Ir para conteúdo

Baratza Virtuoso+ ou Tramontina Breville ?


gabpessoa

Postagens recomendadas

Como este é meu primeiro post, gostaria de agradecer todas informações postadas neste fórum, tudo vem sendo de grande valia para um iniciante como eu.

Depois de muita pesquisa, decidi que vou iniciar neste empreitada comprando um bom moedor. Trabalho em casa, tenho uma rotina bem puxada, sendo assim

queria algo que fosse minimamente prático, por isso pensei em já ir direto para os moinhos elétricos ao invés de me aventurar pelos manuais. Minha intenção

é brincar um pouco com os coados para depois ir para os expressos... ou seja, queria um equipamento que me atendesse bem nestes dois casos. Cheguei a buscar

informações aqui no fórum mesmo, mas nada decisivo.

 

Li muita coisa sobre o Tramontina Breville, inclusive quase cheguei a comprá-lo... mas por conta de estar falta na versão 110v, acabei encontrando outros moinhos. No passado

eu lia muito bem sobre os Baratza, aqui mesmo neste fórum... mas acabei me apertando financeiramente e desisti por um tempo de entrar neste hobbie.

 

PLUS: No mercado livre, encontrei alguns outros modelos dos Baratza... o Sette 30 e o 270wi, vale a pena cogitar estes? Sei que o 270wi já sobe bastante o preço, dá muita diferença mesmo?

 

Resumo: Busco um moinho que me atenda bem para coados e expressos, sou completamente iniciante. 

 

Desde já agradeço!

 

EDIT: Depois de ler as respostas, que foram muito elucidativas, percebi que vale a pena pensar em um moinho manual e estou agora dando uma estudada neles. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive um Virtuoso e ele não é ideal para espressos, não possui um range de clicks para você conseguir os ajustes. Funcionar, funciona mas não é ideal.

Acabei trocando por um sette 270 (que é sensacional).

Entre o virtuoso e o breville, o breville consegue trabalhar melhor para espressos.

edit: O sette 30 é como se fosse o sette 270 sem os micro ajustes, o sette 30 só tem 30 clicks e o 270 tem 270 hahaha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive um breville e sette 270. Tem que ver qual é seu foco... para espresso, o sette é bem melhor que a breville, mas se você for fazer coados com moagens mais grossas (kalita ou v60 com método do kasuya) ou prensa francesa, talvez não consiga chegar nessas moagens. Por outro lado, a breville chega até cold brew e te atenderá razoavelmente bem em todos os métodos. Mas, particularmente achei o sistema de ajuste dele ruim e o sistema do botão de ajuste muito ruim. O virtuoso ou o encore, nunca tive, mas já usei e o único porém é que o que Gabriel falou acima do ajuste. Uma excelente alternativa eletreica mais cara para todos os métodos é o Eureka mignon. Outra alternativa, se não fizer questão de ser elétrico, são os manuais... Aí sugiro que dê uma pesquisada nos 1zpressos, kingrinders, kinu e bravito.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado com o Baratza Sette no meu 270wi as engrenagens de plástico no conjunto de transmissão ficaram destruidas em menos de 1 ano e meio, eu fazia em média 4 cafés por dia, a qualidade da moagem é excelente, mas pelo valor quase 5 mil reais achei muito o moinho muito fragil, outro ponto é que por ser importado a autorizada pede 120 dias para as peças chegarem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado com o Baratza Sette no meu 270wi as engrenagens de plástico no conjunto de transmissão ficaram destruidas em menos de 1 ano e meio, eu fazia em média 4 cafés por dia, a qualidade da moagem é excelente, mas pelo valor quase 5 mil reais achei muito o moinho muito fragil, outro ponto é que por ser importado a autorizada pede 120 dias para as peças chegarem.
Bom ponto esse da fragilidade! Foi uma das razões de eu ter ido para o Eureka mignon.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço muito todas as respostas, pelo que concluí até agora:

- Virtuoso não vai ser muito legal para expressos;

- Breville funciona bem para tudo, porém tem uma regulagem chata;

- Sette 30 esquece, furada, o 270 é bem superior;

- Sette 270wi é muito legal, porém tem problemas de durabilidade/manutenção, além de custar quase o dobro do Breville;

Eureka Mignon é top em tudo, mas é bem mais caro rs;

 

Sendo assim, creio que no meu caso, como estou iniciando agora, o Breville vai ser mais interessante mesmo. Encontro ele para vender com facilidade, tem assistência, é elétrico e eclético. Essa questão da regulagem interna/externa, não tenho noção do quanto vai me irritar, veremos rs...

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu já li de comentários sobre os moedores, eu adicionaria que o Breville também não tem grande robustez (pode sofrer em curto / médio prazo com problemas de durabilidade/manutenção). Mas realmente tem a vantagem de ser facilmente encontrado no mercado nacional.

Sobre os Eureka Mignon, o modelo de entrada (Manuale) pode não sair tão mais caro que um Breville (mesmo com custos de importação). Você pode dar uma olhada neste tópico que também trata sobre alguns moedores:

Em 16/05/2022 at 16:15, gabrieltravassos disse:

Uma opção, além do que já sugerido pelo pessoal acima, é importar um moedor. Um exemplo é o Eureka Mignon Manuale, que é robusto e superior a maioria dos moedores elétricos que temos disponíveis por aqui (desconsiderando algumas oportunidades de outras marcas / modelos usados que possam surgir). Este modelo é mais simples (não tem temporizador) e mais barulhento (sem isolamento acústico). Mas sai por aprox 200 euros. Considerando que consegue desconto/cupom de primeira compra e incluindo o frete, deve ficar ainda abaixo de 250 euros. Nos valores de hoje, se for taxado em 100% (podendo ser menos), ainda sairia por uns R$ 2600.

 

https://www.espressocoffeeshop.com/en/espresso-grinders/28-92739-0-eureka-mignon-manuale-coffee-grinder.html#/1-color-black/47-voltage-220_v

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço muito todas as respostas, pelo que concluí até agora:
- Virtuoso não vai ser muito legal para expressos;
- Breville funciona bem para tudo, porém tem uma regulagem chata;
- Sette 30 esquece, furada, o 270 é bem superior;
- Sette 270wi é muito legal, porém tem problemas de durabilidade/manutenção, além de custar quase o dobro do Breville;
- Eureka Mignon é top em tudo, mas é bem mais caro rs;
 
Sendo assim, creio que no meu caso, como estou iniciando agora, o Breville vai ser mais interessante mesmo. Encontro ele para vender com facilidade, tem assistência, é elétrico e eclético. Essa questão da regulagem interna/externa, não tenho noção do quanto vai me irritar, veremos rs...
 
 
Opa... essa parte que Breville funciona bem para tudo não fui eu que disse... Falei razoavelmente...kkkk. De fato, não gosto dela para espresso e para v60 com moagens mais grossas, o resultado não foi muito bom. Eu comparei o espresso com o kinu e o v60 com o k pro. Por isso que defendo os manuais! Mas, entendo a conveniência dos elétricos. A construção dele também tem muito plastico assim como o sette. Uma outra alternativa seria o vario. Ou ainda, como já tinha falado, um manual.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MarcioMO disse:

Opa... essa parte que Breville funciona bem para tudo não fui eu que disse... Falei razoavelmente...kkkk. De fato, não gosto dela para espresso e para v60 com moagens mais grossas, o resultado não foi muito bom. Eu comparei o espresso com o kinu e o v60 com o k pro. Por isso que defendo os manuais! Mas, entendo a conveniência dos elétricos. A construção dele também tem muito plastico assim como o sette. Uma outra alternativa seria o vario. Ou ainda, como já tinha falado, um manual.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Kkk… relaxa, eu entendi que ela é razoável  e não ótima para os métodos. Minha intenção era dizer que era um moinho eclético mesmo.

1 hora atrás, gabrieltravassos disse:

Pelo que eu já li de comentários sobre os moedores, eu adicionaria que o Breville também não tem grande robustez (pode sofrer em curto / médio prazo com problemas de durabilidade/manutenção). Mas realmente tem a vantagem de ser facilmente encontrado no mercado nacional.

Sobre os Eureka Mignon, o modelo de entrada (Manuale) pode não sair tão mais caro que um Breville (mesmo com custos de importação). Você pode dar uma olhada neste tópico que também trata sobre alguns moedores:

 

Certo, mas a manutenção para um iniciante vai ser mais tranquila por ter nacionalmente, não? Fora que eu posso parcelar.

Mais para frente, com ctz cogitarei o Eureka! Agradeço muito a dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, gabpessoa disse:

Certo, mas a manutenção para um iniciante vai ser mais tranquila por ter nacionalmente, não? Fora que eu posso parcelar.

Mais para frente, com ctz cogitarei o Eureka! Agradeço muito a dica!

A questão de poder parcelar é realmente uma vantagem da compra nacional.

A questão de manutenção, no meu entendimento, seriam categorias diferentes. No Breville, com muita eletrônica / automação você enviaria pra autorizada e torceria pra eles te atenderem bem.

O Eureka, não sei te falar se tem autorizadas aqui, mas a contrução do moedor é muito simples: um motor conectado diretamente no moinho. Você vai precisar apenas fazer limpeza ou trocar as mós depois de muito uso. É muito simples abir o equipamento e fazer isso.

A vai dá questão das suas prioridades / gosto no momento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá pra comprar um Eureka Mignon Filtro no Ebay, via site Tiendamia. Com frete e imposto vai ficar entre 2300 e 2400 e lá divide no cartão. 

Os modelos mais simples da Eureka agora vem com uma mós para filtrados. A mós para espresso é vendida por cerca de 50 dólares. Não sei a diferença prática dessa mudança, pois não li a respeito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabpessoa, como você - eu suponho - não tem experiência com moedores manuais, temo que sua perspectiva a respeito deles possa ser um pouco diferente de como o uso na prática realmente é. Particularmente, não vejo um problema de praticidade não: com bons moedores manuais, você vai demorar menos pra moer o café que pra esquentar a água.

Tem um vídeo bem interessante sobre moedores manuais que acho que vale a pena dar uma olhada: 

 

 

Com o preço de um desses que você citou, novo, você consegue um manual topo de linha, e vai ter uma moagem excelente. Especialmente se você fizer café só pra você mesmo, eu vejo como uma opção bem mais interessante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, gabrieltravassos disse:

A questão de poder parcelar é realmente uma vantagem da compra nacional.

A questão de manutenção, no meu entendimento, seriam categorias diferentes. No Breville, com muita eletrônica / automação você enviaria pra autorizada e torceria pra eles te atenderem bem.

O Eureka, não sei te falar se tem autorizadas aqui, mas a contrução do moedor é muito simples: um motor conectado diretamente no moinho. Você vai precisar apenas fazer limpeza ou trocar as mós depois de muito uso. É muito simples abir o equipamento e fazer isso.

A vai dá questão das suas prioridades / gosto no momento.

Entendo, isso muda bastante minha opinião... se a manutenção do Eureka não for muito complexa e puder ser feita apenas trocando poucas peças, vejo uma grande vantagem nisso.

 

1 hora atrás, Victor Sgarbi disse:

Dá pra comprar um Eureka Mignon Filtro no Ebay, via site Tiendamia. Com frete e imposto vai ficar entre 2300 e 2400 e lá divide no cartão. 

Os modelos mais simples da Eureka agora vem com uma mós para filtrados. A mós para espresso é vendida por cerca de 50 dólares. Não sei a diferença prática dessa mudança, pois não li a respeito.

To olhando aqui, nunca usei esse Tiendamania. Vou provavelmente tomar uns 1500 de imposto quando chegar aqui não? Essa questão das mós separadas para filtrados me incomoda um pouco, por conta que teria que ficar trocando para cada modo? Vou ver se encontro algo sobre isso.

 

44 minutos atrás, Carneiro disse:

Por que o Sette 30 é furada? Eu quase não uso a microregulagem do Sette 270... O problema da engrenagem não durar tanto pra uso intenso é comum aos 3.

Mais por conta que não tem os recursos do 270 e no final tem problemas de durabilidade igual... mas posso ter sido exagerado na coloção, quis dizer para o meu caso mesmo.

35 minutos atrás, hlecco disse:

@gabpessoa, como você - eu suponho - não tem experiência com moedores manuais, temo que sua perspectiva a respeito deles possa ser um pouco diferente de como o uso na prática realmente é. Particularmente, não vejo um problema de praticidade não: com bons moedores manuais, você vai demorar menos pra moer o café que pra esquentar a água.

Tem um vídeo bem interessante sobre moedores manuais que acho que vale a pena dar uma olhada: 

 

 

Com o preço de um desses que você citou, novo, você consegue um manual topo de linha, e vai ter uma moagem excelente. Especialmente se você fizer café só pra você mesmo, eu vejo como uma opção bem mais interessante.

Vou dar uma olhada nesse vídeo, eu até penso em ter um manual, mas como vou fazer coado em quantidade, acho que será um processo cansativo no meu caso.

 

32 minutos atrás, regisassao disse:

Me impressiona o fato de ser um problema recorrente, em vários modelos, e a Baratza não ter desenvolvido uma engrenagem de metal… 

Também fiquei desapontado ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejam que o problema do Encore/Virtuoso/Preciso é um (era metal porcaria e mudaram pra plástico a engrenagem, e resolveu). O Sette é uma planetária que não dura tanto. 

A política da Baratza lá fora é, normalmente, dar a peça pro usuário, e contar muito com o faça você mesmo na manutenção. Aqui no Brasil isso complica pelos impostos, o modelo de negócio muda um pouco.

Eu ainda gosto muito do Sette, só tem que contar com isso (trocar motor+engrenagem) depois de um tempo de uso - depende da frequência diária.

Se a Baratza decide colocar uma peça parruda que durará muito mais, ela encarece bastante o moedor e a grande maioria dos seus clientes não precisa disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, gabpessoa disse:

Tô olhando aqui, nunca usei esse Tiendamania. Vou provavelmente tomar uns 1500 de imposto quando chegar aqui não? Essa questão das mós separadas para filtrados me incomoda um pouco, por conta que teria que ficar trocando para cada modo? Vou ver se encontro algo sobre isso.

Acho que o que ele quis falar é que tem essa opção mais de entrada ainda Eureka Mignon Filtro, que vem com mos mais simples para filtrados / coados e sem suporte / botão de acionamento de portafiltro:

https://www.espressocoffeeshop.com/en/deals/27-0-eureka-mignon-filtro-coffee-grinder.html

Mas a opção de entrada para espresso, Eureka Mignon Manuale (ou Note nos EUA), que eu falei antes, já vem com mós que atendem espresso e filtrados / coados: 

https://www.espressocoffeeshop.com/en/espresso-grinders/28-0-eureka-mignon-manuale-coffee-grinder.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, gabrieltravassos disse:

Acho que o que ele quis falar é que tem essa opção mais de entrada ainda Eureka Mignon Filtro, que vem com mos mais simples para filtrados / coados e sem suporte / botão de acionamento de portafiltro:

https://www.espressocoffeeshop.com/en/deals/27-0-eureka-mignon-filtro-coffee-grinder.html

Mas a opção de entrada para espresso, Eureka Mignon Manuale (ou Note nos EUA), que eu falei antes, já vem com mós que atendem espresso e filtrados / coados: 

https://www.espressocoffeeshop.com/en/espresso-grinders/28-0-eureka-mignon-manuale-coffee-grinder.html

Entendi... tava dando uma olhada em reviews desse filtro e também do manuale. Mas tem uma coisa que ainda não entendi, fiquei vendo alguns reviews desses moedores (fitro e manuale) e não entendi como funciona a regulagem, vi que tem uma roldana com 6 posições, é apenas essas regulagens que tem? To meio perdido com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, gabpessoa disse:

Entendi... tava dando uma olhada em reviews desse filtro e também do manuale. Mas tem uma coisa que ainda não entendi, fiquei vendo alguns reviews desses moedores (fitro e manuale) e não entendi como funciona a regulagem, vi que tem uma roldana com 6 posições, é apenas essas regulagens que tem? To meio perdido com isso.

Esses moedores são stepless (sem degraus / clicks de ajustes), você pode dar o ajuste mais fino possível / que conseguir através da rotação do disco. Ele tem algumas marcações para referência, mas entre essas marcas você pode posicionar como quiser e você pode dar múltiplas voltas desde o mais fino (mós encostando uma na outra) até o mais grosso (mós completamente afastadas).

Isso tudo te dá a possibilidade de ajuste muito preciso (mais do que os moedores de clicks / degraus). Mas tem a desvantagem da dificuldade de retornar a uma posição específica / exata quando muda o tipo de grão ou de preparo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, hlecco disse:

@gabpessoa, como você - eu suponho - não tem experiência com moedores manuais, temo que sua perspectiva a respeito deles possa ser um pouco diferente de como o uso na prática realmente é. Particularmente, não vejo um problema de praticidade não: com bons moedores manuais, você vai demorar menos pra moer o café que pra esquentar a água.

Tem um vídeo bem interessante sobre moedores manuais que acho que vale a pena dar uma olhada: 

 

 

Com o preço de um desses que você citou, novo, você consegue um manual topo de linha, e vai ter uma moagem excelente. Especialmente se você fizer café só pra você mesmo, eu vejo como uma opção bem mais interessante.

Confesso que depois de ver esse vídeo, me interessei pelos manuais... eu tava com uma idéia de que seria algo bem mais penoso a moagem... Pelo que vi esses Kingrinder K2 são os melhores custo benefício, K4,K6 já são um pouco mais caros, tem os 1Zpresso que equivalem aos Kingrinder e o Bravo IT/Kino são os top de linha. Agora deu um reset aqui... vou ter que dar uma estudada nos manuais para decidir de uma vez... rs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que mencionou, eu nem cogito comprar um elétrico. São 3 espressos por dia aqui em casa, não é uma casa onde se prepara 12-16, lógico que facilita, mas em termos de performance e custo, acho que são imbatíveis. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, regisassao disse:

Já que mencionou, eu nem cogito comprar um elétrico. São 3 espressos por dia aqui em casa, não é uma casa onde se prepara 12-16, lógico que facilita, mas em termos de performance e custo, acho que são imbatíveis. 

Pois é, percebo que realmente eu estava fechando os olhos para uma solução muito interessante, que são os moinhos manuais... agora estou dando uma lida sobre eles e volto a estaca zero, mas está sendo divertido.

Já tem alguns que me chamaram mais a atenção ... Kingrinder K2 pelo custo benefício, K4 que é mais interessante que o K2, aí vem o 1Zpresso JMAX que achei bem eclético e muito bom para expressos e os top de linha Kino e Bravo It (que pelo visto deve ser bem caro, nem achei para vender). To dando uma olhada nos Timemore agora, parece que o C2 é interessante para coados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O C2 acho uma boa para quem vai fazer apenas coados. Mas por um pouco mais você compra o K2 que atende bem coados e espressos. Caso queira conforto, lembre apenas que o K2 é um pouco duro de moer para espresso especialmente torras claras. Provavelmente por moer muito rápido, acabou ficando mais duro.

O K4 é excelente para espresso, mas em coados não vai ressaltar tanto a acidez. Tem moagem mais confortável, ajuste externo, precisão de 16 microns por clique, é o meu moedor atual.

Já sobre os demais, não tenho experiência como usuário, mas a reputação é excelente.

1zpresso tem muita equivalência com os Kingrinders, parece que eram a mesma empresa, que se dividiu em algum momento. Seus equivalentes são um pouco mais caros, mas vem em packs mais premium, como pincel e case melhores. Em termos de performance, diria que é como escolher entre Civic e Corolla, tem um que é um pouco melhor aqui e pior ali, fica por conta de necessidades e gostos individuais. Possuem mais opções de modelos também, fica mais confuso escolher, mas tem muita informação aqui no fórum. E se quiser ir no máximo do ajuste com steps, não conheço nada inferior aos 8.8 microns por clique do JMax, teria que ir para os stepless como os citados acima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, regisassao disse:

O C2 acho uma boa para quem vai fazer apenas coados. Mas por um pouco mais você compra o K2 que atende bem coados e espressos. Caso queira conforto, lembre apenas que o K2 é um pouco duro de moer para espresso especialmente torras claras. Provavelmente por moer muito rápido, acabou ficando mais duro.

O K4 é excelente para espresso, mas em coados não vai ressaltar tanto a acidez. Tem moagem mais confortável, ajuste externo, precisão de 16 microns por clique, é o meu moedor atual.

Já sobre os demais, não tenho experiência como usuário, mas a reputação é excelente.

1zpresso tem muita equivalência com os Kingrinders, parece que eram a mesma empresa, que se dividiu em algum momento. Seus equivalentes são um pouco mais caros, mas vem em packs mais premium, como pincel e case melhores. Em termos de performance, diria que é como escolher entre Civic e Corolla, tem um que é um pouco melhor aqui e pior ali, fica por conta de necessidades e gostos individuais. Possuem mais opções de modelos também, fica mais confuso escolher, mas tem muita informação aqui no fórum. E se quiser ir no máximo do ajuste com steps, não conheço nada inferior aos 8.8 microns por clique do JMax, teria que ir para os stepless como os citados acima.

Perfeito... talvez agora no começo um K2 seja mais interessante e depois compro algo específico para os expressos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom gente, só para dar um feedback, estou pensando mesmo em ficar no K2 pelo custo benefícios e por ser interessante para coados.

Posteriormente penso em pegar um 1zepresso J-MAX ou até mesmo um Bravito (se tiver disponível para venda), para os expressos.

Hoje rolou uma coisa interessante, consegui pegar uma máquina de expresso, fui de Breville, por conta de uma oportunidade imperdível, ela vai demorar um tempo para chegar ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 O custo x beneficio dos manuais é imbatível se comparado aos elétricos. Hoje uso um manual apenas pros coados (o meu manual nao moi para espresso), e digo que minha rotina de fazer o café no v60 e super tranquila. No manual consigo enquanto a agua esquenta na chaleira eletrica (que é muito rapido diga-se de passagem), pego todos os utensilhos para fazer o cafe, peso os graos, faço a moagem, e preparo tudo, antes dos pouco mais de 2 min que a chaleira leva pra esquentar. Então a moagem é muito rapida e pratica mesmo. Além de não fazer o barulho que os elétricos fazem podendo incomodar as pessoas em casa de manha cedo por exemplo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Apenas para dar um feedback depois de um tempo e contar um pouco do que adquiri e como me atendeu.

Acabei comprando um K2 de um membro aqui do forum e junto um kit da V-60, com isso já comecei a brincadeira. No começo, não estava curtindo muito o resultado com as bebidas, estava achando tudo muito aguado, até que comecei a acertar a mão... fui lendo sobre os métodos, algumas receitas daqui outras dali... bem legal! 

Aí peguei uma Breville Express e também fiquei utilizando-a com o K2, que me atendeu super bem. Apanhei muito para fazer uma extração minimamente decente... no começo tudo ficava muito ácido, até que com ajuda da balança + timer e também percebendo que não dava para por 20g de café no porta filtro da Breville rs... deu tudo certo.

Nisso eu já tinha encomendado um JMAX lá no AliExpress e alguns dias depois chegou, gostei muito dele! Mas por incrível que pareça, ainda gosto mais do K2 nos coados, deixei ele para os expressos, nos expressos realmente ele se destaca perante o K2, dá um café mais "agressivo", acho que é assim que eu poderia descrever. O JMAX para coados não gostei muito, justamente pq ele "amarga" mais fácil... talvez pelos fines. Ainda estou aprendendo... mas está sendo muito divertido.

 

Agradeço muito a todos que me ajudaram! abs!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal a experiência. Fui mais ou menos pelo mesmo caminho, aprendendo, pegando um moedor melhor, outro, melhorando a máquina... Hoje, também percebo que uns moedores entregam um perfil sensorial mais adequado ao meu gosto. Penso até em trocar o K4 pelo K6 exatamente por isso: K4 extrai mais corpo e doçura, e eu curto a acidez que ele tem dificuldade de extrair.

Estou testando um Bravito emprestado e é bem similar ao K4 no perfil sensorial, confirmando que apesar de admirar muito o Bravito, não é pra mim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, regisassao said:

Legal a experiência. Fui mais ou menos pelo mesmo caminho, aprendendo, pegando um moedor melhor, outro, melhorando a máquina... Hoje, também percebo que uns moedores entregam um perfil sensorial mais adequado ao meu gosto. Penso até em trocar o K4 pelo K6 exatamente por isso: K4 extrai mais corpo e doçura, e eu curto a acidez que ele tem dificuldade de extrair.

Estou testando um Bravito emprestado e é bem similar ao K4 no perfil sensorial, confirmando que apesar de admirar muito o Bravito, não é pra mim.

Fala Regis! De onde você é? Eu tenho o K6, mas tenho curiosidade de saber como é o K4 tanto no espresso como nos coados, pq no espresso principalmente bebidas com leite as vezes quero um café mais encorpado, e puxando pras notas de chocolate. Se animar podemos trocar por uns dias para testar o sensorial diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...