Ir para conteúdo

Philco Coffee Express 15 bar - troca de informações


Postagens recomendadas

15 horas atrás, regisassao disse:

Comigo, o puck screen não faz muita diferença, a não ser deixar o chuveiro mais limpo.

Esse grão não deve ser dos melhores também, deve ser torra antiga e mais desenvolvida, daí o amargor. Apenas para testes, você consegue avaliar se ficou mais ou menos amargo, treinar ajuste de moagem, de compactação, ratio etc, mas nao é um grão para te dar ótimos espressos, diria que é apenas para aprendizado e assim que você testar um café especial bem torrado, nunca mais vai querer Melitta.

Hoje testei o click 53 achei mto forte, agora a tarde tentei o click 54 e bem melhor e senti uma leve acidez. Lembrando que ainda estou usando o filtro pressurizado. Está pra chegar meu porta filtro e filtro despressurizados e o grão do café também. Falta só o povo dos correios querer trabalhar kkkk. O que não deixou o café bom no click 54, foi a temperatura q ficou um pouco baixa. Qual é o hack pra usar na Philco mesmo? Joga pro vaporizador e dps da um fluch? Assim q escreve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, flaviocoruja disse:

Hoje testei o click 53 achei mto forte, agora a tarde tentei o click 54 e bem melhor e senti uma leve acidez. Lembrando que ainda estou usando o filtro pressurizado. Está pra chegar meu porta filtro e filtro despressurizados e o grão do café também. Falta só o povo dos correios querer trabalhar kkkk. O que não deixou o café bom no click 54, foi a temperatura q ficou um pouco baixa. Qual é o hack pra usar na Philco mesmo? Joga pro vaporizador e dps da um fluch? Assim q escreve?

Fala @flaviocoruja!
Também tô numa fase cabulosa de achar ajustes. Acabei de receber um filtro de dose única e um puckscreen. Tá dando trabalho.

Sobre teu caso, eu não consegui extrair um espresso decente antes de utilizar o filtro não pressurizado. Eu até encostei a máquina por uns dias até que o filtro não pressurizado chegasse. É outra vida e os ajustes mudam bastante.

Eu faço o hack como um colega falou em algumas páginas anteriores: após o flush (acho que é assim haha), ligo a chave da vaporização por uns 3 segundos, em seguida desligo e já coloco para extrair. Geralmente ligo a máquina e espero uns 10 minutos antes de tirar o porta filtro. Essas estratégias funcionam comigo.

Abraço e boas extrações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O racional do botão de vaporização é aumentar a temperatura alem dos supostos 94 graus ou seja la qual for a temperatura de extração proporcionada pelo termostato de extração. O termostato de vaporização deve chegar a uns 135 graus. Então, depois que acender a luz indicando que a máquina esta pronta para a extração, voce pode colocar em vaporização por alguns segundos e extrair na sequência. Se esperar demais, a água chega perto dos 135 e o café saira superextraido.  Se esperar de menos, vai ficar apenas ligeiramente superior a temperatura padrao de extração. 

Vai contando os segundos e ajuste a temperatura conforme o paladar. Isso é o famoso "surfing" de temperatura. 

E deixar o portafiltro esquentando por 10-15 min é essencial. Se a temperatura nao estiver estabilizada, voce tem mais uma variavel inconsistente na sua extração. Além de ser mesmo recomendado esquentar o portafiltro para nao atrapalhar a extração com um "dreno" de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, regisassao disse:

O racional do botão de vaporização é aumentar a temperatura alem dos supostos 94 graus ou seja la qual for a temperatura de extração proporcionada pelo termostato de extração. O termostato de vaporização deve chegar a uns 135 graus. Então, depois que acender a luz indicando que a máquina esta pronta para a extração, voce pode colocar em vaporização por alguns segundos e extrair na sequência. Se esperar demais, a água chega perto dos 135 e o café saira superextraido.  Se esperar de menos, vai ficar apenas ligeiramente superior a temperatura padrao de extração. 

Vai contando os segundos e ajuste a temperatura conforme o paladar. Isso é o famoso "surfing" de temperatura. 

E deixar o portafiltro esquentando por 10-15 min é essencial. Se a temperatura nao estiver estabilizada, voce tem mais uma variavel inconsistente na sua extração. Além de ser mesmo recomendado esquentar o portafiltro para nao atrapalhar a extração com um "dreno" de energia.

Mto obrigado! Hoje fiz isso e deu certo.

Obrigado @regisassao @Thaurus Cavalcanti.

Hoje chegou meu grão e no click 53, mas esse "surfing" o café já saiu bem melhor. Quando a crema sai um pouquinho branca é pq não consegui extrair o suficiente né? Seria apertar o click certo? Sei q com esse café novo, deu outro grau o café 

IMG_20230301_111020_345.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/02/2023 at 16:58, Thaurus Cavalcanti disse:

Fala @flaviocoruja!
Também tô numa fase cabulosa de achar ajustes. Acabei de receber um filtro de dose única e um puckscreen. Tá dando trabalho.

Sobre teu caso, eu não consegui extrair um espresso decente antes de utilizar o filtro não pressurizado. Eu até encostei a máquina por uns dias até que o filtro não pressurizado chegasse. É outra vida e os ajustes mudam bastante.

Eu faço o hack como um colega falou em algumas páginas anteriores: após o flush (acho que é assim haha), ligo a chave da vaporização por uns 3 segundos, em seguida desligo e já coloco para extrair. Geralmente ligo a máquina e espero uns 10 minutos antes de tirar o porta filtro. Essas estratégias funcionam comigo.

Abraço e boas extrações.

Amigos, Regis me ajudem kkkk. Chegaram os grãos bons, os filtros despressurizados. E na primeira tentativa. O tamper prendeu no filtro despressurizado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, flaviocoruja disse:

Quando a crema sai um pouquinho branca é pq não consegui extrair o suficiente né?

Normalmente é sinal de superextracao. Mas se te agrada, desencana. A palavra final é do seu paladar  

 

4 horas atrás, flaviocoruja disse:

Chegaram os grãos bons, os filtros despressurizados. E na primeira tentativa. O tamper prendeu no filtro despressurizado

Não tenho muita ideia. Colocar óleo de cozinha nas bordas talvez? Gelo no tamper para o metal contrair um pouco?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, Regis me ajudem kkkk. Chegaram os grãos bons, os filtros despressurizados. E na primeira tentativa. O tamper prendeu no filtro despressurizado
Aconteceu comigo também [emoji23][emoji23]
Os colegas aqui me ajudaram. O tamper está com ajuste muito profundo, teu filtro deve ter uma leve conicidade, aí acaba agarrando. Tenta deixar o ajuste do tamper mais "raso". Comigo deu certo.

Enviado de meu SM-G990E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma dessas aqui faz dois meses, mais pela praticidade de fazer um capuccino.
Depois que instalei um dimmer, consegui tirar um espresso bem aceitável, fazendo uma pré-infusão fake. Recomendo o mod na máquina, é barato e fácil de fazer.
Alguém por acaso já conseguiu tirar o chuveiro para limpeza? Tentei desparafusar, mas pareceu incrivelmente preso, até chegou a deformar o parafuso.
Fala pessoal.
Meu chuveiro parece que tá bem obstruído, a distribuição não existe, saindo apenas um "fio" de água central o que creio estar produzindo canalização.
Como citado acima pelo Douglas, também não consegui remover o chuveiro porque o parafuso é muito preso e acaba deformando.
Alguma sugestão sobre como desobstruir o chuveiro?

Enviado de meu SM-G990E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Thaurus Cavalcanti disse:

Aconteceu comigo também emoji23.pngemoji23.png
Os colegas aqui me ajudaram. O tamper está com ajuste muito profundo, teu filtro deve ter uma leve conicidade, aí acaba agarrando. Tenta deixar o ajuste do tamper mais "raso". Comigo deu certo.

Enviado de meu SM-G990E usando o Tapatalk
 

Como faz pra deixar o tamper raso? É ir rosqueando ele? 

Pessoal. Acho que serei obrigado a usar no filtro de 1 cup e colocar umas 11g já que o de 2 cup tá prendendo. E poderiam me ensinar como é a forma correta de ajudar e utilizar o tamper e distribuidor? 

578924769_Screenshot_20230302_002534_PhotoEditor.thumb.jpg.8e02b45376b3b748aa4de5d23b7c326e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, regisassao disse:

Normalmente é sinal de superextracao. Mas se te agrada, desencana. A palavra final é do seu paladar  

 

Não tenho muita ideia. Colocar óleo de cozinha nas bordas talvez? Gelo no tamper para o metal contrair um pouco?

Então, a superextracao pode ser devido a moagem muito fina ou também devido a deixar cair mais água do que deveria né? Pq geralmente eu uso 13,1g e devo fazer uns 60ml pra cima kkkk. Pode me ajudar com essa parte? No momento da extração, eu não consigo colocar a balança pq o cachimbo é mto grande e acabo fazendo no olhometro e acaba sempre enchendo demais o copo. A dificuldade é saber o que é crema e o que é café. Me dá uma luz. Filtro de 1 cup 11g faço quantos ml? 30? E se for de 2 cup? Sei q esse grão que eu comprei é bom. Até "superextraido" ele ficou gostosinho. Chocolate é nozes 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, flaviocoruja disse:

Então, a superextracao pode ser devido a moagem muito fina ou também devido a deixar cair mais água do que deveria né? Pq geralmente eu uso 13,1g e devo fazer uns 60ml pra cima kkkk. Pode me ajudar com essa parte? No momento da extração, eu não consigo colocar a balança pq o cachimbo é mto grande e acabo fazendo no olhometro e acaba sempre enchendo demais o copo. A dificuldade é saber o que é crema e o que é café. Me dá uma luz. Filtro de 1 cup 11g faço quantos ml? 30? E se for de 2 cup? Sei q esse grão que eu comprei é bom. Até "superextraido" ele ficou gostosinho. Chocolate é nozes 

@flaviocoruja, essas proporções dependem mesmo do teu paladar. A proporção do espresso curto, que seria o "padrão", é 1:2, ou seja, para cada 1 grama de pó extrair 2 gramas de bebida. No filtro duplo eu utilizo 16g de pó e extraio 32g de bebida, geralmente realizo essa extração com 25 segundos. Mas há quem prefira a proporção de 1:3, um espresso longo, um pouco mais diluído. Com o filtro não pressurizado vai ser preciso afinar mais a moagem. Para 16g de café eu fico entre os cliks 40 e 44 do K2, a depender do tipo e data da torra do grão.


Minha intenção ao utilizar o filtro de dose única é de 13g de pó para 26g de bebida, mas ainda não consegui um preparo legal. Tem o chuveiro que não tá legal, o grão com torra antiga...Sigo tentando ajustar.

Vai passando as impressões que a gente aprende junto.

Abraço e boas extrações.

21 minutos atrás, flaviocoruja disse:

Como faz pra deixar o tamper raso? É ir rosqueando ele? 

Pessoal. Acho que serei obrigado a usar no filtro de 1 cup e colocar umas 11g já que o de 2 cup tá prendendo. E poderiam me ensinar como é a forma correta de ajudar e utilizar o tamper e distribuidor? 

578924769_Screenshot_20230302_002534_PhotoEditor.thumb.jpg.8e02b45376b3b748aa4de5d23b7c326e.jpg

Só agora entendi kkk
Acho que o @regisassao deu umas dicas boas.
Eu uso um tamper que ajuste de profundidade, aí ficou mais fácil. Talvez eu estejas usando pouco grão para um filtro duplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Thaurus Cavalcanti disse:

Alguma sugestão sobre como desobstruir o chuveiro?

Será que passar um Cafiza (ou similares) na máquina poderia dar uma ajuda? A minha Philco sempre soltou a água de maneira meio mal distribuída, aí comprei uma puck screen (e acabei gostando por outros motivos), mas na real não percebi muita diferença na extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Thaurus Cavalcanti disse:

Fala pessoal.
Meu chuveiro parece que tá bem obstruído, a distribuição não existe, saindo apenas um "fio" de água central o que creio estar produzindo canalização.
Como citado acima pelo Douglas, também não consegui remover o chuveiro porque o parafuso é muito preso e acaba deformando.
Alguma sugestão sobre como desobstruir o chuveiro?

Enviado de meu SM-G990E usando o Tapatalk
 

Eu desobstruí utilizando uma agulha para aplicação de insulina.

@bassarisse 

Você utliza aquele filtro de limpeza (sem furo) com o Cafiza na Philco ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, jeanandrade disse:

Você utliza aquele filtro de limpeza (sem furo) com o Cafiza na Philco ?

Não, acho que esses filtros só são usados em máquina com válvula solenóide, que corta pressão ao desligar. Me corrijam se estiver falando groselha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 3/1/2023 at 11:43 AM, flaviocoruja said:

Quando a crema sai um pouquinho branca é pq não consegui extrair o suficiente né? 

 

On 3/1/2023 at 9:41 PM, regisassao said:

Normalmente é sinal de superextracao.

Crema branca seria ela mais clara? Se sim é subextração mesmo, não super extração. Superextração a crema vai ficando mais escura.

Sobre a balança não caber, pra ter uma referência mesmo parando no olho depois eu pesaria, ai vc sabe qual ratio que vc tirou. Tara o copo, extrai e pesa depois o resultado. Ai vai vendo pro seu paladar o que prefere. Geralmente pra cafés mais frutados eu deixo mais pra 1:2,5 ou 1:3. 1:2 costuma ser difícil de extrair e esses cafés já costumam não ter muito corpo mesmo. Cafés com torras mais escuras prefiro 1:2 ou até menos, pra não amargar e ficar com um corpo mais intenso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Rafael Simas disse:

 

Crema branca seria ela mais clara? Se sim é subextração mesmo, não super extração. Superextração a crema vai ficando mais escura.

Sobre a balança não caber, pra ter uma referência mesmo parando no olho depois eu pesaria, ai vc sabe qual ratio que vc tirou. Tara o copo, extrai e pesa depois o resultado. Ai vai vendo pro seu paladar o que prefere. Geralmente pra cafés mais frutados eu deixo mais pra 1:2,5 ou 1:3. 1:2 costuma ser difícil de extrair e esses cafés já costumam não ter muito corpo mesmo. Cafés com torras mais escuras prefiro 1:2 ou até menos, pra não amargar e ficar com um corpo mais intenso.

Fiz umas extrações aqui. fiz uma com click 40 17g ficou meio intragável, dps fiz uma 46, achei ácido e fiz uma 44 q ficou bebivel. Logo mais tentarei no 43. Mas o que me impressiona é que tá fazendo uma crema meio fraquinha e a torre é fresca 20/02.

Esse catui amarelo chocolate e nozes é frutado?  Eu só queria ficar no meio termo nem de sentir esse azedinho que odeio e nem amargor. Queria mais corpo e doçura . Mas tá difícil. Será que aumento a dosagem de 17g pra 18 ou 19 no click 44. Ou tento o 43 com 17? Kkk sei que já foram 3 testes hoje e já tô ficando enjoado.

Não sei mencionar todo mundo, mas me ajudem hahaha  @Thaurus Cavalcanti@regisassao

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutes ago, flaviocoruja said:

Fiz umas extrações aqui. fiz uma com click 40 17g ficou meio intragável, dps fiz uma 46, achei ácido e fiz uma 44 q ficou bebivel. Logo mais tentarei no 43. Mas o que me impressiona é que tá fazendo uma crema meio fraquinha e a torre é fresca 20/02.

Esse catui amarelo chocolate e nozes é frutado?  Eu só queria ficar no meio termo nem de sentir esse azedinho que odeio e nem amargor. Queria mais corpo e doçura . Mas tá difícil. Será que aumento a dosagem de 17g pra 18 ou 19 no click 44. Ou tento o 43 com 17? Kkk sei que já foram 3 testes hoje e já tô ficando enjoado.

Não sei mencionar todo mundo, mas me ajudem hahaha  @Thaurus Cavalcanti@regisassao

 

Ficou intragável em qual sentido? Ácido? se puder manda umas fotos do grão e da crema. 

Pelo que lembro quando tinha a mondial (similar à philco) nao conseguia colocar mais que 17g no filtro duplo. Eu manteria os 17g e reduziria a moagem.

Tentaria logo no 42. Às vezes o jeito mais fácil de regular o espresso é começando por um fino demais e ir engrossando.

Ah, e passou em qnt tempo pra qual ratio (proporção café : bebida na xícara)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, flaviocoruja disse:

Será que aumento a dosagem de 17g pra 18 ou 19 no click 44. Ou tento o 43 com 17?

Ambos os caminhos são válidos,  mad imã variável por vez. Sugiro usar a moagem primeiro, se necessário um ajuste fino, aí sim iria pra dosagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Rafael Simas disse:

Ficou intragável em qual sentido? Ácido? se puder manda umas fotos do grão e da crema. 

Pelo que lembro quando tinha a mondial (similar à philco) nao conseguia colocar mais que 17g no filtro duplo. Eu manteria os 17g e reduziria a moagem.

Tentaria logo no 42. Às vezes o jeito mais fácil de regular o espresso é começando por um fino demais e ir engrossando.

Ah, e passou em qnt tempo pra qual ratio (proporção café : bebida na xícara)

Olha a torra ae. Vou tentar agora o click 43 com 17,1g. @regisassao

20230303_160712.jpg

20230303_160715.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutes ago, flaviocoruja said:

 

 

 

20230303_162439.jpg

Tá bonito! Pro meu gosto parece bom, talvez julgando apenas pela cor da crema (o que é extremamente impreciso) eu diria que da pra apertar um pouco a moagem pra extrair um pouco mais. Pelo foto dos grãos parece uma torra relativamente clara, então é normal que a crema seja mais clara e mais rala mesmo. Agora pelo tamanho do copo tenho a impressão de que esteja tirando um ratio bem longo, talvez mais que 1:3. Isso não é um problema, mas seria bom você fazer o teste pra saber o que você gosta e o que pode mexer pra ajustar de acordo com o que você acha que falta no café.

Pesa o café igual imagino que você já esteja fazendo, aí antes de extrair pesa a xícara vazia e depois da extração pesa de novo, pra ver quanto de líquido tirou. Ai calcula o ratio. Ah eu tenho a impressão também de que ratios maiores, por serem mais diluídos, ficam também com menos crema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, flaviocoruja disse:

Não consigo distinguir se é azedo ou amargo.

Acidez faz salivar no fundo da língua. Adstringência faz a boca secar. Amargor é só lembrar de café pilão. Eu começaria com: gostei ou não? Ficou melhor ou pior que o anterior?

No mais, vai nas dicas do @Rafael Simas.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acidez faz salivar no fundo da língua. Adstringência faz a boca secar. Amargor é só lembrar de café pilão. Eu começaria com: gostei ou não? Ficou melhor ou pior que o anterior?
No mais, vai nas dicas do [mention=13304]Rafael Simas[/mention].
 
Café pilão é muito bom [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]
Concordo com o@Rafael simas , inclusive com a importância de pesar o café para ter uma ideia melhor de ratio.
Um ponto que pode ajudar a diluir menos é cortar o fluxo de água assim que o café sair mais claro, o tal do blonding.

Enviado de meu SM-G990E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
On 3/1/2023 at 10:11 PM, Thaurus Cavalcanti said:

Aconteceu comigo também emoji23.pngemoji23.png
Os colegas aqui me ajudaram. O tamper está com ajuste muito profundo, teu filtro deve ter uma leve conicidade, aí acaba agarrando. Tenta deixar o ajuste do tamper mais "raso". Comigo deu certo.

Enviado de meu SM-G990E usando o Tapatalk
 

O tamper tem que ir até o fim do que o café permite compactar... Acho que ao invés de regular para mais raso e, consequentemente, não compactar totalmente o café e não eliminar todo o ar do bolo, você pode aumentar a dose de pó para evitar que o tamper chegue nessa parte mais estreita do filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 bar é a potência da bomba. Até chegar no portafiltro, tem uma perda de carga, e ela foi projetada para filtro pressurizado e moagem mais grossa. Deve chegar uns 12-13 bar no portafiltro se a moagem estiver adequada (muito grossa = pouca resistência = pressão reduzida).

Com dimmer e manômetro, mantendo em uns 10.5 bar (medição entre a bomba e a caldeira), deve chegar uns 9 bar no portafiltro.

A 20 bar com dimmer e manômetro vão permitir chegar nos mesmos 9 Bar.

Ja vaporização, não deveria ter diferença, pois a pressão interna varia com a temperatura e quantidade de vapor dentro da caldeira, não tem a ver com a bomba. Mas segundo o Thales, a 20 bar gera mais vapor.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...