Ir para conteúdo

Philco Coffee Express 15 bar - troca de informações


Postagens recomendadas

  • 3 weeks later...

Estou com uma dessas aqui faz dois meses, mais pela praticidade de fazer um capuccino.

Depois que instalei um dimmer, consegui tirar um espresso bem aceitável, fazendo uma pré-infusão fake. Recomendo o mod na máquina, é barato e fácil de fazer.

Alguém por acaso já conseguiu tirar o chuveiro para limpeza? Tentei desparafusar, mas pareceu incrivelmente preso, até chegou a deformar o parafuso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/06/2022 at 01:10, regisassao disse:

Nao é um Scace, mas espero com isso ter uma medida mais precisa direto no bolo, e com isso teremos testes mais representativos.

Agora, quanto ao sabor, o café esta otimo. Sempre podemos melhorar, claro, mas ta difícil tomar um cafe fora de casa e achar melhor que o da Poemiazinha. Tem que ser nas cafeterias top pra sair melhor

Testei o termômetro e ele tem uma precisão razoável. Fervi água e medi 95.5 contra um valor esperado de 97 graus aproximadamente para São Paulo. Estou em São Caetano do Sul, mas a diferença de altitude é pequena: 744 m em SCS contra 760 em São Paulo.

Em 02/06/2022 at 22:53, gabrieltravassos disse:

Provavelmente nesta configuração você tem uma medição mais assertiva ou mais baixa que a temperatura média da água

Medindo com esse termômetro, deixei extraindo por mais de 1 min. Depois de 37s,  a temperatura se estabiliza em 84 graus no bolo. Continuei extraindo ate passar de 1 min e ficou em 85 graus. Com isso, cheguei a uma diferença de 20 graus entre a água no bolo e a da parede externa da caldeira medida no PID:

 

Numa extração típica, 28s, cheguei a 78 no bolo contra 69 no PID, ao final da extração:

IMG-20220619-WA0006.jpg.aba408999d556d8873dc92b06c0ffaf4.jpg

Como o PID fica piscando, não está usando 100% da potência disponível da resistência. Talvez consiga melhorar usando Arduino / ESP32 para controlar a potência. 

Também posso ajustar o offset de temperatura para ver se o PID tenta corrigir mais agressivamente. Além disso, a temperatura final no bolo deve ser mais próxima do alvo.

Um aviso para quem quiser testar esse termômetro: ele é fino, encaixa bem entre o grupo e portafiltro, mas atrapalha um pouco a vedação, chegando a gotejar um pouco ou muito dependendo do encaixe. É bom ter um pano a mão para controlar a lambança...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 27/05/2022 at 10:57, Alison Eduardo Piegel disse:

@V17dellagiustina Sim, estou usando a Philco 15 bar diariamente, comprei um filtro despressurizado (é essencial) e ela tem me atendido perfeitamente. Vou mais longe, se você considerar as opções disponíveis até mil e poucos reais, ela é a de melhor custo benefício com certeza! na minha opnião a Philco 15 bar + Kingrinder K2 são o melhor custo benefício do momento para espressos.

Abraços e bons cafés! :)

 

Chegou ontem minha Philco 15 Bar, porém tive um problema que ao ligá-la, a água não saia.

Teve já algum problema relacionado a isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentou sangrar a água pelo bico de vaporização? Gira o knob de vaporização, liga o botão de extração, e deve sair água pelo bico de vaporização.

Na minha Poemia é assim. E sempre que deixo acabar a água no reservatório tenho que repetir o procedimento.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, regisassao disse:

Tentou sangrar a água pelo bico de vaporização? Gira o knob de vaporização, liga o botão de extração, e deve sair água pelo bico de vaporização.

Na minha Poemia é assim. E sempre que deixo acabar a água no reservatório tenho que repetir o procedimento.

De fato, funcionou assim. Muito obrigado Regis.

Pelo que pesquisei muita gente acaba devolvendo por esse problema sem saber.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pagou barato.

Quando começar a se coçar pra fazer modificações, sugiro colocar PID. Melhor mod que fiz. Depois um dimmer.

Mas se não quiser fazer nada disso, só de ter um bom moedor e filtro despressurizado já está em outro mundo.

Onde eu moro, ABC Paulista, não tem muita cafeteria especial. Umas 3 que valem a pena. Domingo queria sair pra tomar um cafe e tinha duas abertas, mas ficam mais longe de casa tipo 15-20 min de carro (a mimba preferida da pra ir a pe), ou teria que ir pra sampa. Resultado: fiz um espresso em casa mesmo, pois a qualidade é superior às que estavam num raio mais próximo. 

Com um bom grão, moedor, e a Philco, você pode acabar na mesma situação...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas perguntas:

1) É possível (ou aconselhável) usar um filtro cego pra limpeza na Philco 15 bar?

2) Algum video explicando mods nela? PID ou dimmer? Qual seria o mais indicado, um dimmer? Queria baixar um pouco a pressão. 

Obg!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ela não tem backflush, não vi nenhum local de descarte de água, na verdade até pinga água do grupo, quando aumentamos a pressão ligando o aquecimento pro vaporizador.

Agora pra regular a pressão o mais simples acho que é o Dimmer, tem alguns vídeos bo YouTube e mesmo aqui alguém comentando que instalou o dimmer, é simples e resolve bem, pelo que parece, tenho receio de fazer isso na minha pela garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, EduA disse:

Qual seria o mais indicado, um dimmer? Queria baixar um pouco a pressão. 

Para controlar pressão, dimmer. Para controlar temperatura, PID. Eu colocaria PID primeiro, mas é mais complicado de instalar. Dimmer é bem mais fácil. Nós tópicos da Poemia eu comentei um pouco sobre a instalação na minha.

Mas ambos devem invalidar a garantia, caso ainda esteja no período coberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 2 months later...
  • 1 month later...

Boa tarde pessoal!
Sou novo no mundo do café e acabei de comprar o k2 e filtro despressurizado para minha philco 15 bar. 
Vi o video do @assao no não sou barista e fiquei com vontade de instalar o PID na minha philco.. Alguém aqui já fez essa implementação?

Desculpa fugir um pouco do tema... Mas alguém ai, tem esse nivelador? (https://pt.aliexpress.com/item/4001261161364.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.241e2f31mqncYJ&algo_pvid=5ff14302-3b7e-46aa-8da6-cb9c5b461dd4&algo_exp_id=5ff14302-3b7e-46aa-8da6-cb9c5b461dd4-10&pdp_ext_f={"sku_id"%3A"12000027507163017"}&pdp_npi=2%40dis!BRL!130.27!88.57!!!45.67!!%402103250d16679340323356516e1259!12000027507163017!sea&curPageLogUid=ppWD8XWH90FY)

Achei interessante por possuir esse tamper, que em tese, vai compactar sempre nivelado (Se der comprimento para compactar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Tenho uma Philco Coffee express 15 bar a mais de um ano. Muito boa, gosto bastante dela.

Mas de um tempo pra cá, tenho percebido que está saindo muito pouca água aí fazer o café.

 

Já cheguei a desmontar ela toda pra limpar por dentro, fazer alguns testes e nada.

Reparei tbm um retorno de água quente para o reservatório de água, porém mesmo sem filtro, sem cachimbo, sem nada, sai muito pouca água.

Minha última suspeita agora é uma pequena válvula de silicone com uma mola que dentro do chuveiro de onde sai a água. Talvez com o tempo de uso, a mola perdeu um pouco da elasticidade.

Mas não acho para comprar.

 

Alguma ideia do que pode ser o problema?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já desmontou a máquina para verificar de onde vem o vazamento? Lembro vagamente de terem resolvido uns problemas comuns na Philco. Dei uma procurada agora, só achei um problema de vazamento na vaporização:

 

Tem esse outro vídeo também que mostra a desmontagem da máquina, talvez seguindo o procedimento você consiga verificar onde está o seu vazamento,  e com isso, talvez consigamos te ajudar:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 11/10/2022 at 10:39 PM, Filipe Soares said:

Olá. Tenho uma Philco Coffee express 15 bar a mais de um ano. Muito boa, gosto bastante dela.

Mas de um tempo pra cá, tenho percebido que está saindo muito pouca água aí fazer o café.

 

Já cheguei a desmontar ela toda pra limpar por dentro, fazer alguns testes e nada.

Reparei tbm um retorno de água quente para o reservatório de água, porém mesmo sem filtro, sem cachimbo, sem nada, sai muito pouca água.

Minha última suspeita agora é uma pequena válvula de silicone com uma mola que dentro do chuveiro de onde sai a água. Talvez com o tempo de uso, a mola perdeu um pouco da elasticidade.

Mas não acho para comprar.

 

Alguma ideia do que pode ser o problema?

 

Obrigado.

Eu tive o mesmo problema... Eu acho que é problema na bomba... 

É bem simples a troca... 
O link de alguns vídeos...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Estou querendo desenvolver e disponibilizar um funil, impresso em 3D, tipo o que fiz para a Poemia do @regisassao, porém para a Philco 15/20bar.

Para fazer um peça bem calibrada e ajusta ao porta filtro, eu precisava de um emprestado por uns 2 dias.

Pergunto se alguém tem disponibilidade de emprestar um. Estou em BH.

Vou retribuir a gentileza com um funil e um WDT para quem se disponibilizar.

Obrigado,

Felipe

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Estou tendo um problema com a minha de uns tempos pra cá.

Aparentemente ela está com alguma desregulação no controle de temperatura. Estou utilizando as mesmas moagens que utilizava para extrair 40g de 25 a 30 segundos e o mesmo ajuste no dimmer que instalei na máquina, mas a extração está saindo muito rápida - com um sabor bem ácido e ela produz uma crema que dissipa em menos de 30 segundos, que parece só espuma.

Alguém já teve um problema parecido? Eu acredito que pode ser algo relacionado ao controle de temperatura porque ela está soltando bastante vapor da região do chuveiro ao dar o flush antes da primeira extração, recentemente eu rodei uma descalcificação na máquina e acredito que pelo tempo que ela ficou ligada algum sensor térmico pode ter sido danificado.

Eu rodei o teste indicado na thread da instalação do dimmer e a posição que eu estou usando parece estar adequada - aonde deveria ser 9bar, ainda estou com 130ml de água saindo em 30 segundos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Pessoal.

 

@regisassao nós conversamos um pouco em um video do Não Sou Barista, sobre outro tipo de controlador para a sua máquina.

Estive pensando sobre um Hack que pode ser barato e interessante. Você já viu como funciona a "Caldeira" da Dolce Gusto? é um bloco de alumínio, com uma resistência e uma serpentina dentro dele. Pensei que poderia ser instalado um desses entre a bomba e a caldeira dessas máquinas caseira, de forma que a água que entra na caldeira já estará quente. Essa "caldeira"custa uns R$ 60 no mercado livre. O único problema seria o aumento da potência dessas cafeteiras (+1200W) mas acho que no seu sistema, que já usa um SSR, não teria problema (talvez ajusta a fiação para ligar na tomada).

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha Philco 15 bar acaba de chegar e ainda não tenho o filtro não pressurizado, que será minha próxima aquisição.

Minhas perguntas são:

Depois de obter o filtro não pressurizado, o pressurizado ainda serve para algum fim específico ou vocês nunca mais usam o pressurizado pra nada?

Qual é a principal diferença no sabor do café ao usar o pressurizado na Philco 15 bar?

Qual porta filtro naked vocês compraram para a Philco 15 bar de vocês? O filtro não pressurizado que veio junto, se veio, é bom?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guilherme Kopke disse:

Bom dia Pessoal.

 

@regisassao nós conversamos um pouco em um video do Não Sou Barista, sobre outro tipo de controlador para a sua máquina.

Estive pensando sobre um Hack que pode ser barato e interessante. Você já viu como funciona a "Caldeira" da Dolce Gusto? é um bloco de alumínio, com uma resistência e uma serpentina dentro dele. Pensei que poderia ser instalado um desses entre a bomba e a caldeira dessas máquinas caseira, de forma que a água que entra na caldeira já estará quente. Essa "caldeira"custa uns R$ 60 no mercado livre. O único problema seria o aumento da potência dessas cafeteiras (+1200W) mas acho que no seu sistema, que já usa um SSR, não teria problema (talvez ajusta a fiação para ligar na tomada).

Abraços

A ideia é interessante, mas sera que tem espaço dentro da máquina?

Outra ideia que ja vi é fazerem uma serpentina com tubo de cobre, enrolar em torno da caldeira e isolar com uma manta. Ganha-se mais um bom volume de agua pré-aquecida e melhora a estabilidade térmica, mas é uma mod mais trabalhosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, regisassao disse:

A ideia é interessante, mas sera que tem espaço dentro da máquina?

Outra ideia que ja vi é fazerem uma serpentina com tubo de cobre, enrolar em torno da caldeira e isolar com uma manta. Ganha-se mais um bom volume de agua pré-aquecida e melhora a estabilidade térmica, mas é uma mod mais trabalhosa.

Eu vi esses outros hacks, mas me pareceram mais complicados e caros do que usar o aquecedor da dolce gusto.

 

Quanto a caber, existem alguns modelos de tamanhos diferentes, mas pelo que vi no video do Manual do Mundo e no que você desmonta a Philco 15 bar do Thales, acredito que caberia sim:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhei o vídeo do manual do mundo agora...

A ideia é boa. Se a água entra quente na caldeira, o PID pode atuar para corrigir pequenas variações, o que melhoraria a estabilidade térmica.

No entanto, acho que não caberia na minha Poemia. O espaço ficou bem apertado com a introdução do dimmer, SSR e manômetro. 

A instalação de uma segunda caldeira ainda demandaria mais mangueiras conectando uma caldeira à outra, mangueiras não podem fazer curvas de 90 graus, vai ficando apertado mesmo.

Um outro ponto que lembrei: a resistência das máquinas dá conta de manter a temperatura. Já fiz um teste deixando a resistência ligada direto, bypassando o PID. A temperatura aumenta mesmo com água fria entrando.

Dessa forma, daria para combinar controle pelo PID com um bypassa pela função alarme no PID: você ajusta uma temperatura mínima no alarme, por ex 92 graus. No PID, digamos que tenha ajustado para 94. O PID vai atuar ligando e desligado a resistência em 93 a 95 graus. Se a queda de temperatura for maior que 1 grau, o alarme vai bypassar o controle do PID e vai jogar 100% da potência até a temperatura chegar em 92.

Para fazer o esquema acima, seria recomendável colocar um segundo SSR para o alarme, pois a saída do alarme comporta baixa amperagem, vai servir mais para acionar o SSR.

Não testei essa opção, mas em tese funciona.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/12/2022 at 10:47, regisassao disse:

Olhei o vídeo do manual do mundo agora...

A ideia é boa. Se a água entra quente na caldeira, o PID pode atuar para corrigir pequenas variações, o que melhoraria a estabilidade térmica.

No entanto, acho que não caberia na minha Poemia. O espaço ficou bem apertado com a introdução do dimmer, SSR e manômetro. 

A instalação de uma segunda caldeira ainda demandaria mais mangueiras conectando uma caldeira à outra, mangueiras não podem fazer curvas de 90 graus, vai ficando apertado mesmo.

Um outro ponto que lembrei: a resistência das máquinas dá conta de manter a temperatura. Já fiz um teste deixando a resistência ligada direto, bypassando o PID. A temperatura aumenta mesmo com água fria entrando.

Dessa forma, daria para combinar controle pelo PID com um bypassa pela função alarme no PID: você ajusta uma temperatura mínima no alarme, por ex 92 graus. No PID, digamos que tenha ajustado para 94. O PID vai atuar ligando e desligado a resistência em 93 a 95 graus. Se a queda de temperatura for maior que 1 grau, o alarme vai bypassar o controle do PID e vai jogar 100% da potência até a temperatura chegar em 92.

Para fazer o esquema acima, seria recomendável colocar um segundo SSR para o alarme, pois a saída do alarme comporta baixa amperagem, vai servir mais para acionar o SSR.

Não testei essa opção, mas em tese funciona.

Valeu @regisassao, muito boas essas dicas e a sua experiência.

 

Nesse momento eu estou com projeto grande (eu também faço cerveja em casa), e nesse projeto eu também trabalho com PID e outros controles de temperatura. Mas essas idéias já estão guardadas aqui. Assim que der vou fazer uns testes de constância de temperatura numa Britânia (igual a Philco 15 bar) que eu tenho. Aliás eu uso um ESP2866 com controle PID e vários sensores de temperatura que posso adicionar para a automação de uma cafeteira...

 

vou mandando as atualizações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você já mexe com o ESP8266 pode partir para um projeto tipo Gaggiuino. É bem bacana a ideia. O pessoal criou um tópico para isso aqui no fórum.  Junte-se ao grupo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...