.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, queria saber, qual dosagem vocês costumam utilizar no espresso com a Philco 15 bar? Seja com ou sem mods.

Em 29/05/2024 at 16:23, raphaelanjos1 disse:

Meus melhores espressos na Philco foram com 19-19.5g(1:2 - 2.2 no máximo) de café para em média 35s de extração a partir do acionamento. Também tirei alguns bons com 18g, mas nunca acertei a partir de 20g, acho que fica muito no limite do meu naked.

Vi em algum lugar alguém comentando que abaixo de 18g ficaria "azedo", então sempre me prendi a essa dosagem acima. Após algumas pesquisas, notei que bastante gente também utiliza doses de 15 a 18g.

Utilizo esse naked aqui: Naked Aliexpress, acho que com puck screen cabem no máximo 20g, mas pra mim já fica bem difícil de regular. Comprei uma cesta com mais furos (648) para fazer alguns testes novos. Também acabei comprando as peças para as mods do dimmer + manômetro. Precisaram modificar a dose após as mods?

Editado por raphaelanjos1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, raphaelanjos1 disse:

Vi em algum lugar alguém comentando que abaixo de 18g ficaria "azedo", então sempre me prendi a essa dosagem acima. Após algumas pesquisas, notei que bastante gente também utiliza doses de 15 a 18g.

Sabe aquele momento que o clique X deixa um pouco ácido e o clique X+1 um pouco amargo? É comum deixar no clique X e adicionar 0.5 ou 1 grama pra tentar chegar no ajuste ideal. Mas não quer dizer que 15g deixe sempre ácido e 18 gramas não. 

A dosagem tem mais a ver com preencher o filtro. Deixa-se aproximadamente 5 mm sobrando pra acomodar o chuveiro e a expansão do bolo durante a extração. Pesquise sobre o teste da moeda se quiser fazer um ajuste fino. Se com esse volume coube 18g de um café com torra mais clara, possivelmente vai caber 17 ou 16g com torra mais desenvolvida, ou seja, depende do café tbm.

Sugiro ajustar o volume para algo próximo desses 5 mm de folga após compactar, ajustar a moagem o melhor que puder, e aí sim adicionar ou remover 0.5 ou 1 g. Se ainda assim não ficou bom, tente outros recursos como variar o ratio, surf de temperatura ou temperatura diferente no seu PID se tiver, variar fluxo ou fazer curva de pressão com um dimmer etc...

3 horas atrás, raphaelanjos1 disse:

Comprei uma cesta com mais furos (648) para fazer alguns testes novos.

Essas cestas que estão na moda tendem a extrair mais do café, então, com a mesma moagem que no seu filtro atual, o de mais furos tende a puxar mais para o lado do amargor que acidez. Talvez tenha que usar moagem um pouco mais grossa e o café pode sair um pouco mais rápido e ainda assim estará do seu agrado, pois a referência de tempo e moagem vão mudar, então fique tranquilo com suas percepções e vá pelo paladar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigados pelas informações @regisassao, vou pesquisar mais sobre o teste! Atualmente, eu duvido muito que estejam sobrando 5mm com a minha dosagem, mas vou fazer o teste corretamente. Hoje já vou começar a diminuir a dose pra saber como vai ficar no paladar.

 

@regisassao, uma nova duvida: 5mm ou 2mm? Você comentou 5mm mas vi diversos vídeos falando sobre 2mm. De todo modo, peguei uma moeda de 25 centavos para o teste depois, ela tem 2,25mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A curiosidade não me deixa em paz então decidi realizar logo os testes:

No primeiro momento, preparei e pesei 18g de café no porta-filtro. Café de torra média média mesmo. Fiz a moagem com um click que costumo trabalhar para essa dosagem (28 do K6) e a partir disso mesmo processo de sempre, WDT, nivelador e tamper (30lb 51mm da 3bomber, pressão constante). Adicionei a moeda de 25 centavos (que possui 2.25mm) e levei para o chuveiro da maquina. Para minha surpresa, 0 marcas da moeda após retirar. 

Decidi então subir a dose para 20g total e testar. Novamente sem marcações.

Repeti o teste, só que dessa vez adicionando um puck screen (que uso sempre) acima da moeda, dessa vez com 19.5 por conta das perdas ao manipular o café. E então,  foi gerada uma marca "leve" na moeda (não chegou a emperrar a moeda, só criou uma resistência). Vou adicionar uma foto para ilustrar, não reparem a bagunça:  Foto do resultado.

Após diminuir para 19g e adicionar a moeda + puck screen, não foi gerada nenhuma marca.

Essa foi o cesto utilizado no teste: Cesto

Li em alguns lugares que o ideal seria essa marcação leve. Em outros lugares, li que o correto seria sem marcação alguma. Ainda fico um pouco na dúvida sobre o verdadeiro ideal, mas acaba que o resultado não fugiu muito do que eu já praticava.

O melhor espresso que tenho registrado aqui (em planilha e tudo rs) foi com 19.5g, mas já tirei outros bons com 19g, a partir de 20g sempre ficou difícil de controlar os espirros, acho que tá justificado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, raphaelanjos1 disse:

A curiosidade não me deixa em paz então decidi realizar logo os testes:

No primeiro momento, preparei e pesei 18g de café no porta-filtro. Café de torra média média mesmo. Fiz a moagem com um click que costumo trabalhar para essa dosagem (28 do K6) e a partir disso mesmo processo de sempre, WDT, nivelador e tamper (30lb 51mm da 3bomber, pressão constante). Adicionei a moeda de 25 centavos (que possui 2.25mm) e levei para o chuveiro da maquina. Para minha surpresa, 0 marcas da moeda após retirar. 

Decidi então subir a dose para 20g total e testar. Novamente sem marcações.

Repeti o teste, só que dessa vez adicionando um puck screen (que uso sempre) acima da moeda, dessa vez com 19.5 por conta das perdas ao manipular o café. E então,  foi gerada uma marca "leve" na moeda (não chegou a emperrar a moeda, só criou uma resistência). Vou adicionar uma foto para ilustrar, não reparem a bagunça:  Foto do resultado.

Após diminuir para 19g e adicionar a moeda + puck screen, não foi gerada nenhuma marca.

Essa foi o cesto utilizado no teste: Cesto

Li em alguns lugares que o ideal seria essa marcação leve. Em outros lugares, li que o correto seria sem marcação alguma. Ainda fico um pouco na dúvida sobre o verdadeiro ideal, mas acaba que o resultado não fugiu muito do que eu já praticava.

O melhor espresso que tenho registrado aqui (em planilha e tudo rs) foi com 19.5g, mas já tirei outros bons com 19g, a partir de 20g sempre ficou difícil de controlar os espirros, acho que tá justificado.

 

Eu não medi, mas eu uso puck screen, talvez esteja mais pra 5 mm no meu caso. Mas não é um milímetro que vai mudar a vida. Acho que seus testes já foram suficientes.

Minha sugestão pra controlar espirros é focar na moagem e WDT.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/06/2024 at 19:11, raphaelanjos1 disse:

A curiosidade não me deixa em paz então decidi realizar logo os testes:

No primeiro momento, preparei e pesei 18g de café no porta-filtro. Café de torra média média mesmo. Fiz a moagem com um click que costumo trabalhar para essa dosagem (28 do K6) e a partir disso mesmo processo de sempre, WDT, nivelador e tamper (30lb 51mm da 3bomber, pressão constante). Adicionei a moeda de 25 centavos (que possui 2.25mm) e levei para o chuveiro da maquina. Para minha surpresa, 0 marcas da moeda após retirar. 

Decidi então subir a dose para 20g total e testar. Novamente sem marcações.

Repeti o teste, só que dessa vez adicionando um puck screen (que uso sempre) acima da moeda, dessa vez com 19.5 por conta das perdas ao manipular o café. E então,  foi gerada uma marca "leve" na moeda (não chegou a emperrar a moeda, só criou uma resistência). Vou adicionar uma foto para ilustrar, não reparem a bagunça:  Foto do resultado.

Após diminuir para 19g e adicionar a moeda + puck screen, não foi gerada nenhuma marca.

Essa foi o cesto utilizado no teste: Cesto

Li em alguns lugares que o ideal seria essa marcação leve. Em outros lugares, li que o correto seria sem marcação alguma. Ainda fico um pouco na dúvida sobre o verdadeiro ideal, mas acaba que o resultado não fugiu muito do que eu já praticava.

O melhor espresso que tenho registrado aqui (em planilha e tudo rs) foi com 19.5g, mas já tirei outros bons com 19g, a partir de 20g sempre ficou difícil de controlar os espirros, acho que tá justificado.

 

Amigo, cuidado em se prender em quantos gramas você vai usar, a não ser que você use sempre o mesmo café, digo o mesmo perfil de torra, se você pega uma torra média escura, geralmente padrão pra espresso, você vai usar x gramas, se você pegar uma torra média clara, essa quantidade vai mudar, geralmente é entre 18-22g, torra mais desenvolvidas 18g fica legal, agora torras mais claras 20-22g funciona bem. A questão é que o volume de café é diferente, ocupam espaços diferentes, então se você gosta de experimentar vários tipos de café em espresso, é sempre bom focar no gosto do café, entender o que te agrada e regular pra chegar nesse sensorial.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe se o screen shower, fomos chuveirinho, da Gaggia Classic cabe na Philco 15 bar? Venho a meses procurando um que não seja igual o de fábrica, no Ali tem várias opções pra Gaggia Classic e nada pra Philco 15 bar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, mateuskiedis disse:

Alguém sabe se o screen shower, fomos chuveirinho, da Gaggia Classic cabe na Philco 15 bar? Venho a meses procurando um que não seja igual o de fábrica, no Ali tem várias opções pra Gaggia Classic e nada pra Philco 15 bar.

Não serve. A Gaggia é 58 mm e a Philco 51 mm.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mateuskiedis disse:

Amigo, cuidado em se prender em quantos gramas você vai usar, a não ser que você use sempre o mesmo café, digo o mesmo perfil de torra, se você pega uma torra média escura, geralmente padrão pra espresso, você vai usar x gramas, se você pegar uma torra média clara, essa quantidade vai mudar, geralmente é entre 18-22g, torra mais desenvolvidas 18g fica legal, agora torras mais claras 20-22g funciona bem. A questão é que o volume de café é diferente, ocupam espaços diferentes, então se você gosta de experimentar vários tipos de café em espresso, é sempre bom focar no gosto do café, entender o que te agrada e regular pra chegar nesse sensorial.

Você tem razão! Eu costumo usar perfis de torra bem parecidos, dou preferência sempre para torras mais elaboradas, voltadas para o espresso. De toda forma, tenho feito o teste da moeda com todos os cafés novos na primeira extração e por hora não fugiu do range 19-19.5g. Costumo deixar meus cafés de torra clara para os coados. No espresso, tenho preferência por aquele perfil mais clássico de chocolate/caramelo/doce de leite. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri esse bate-papo sobre a philco 15bar e decidi trazer uma dúvida minha, sou completamente novo nesse mundo dos espressos e ganhei uma philco há poucos dias.

Utilizei um café nos primeiros dias (sem problemas) e ontem comprei um pacote novo de outro café... esse outro café percebi que é um pouco mais torrado. Tô tendo alguns probleminhas que não sei o que pode ser, os espressos saem com bastante pressão (como se a moagem tivesse grossa), porém quando removo o porta filtro pra jogar a borra fora percebi que o pó tem voltado em direção ao chuveiro da máquina (as vezes fica um pedaço da borra colada no chuveiro). É como se a máquina tivesse puxando o pó ao invés de empurrar.

Por enquanto tô com o filtro pressurizado, pq tô aguardando chegar o filtro não-pressurizado da china. O que pode ser? ...compactação? filtro entupido? muita pressão/pouca pressão? moagem (utilizei click 10-8 do C3)? Sinceramente não sei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, brunolps disse:

Descobri esse bate-papo sobre a philco 15bar e decidi trazer uma dúvida minha, sou completamente novo nesse mundo dos espressos e ganhei uma philco há poucos dias.

Utilizei um café nos primeiros dias (sem problemas) e ontem comprei um pacote novo de outro café... esse outro café percebi que é um pouco mais torrado. Tô tendo alguns probleminhas que não sei o que pode ser, os espressos saem com bastante pressão (como se a moagem tivesse grossa), porém quando removo o porta filtro pra jogar a borra fora percebi que o pó tem voltado em direção ao chuveiro da máquina (as vezes fica um pedaço da borra colada no chuveiro). É como se a máquina tivesse puxando o pó ao invés de empurrar.

Por enquanto tô com o filtro pressurizado, pq tô aguardando chegar o filtro não-pressurizado da china. O que pode ser? ...compactação? filtro entupido? muita pressão/pouca pressão? moagem (utilizei click 10-8 do C3)? Sinceramente não sei

Opa! Geralmente um bom parâmetro para identificar se a moagem está grossa ou fina demais é o tempo de extração. Geralmente o padrão que a maioria das pessoas gosta vai de 25-30s, numa razão de 1:2 ( 17g para 34ml, por exemplo). Se passar em muito menos tempo que isso, você pode afinar a moagem e vice-versa. 

Outro ponto interessante que debatemos acima é o teste da moeda. Valeu a pena realizar para saber qual a quantidade de café ideal em relação ao tamanho da cesta e ao chuveiro da máquina. Prepare o seu café no porta filtro certinho, de preferencia com wdt e tamper, coloque uma moeda de 25 centavos, encaixe e retire na máquina (sem fazer extração, claro rs). Se deixou uma marca bem leve, sua quantidade de café está boa. Se deixou uma marca bem definida, quase afundando, vale a pena diminuir a quantidade. Segue um vídeo demostrando: teste da moeda.

Adicionalmente, vale a pena comprar alguns puck screens. O chuveiro da maquina fica bem mais limpo com o uso deles. Segue link dos puck screens da 3bomber, bem recomendados: link puck screen 51mm. Obs: se começar a usar puck screens, faz o teste da moeda contando com o puck (colocando ele acima da moeda).

Pra finalizar, duas técnicas desse vídeo (video) aqui afetaram bastante as minhas extrações: surf de temperatura e  pré-infusão/hidratação. Vale a pena dar uma olhada e testar, comparar seus resultados etc. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...