Ir para conteúdo

Máquinas de espresso antigas, vale o investimento?


Postagens recomendadas

Olá pessoal, entrei recentemente no fórum e há um tempo no mundo dos cafés especiais. Pretendo comprar uma máquina de espresso e estudar mais sobre o método.

Nessa busca de máquinas vi uma pessoa na internet vendendo umas que são muito bonitas, mas são de modelos antigos. Alguns exemplos são Bialetti Viva il Caffé, umas Gaggia e outras marcas dos anos 80… enfim. 
 

E então me veio uma dúvida de iniciante mesmo, o que mudou nas máquinas ao longo dos anos? É aconselhável que um iniciante no método compre uma máquina dessa? Acessórios atuais são compatíveis? 
 

Desde já agradeço a ajuda! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para iniciantes, e ainda me considero um, diria que podemos dividir em algumas faixas de preço para direcionar seu apetite:

1 - As mais baratas, usadas, ficam na faixa de 300-450 reais. São máquinas como a Mondial C-08, Saeco Poemia, Chef Crema Silver. Com 450-500 reais dá pra comprar uma Philco 15 bar ou a 20 bar.

Essas máquinas são muito parecidas: boiler pequeno, aquecimento com resistência interna ou externa em alguns casos (fora da caldeira), usam termostatos cuja temperatura varia numa faixa de 10 graus, possuem filtro pressurizado, são fracas para vaporizar exigindo mais habilidade e treino se quiser fazer cappuccino com Latte art, são todas single boiler, ou seja, caldeira única para espresso e vaporização. 

Nesse patamar, você pode comprar café já moído ou moer com um triturador tipo cadence ou Hamilton Beach que são mais baratos. Seu café deve ser um pouco melhor que Nespresso, mas longe do potencial de um espresso caseiro em boas máquinas, moedores e técnica.

2 - Tem um nível um pouco mais confortável que diria ser uma máquina tipo Oster Prima Latte, na faixa de 800 a 1000 reais usada ou uns 1400 nova. Também usa portafiltro pressurizado, o leite é vaporizado automaticamente, não dá pra fazer Latte art, em termos de sabor não será o melhor dos mundos, mas pode ser un Leite vaporizado prático de fazer (e chato de limpar a máquina deoois). Essa máquina aceita cápsulas nespresso.

3 - Opção 1 com filtro despressurizado: as máquinas da opção 1 podem ser usadas com filtro despressurizado, cada uma tem uma forma de se fazer, algumas demandam a compra de um portafiltro novo. Eu tenho a Poemia, paguei 300 reais, soltei uns parafusos e tirei umas peças internas, bem fácil. Mas você terá de comprar um moedor pra espresso se quiser fazer um café bom, assim como um tamper. O moedor de entrada que recomendo é o Kingrinder K2, por uns 400-450 reais no Ali. Tamper pode ser do Ali também, na faixa de 100 reais.

Aqui o café já muda de patamar. Com um pouco de leitura e treino, dá pra tirar um espresso muito bom. 

Depois, pode partir para outros incrementos como a compra de um nivelador/distribuidor (uns 100 reais no Ali), WDT (uns 50 reais que umas pessoas aqui no fórum vendem), se tiver alguma habilidade pode acrescentar PID para controlar a temperatura na máquina (100 a 150 reais), dimmer se quiser variar o fluxo, manômetro pra ver a pressão de extração, algumas máquinas possuem OPV e dá para colocar uma de 9 bar, enfim, muitas opções que elevam o seu café em mais um ou dois degraus.

A partir da compra de moedor, tamper e despressurizacao do portafiltro acho que já vale investir em grãos melhores, variar mais os perfis, pois você consegue extrair muito mais desses grãos. Com portafiltro pressurizado, eu ficaria nos cafés especiais mais tradicionais para espresso. 

3 - Máquinas Gaggia / Rancilio / ECM / Faema etc

Sempre aparece aqui uma galera vendendo suas máquinas mais top, ainda semi-automáticas como a Gaggia Classic Pro / Baby Twin / Baby class ou Rancilio Silvia.

Dependendo do estado, acessórios, modificações, são ofertadas entre 1500 a 3000 reais.

São máquinas com portafiltro de 58 mm, que é o tamanho comercial e facilita na compra de acessórios e se você viciar na coisa e fizer upgrades de máquina. Possuem válvula solenoide, construção melhor (mais metal enquanto as outras são feitas com muito plastico), originalmente vem com termostato mas alguns podem já ter feito o upgrade de PID, manômetro e dimmer. 

Eu hoje considero comprar uma delas e adicionar PID e dimmer. Com elas poderia comprar filtros de precisão da IMS ou VST, além de um shower screen melhor, que podem melhorar o fluxo da água.

4 - Diria que esse é o nível da Oster Xpert Perfect Brew e a Breville trazida para o Brasil pela Tramontina. São máquinas na faixa de 3 mil a 5 mil. O pessoal tem conseguido comprar a Oster Xpert por uns 2500 combinando vários descontos e cashback.

São máquinas que seriam o nível "prosumer brasileiro". Dessas, eu iria de Oster por ter portafiltro de 58mm, já tem PID, mas ela é equivalente a Breville, cada uma com seus pros e contras. É tipo comparar corolla com civic, um pouco de gosto e preferência pessoal, mas difícil cravar uma como muito melhor que outra.

Depois dessas ja diria que você vai para o nível de máquinas profissionais, aí o céu é o limite. Tem máquinas de 10 mil, 20 mil, 30 mil...

Resumindo: eu começaria com o grupo 3 ou 4.

Sugiro também que veja os vídeos do Não Sou Barista no YouTube que vai dar uma boa luz sobre essas opções que te dei.

  • Curtir 7
  • Agradeço 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/04/2022 at 12:45, Monalisa Castro disse:

Olá pessoal, entrei recentemente no fórum e há um tempo no mundo dos cafés especiais. Pretendo comprar uma máquina de espresso e estudar mais sobre o método.

Nessa busca de máquinas vi uma pessoa na internet vendendo umas que são muito bonitas, mas são de modelos antigos. Alguns exemplos são Bialetti Viva il Caffé, umas Gaggia e outras marcas dos anos 80… enfim. 
 

E então me veio uma dúvida de iniciante mesmo, o que mudou nas máquinas ao longo dos anos? É aconselhável que um iniciante no método compre uma máquina dessa? Acessórios atuais são compatíveis? 
 

Desde já agradeço a ajuda! 

E Ai Monalisa.
Tudo bem?
Tudo depende! Vale a pena e também não vale

Qual seu moinho?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/04/2022 at 15:42, regisassao disse:

Para iniciantes, e ainda me considero um, diria que podemos dividir em algumas faixas de preço para direcionar seu apetite:

1 - As mais baratas, usadas, ficam na faixa de 300-450 reais. São máquinas como a Mondial C-08, Saeco Poemia, Chef Crema Silver. Com 450-500 reais dá pra comprar uma Philco 15 bar ou a 20 bar.

Essas máquinas são muito parecidas: boiler pequeno, aquecimento com resistência interna ou externa em alguns casos (fora da caldeira), usam termostatos cuja temperatura varia numa faixa de 10 graus, possuem filtro pressurizado, são fracas para vaporizar exigindo mais habilidade e treino se quiser fazer cappuccino com Latte art, são todas single boiler, ou seja, caldeira única para espresso e vaporização. 

Nesse patamar, você pode comprar café já moído ou moer com um triturador tipo cadence ou Hamilton Beach que são mais baratos. Seu café deve ser um pouco melhor que Nespresso, mas longe do potencial de um espresso caseiro em boas máquinas, moedores e técnica.

2 - Tem um nível um pouco mais confortável que diria ser uma máquina tipo Oster Prima Latte, na faixa de 800 a 1000 reais usada ou uns 1400 nova. Também usa portafiltro pressurizado, o leite é vaporizado automaticamente, não dá pra fazer Latte art, em termos de sabor não será o melhor dos mundos, mas pode ser un Leite vaporizado prático de fazer (e chato de limpar a máquina deoois). Essa máquina aceita cápsulas nespresso.

3 - Opção 1 com filtro despressurizado: as máquinas da opção 1 podem ser usadas com filtro despressurizado, cada uma tem uma forma de se fazer, algumas demandam a compra de um portafiltro novo. Eu tenho a Poemia, paguei 300 reais, soltei uns parafusos e tirei umas peças internas, bem fácil. Mas você terá de comprar um moedor pra espresso se quiser fazer um café bom, assim como um tamper. O moedor de entrada que recomendo é o Kingrinder K2, por uns 400-450 reais no Ali. Tamper pode ser do Ali também, na faixa de 100 reais.

Aqui o café já muda de patamar. Com um pouco de leitura e treino, dá pra tirar um espresso muito bom. 

Depois, pode partir para outros incrementos como a compra de um nivelador/distribuidor (uns 100 reais no Ali), WDT (uns 50 reais que umas pessoas aqui no fórum vendem), se tiver alguma habilidade pode acrescentar PID para controlar a temperatura na máquina (100 a 150 reais), dimmer se quiser variar o fluxo, manômetro pra ver a pressão de extração, algumas máquinas possuem OPV e dá para colocar uma de 9 bar, enfim, muitas opções que elevam o seu café em mais um ou dois degraus.

A partir da compra de moedor, tamper e despressurizacao do portafiltro acho que já vale investir em grãos melhores, variar mais os perfis, pois você consegue extrair muito mais desses grãos. Com portafiltro pressurizado, eu ficaria nos cafés especiais mais tradicionais para espresso. 

3 - Máquinas Gaggia / Rancilio / ECM / Faema etc

Sempre aparece aqui uma galera vendendo suas máquinas mais top, ainda semi-automáticas como a Gaggia Classic Pro / Baby Twin / Baby class ou Rancilio Silvia.

Dependendo do estado, acessórios, modificações, são ofertadas entre 1500 a 3000 reais.

São máquinas com portafiltro de 58 mm, que é o tamanho comercial e facilita na compra de acessórios e se você viciar na coisa e fizer upgrades de máquina. Possuem válvula solenoide, construção melhor (mais metal enquanto as outras são feitas com muito plastico), originalmente vem com termostato mas alguns podem já ter feito o upgrade de PID, manômetro e dimmer. 

Eu hoje considero comprar uma delas e adicionar PID e dimmer. Com elas poderia comprar filtros de precisão da IMS ou VST, além de um shower screen melhor, que podem melhorar o fluxo da água.

4 - Diria que esse é o nível da Oster Xpert Perfect Brew e a Breville trazida para o Brasil pela Tramontina. São máquinas na faixa de 3 mil a 5 mil. O pessoal tem conseguido comprar a Oster Xpert por uns 2500 combinando vários descontos e cashback.

São máquinas que seriam o nível "prosumer brasileiro". Dessas, eu iria de Oster por ter portafiltro de 58mm, já tem PID, mas ela é equivalente a Breville, cada uma com seus pros e contras. É tipo comparar corolla com civic, um pouco de gosto e preferência pessoal, mas difícil cravar uma como muito melhor que outra.

Depois dessas ja diria que você vai para o nível de máquinas profissionais, aí o céu é o limite. Tem máquinas de 10 mil, 20 mil, 30 mil...

Resumindo: eu começaria com o grupo 3 ou 4.

Sugiro também que veja os vídeos do Não Sou Barista no YouTube que vai dar uma boa luz sobre essas opções que te dei.

Nossa, obrigada pela baita explicação! 
Eu tinha pensado justamente na opção que você mencionou de adquirir uma máquina mais “simples” como a Philco 20bar e ir estudando, aprimorando ela.  Estou sempre de olho no canal do Não Sou Barista justamente pra pegar essas dicas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/04/2022 at 19:04, MaLeandrini disse:

E Ai Monalisa.
Tudo bem?
Tudo depende! Vale a pena e também não vale

Qual seu moinho?

 

Comprei um KinGrinder K4, mas ainda aguardando entrega. 

Minha dúvida principal é se caso eu adquirisse uma máquina dessas eu conseguiria, como iniciante no mundo do espresso, estudar, tirar um bom espresso, aprender latte art, enfim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Monalisa Castro Começou muito bem com esse moedor! Eu tenho um e estou muito satisfeito com ele. Lá vai outro textão hein... Rs...

Dá pra aprender e tirar bons espressos e fazer Latte art com a Philco 20 bar ou qualquer uma das que mencionei anteriormente, é tudo uma questão de estudo, treino e upgrades conforme sentir necessidade. 

Latte art depende menos de upgrades na máquina. Em geral, você tira o panarello (aquele bico plástico que serve pra fazer bolhas) e comeca a treinar vaporização até atingir a textura ideal. Vai precisar de uma pitcher, se quiser um termômetro culinário pra parar na temperatura certa e aumentar ou diminuir com uma referência mais precisa (o pessoal fala em vaporizar até não conseguir manter a mão no fundo da pitcher, mas o quanto cada um aguenta de calor é muito relativo). Depois de aprender a vaporizar, começa a treinar os desenhos.

Espresso já acho mais difícil, pois tem muita  melhoria disponível e quando a gente vicia na coisa, sempre queremos dar um passo a mais. Vou te contar como foi minha evolução:

1 - Da Nespresso para uma semiautomatica pressurizada (Saeco Poemia usada)  a diferença ja foi absurda.

2 - Despressurizando, tem o aprendizado de regular a moagem. Comecei usando um Timemore C2 que o meu irmão me emprestou. Tinha cafés mais ou menos, com torras antigas, de uns 30-60 dias. Não era tão melhor que um café  com portafiltro pressurizado. 

Comprei um K2, distribuidor e tamper, cafés com torras recentes, mudou da água pro vinho, nunca mais usei filtro pressurizado. 

3 - De tanto ler aqui, comecei a surfar a temperatura. Você pode buscar tópicos específicos, mas basicamente as máquinas caseiras usam termostatos que mantém a temperatura numa faixa de 85-95 graus aproximadamente. Depois de muita leitura aqui e testes, deixava a máquina esquentar uns 15 min, dava um flush, esperava a luz de extração acender, passava pra vaporização por 5-10s, e extraía. Melhorou um pouco, mas era um ritual trabalhoso. 

4 - Coloquei dimmer pra variar pressão, tentando chegar nos míticos 9 bar com meu fusquinha. Descobri que o que manda na pressão é moagem e o que mantém em 9 bar é uma OPV, que é difícil instalar na Poemia. Mas dimmer controla vazão e dá pra brincar com flow profile. Rende mais um mês de diversão... kkk...

5 - Coloquei PID: melhor modificação que fiz. Dá precisão nas comparações, a extração sempre parte do mesmo ponto e você tem consistência, é muito confortável ligar a máquina e esperar chegar na temperatura desejada com erro de +- 1 grau. E aí comecei a variar temperatura em 1-2 graus, comparar as xícaras, combinar com diferentes perfis de fluxo, mais 1 mês ou 2 de diversão. E a esposa achando que a pandemia estava me fazendo muito mal...kkk...

6 - Comprei uma ferramenta de WDT com o @Felipe_Silva e achei que melhor mais um pouco. Rende mais uns testes de WDT + Tamper vs WDT + nivelador vs WDT + nivelador + Tamper vs nivelador + Tamper e por ai vai...

7 - Cortei um portafiltro e fiz um naked pois é difícil achar naked pra 53mm que encaixe na Poemia. Deu mais uma melhorada e a extração é linda no naked. Nos ajustes iniciais de cada grão, faz um pouco de sujeira, esguicha mesmo com boa distribuição se a moagem não estiver no ponto ideal.

8 - Agora estou pensando em montar alguma traquitana pra automatizar um cronômetro de extração e talvez uma balança integrada à máquina. Talvez montando algum sisteminha com Arduino. Mas isso já é frescura, ajuda mó conforto, mas não interfere tanto na qualidade. 

Sinceramente, se eu pegar o Paraíso da UmCoffee e tomar lá, extraido por um profissional, numa La Marzocco, sai claramente melhor que na minha Poema Tunada. Mas a mesma Poemia do passo 3 já entregava cafés melhores que 95% dos espressos que posso tomar no ABC Paulista. A Poemia do passo 8 talvez esteja acima de 98% dos cafés do ABC. Não que seja uma máquina fantástica, com moedor galático e que eu seja um Hoffmann, pelo contrário, aqui é tudo bem básico, mas na rua ainda são raros os lugares que tem um bom grão fresco, moedor bem regulado, máquina de qualidade, e barista treinado. 

Detalhe: minha Poemia foi comprada em 9 de julho de 2021, há menos de 1 ano.

Então:

56 minutos atrás, Monalisa Castro disse:

Minha dúvida principal é se caso eu adquirisse uma máquina dessas eu conseguiria, como iniciante no mundo do espresso, estudar, tirar um bom espresso, aprender latte art, enfim. 

Com certeza consegue. O lance é começar, ir aos poucos, e se divertir com a experiência. Se não der certo, vende tudo nos classificados do fórum que tem sempre mercado para os usados aqui.

Boa sorte aí, se precisar de qualquer ajuda, pode mandar mensagem privada ou postar aqui no fórum que tem muita gente bacana disposta a ajudar!

Abs!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Monalisa Castro disse:

Comprei um KinGrinder K4, mas ainda aguardando entrega. 

Minha dúvida principal é se caso eu adquirisse uma máquina dessas eu conseguiria, como iniciante no mundo do espresso, estudar, tirar um bom espresso, aprender latte art, enfim. 

Até em maquininhas mais simples conseguiria sim! Pelo menos na minha opinião sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Olha, eu estou mais ou menos no mesmo barco que o @regisassao com minha poemia tunada. Quanto a restauração de maquinas antigas só vale a pena caso você queira ter o hobby da restauração. Mas pensando em praticidade e qualidade, é muito trabalho pra um resultado que voce teria facilmente com um custo muito menor, menos dor de cabeca e tal. Eu recentemente adquiri um moinho comercial antigo, gastei pouco mas como gosto de "fuçar", mexer, modificar, nao estou me incomodando com a quantidade de coisa que vou ter que fazer nele, muito pelo contrario, pra mim esta sendo uma aventura restaura-lo e moderniza-lo, e ele so esta valendo a pena por isso, por eu querer fazer esse serviço. 

Agora, tem um detalhe, eu tenho esse moinho que estou restaurando para espressos, porem tenho outro que ja utilizava antes, ou seja, se por acaso eu fizer besteira ou por algum motivo durante a restauração eu precise ficar um tempo sem usa-lo, eu tenho um reserva, o que não da é pra ficar com o cafeizinho de cada dia rsrs

O que eu quero dizer é, se voce nao tem nenhuma outra maquina e ja quer comecar na aventura da restauracao, meu conselho é: pula fora! garante algo que funcionar primeiro, e depois quem sabe se aventura em um upgrade. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Tudo depende também do seu orçamento.

Nesse mundo do café também acontece o seguinte, vc compra uma máquina, começa a aprender, estudar, ai percebe que seu equipamento não dá o que vc procura, então compra melhores máquinas e moedores.

O moedor é um coração do espresso, com uma máquina excelente, mas moedor ruim, seu café será ruim, com máquina ruim, mas moedor exclente, seu café já será bom.

Vc já quer uma máquina definitiva para o resto da vida ou uma de entrada, mais barata, para ter o primeiro contato e trocar mais para frente?

Máquinas de espresso, as mais parrudas, são eternas, não importam se são desse ano ou mais antigas, se bem cuidadas, ainda vão te dar uma boa experiência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 05/04/2022 at 15:42, regisassao disse:

Para iniciantes, e ainda me considero um, diria que podemos dividir em algumas faixas de preço para direcionar seu apetite:

1 - As mais baratas, usadas, ficam na faixa de 300-450 reais. São máquinas como a Mondial C-08, Saeco Poemia, Chef Crema Silver. Com 450-500 reais dá pra comprar uma Philco 15 bar ou a 20 bar.

Essas máquinas são muito parecidas: boiler pequeno, aquecimento com resistência interna ou externa em alguns casos (fora da caldeira), usam termostatos cuja temperatura varia numa faixa de 10 graus, possuem filtro pressurizado, são fracas para vaporizar exigindo mais habilidade e treino se quiser fazer cappuccino com Latte art, são todas single boiler, ou seja, caldeira única para espresso e vaporização. 

Nesse patamar, você pode comprar café já moído ou moer com um triturador tipo cadence ou Hamilton Beach que são mais baratos. Seu café deve ser um pouco melhor que Nespresso, mas longe do potencial de um espresso caseiro em boas máquinas, moedores e técnica.

2 - Tem um nível um pouco mais confortável que diria ser uma máquina tipo Oster Prima Latte, na faixa de 800 a 1000 reais usada ou uns 1400 nova. Também usa portafiltro pressurizado, o leite é vaporizado automaticamente, não dá pra fazer Latte art, em termos de sabor não será o melhor dos mundos, mas pode ser un Leite vaporizado prático de fazer (e chato de limpar a máquina deoois). Essa máquina aceita cápsulas nespresso.

3 - Opção 1 com filtro despressurizado: as máquinas da opção 1 podem ser usadas com filtro despressurizado, cada uma tem uma forma de se fazer, algumas demandam a compra de um portafiltro novo. Eu tenho a Poemia, paguei 300 reais, soltei uns parafusos e tirei umas peças internas, bem fácil. Mas você terá de comprar um moedor pra espresso se quiser fazer um café bom, assim como um tamper. O moedor de entrada que recomendo é o Kingrinder K2, por uns 400-450 reais no Ali. Tamper pode ser do Ali também, na faixa de 100 reais.

Aqui o café já muda de patamar. Com um pouco de leitura e treino, dá pra tirar um espresso muito bom. 

Depois, pode partir para outros incrementos como a compra de um nivelador/distribuidor (uns 100 reais no Ali), WDT (uns 50 reais que umas pessoas aqui no fórum vendem), se tiver alguma habilidade pode acrescentar PID para controlar a temperatura na máquina (100 a 150 reais), dimmer se quiser variar o fluxo, manômetro pra ver a pressão de extração, algumas máquinas possuem OPV e dá para colocar uma de 9 bar, enfim, muitas opções que elevam o seu café em mais um ou dois degraus.

A partir da compra de moedor, tamper e despressurizacao do portafiltro acho que já vale investir em grãos melhores, variar mais os perfis, pois você consegue extrair muito mais desses grãos. Com portafiltro pressurizado, eu ficaria nos cafés especiais mais tradicionais para espresso. 

3 - Máquinas Gaggia / Rancilio / ECM / Faema etc

Sempre aparece aqui uma galera vendendo suas máquinas mais top, ainda semi-automáticas como a Gaggia Classic Pro / Baby Twin / Baby class ou Rancilio Silvia.

Dependendo do estado, acessórios, modificações, são ofertadas entre 1500 a 3000 reais.

São máquinas com portafiltro de 58 mm, que é o tamanho comercial e facilita na compra de acessórios e se você viciar na coisa e fizer upgrades de máquina. Possuem válvula solenoide, construção melhor (mais metal enquanto as outras são feitas com muito plastico), originalmente vem com termostato mas alguns podem já ter feito o upgrade de PID, manômetro e dimmer. 

Eu hoje considero comprar uma delas e adicionar PID e dimmer. Com elas poderia comprar filtros de precisão da IMS ou VST, além de um shower screen melhor, que podem melhorar o fluxo da água.

4 - Diria que esse é o nível da Oster Xpert Perfect Brew e a Breville trazida para o Brasil pela Tramontina. São máquinas na faixa de 3 mil a 5 mil. O pessoal tem conseguido comprar a Oster Xpert por uns 2500 combinando vários descontos e cashback.

São máquinas que seriam o nível "prosumer brasileiro". Dessas, eu iria de Oster por ter portafiltro de 58mm, já tem PID, mas ela é equivalente a Breville, cada uma com seus pros e contras. É tipo comparar corolla com civic, um pouco de gosto e preferência pessoal, mas difícil cravar uma como muito melhor que outra.

Depois dessas ja diria que você vai para o nível de máquinas profissionais, aí o céu é o limite. Tem máquinas de 10 mil, 20 mil, 30 mil...

Resumindo: eu começaria com o grupo 3 ou 4.

Sugiro também que veja os vídeos do Não Sou Barista no YouTube que vai dar uma boa luz sobre essas opções que te dei.

Boa noite.

Adorei a peregrinação e mencionando máquinas e moinhos por categoria, se não fosse demais teria como continuar a lista até o número 5, o 6 e quem sabe o 7 ?   Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/07/2022 at 11:46, viniesp disse:

Tudo depende também do seu orçamento.

Nesse mundo do café também acontece o seguinte, vc compra uma máquina, começa a aprender, estudar, ai percebe que seu equipamento não dá o que vc procura, então compra melhores máquinas e moedores.

O moedor é um coração do espresso, com uma máquina excelente, mas moedor ruim, seu café será ruim, com máquina ruim, mas moedor exclente, seu café já será bom.

Vc já quer uma máquina definitiva para o resto da vida ou uma de entrada, mais barata, para ter o primeiro contato e trocar mais para frente?

Máquinas de espresso, as mais parrudas, são eternas, não importam se são desse ano ou mais antigas, se bem cuidadas, ainda vão te dar uma boa experiência.

Isso é meu medo as vezes, pois tenho alguns hobbys e já comprei muita coisa por impulso que em pouquíssimo tempo já não me atendiam mais. O tal provisório para sempre. Sempre perdemos dinheiro nisso.

 

######## ALGUÉM TERIA UMA MÁQUINA ANTIGA FUNCIONAL RESTAURADA DO ANO ESPECÍFICO DE 1981, LANÇADA OU FABRICADA NESSE ANO. EM TODOS MEUS HOBBYS ESTOU PROCURANDO ITENS DO HOBBY DO MEU ANO DE NASCIMENTO, NO CASO DE 1981, SE FOR POR ACIONAMENTO POR ALAVANCA MELHOR AINDA. ACHO LINDO SISTEMAS POR ALAVANCA. OBRIGADO.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Amigos, uma saeco poemia em bom estado de funcionamento é melhor que uma Philco 15 bar nova ? Estou iniciando no hobby, grana curta eu só consegui comprar um moedor timermor c3 agora e estou nessa dúvida da cafeteira. Tenho a opção da Philco 15 bar, Philco pcf24 20bar , uma saeco poemia (preço de 150,00) e uma delonghi dedica usada (500,00). Em fim, não sei o que comprar ! Kkkk @regisassao você que tem uma poemia tunada , sabe dizer algo sobres essas opções que coloquei ? (No futuro, vou pegar um porta filtro niked )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que ver o estado delas. Uma Poemia por 150 pode estar bem ruinzinha. Um preço razoável seria uns 300.

A Dedica é a melhor, mas por 500 tbm tem que ver o estado e o modelo exato. As Dedicas costumam aparecer por uns 1000 reais.

As Philco acho piores que a Poemia, por terem a resistência externa (da Poemia é interna e acho que isso permite uma resposta mais rápida do PID, caso instale), mas vai ser mais fácil comprar um naked. Pra Poemia, tive que mandar um serralheiro abrir o fundo do portafiltro.

As Philco ainda possuem a vantagem de ter vídeos do Thales em Português. Pra modificar a Poemia, pesquisei muito site gringo. O racional da modificação do PID é igual ao do vídeo da Philco, dimmer não tem muito segredo, mas um vídeo da máquina exata que vai modificar sempre dá uma tranquilidade a mais pra quem nunca fez nada parecido.

Então, se a Dedica estiver em bom estado, acho que iria nela. Se não tiver certeza, iria na Philco nova mais barata (não vejo grande vantagem na 20 bar, mas veja os vídeos do Thales pra ter sua opinião).

Espero ter ajudado mais que confundido… rs…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/04/2022 at 21:46, Monalisa Castro disse:

Comprei um KinGrinder K4, mas ainda aguardando entrega. 

Minha dúvida principal é se caso eu adquirisse uma máquina dessas eu conseguiria, como iniciante no mundo do espresso, estudar, tirar um bom espresso, aprender latte art, enfim. 

Só um adendo, vaporizar leite e fazer latte art é um mundo a parte. 

Requer muito treino, tentativa e erro. Estudo.

É difícil e complexo (e prazeroso na mesma proporção).

Beber um cappuccino com um leite bem vaporizado é demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
Em 05/04/2022 at 15:42, regisassao disse:

Para iniciantes, e ainda me considero um, diria que podemos dividir em algumas faixas de preço para direcionar seu apetite:

1 - As mais baratas, usadas, ficam na faixa de 300-450 reais. São máquinas como a Mondial C-08, Saeco Poemia, Chef Crema Silver. Com 450-500 reais dá pra comprar uma Philco 15 bar ou a 20 bar.

Essas máquinas são muito parecidas: boiler pequeno, aquecimento com resistência interna ou externa em alguns casos (fora da caldeira), usam termostatos cuja temperatura varia numa faixa de 10 graus, possuem filtro pressurizado, são fracas para vaporizar exigindo mais habilidade e treino se quiser fazer cappuccino com Latte art, são todas single boiler, ou seja, caldeira única para espresso e vaporização. 

Nesse patamar, você pode comprar café já moído ou moer com um triturador tipo cadence ou Hamilton Beach que são mais baratos. Seu café deve ser um pouco melhor que Nespresso, mas longe do potencial de um espresso caseiro em boas máquinas, moedores e técnica.

2 - Tem um nível um pouco mais confortável que diria ser uma máquina tipo Oster Prima Latte, na faixa de 800 a 1000 reais usada ou uns 1400 nova. Também usa portafiltro pressurizado, o leite é vaporizado automaticamente, não dá pra fazer Latte art, em termos de sabor não será o melhor dos mundos, mas pode ser un Leite vaporizado prático de fazer (e chato de limpar a máquina deoois). Essa máquina aceita cápsulas nespresso.

3 - Opção 1 com filtro despressurizado: as máquinas da opção 1 podem ser usadas com filtro despressurizado, cada uma tem uma forma de se fazer, algumas demandam a compra de um portafiltro novo. Eu tenho a Poemia, paguei 300 reais, soltei uns parafusos e tirei umas peças internas, bem fácil. Mas você terá de comprar um moedor pra espresso se quiser fazer um café bom, assim como um tamper. O moedor de entrada que recomendo é o Kingrinder K2, por uns 400-450 reais no Ali. Tamper pode ser do Ali também, na faixa de 100 reais.

Aqui o café já muda de patamar. Com um pouco de leitura e treino, dá pra tirar um espresso muito bom. 

Depois, pode partir para outros incrementos como a compra de um nivelador/distribuidor (uns 100 reais no Ali), WDT (uns 50 reais que umas pessoas aqui no fórum vendem), se tiver alguma habilidade pode acrescentar PID para controlar a temperatura na máquina (100 a 150 reais), dimmer se quiser variar o fluxo, manômetro pra ver a pressão de extração, algumas máquinas possuem OPV e dá para colocar uma de 9 bar, enfim, muitas opções que elevam o seu café em mais um ou dois degraus.

A partir da compra de moedor, tamper e despressurizacao do portafiltro acho que já vale investir em grãos melhores, variar mais os perfis, pois você consegue extrair muito mais desses grãos. Com portafiltro pressurizado, eu ficaria nos cafés especiais mais tradicionais para espresso. 

3 - Máquinas Gaggia / Rancilio / ECM / Faema etc

Sempre aparece aqui uma galera vendendo suas máquinas mais top, ainda semi-automáticas como a Gaggia Classic Pro / Baby Twin / Baby class ou Rancilio Silvia.

Dependendo do estado, acessórios, modificações, são ofertadas entre 1500 a 3000 reais.

São máquinas com portafiltro de 58 mm, que é o tamanho comercial e facilita na compra de acessórios e se você viciar na coisa e fizer upgrades de máquina. Possuem válvula solenoide, construção melhor (mais metal enquanto as outras são feitas com muito plastico), originalmente vem com termostato mas alguns podem já ter feito o upgrade de PID, manômetro e dimmer. 

Eu hoje considero comprar uma delas e adicionar PID e dimmer. Com elas poderia comprar filtros de precisão da IMS ou VST, além de um shower screen melhor, que podem melhorar o fluxo da água.

4 - Diria que esse é o nível da Oster Xpert Perfect Brew e a Breville trazida para o Brasil pela Tramontina. São máquinas na faixa de 3 mil a 5 mil. O pessoal tem conseguido comprar a Oster Xpert por uns 2500 combinando vários descontos e cashback.

São máquinas que seriam o nível "prosumer brasileiro". Dessas, eu iria de Oster por ter portafiltro de 58mm, já tem PID, mas ela é equivalente a Breville, cada uma com seus pros e contras. É tipo comparar corolla com civic, um pouco de gosto e preferência pessoal, mas difícil cravar uma como muito melhor que outra.

Depois dessas ja diria que você vai para o nível de máquinas profissionais, aí o céu é o limite. Tem máquinas de 10 mil, 20 mil, 30 mil...

Resumindo: eu começaria com o grupo 3 ou 4.

Sugiro também que veja os vídeos do Não Sou Barista no YouTube que vai dar uma boa luz sobre essas opções que te dei.

Espero que não seja um problema ressuscitar o tópico :B 

Estou atrás de uma maquina pra "começar", mas eu não sei se quero ir em uma philco 15bar e fazer mods.

Lendo o comentário do @regisassao digamos que me encaixo no grupo 3, ai vem minha pergunta:

Seria muito loucura começar por uma Gaggia Classic (nova/usada)? Eu digo loucura no sentido de: não sei fazer espresso mas quero aprender, mas o pique de comprar uma budget e depois ter que vender pra fazer um upgrade, não to nessa pegada uhauhahuah. Eu prefiro comprar uma melhor e apanhar pra ela.

Até cogitei uma breville, mas acho ela grande de mais, não tenho espaço (problemas de morar em apartamento) e o design da gaggia classic e rancilio silvia me agrada MUITO :P


Achei no instagram uma pessoa de santos que vende maquinas (talvez ele seja usuário do forum? https://www.instagram.com/josedocafe013/) e pensei em mandar msg.

Ainda não tenho um moedor, mas fiz a compra de um diferente que geral sugere, peguei um MHW-3BOMBER Race M1 por que consegui um cupão e saiu por 250 e o restante dos aparatos eu to esperando tomar a decisão da maquina para comprar

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, grillo_leandro disse:

Espero que não seja um problema ressuscitar o tópico :B 

Estou atrás de uma maquina pra "começar", mas eu não sei se quero ir em uma philco 15bar e fazer mods.

Lendo o comentário do @regisassao digamos que me encaixo no grupo 3, ai vem minha pergunta:

Seria muito loucura começar por uma Gaggia Classic (nova/usada)? Eu digo loucura no sentido de: não sei fazer espresso mas quero aprender, mas o pique de comprar uma budget e depois ter que vender pra fazer um upgrade, não to nessa pegada uhauhahuah. Eu prefiro comprar uma melhor e apanhar pra ela.

Até cogitei uma breville, mas acho ela grande de mais, não tenho espaço (problemas de morar em apartamento) e o design da gaggia classic e rancilio silvia me agrada MUITO :P


Achei no instagram uma pessoa de santos que vende maquinas (talvez ele seja usuário do forum? https://www.instagram.com/josedocafe013/) e pensei em mandar msg.

Ainda não tenho um moedor, mas fiz a compra de um diferente que geral sugere, peguei um MHW-3BOMBER Race M1 por que consegui um cupão e saiu por 250 e o restante dos aparatos eu to esperando tomar a decisão da maquina para comprar

 

 

Prezado, quem nunca fez espresso na vida, vai precisar "apanhar", usando as suas palavras, de qualquer máquina!

Uma gaggia é uma maquininha legal, mas igual vai precisar de mods, principalmente pela pressão que vem de fábrica.

Esse moedor que comprou, sinto informar, não é o mais adequado pra espresso. No máximo um quebra galho. Mas pode ser legal manter ele pra fazer coados.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

Prezado, quem nunca fez espresso na vida, vai precisar "apanhar", usando as suas palavras, de qualquer máquina!

Apanhar faz parte :))

Citar

Uma gaggia é uma maquininha legal, mas igual vai precisar de mods, principalmente pela pressão que vem de fábrica.

Hmmm, usar ela com a pressão de fábrica (pelo menos por agora), seria ruim? Confesso que não pesquisei muito sobre ela ( ou qualquer outra opção), a unica que eu vi conteudo mesmo foi a philco 15bar.
 

Citar

Esse moedor que comprou, sinto informar, não é o mais adequado pra espresso. No máximo um quebra galho. Mas pode ser legal manter ele pra fazer coados.

Meu pensamento foi esse: se eu comprar e não servir pra espresso, fica pros coados e tudo certo :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, grillo_leandro disse:

Hmmm, usar ela com a pressão de fábrica (pelo menos por agora), seria ruim?

Olá.

Vou tentar resumir da seguinte forma: não é a pressão ideal e seu espresso não vai chegar ao nível das melhores xícaras das galáxias. Porém, lidando com outras variáveis tais como o frescor e a qualidade dos grãos, vai/pode ser melhor do que o "café" entregue por uma máquina de cápsulas e, acredite, melhor do que o espresso de muita cafeteria por aí, como já foi comentado neste mesmo tópico.

Às vezes o problema, parece-me, é um certo preciosismo de que o iniciante não deve começar com um equipamento... de iniciante! E isso é uma constante: veja um fórum de ciclismo e muitos iniciados vão dizer que só prestam umas poucas bicicletas, dessas que você tem que vender um rim para poder adquirir. Óbvio que a qualidade não vai ser a mesma; mas, para quem está começando e não tem orçamento infinito, mais vale o imperfeito realizado do que o perfeito sonhado.

Importante que isso seja entendido apenas como um incentivo, ok? Nada pessoal com relação a nenhum comentário específico.

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, valacomum disse:

Vou tentar resumir da seguinte forma: não é a pressão ideal e seu espresso não vai chegar ao nível das melhores xícaras das galáxias. Porém, lidando com outras variáveis tais como o frescor e a qualidade dos grãos, vai/pode ser melhor do que o "café" entregue por uma máquina de cápsulas e, acredite, melhor do que o espresso de muita cafeteria por aí, como já foi comentado neste mesmo tópico.

E combinando "pressão não ideal" + inexperiencia, vai ser só espresso daquele jeito uhahuauhahuuahuah

Citar

Às vezes o problema, parece-me, é um certo preciosismo de que o iniciante não deve começar com um equipamento... de iniciante! E isso é uma constante: veja um fórum de ciclismo e muitos iniciados vão dizer que só prestam umas poucas bicicletas, dessas que você tem que vender um rim para poder adquirir. Óbvio que a qualidade não vai ser a mesma; mas, para quem está começando e não tem orçamento infinito, mais vale o imperfeito realizado do que o perfeito sonhado.


Você tem um bom ponto @valacomum :)

Não digo que estou nesse preciosismo de querer começar só com o equipamento foda. Entrar no forum e fazer a perguntar é exatamente para quebra essa pira de querer começar com um equipamente supostamente superior (supostamente por que eu não conheço a fundo, foi o que achei de informação).

Mas se tem um produto que eu posso comprar que não vá precisar de customização, eu preferiria MAS orçamento não é infinito também xD

Ainda to deixando a philco 15bar como primeira opção, mas quero ver o que mais tenho de opção

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, grillo_leandro disse:

E combinando "pressão não ideal" + inexperiencia, vai ser só espresso daquele jeito

Rapaz... já fiz cada lambança no meu início que dá vergonha até de lembrar! :unsure:  Mas atire a primeira pedra quem nunca fez.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, grillo_leandro disse:

Mas se tem um produto que eu posso comprar que não vá precisar de customização, eu preferiria MAS orçamento não é infinito também xD

Amigo, em relação à questão da pressão da gaggia, talvez faltou eu acrescentar que são modificações bem simples, que em minutos você faz na máquina. Você vai gastar poucos reais e ter um salto imenso de qualidade.

Não tenha receio de fazê-las, e aqui no fórum tem muita gente pra te ajudar nisso. Abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, grillo_leandro disse:

Mas se tem um produto que eu posso comprar que não vá precisar de customização, eu preferiria MAS orçamento não é infinito também xD

Qual seu orçamento?

A Gaggia é ótima, tem mercado fácil se você de arrepender, não deve perder muito dinheiro na revenda. Mas vai te custar uns 3.5k.

Se tem mais uns 500-1000 pelo menos, você encontra um bom moedor manual para espresso, por 500 talvez um K4 ou K6 usado. Novo, com os novos impostos de importação, talvez na faixa de 700 reais. E o moedor será mais importante que a máquina. Dá pra fazer cafés muito melhores com a Philco e um K4 do que com a Gaggia e um moedor sem precisão. Eu não conheço esse da 3Bomber, estou me baseando na opinião do @DouglasES.

E concordo com a opinião dos demais aqui.

Sobre compra de máquinas usadas, é como carro: você pode comprar direto com o dono se tiver paciência de procurar e acha uma Silvia por 4 a 4.5k. Ou pode ir na loja de carros e pagar 6-7k. Eu prefiro a primeira opção, mas é uma decisão muito pessoal.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, regisassao disse:

Qual seu orçamento?

A Gaggia é ótima, tem mercado fácil se você de arrepender, não deve perder muito dinheiro na revenda. Mas vai te custar uns 3.5k.

Se tem mais uns 500-1000 pelo menos, você encontra um bom moedor manual para espresso, por 500 talvez um K4 ou K6 usado. Novo, com os novos impostos de importação, talvez na faixa de 700 reais. E o moedor será mais importante que a máquina. Dá pra fazer cafés muito melhores com a Philco e um K4 do que com a Gaggia e um moedor sem precisão. Eu não conheço esse da 3Bomber, estou me baseando na opinião do @DouglasES.

E concordo com a opinião dos demais aqui.

Sobre compra de máquinas usadas, é como carro: você pode comprar direto com o dono se tiver paciência de procurar e acha uma Silvia por 4 a 4.5k. Ou pode ir na loja de carros e pagar 6-7k. Eu prefiro a primeira opção, mas é uma decisão muito pessoal.

Como eu estava disposto a pegar uma Gaggia Classic, digamos que 3.5k seria o orçamento e "estaria disposto a pagar" em uma maquina. O fogo ruivo me ofereceu uma Ascaso Dream, é tentador de bonita uhauhauhahuuahhua

mas o que o @valacomum falou me deixou pensando e não sei mais se vou nessa disposição.

Descobri ontem de noite conversando com a patroa, que minha sogra tem uma philco 15bar parada por que não funciona knob de vaporização. Fiquei pensando em pegar ela já que não teria que pagar pela cafeteira e já que é usada, tentar fazer o mod. Se eu zuar a maquina, bom já não estava em uso mesmo uahuhahuauha ai eu decido o que eu faço. To esperando minha sogra confirmar se ela funciona mesmo pra ir buscar xD

Sobre o moedor, já vou sondar o k4 mesmo então e esse bomber quando chegar eu vejo se quebra o galho, se não fica pra coados ou eu vendo pra um amigo que faz só os coados (só pra não ter 1 moedor parado).

Valeu a todos pela atenção que estão dando :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

1 hora atrás, grillo_leandro disse:

mas o que o @valacomum falou me deixou pensando e não sei mais se vou nessa disposição.

 

Trocando em miúdos, o que eu quis dizer é que você não precisa começar com uma ECM Classika ou uma La Marzocco Linea Micra, por exemplo. E, na dúvida entre o que eu disser e o que o @regisassao disser, confia mais nele do que em mim, pois ele tem mais quilometragem no assunto do que eu. Sem ironia.

 

1 hora atrás, grillo_leandro disse:

Descobri ontem de noite conversando com a patroa, que minha sogra tem uma philco 15bar parada

 

Olha aí: você pode começar com uma máquina razoável e custo quase zero, além de comprar um bom moedor. Nisso você pode juntar uma grana para no futuro pegar uma máquina melhor, depois de ter pego experiência com a Philco.

 

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/08/2023 at 07:19, valacomum disse:

Trocando em miúdos, o que eu quis dizer é que você não precisa começar com uma ECM Classika ou uma La Marzocco Linea Micra, por exemplo. E, na dúvida entre o que eu disser e o que o @regisassao disser, confia mais nele do que em mim, pois ele tem mais quilometragem no assunto do que eu. Sem ironia.

Eu to ligado, eu queria exatamente isso, ler contra ponto de começar com uma maquina "desse nivel". Como eu estava: hmmm, sera que devo mesmo?, li seu comentário e eu fiquei: é, acho que to na duvida ainda. Me fez repensar um pouco ainda mais com a possibilidade de pegar a philco "0800".

Se eu não tivesse duvida já teria comprado a Gaggia Classic e nem teria perguntado uhauhauhauha :lol: 
 

Em 15/08/2023 at 07:19, valacomum disse:

Olha aí: você pode começar com uma máquina razoável e custo quase zero, além de comprar um bom moedor. Nisso você pode juntar uma grana para no futuro pegar uma máquina melhor, depois de ter pego experiência com a Philco.

E até descobrir se é isso mesmo que eu to afim de engajar. Digamos que nunca fui de tomar café, mas eu ADORO todo o processo de fazer, é uma meditação quase :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...