Ir para conteúdo

Philco Coffee Express 15 bar - troca de informações


Postagens recomendadas

Em 31/12/2023 at 18:54, regisassao disse:

Usou mangueira de silicone? Ela nao aguenta a pressao mesmo. Tem que ser uma de PTFE própria pra alta pressao ou se for de silicone tem que ser revestida com uma malha para nao explodir.

A sua resistência pode estar boa, um teste é ligar direto a alimentação, rapidamente mesmo, somente pra ver se está esquentando, com a maquina aberta, pra tentar sentir se gera calor. Uma coisa que pode ter acontecido é a caldeira esvaziar e voce achar que nao esta aquecendo. Voce só vai saber se conseguir arrumar a mangueira primeiro, pois pra encher a caldeira vai ter que extrair agua pelo bico de vaporização primeiro. Se nao sangrar agua dessa forma, talvez a bomba nao puxe água pelo chuveiro, a caldeira nao encha, e ai sim voce queima a resistência. 

Outra forma é medir a resistencia em Ohms. Se der infinito queimou. Se der alguma leitura, deve estar boa.

Resistência não passa nenhuma corrente. O fusível térmico tá normal, os termostatos também. Resumindo resistência queimou e vou ter que comprar outra caldeira (R$140 + R$20 de frete).

O que fiz quando deu problema:

Após instalação do manômetro(que inclui um tubo 4x2,5mm, e um "T", em verde em anexo), tirei água pelo chuveiro para testar, tudo ok, fiz isso por cerca de 30s ou mais. Depois fui tirar água pelo bico vaporizador (água mesmo, não vapor), ao fazer isso o tubo do vaporizador explodiu(tubo original, marcado em vermelho nas imagens em anexo).

Após isso cortei o tubo e oq sobrou consegui reconectar(como paliativo pra n vazar água dentro da máquina), porém ao testar a máquina ela parou de aquecer e a mangueira da vaporização expande(N explode porque desligo antes) e sai pouca água ao tentar tirar água por ela.

 

O que pode ter acontecido para essa mangueira estar assim?(será que tem ar dentro e está atrapalhando? Como tirar?) Preciso concertar para quando eu trocar a caldeira não queimar novamente.

*Vlw pela ajuda pessoal 

Modelo da mangueira:https://pt.aliexpress.com/item/1005005928058610.html

T:https://pt.aliexpress.com/item/1005005967223118.html

Manômetro sem glicerina (aplicaria glicerina depois)

 

IMG-20240113-WA0026.jpg

IMG-20240113-WA0027.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/01/2024 at 13:40, Roger W. Rocha disse:

Bem vindo a essa jornada sem volta!!! 

Esta usando o filtro original pressurizado ou um despressurizado?

Independente do filtro, sua extração saiu muito rápido, pode começar afinando a moagem, tendo em mente que seu moedor não é indicado para espressos, pois a diferença entre clicks é muito grande, o que impossibilita ajustes finos. Um silverclicks até ajuda com esse moedor, mas não faz milagre. 

Comecei com um C3 e tinha que ficar ajustando a dose para equilibrar o ajuste, variando 1gr pra +/-.

O porta filtro naked não vai equilibrar suas extrações, só vai te mostrar com espirros e lambança suas falhas no preparo do bolo,  não considero o naked essencial. Só garimpar que tem bastante conteúdo no fórum e canais no YouTube, o importante é buscar conhecimento e entender as variáveis da extração, colocar em prática e não desistir. Seu moedor pode não ser o mais adequado, mas não te impede de desbravar esse universo, só vai dar um trabalho a mais e não terá o melhor ajuste, mas com certeza vai tomar bons cafés.

Se gosta de espresso, vai treinando e juntando uma grana para fazer um UP no seu moedor em breve, bons cafés!!

Comprei um porta filtro naked e dois filtros despressurizados. Tirei o miolo preto do porta filtro original e para não sair café pelo furinho roscado fixei o parafuso com uma porca. Agora dois espressos saem quaaase ao mesmo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, LeandroSSG disse:

Resistência não passa nenhuma corrente. O fusível térmico tá normal, os termostatos também. Resumindo resistência queimou e vou ter que comprar outra caldeira (R$140 + R$20 de frete).

O que fiz quando deu problema:

Após instalação do manômetro(que inclui um tubo 4x2,5mm, e um "T", em verde em anexo), tirei água pelo chuveiro para testar, tudo ok, fiz isso por cerca de 30s ou mais. Depois fui tirar água pelo bico vaporizador (água mesmo, não vapor), ao fazer isso o tubo do vaporizador explodiu(tubo original, marcado em vermelho nas imagens em anexo).

Após isso cortei o tubo e oq sobrou consegui reconectar(como paliativo pra n vazar água dentro da máquina), porém ao testar a máquina ela parou de aquecer e a mangueira da vaporização expande(N explode porque desligo antes) e sai pouca água ao tentar tirar água por ela.

 

O que pode ter acontecido para essa mangueira estar assim?(será que tem ar dentro e está atrapalhando? Como tirar?) Preciso concertar para quando eu trocar a caldeira não queimar novamente.

*Vlw pela ajuda pessoal 

Modelo da mangueira:https://pt.aliexpress.com/item/1005005928058610.html

T:https://pt.aliexpress.com/item/1005005967223118.html

Manômetro sem glicerina (aplicaria glicerina depois)

 

IMG-20240113-WA0026.jpg

IMG-20240113-WA0027.jpg

Para essa mangueira explodir, o bico de vaporização teria de estar entupido. Não consigo pensar em outra forma de chegar mais de 1-2 bar nessa região. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá!
A garantia da minha Philco 15 bar venceu este mês e já comprei o PID e o termopar, devo recebê-los esta semana. Já estão na minha cidade.

A minha intenção é fazer a modificação do Ygor Amaral, explicada no vídeo abaixo. Ele fez após o vídeo do @matmoraes que, por sua vez, fez baseado no vídeo do "Não sou Barista" com o @regisassao (marquei o ponto onde o Ygor explica a modificação, pois o vídeo é grande):

A modificação feita por ele não desativa o botão da pressurização. Este continua a funcionar e com termostato original, o superior.

Por favor, alguém tem alguma sugestão/observação/comentário?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 13/01/2024 at 18:06, regisassao disse:

Para essa mangueira explodir, o bico de vaporização teria de estar entupido. Não consigo pensar em outra forma de chegar mais de 1-2 bar nessa região. 

Voltando aqui algum tempo depois pra agradecer toda a ajuda de vocês.
Bico vaporizador entupiu com calcificação da caldeira, 1 palito de dente resolveu
Resistência queimou, troquei e normalizou.
aproveitei e instalei o PID, agr só falta colocar glicerina no manômetro

 

Segue link da resistência que comprei(tem também a caldeira, o chuveiro e o anel de vedação. Comprei para minha 20bar, acredito ser a mesma para a 15). https://pt.aliexpress.com/item/1005005978743849.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.16.649acaa4AJVjoi&gatewayAdapt=glo2bra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LeandroSSG disse:

Bico vaporizador entupiu com calcificação da caldeira, 1 palito de dente resolveu

Estranho que tenha calcificado o bico de vaporização. A água no Brasil em geral é mole. Não seria resquícios de leite aspirado?

Alem de extrair um pouco de vapor pra limpar, você tambem enche a caldeira de agua novamente após vaporizar? Se não, é uma boa pra proteger a resistência e você aproveita pra extrair um pouco de agua pelo bico de vaporização e limpar ainda mais a haste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, regisassao disse:

Estranho que tenha calcificado o bico de vaporização. A água no Brasil em geral é mole. Não seria resquícios de leite aspirado?

Alem de extrair um pouco de vapor pra limpar, você tambem enche a caldeira de agua novamente após vaporizar? Se não, é uma boa pra proteger a resistência e você aproveita pra extrair um pouco de agua pelo bico de vaporização e limpar ainda mais a haste.

Vou adotar essa prática de tirar água, na limpeza normalmente tiro o vapor numa pitcher com água e limpo com um pano.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Olá, pessoal!

Passando para deixar meu relato de uso e modificações da Philco, que comprei usada justamente para modificar sem dó. Paguei 250 e estava novinha.

Comecei em agosto/23 apenas com o dimmer e o porta filtro naked.
Fiquei um bom tempo só com o dimmer e estava bem satisfeito.

Quem estiver interessado na Philco, saiba que esse é o mod mais simples e que te dará bons resultados (com o filtro não pressurizado, é claro).

Depois em outubro/23 instalei OPV e manômetro. 
Como a máquina estava aberta, também encaixei o PID na carcaça, mas sem fazer a ligação. Para regular a OPV, fiz um furo no filtro pressurizado e adaptei o um dos conectores de mangueira para ligar o manômetro, e depois vedei ele e virou um filtro cego. Deixei a OPV em 10 BAR. E o dimmer no geral nunca preciso ir até 100%. Diria que fica sempre em 70, 75%.

A ligação do PID fiz em dezembro/23. Não foi tão complicado quanto parecia ser. Na verdade, deu mais trabalho deixar tudo encaixado e embutido na máquina, pois deixei pouco espaço entre o manômetro e o PID. Usei conectores Wago para emendas e também terminais nas pontas de alguns fios, tipo o do dimmer, os que liguei no PID/SSR e o que liguei na bomba.

Até instalar o PID, sempre fui usando cafés com o perfil mais clássico, sempre tirando excelentes cafés e regulando fácil. Depois com o ajuste de temperatura, testei alguns cafés com torra mais clara e perfil mais ácido, e acabou que não agradou tanto meu paladar.

Então quem não for mexer com PID, saiba que ela se dá melhor com este perfil clássico. Nunca usei técnicas de surfing. O termostato da minha que é 220V marca 95°, mas sem PID você não tem uma estabilidade térmica mais próxima do valor ajustado.

E agora até mesmo tendo o ajuste de temperatura, acabo mexendo em outras variáveis antes mudar. 

A lista de peças, as ligações e embutir os mods na máquina, me baseei no que o JonnyStayle compartilhou. Desde o começo minha ideia era não deixar a máquina com penduricalhos. Então fica aqui o agradecimento público a ele. As peças em 3D deram um excelente acabamento.

Já o PID segui o conceito de instalação do Matmoraes, que foi também explicado em mais detalhes no vídeo do Ygor Amaral, como já citaram anteriormente aqui no tópico.

Eu não uso o vaporizador, por isso preferi deixar ele funcionando como de fábrica, tanto o LED como temperatura.

Tudo o que era aquela chapa de inox eu "envelopei" usando o papel contact normal. E o reservatório também, ficando só a parte do meio dele sem o contact, para conseguir ver o nível de água e não deixar tudo escuro, evitando proliferação de microrganismos. Na parte da bandeja coloquei 2 camadas de um EVA perfurado, para diminuir as vibrações e também deixar ela toda "pretona".

Confesso que estou bem satisfeito com o setup assim, sem nem pensar ou cogitar um upgrade para outra máquina. 

O mais chato mesmo é lidar com o pinga pinga após a extração.

Seguem fotos das modificações, da máquina finalizada e uns vídeos da extração

nAkOpCt.jpg

THeqGlo.jpg

R6CbCIn.jpg

SFrc05j.jpg

U7ZCrBi.jpg

7CgaZLx.jpg

zgpjzoh.jpg

k3IZJff.jpg

PPa7hBH.jpg

ch8A1yu.jpg

XxqajId.jpg

 

https://i.imgur.com/pI4JcIb.mp4

https://i.imgur.com/vIRDewU.mp4

https://i.imgur.com/9EXsJ0g.mp4

https://i.imgur.com/lyK0R91.mp4

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal,

Fiz o mod de colocar o bico vaporizador da Rancilio na Philco Mod, mudou totalmente a experiência de vaporizar leite. Agora é possível usar pitchers de 450ml e até maiores, porém tenho precisado colocar valores mais altos de temperatura no PID, acredito que por conta da maior vazão que o bico vaporizador proporciona, tendo isso em vista, alguém saberia se colocar temperaturas como 145, 150 e 155, teria problema?
Já vi Gaggias com PID usando 155, mas como ela tem um boiler maior, acredito que não seja possível fazer a comparação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Vinicius Nadalin disse:

Boa noite pessoal,

Fiz o mod de colocar o bico vaporizador da Rancilio na Philco Mod, mudou totalmente a experiência de vaporizar leite. Agora é possível usar pitchers de 450ml e até maiores, porém tenho precisado colocar valores mais altos de temperatura no PID, acredito que por conta da maior vazão que o bico vaporizador proporciona, tendo isso em vista, alguém saberia se colocar temperaturas como 145, 150 e 155, teria problema?
Já vi Gaggias com PID usando 155, mas como ela tem um boiler maior, acredito que não seja possível fazer a comparação.

Eu acho que o termostato de vaporização é de 130-135, eu não passaria disso.

E a Gaggia tem um boiler ridiculamente pequeno. Uns 130 ml. Se o da Philco não for nessa faixa, a diferença deve ser bem pequena. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Vinicius Nadalin disse:

Boa noite pessoal,

Fiz o mod de colocar o bico vaporizador da Rancilio na Philco Mod, mudou totalmente a experiência de vaporizar leite. Agora é possível usar pitchers de 450ml e até maiores, porém tenho precisado colocar valores mais altos de temperatura no PID, acredito que por conta da maior vazão que o bico vaporizador proporciona, tendo isso em vista, alguém saberia se colocar temperaturas como 145, 150 e 155, teria problema?
Já vi Gaggias com PID usando 155, mas como ela tem um boiler maior, acredito que não seja possível fazer a comparação.

Eu usava 140, não pode ir muito além pois você vai encostar no limite do fusivel térmico que é 165 e que pode ativar uns 10 graus antes.

Como alternativa pode trocar o bico do vaporizador por menos furos, se tiver 3 coloca um de 2 furos ou 1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, regisassao disse:

Eu acho que o termostato de vaporização é de 130-135, eu não passaria disso.

E a Gaggia tem um boiler ridiculamente pequeno. Uns 130 ml. Se o da Philco não for nessa faixa, a diferença deve ser bem pequena. 

Encontrei o termostato da philco de 145º, o maximo que pode acontecer é precisar de uma nova resistencia, correto? KKK

17 horas atrás, JonnyStayle disse:

Eu usava 140, não pode ir muito além pois você vai encostar no limite do fusivel térmico que é 165 e que pode ativar uns 10 graus antes.

Como alternativa pode trocar o bico do vaporizador por menos furos, se tiver 3 coloca um de 2 furos ou 1.

Então, estou usando apenas 1 furo, a diferença entre usar 135, 140 e 145 é muito grande, talvez seja só uma curva de aprendizado com o novo bico, vou utilizar mais vezes a 145 e tirar a prova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Vinicius Nadalin disse:

Encontrei o termostato da philco de 145º, o maximo que pode acontecer é precisar de uma nova resistencia, correto? KKK

Então, estou usando apenas 1 furo, a diferença entre usar 135, 140 e 145 é muito grande, talvez seja só uma curva de aprendizado com o novo bico, vou utilizar mais vezes a 145 e tirar a prova.

Não sei se o máximo seria uma nova resistência apenas. Se for parar pra pensar, o boiler é muito parecido com uma panela de pressão. Então se usar uma temperatura muita alta por muito tempo, talvez a parede não aguente. 

Aqui normalmente uso 140°

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Athos disse:

Não sei se o máximo seria uma nova resistência apenas. Se for parar pra pensar, o boiler é muito parecido com uma panela de pressão. Então se usar uma temperatura muita alta por muito tempo, talvez a parede não aguente. 

Aqui normalmente uso 140°

A pressão não deve passar de 2 bar, quando tiramos espresso a caldeira aguenta 15 bar pelo menos. Tem a OPV ainda que funciona como uma válvula de segurança ainda. Acho que o risco é mais a resistência mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/03/2024 at 08:39, regisassao disse:

A pressão não deve passar de 2 bar, quando tiramos espresso a caldeira aguenta 15 bar pelo menos. Tem a OPV ainda que funciona como uma válvula de segurança ainda. Acho que o risco é mais a resistência mesmo.

Verdade Regis! Essa precupação está infundada mesmo... Realmente nas máquinas com manômetro de caldeira, a pressão varia entre 1,5 a 2 bar, e o máximo que eles normalmetne marcam são 3 bar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 11/01/2024 at 22:49, Henrique Silva disse:

É o filtro original, pressurizado. Vou testar afinar a moagem e adquirir o silverclick. Pensei também por enquanto - até conseguir comprar um moedor mais indicado pra espresso - modificar o timemore C2 com uma mó vendido separado 6-core plus - que parece ser similiar ou igual ao C3 - ou 7-core. Você sabe me dizer se é uma boa ? Valeu! image.png.660400570e2703d59e4ee3ce8d0c3723.png274039662_Capturadetela2024-01-11223343.png.062f6c2a70fdb1fb25d64ec5a1b0d6fb.png

Chegou a fazer a alteração ? Fiz exatamente isso no meu hahahahahahahah

Tem menos de um mês, então ainda não posso dar o veredito final, mas está me agradando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Fala galera do PID, como anda ai os testes de vocês com as temperaturas? 

Para torras média escuras, típico pra espressão padrão, estão usando qual temperatura?
Café com torras mais claras, com acidez elevada, costumam mudar a temperatura para um extração mais adequada?

Sobre os parâmetros, sempre usei o que vem definido de fábrica, vi que uma galera modifica, alguém ai mudou, poderia compartilhar um pouco da experiência?

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...