Ir para conteúdo

Philco Coffee Express 15 bar - troca de informações


Postagens recomendadas

  • 3 weeks later...

Olá Pessoal, bom dia!!! Sou novo por aqui e vim para pedir ajuda.

Sou iniciante no mundo dos cafés, tenho uma philco 20 bar há 02 anos, mas infelizmente agora ela começou a esquentar a água demais e queimar o pó, já limpei e descalsifiquei, (porém não resolveu) e por fim desmontei ela toda, estava pensando que seria o termostato que estivesse estragado, ou o fusível térmico, ou ainda bomba com problemas (no início o chuveirinho saia água nele todo, agora no fim apensa um jato central), como disse, já desmontei ela e lendo por aqui já fiz a aquisição de um dimmer e um porta filtro despressurizado e namorando um moedor, alguém poderia me ajudar a encontrar o culpado (ou seria eu mesmo pela aquisição dela...rs)? Agradeço pela existência do fórum!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser o termostato. Quando atinge a temperatura alvo, por volta de 95 graus, deve fazer um clique bem baixo, mas audível se estiver perto da máquina sem muito ruído. Ao mesmo tempo, deve acender a luz indicando que chegou na temperatura de extração. Ao cair abaixo de uns 85 graus, deve ouvir outro clique e a luz deve apagar. 

Tente observar se isso ocorre. Se não ocorrer, deve ser o termostato com problema. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, regisassao disse:

Deve ser o termostato. Quando atinge a temperatura alvo, por volta de 95 graus, deve fazer um clique bem baixo, mas audível se estiver perto da máquina sem muito ruído. Ao mesmo tempo, deve acender a luz indicando que chegou na temperatura de extração. Ao cair abaixo de uns 85 graus, deve ouvir outro clique e a luz deve apagar. 

Tente observar se isso ocorre. Se não ocorrer, deve ser o termostato com problema. 

 

Verdade!! Antigamente ouvia-se esse click, mas ultimamente não estava percebendo, já tentei retirá-lo, não consegui (está bem preso), tem dois né, um na parte superior e outro na lateral, li aqui que e superior é do vapor, e o lateral da caldeira! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Acabei de entrar para o Clube com uma Philco 15 bar, filtro não pressurizado e moedor Kingrinder K2. Comecei o meu aprendizado no canal "Não sou barista" e me inscrevi aqui  no fórum para aprender mais com os colegas e trocar experiências.

Compartilhei no fórum do Kingrinder K2 um promoção na qual ele sai por sai por R$ 366,65 (R$ 91,66 X 4 meses):

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/12/2022 at 12:25, Bianchi disse:

A minha Philco 15 bar acaba de chegar e ainda não tenho o filtro não pressurizado, que será minha próxima aquisição.

Minhas perguntas são:

Depois de obter o filtro não pressurizado, o pressurizado ainda serve para algum fim específico ou vocês nunca mais usam o pressurizado pra nada?

Qual é a principal diferença no sabor do café ao usar o pressurizado na Philco 15 bar?

Qual porta filtro naked vocês compraram para a Philco 15 bar de vocês? O filtro não pressurizado que veio junto, se veio, é bom?

Abraços!

@Bianchi como tá a experiência com a máquina? já utilizou o filtro não pressurizado?

Vou passar minhas impressões acerca das tuas perguntas (faz tempo mas tô querendo dar uma animada aqui no fórum):

Diferença no sabor/textura: usando o mesmo grão percebi que a crema no filtro pressurizado na verdade fica uma espuma rala; o espresso fica subextraído, MUITO ácido e com uma textura aquosa. Ao mudar para o filtro não pressurizado esses problemas sumiram. Consigo extrair um espresso mais equilibrado, sem aquela acidez muito intensa, textura licorosa e uma crema persistente legal, além de um retrogosto persistente. Tô usando um Red Bourbon com torra média-escura, com perfil achocolatado e presença frutada.

Filtro Naked: não tenho porta filtro naked. Arranquei a peça plástica do interior do porta filtro que acompanha a máquina e que tem um "furo" com uma telinha, aí mantive a peça plástica inferior. Adicionei o filtro não pressurizado e foi isso. Inclusive, quem tiver dica de qual porta filtro adquirir para não ficar folgado, fico grato.

FIltro não pressurizado: comprei solto e peguei também um funil na mesma loja. Curti o produto.

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Thaurus Cavalcanti disse:

Filtro Naked: não tenho porta filtro naked. Arranquei a peça plástica do interior do porta filtro que acompanha a máquina e que tem um "furo" com uma telinha, aí mantive a peça plástica inferior. Adicionei o filtro não pressurizado e foi isso. Inclusive, quem tiver dica de qual porta filtro adquirir para não ficar folgado, fico grato.

Por favor, se puder explicar o motivo de ter arrancado a peça plástica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, IroN_tuxer disse:

Por favor, se puder explicar o motivo de ter arrancado a peça plástica...

Dá uma olhada nesse vídeo que ele explica direitinho. Já deixei no tempo certo:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder.

Eu conheço esse vídeo, mas não percebi o mesmo problema.
O filtro duplo que comprei do AliExpress não fica bambo, fica rente.

Apesar disso, optei por remover a tal peça de plástico. Facilitará higienização e me pareceu que ela ficava lá apenas como um barreira (desnecessária).

Comprei desse link:

Filtros não pressurizados para Philco 15 bar (AliExpress)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem já tentou trocar/fazer manutenção no chuveiro do grupo da máquina? Estou tendo bastante dificuldade de tirar o parafuso.

 

Até onde eu entendo isso é um problema comum, ele é conectado direto na caldeira e ajuda a distribuir a água quente pelo chuveiro. O único vídeo que eu achei que chegou a entrar nesse problema foi esse aqui, e ele acabou desmontando a caldeira inteira para remover o parafuso

 

 

Preferia evitar isso se fosse possível, acabei de instalar o PID (obrigado, @regisassao pela gravação do processo junto do Thales!) e ficou um pouco chato reabrir a máquina com os fios que eu usei, que eram relativamente pequenos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que ajudou!

Você está com algum problema para querer tirar o parafuso ou é só para limpeza?

Esses parafusos são complicados de remover mesmo. Pode espanar facilmente. Já vi umas dicas como colocar uma borracha em cima (um elástico, um pedaço de câmara de ar) e desparafusar, mas nunca funcionou muito bem nesses parafusos de chuveiro. 

Também não sei se está usando a chave adequada, mas o ideal é uma chave toco, para ter espaço pra pressionar bem antes de girar, e no tamanho correto do parafuso que fica mais difícil espanar.

Pode tentar remover com o grupo quente também. Possivelmente, a dilatação será maior no grupo que no parafuso, mas não tenho certeza pois podem ser de materiais diferentes. Mas se a dilatação for maior no grupo, o parafuso deveria sair mais fácil.

Enfim, são as ideias que me vieram à cabeça. 

Depois conte aí como resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Fala pessoal, boa noite.

Alguém sabe informar se os porta-filtros para a Delonghi Dedica (EC680/685), que vendem no Aliexpress, encaixa legal na Philco 15 Bar?
Tô querendo comprar porta-filtro double mouth e naked mas tô desconfiado quanto a compatibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Thaurus Cavalcanti disse:

Fala pessoal, boa noite.

Alguém sabe informar se os porta-filtros para a Delonghi Dedica (EC680/685), que vendem no Aliexpress, encaixa legal na Philco 15 Bar?
Tô querendo comprar porta-filtro double mouth e naked mas tô desconfiado quanto a compatibilidade.

Pelo que testei não funciona, os porta-filtros feitos pra Dedica tem as "orelhas" maiores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que testei não funciona, os porta-filtros feitos pra Dedica tem as "orelhas" maiores.
Valeu pela dica@bassarisse.
@Rafael Simas, massa. Vou dar olhada, se der certo eu posto aqui. Valeu.

Enviado de meu SM-G990E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=17538]Bianchi[/mention] como tá a experiência com a máquina? já utilizou o filtro não pressurizado?

Vou passar minhas impressões acerca das tuas perguntas (faz tempo mas tô querendo dar uma animada aqui no fórum):

Diferença no sabor/textura: usando o mesmo grão percebi que a crema no filtro pressurizado na verdade fica uma espuma rala; o espresso fica subextraído, MUITO ácido e com uma textura aquosa. Ao mudar para o filtro não pressurizado esses problemas sumiram. Consigo extrair um espresso mais equilibrado, sem aquela acidez muito intensa, textura licorosa e uma crema persistente legal, além de um retrogosto persistente. Tô usando um Red Bourbon com torra média-escura, com perfil achocolatado e presença frutada.

Filtro Naked: não tenho porta filtro naked. Arranquei a peça plástica do interior do porta filtro que acompanha a máquina e que tem um "furo" com uma telinha, aí mantive a peça plástica inferior. Adicionei o filtro não pressurizado e foi isso. Inclusive, quem tiver dica de qual porta filtro adquirir para não ficar folgado, fico grato.
FIltro não pressurizado: comprei solto e peguei também um funil na mesma loja. Curti o produto.

Abraço!
Eu comprei um porta filtro no Ali , se não me engano da Delonghi , as orelhas são mais grossas e tive de levar a um torneio. Ficou bom e tem a santa trava para o filtro .

Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/01/2023 at 07:49, IroN_tuxer disse:

Opa!
Eu comprei deste link e serviu perfeitamente na Philco 15 Bar:

cor: 51MM Clean 1 2 Cup

 

Então @IroN_tuxer, o filtro eu já tenho. Comprei em algum link desses do Ali e funcionou de boas. Eu tô procurando o porta-filtro ou cachimbo, como alguns chamam.

 

 

Em 31/01/2023 at 17:34, Pirata-br disse:

Eu comprei um porta filtro no Ali , se não me engano da Delonghi , as orelhas são mais grossas e tive de levar a um torneio. Ficou bom e tem a santa trava para o filtro .

Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk
 

Não é a coisa mais prática do mundo mas acho que vou acabar apelando pra essa alternativa. Quero um porta-filtro double mouth pra tirar dois espressos sem tanta diferença de peso entre ele. No meu porta filtro tem uma preferência de fluxo imensa onde uns 80% da extração sai por apenas 1 dos furos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, IroN_tuxer disse:

Erobusto

Esta na descrição do vídeo abaixo:

 

@IroN_tuxer são esses mesmos :lol:. Valeu Man.
Ainda não tem feedback de comprador brasileiro, acho que vou inaugurar hahaha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/01/2023 at 15:27, José Augusto disse:

Verdade!! Antigamente ouvia-se esse click, mas ultimamente não estava percebendo, já tentei retirá-lo, não consegui (está bem preso), tem dois né, um na parte superior e outro na lateral, li aqui que e superior é do vapor, e o lateral da caldeira! 

Opaa troquei os termostatos e instalei um dimmer, minha máquina voltou!!

Agora vamos para um despressurizado e um moedor!! Estou aprendendo com vcs, Muito Obrigado!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 2/2/2023 at 12:13 PM, Thaurus Cavalcanti said:

@IroN_tuxer são esses mesmos :lol:. Valeu Man.
Ainda não tem feedback de comprador brasileiro, acho que vou inaugurar hahaha.

Amigo eu comprei justamente este porta-filtro, faz uns 20 dias que estou com ele. 
Ele é bom, bonito e pesado, vem um filtro pressurizado, porém, o ideal é utilizar o filtro não pressurizado. Eu fui fazer um teste com o filtro pressurizado e foi uma chuva de café pela cozinha, espirrou em todo lado.

Também tenho uma Philco 15 bar e encaixou perfeitamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Éverton França disse:

Amigo eu comprei justamente este porta-filtro, faz uns 20 dias que estou com ele. 
Ele é bom, bonito e pesado, vem um filtro pressurizado, porém, o ideal é utilizar o filtro não pressurizado. Eu fui fazer um teste com o filtro pressurizado e foi uma chuva de café pela cozinha, espirrou em todo lado.

Também tenho uma Philco 15 bar e encaixou perfeitamente.

@Éverton França, valeu mesmo. Eu já utilizo filtro não pressurizado então tudo certo. Vou aproveitar e pegar um pick screen também, achei interessante a ideia de sujar menos o chuveiro.

 

Assim que estiver em mãos posto aqui as impressões.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Boa noite pessoal, sou o mais novo membro nesse mundo do café e adquiri uma philco pcf24, k2 e até o momento já chegaram aqui em casa o tamper,balança timemore, distribuidor e puckscreen. 

Estou aguardando chegar o porta filtro nacked, os filtros despressurizados e o wdt. 

Eu hoje comprei no mercado o café gourmet em grão da melitta e fui tentar pela primeira vez fazer o espresso para visitas. Foi inconstante demais. Eu coloquei click 49. O primeiro ficou bom porém morno. O segundo ficou quente porém aguado. Joguei pro 45 e ficou extremamente forte. E conforme eu testava até nos mesmos clicks, dava diferença. Fiz com 13g. Gostaria de saber no que devo me atentar. Tomei um porre de espresso até não aguentar mais e deixei regulado no click 48 pra amanhã tentar tirar um bom espresso. Poderiam me dar dica de como ter constância no café? Mesmo com balança e os acessórios, teve diferença nas extrações kkkk

Obs: no momento ainda estou usando o filtro pressurizado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirar cafés na sequência pode dar inconsistência pela dificuldade de manter a temperatura. 

Apenas para fins de teste, tente dar uns 15 min entre as extrações, mantendo o portafiltro no grupo.

Se quiser um café mais quente, vale escaldar a xícara. 

Quanto ao mais aguado, esse aguado com o mesmo clique que ficou bom pode significar canalização ou temperatura significativamente mais baixa.

Já o café mais forte, deve ser a diferença de 4 cliques. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/02/2023 at 18:36, Thaurus Cavalcanti disse:

@Éverton França, valeu mesmo. Eu já utilizo filtro não pressurizado então tudo certo. Vou aproveitar e pegar um pick screen também, achei interessante a ideia de sujar menos o chuveiro.

 

Assim que estiver em mãos posto aqui as impressões.

 

Abraços

Fala pessoal, boa noite.

Chegaram as peças que peguei no Ali Express.
Acerca do porta-filtro:

  1. Encaixe um pouco apertado no grupo mas fica muito próximo ao porta-filtro que vem com a máquina;
  2. A vedação funcionou perfeitamente utilizando filtro não pressurizado para 1 ou 2 doses;
  3. A peça pesa pouco mais 300g então é bem mais robusta que a de fábrica;
  4. O filtro não rosqueia ou encaixa muito firme, o que gera um problema na hora de bater a borra já que o filtro escapa junto.

Comprei junto um filtro de 1 dose e um puck screen e estou apanhando um pouco para achar o ajuste com esses dois acessórios.

Achei uma boa compra, a peça é bonita e faz uma divisão legal com a saída dupla. Segue o link Porta filtro double mouth compartilhado pelo colega @IroN_tuxer.

 

Abraço a todos.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, regisassao disse:

Tirar cafés na sequência pode dar inconsistência pela dificuldade de manter a temperatura. 

Apenas para fins de teste, tente dar uns 15 min entre as extrações, mantendo o portafiltro no grupo.

Se quiser um café mais quente, vale escaldar a xícara. 

Quanto ao mais aguado, esse aguado com o mesmo clique que ficou bom pode significar canalização ou temperatura significativamente mais baixa.

Já o café mais forte, deve ser a diferença de 4 cliques. 

Obrigado pelo conselho. Eu percebi também que quando coloquei o puckscreen o meu café começou a ficar "superextraído", é assim que se fala? E começou a sair muito forte e gosto de queimado quase salgando. Hoje fiz 3 tentativas e não aguentei continuar mais. Deixei click 53 pra ver se amanhã eu acerto. 

Estou usando o café melitta spresso gourmet. O que faço? Vou aumentando o click? 

IMG_20230227_231938_042.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo, o puck screen não faz muita diferença, a não ser deixar o chuveiro mais limpo.

Esse grão não deve ser dos melhores também, deve ser torra antiga e mais desenvolvida, daí o amargor. Apenas para testes, você consegue avaliar se ficou mais ou menos amargo, treinar ajuste de moagem, de compactação, ratio etc, mas nao é um grão para te dar ótimos espressos, diria que é apenas para aprendizado e assim que você testar um café especial bem torrado, nunca mais vai querer Melitta.

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...