Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia

Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

1 hora atrás, pedrod45 disse:

Bom dia pessoal!

Gostaria de tirar uma dúvida com vocês: é normal em todas as extrações de café na Silvia sair um pouco de água pela válvula que despeja na bandeja? Isso acontece com a minha. Se não for normal, o que pode estar acontecendo?

Obrigado.

Sim, normal; a válvula se abre jogando na bandeja a água, para não ficar empossado no pf. A Gaggia também faz isso, acredito que toda máquina com válvula solenóide.

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, eltonaguiar disse:

Sim, normal; a válvula se abre jogando na bandeja a água, para não ficar empossado no pf. A Gaggia também faz isso, acredito que toda máquina com válvula solenóide.

Interessante. Bom saber, obrigado. Eu imaginei que poderia ter algo relacionado a pressão excessivamente alta.

Link para o comentário

5 hours ago, pedrod45 said:

Bom dia pessoal!

Gostaria de tirar uma dúvida com vocês: é normal em todas as extrações de café na Silvia sair um pouco de água pela válvula que despeja na bandeja? Isso acontece com a minha. Se não for normal, o que pode estar acontecendo?

Obrigado.

Se for quando a extração termina, é normal porque é justamente a válvula de alívio da pressão remanescente no grupo. É a função da famosa válvula solenóide (3-way valve).

• Curtir 1
Link para o comentário

7 horas atrás, pedrod45 disse:

Bom dia pessoal!

Obrigado.

Se esta falando da solenoide, é exatamente isso que se espera. Ao final da extração, ela desarma e a pressão excessiva é liberada, e a água que estava oressurizada ao inves de ir pro grupo vai pra bandeja.

• Curtir 1
Link para o comentário

On 10/21/2024 at 10:06 PM, regisassao said:

Olha a Silvia com PID com diferença de apenas 0.1 graus na estabilidade térmica comparada à ECM Classika PID:

Quer dizer que é melhor? Não, com certeza, mas o preço é muito mais acessível. 

Assistindo esse video novamente e impressionado com o desempenho da Silvia!!! Rock Solid Performance!!!

• Curtir 1
Link para o comentário

4 horas atrás, Felipe_Silva disse:

Assistindo esse video novamente e impressionado com o desempenho da Silvia!!! Rock Solid Performance!!!

Me impressionei tbm. O @Athos estava me perguntando sobre a posição do termopar, que talvez esteja na direção da entrada de agua na caldeira e fazendo o PID reagir mais rápido. Eu vou olhar novamente, mas acho que não tem nada demais, esta na posição de um dos parafusos que prende o termostato. Acho que foi apenas uma medição mais controlada, com tempos e fluxos de um shot real.

Link para o comentário

18 horas atrás, pedrod45 disse:

Legal pessoal, muito obrigado pelas informações.

Gostaria de aproveitar e perguntar: alguém tem indicação de onde instalar o sistema PID na Silvia em Belo Horizonte?

Grato.

Meu PID eu comprei na Auber e eu mesmo instalei. Existem diversos videos no youtube ensinando. O meu porém não tem o sistema de pre-infusão. Foi uns dos primeiros que a Auber lançou.

• Agradeço 1
Link para o comentário

Tem esse da Auber que é plug and play, mas fica bem caro importar por causa do imposto e do frete. Aí tem a opção de comprar tudo separado, o relé, o termopar, um controlador como o pt 100 novus etc. Neste caso ficará bem mais barato, mas você precisará de um conhecimento maior em elétrica. 
O colega Regis aqui do fórum acho que pode te ajudar.

• Agradeço 1
Link para o comentário

4 horas atrás, Fabio M. Carneiro disse:

Tem esse da Auber que é plug and play, mas fica bem caro importar por causa do imposto e do frete. Aí tem a opção de comprar tudo separado, o relé, o termopar, um controlador como o pt 100 novus etc. Neste caso ficará bem mais barato, mas você precisará de um conhecimento maior em elétrica. 
O colega Regis aqui do fórum acho que pode te ajudar.

Eu nao acho o Auber plug and play. Ele pode ter um manual mais facil, ja vir com os cabos crimpados e tal, mas, ainda assim é uma intervenção que muitos tem receio. 

Eu tentei desmistificar um pouco criando um passo a passo super detalhado e dois videos de apoio, deixei links para a compra de tudo, tá em https://www.espressohackers.com

Mas mesmo assim, acho que muitos ainda terão receio. 

Mas, respondendo à pergunta do @pedrod45, acho difícil encontrar alguem que faça o serviço. Talvez encontre um técnico ou amigo com a boa vontade de ver o passo a passo e videos, e instale por um valor a combinar. Pessoas que façam profissionalmente é complicado. 

Essa pergunta é frequente aqui e minha resposta é que em geral o valor é baixo pra quem faz, ou alto pra quem paga, e o meio termo normalmente dá conjunto vazio.

Se tiver algum(a) amigo(a) fuçador(a), nao deve ser complicado pra ele(a) instalar. 

• Curtir 4
  • Agradeço 1
Link para o comentário

O material que o Regis produziu e consolidou é fantástico! Alguém um pouco mais curioso e disposto conseguirá fazer.

Eu já tive o PID da Auber com pre infusão e também já instalei outros diversos.

De fato, o kit e manual da Auber é um grande adianto para os leigos, eu o preferi porque ele tem um firmware cusotmizado com 2 curvas de recuperação e ele sabe quando você inicia a extração, diferente dos tradicionais que vão perceber a o início da extração apenas devido a queda de temperatura e tem uma recuperação mais lenta para extrações posteriores. A estabilidade durante a extração não é alterada como o Regis já demonstrou em vídeo.

Sobre a instalação de um kit Auber:

O chicote da Auber já tem todo crimpado e nos tamanhos corretos e identificados. E só seguir o Lego do Manual, mas custa algumas vezes a mais... Não acho que necessariamente ele é necessário, mas eu o teria novamente se conseguisse a um valor interessante.

hv9ZrAk.jpeg

• Curtir 3
  • Agradeço 1
Link para o comentário