Ir para conteúdo

Recomendação grãos para espresso


CafeComDanilo

Postagens recomendadas

Fala galera!

Sempre fui apaixonado por espresso mas só agora tenho uma máquina que dá pra brincar de barista então nunca comprei cafés com torras para espresso. Já comprei cafés maravilhosos no Coffee & Joy, Moka Clube e outros mas realmente não sei quais as características procurar para maximizar a qualidade pro espresso. Pode ser que a resposta seja que não existe tal coisa e qualquer café serve. Essa resposta também ajuda rs

Enfim, queria recomendação de vocês para já aproveitar hoje mesmo as promos de black friday e comprar um belo café pra fazer na minha Breville.

Agradeço a todos que contribuírem!

obs: não achei nenhum tópico específico de grãos para espresso então abri esse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acabei de ver que não achei por que escrevi espresso e o tópico que ta fixado escreveram com X hahuahua... vou olhar pra ver se é tópico redundante e qualquer coisa falo para fecharem

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, DanCGC disse:

acabei de ver que não achei por que escrevi espresso e o tópico que ta fixado escreveram com X hahuahua... vou olhar pra ver se é tópico redundante e qualquer coisa falo para fecharem

É sempre muito complexo esse papo pq é um lance mais pessoal. TEM quem goste de coisas mais neutras, mais acidas, mais complexas, mais corpo, menos corpo, mais achocolatadas, mais frutadas... o grao ajuda em grande parte.
Eu pra comecar recomendaria sempre uma torra que contenha um sensorial mais ´´chocolate ou caramelo´´e torra NOVA!!! passou de 20 dias já será um problema consideravel.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, MaLeandrini disse:

É sempre muito complexo esse papo pq é um lance mais pessoal. TEM quem goste de coisas mais neutras, mais acidas, mais complexas, mais corpo, menos corpo, mais achocolatadas, mais frutadas... o grao ajuda em grande parte.
Eu pra comecar recomendaria sempre uma torra que contenha um sensorial mais ´´chocolate ou caramelo´´e torra NOVA!!! passou de 20 dias já será um problema consideravel.

 

É então... eu adoro espresso ácido e todos que tô tirando estão ficando ácidos só que tô começando a achar que é erro de tiragem hahahahha devo estar deixando muito fina a moagem

Isso que você falou de 20 dias da torra me espantou por que no curso que eu fiz eles falaram que depois da torra precisa deixar o café descansa 7 dias para perder o CO2 e outros gases que atrapalham no espresso. Aí se for 20 dias no máximo fica uma janela de 13 dias somente pro café estar no pico. No curso falaram 45 dias

No fim comprei ontem 1kg Espresso do Sul da Coffee and Joy para poder testar bastante com o mesmo grão

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar um pitaco, pelo pouco que conheço, mas se sua maquina não tiver PID ou qualquer que seja a regulagem de temperatura, você vai ficar limitado com cafés com torras média ou média clara. Vão puxar um excesso de acidez quase que intragáveis, e não a acidez agradável e equilibrada. Quando você fala acima que moeu fino demais, é o contrário. Fino demais iria dar um resultado mais amargo e grosso demais o espresso passaria mais rápido, subextraido e resultaria em excesso de acidez.

Tendo um bom moedor e controle de temperatura, eu diria que qualquer grão vai dar um espresso, mas você deve visar o que mais te agrada como já falaram. Doçura, corpo, acidez. Como vi que disse que prefere acidez, evite torras muito escuras.

Sent from my SM-S908E using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, é bastante pessoal. Eu ainda não tive a oportunidade de conhecer diversas marcas, mas eu gostei bastante do Fazendo Lagoinha do pessoal da Five Roasters. E tem o sensorial mais para chocolate e caramelo. Experimentei em uma cafeteria em Niterói e gostei tanto que resolvi sair da minha Nespresso para uma Breville.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Felipe_Silva disse:

Vou dar um pitaco, pelo pouco que conheço, mas se sua maquina não tiver PID ou qualquer que seja a regulagem de temperatura, você vai ficar limitado com cafés com torras média ou média clara. Vão puxar um excesso de acidez quase que intragáveis, e não a acidez agradável e equilibrada. Quando você fala acima que moeu fino demais, é o contrário. Fino demais iria dar um resultado mais amargo e grosso demais o espresso passaria mais rápido, subextraido e resultaria em excesso de acidez.

Tendo um bom moedor e controle de temperatura, eu diria que qualquer grão vai dar um espresso, mas você deve visar o que mais te agrada como já falaram. Doçura, corpo, acidez. Como vi que disse que prefere acidez, evite torras muito escuras.

Sent from my SM-S908E using Tapatalk
 

Tô com a Breville (que tem PID) mas ainda nem mexi na temperatura padrão dela e de moedor tenho um k-plus então acho que estou bem

Achei que estava moendo fino por que a extração estava dando mais de 30s... Então agora não sei. Vou experimentar mais com um grão só que aí acho que vai dar pra entender melhor as variáveis 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, DanCGC disse:

É então... eu adoro espresso ácido e todos que tô tirando estão ficando ácidos só que tô começando a achar que é erro de tiragem hahahahha devo estar deixando muito fina a moagem

Isso que você falou de 20 dias da torra me espantou por que no curso que eu fiz eles falaram que depois da torra precisa deixar o café descansa 7 dias para perder o CO2 e outros gases que atrapalham no espresso. Aí se for 20 dias no máximo fica uma janela de 13 dias somente pro café estar no pico. No curso falaram 45 dias

No fim comprei ontem 1kg Espresso do Sul da Coffee and Joy para poder testar bastante com o mesmo grão

Para tirar a acides deve aumentar a temperatura da Breville.....

Brincando aqui... medido depois do bolo de café.
1 Botão - Temperatura de 77°c - 80°c
2 Botão - Temperatura de 80°c - 83°c
3 Botão - Temperatura de 83°c - 86°c
4 Botão - Temperatura de 86°c - 88°c
5 Botão - Temperatura de 87°c - 90°c

Se Ligar a maquina e já sair fazendo o expresso não entrega essa temperatura .... o que faço esperar a maquina entrar em modo standby ou passo agua em falso pelo cachimbo passa agua em falso para a xicara  depois tiro o expresso... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/11/2022 at 19:40, Dieverso Abreus disse:

Para tirar a acides deve aumentar a temperatura da Breville.....

Brincando aqui... medido depois do bolo de café.
1 Botão - Temperatura de 77°c - 80°c
2 Botão - Temperatura de 80°c - 83°c
3 Botão - Temperatura de 83°c - 86°c
4 Botão - Temperatura de 86°c - 88°c
5 Botão - Temperatura de 87°c - 90°c

Se Ligar a maquina e já sair fazendo o expresso não entrega essa temperatura .... o que faço esperar a maquina entrar em modo standby ou passo agua em falso pelo cachimbo passa agua em falso para a xicara  depois tiro o expresso... 

Boa dica. Eu ainda iria procurar alguém que tenha medido a temperatura exata na saída do chuveiro para calibrar direito. Medir no bolo é impreciso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Se vc gosta de café com alguma acidez e que funciona super bem com leite (aliás acho que é um dos melhores pra isso), recomendo o Fazenda Jaguara MG, torra de Thiago Sabino (SP). Ele agora tem uma torrefação própria. Esse tem um custo bem interessante. Aqui em Recife, sai por 118 o quilo ou 36 250g.

https://www.instagram.com/sabinotorrefacao/

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Em 13/12/2022 at 15:35, EduA disse:

Se vc gosta de café com alguma acidez e que funciona super bem com leite (aliás acho que é um dos melhores pra isso), recomendo o Fazenda Jaguara MG, torra de Thiago Sabino (SP). Ele agora tem uma torrefação própria. Esse tem um custo bem interessante. Aqui em Recife, sai por 118 o quilo ou 36 250g.

https://www.instagram.com/sabinotorrefacao/

 

Show obrigado pela recomendação!

Nesse meio tempo de começo de dezembro pra cá comprei café da Unique (Pitanga, Descafeinado e Di Passaro - sim, o do Jacu), Moka Clube (Rancho Dantas) e Coffe&Joy (Espresso Sul). No fim todos deram espresso bom, cada um com sua particularidade. Ainda não sei se existe esse lance de torra para espresso que o Thales do Não Barista fala em alguns vídeos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Recentemente a Moka Club lançou uma linha exclusiva para expresso: o ELDORADO.

Infelizmente chegou para mim com 30 dias de torra (comprar na moka é sempre uma incógnita quanto a isso) mas felizmente está saindo excelente expressos.

Tem um perfil bem clássico, encorpado, notas de chocolate amargo e um leve ácido que lembra laranja. 

Vale muito a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

@Pereira, eu moro perto da loja do Moka aqui em Curitiba e costumava comprar meus grãos somente lá. Porém, nos últimos meses, observei que as prateleiras já não estão repletas de cafés torrados recentemente. Com isso eu voltei a garimpar outras torrefadoras da cidade para poder ter café fresco. Uma pena, pois o Moka continua tendo fornecedores muito bons e tem um atendimento bem legal, além de um preço dentro da média.

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, valacomum disse:

Olá.

@Pereira, eu moro perto da loja do Moka aqui em Curitiba e costumava comprar meus grãos somente lá. Porém, nos últimos meses, observei que as prateleiras já não estão repletas de cafés torrados recentemente. Com isso eu voltei a garimpar outras torrefadoras da cidade para poder ter café fresco. Uma pena, pois o Moka continua tendo fornecedores muito bons e tem um atendimento bem legal, além de um preço dentro da média.

Saudações!

Legal seu comentário!!

Gosto muito dos produtos da moka. Mas essa questão da data torra é complicado mesmo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pereira disse:

Recentemente a Moka Club lançou uma linha exclusiva para expresso: o ELDORADO.

Infelizmente chegou para mim com 30 dias de torra (comprar na moka é sempre uma incógnita quanto a isso) mas felizmente está saindo excelente expressos.

Tem um perfil bem clássico, encorpado, notas de chocolate amargo e um leve ácido que lembra laranja. 

Vale muito a pena.

 

Citação maravilhosa, todos sabemos da importância da torra "fresca", seu relato revela que mesmo depois de 30 dias, as características e nuances ainda estão presente, mesmo que talvez ainda mais sutis  , isso também é importantíssimo.

Obrigado por compartilhar a sua experiência, esses relatos não são comuns.

Abraço!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Daniel R. Stützel disse:

 

Citação maravilhosa, todos sabemos da importância da torra "fresca", seu relato revela que mesmo depois de 30 dias, as características e nuances ainda estão presente, mesmo que talvez ainda mais sutis  , isso também é importantíssimo.

Obrigado por compartilhar a sua experiência, esses relatos não são comuns.

Abraço!!!

Oi Daniel! 

O café de fato está muito gostoso mesmo, tem corpo, tem crema, tem intensidade e acredito que ainda posso melhorar a regulagem.

Sabe que outro dia conversei com o Júlio da NETCAFÉS sobre isso. Na opinião dele, essa questão de o café estar no ápice em até 40 é muito superestimada. Ele me contou que no teste que fez, conseguiu resultados excelentes e em alguns casos até melhores do que com grãos de torra fresca.

Entrei em contato com a Moka que retornou propondo trocar o café. Legal da parte deles.

abs!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Daniel! 
O café de fato está muito gostoso mesmo, tem corpo, tem crema, tem intensidade e acredito que ainda posso melhorar a regulagem.
Sabe que outro dia conversei com o Júlio da NETCAFÉS sobre isso. Na opinião dele, essa questão de o café estar no ápice em até 40 é muito superestimada. Ele me contou que no teste que fez, conseguiu resultados excelentes e em alguns casos até melhores do que com grãos de torra fresca.
Entrei em contato com a Moka que retornou propondo trocar o café. Legal da parte deles.
abs!
É isso Pereira, seu relato é agregador demais, além do pré suposto do tempo da torra, o caro conseguiu o resultado na xícara, e ainda quer melhorar, massa demais!!!

Sobre a Netcafes, estão corretos, mas com a máxima de torra sempre fresca de dias, a tendência é o consumidor avaliar sempre pela torra "sobre demanda', esse é o slogam deles

Moka é o dos pioneiros no seguimento em levar café especial para o público doméstico, a seleção deles é muito boa, fico ainda mais feliz com o relato positivo do atendimento.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizações da minha parte

Recentemente estou comprando muito café da Um Coffee que tem alguns cafés maravilhosos para espresso (mais clássicos: Mundo Novo e paraíso / mais exóticos: pink Bourbon, Dallima e os seleções especiais / além do low Caf que sai bem no espresso TB) e Queensland que tem o melhor descafeinado que já tomei - e vai muito bem no espresso - e o perfect blend

Descobri nesse meio tempo que não existe torra para espresso, da para tirar xícaras boas de torra média até a escura. O lance é conseguir configurar o shot para cada grão 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá.

 

Em 19/09/2023 at 10:02, Pereira disse:

Recentemente a Moka Club lançou uma linha exclusiva para expresso: o ELDORADO.

 

Provei o grão sobre o qual você tinha comentado, @Pereira. Realmente muito bom. O que eu comprei estava com 20 dias de torra.

 

Em 19/09/2023 at 10:02, Pereira disse:

Tem um perfil bem clássico, encorpado, notas de chocolate amargo e um leve ácido que lembra laranja. 

 

Na hora em que abri o pacote eu senti um perfume de frutas vermelhas (groselha, cranberry); não sei se você também teve essa impressão. Na xícara eu tive a mesma percepção sua. Aproveitei para fazer um espresso romano com um pedacinho de casca de laranja pera, reforçando as notas cítricas do café. 

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, valacomum disse:

Aproveitei para fazer um espresso romano com um pedacinho de casca de laranja pera, reforçando as notas cítricas do café. 

Xiq demais! Kkkk não fica muito artificial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. 

De modo algum, @DanCGC. Acho que só ficaria se fosse algum aromatizante artificial, do estilo desses que usam em cápsulas de "café" e em cafés aromatizados :unsure:.

Casca de laranja ou limão, tangerina... Todas podem dar um realce bem interessante. Da mesma forma que fica bom -- para meu paladar -- colocar na xícara uma especiaria, como cravo ou canela em rama, fava de baunilha, anis... Conforme o grão e o modo de preparo, pode ficar muito bom. É questão de usar uma pequena quantidade e por pouco tempo, para não se sobrepor ao café.

O mesmo vale para chá preto, diga-se de passagem. Earl grey com casca de tangerina faz sucesso aqui em casa nas tardes frias. 

Saudações!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, valacomum disse:

Olá.

 

 

Provei o grão sobre o qual você tinha comentado, @Pereira. Realmente muito bom. O que eu comprei estava com 20 dias de torra.

 

 

Na hora em que abri o pacote eu senti um perfume de frutas vermelhas (groselha, cranberry); não sei se você também teve essa impressão. Na xícara eu tive a mesma percepção sua. Aproveitei para fazer um espresso romano com um pedacinho de casca de laranja pera, reforçando as notas cítricas do café. 

Saudações!

Grande @valacomum, legal compartilhar sua experiência. No geral, todos os grãos que comprei no MokaClub me agradaram muito. Gosto de comprar os copos de cerâmica deles que são lindos. rs .

Outro que tenho gostado bastante no expresso e o Mezzanotte. Gosto muito das bebidas com leite.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de deixar mais uma recomendação.

É um pequena torrefação/cafeteria da cidade de Piracicaba-SP ao qual compro grãos ja tem anos. O pessoal é muito gente boa além de fazer um trabalho incrivel. 

Os envios são diarios, e eles torram varias vezes durante a semana, sempre em pequena quantidade. Dependendo da região, chega no dia seguinte a compra.

Café Chocolate - Coffee Dealer

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Para quem estiver por São Paulo, em específico na República ou Consolação, acho que vale a pena, para espresso, passar no Por um Punhado de Dólares, pois têm uma opção de grão de torra escura, 250g por 25 reais. 

Na embalagem não tem informação sobre o grão, apenas algumas bravatas ("amargo como a sua vida"), mas lá informam, se perguntamos sobre data de torra e tal. E é o grão que usam para fazer espresso lá.

Creio ser uma boa pedida para um perfil de espresso tradicional, muito corpo, crema espessa, com a companhia amarga... bom também para usar com leite. Esqueço sempre de perguntar mas deve ser algum blend. E tenho preferido usar moagens mais grossas, penso que o gosto melhora e não faço questão de crema destacada. 

g9awpMQ.jpg

k4MfI8l.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...