Ir para conteúdo

Timemore sculptor


viniciusdsg

Postagens recomendadas

Em 17/05/2023 at 15:42, viniciusdsg disse:

Eu vou no 078 preto, provavelmente. 

Eu geralmente prefiro os equipamentos em preto também, inclusive minha chaleira é preta. 

Mas esse Sculptor branco me pegou demais, tá muito bonito.

sculptor078ewhite.thumb.jpeg.996f3b52454a882c967de9a833711d40.jpeg

imagem de um grupo no Facebook

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 5/16/2023 at 12:09 PM, victor_barros said:

Eu pedi um 078s preto, a tensão ainda estou em dúvida, mas provavelmente será 220V. O outro é pra rede norte-americana de 110-120V, não 127V. Tenho certeza que a tolerância aceita, mas já que tenho as duas aqui em casa fico no 220.

Acabei de perceber um detalhe: o modelo 220V parece que é só 50Hz... Se for o caso, pode não funcionar corretamente aqui. Possivelmente vamos ser obrigados a escolher o de 120V/60Hz. Mandei uma mensagem pra Timemore pedindo mais informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutes ago, mericlis said:

não conheço eletrônica/eletrica, mas pq ele não funcionaria hehe?

A frequência da rede é diferente, muda a impedância da máquina, a compatibilidade depende de caso a caso. Não deveria ser um problema, até porque o motor é BLDC, mas deve existir algum motivo de eles fazerem a distinção... Vamos ver o que respondem. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Diego Nunes disse:

Eu geralmente prefiro os equipamentos em preto também, inclusive minha chaleira é preta. 

Mas esse Sculptor branco me pegou demais, tá muito bonito.

sculptor078ewhite.thumb.jpeg.996f3b52454a882c967de9a833711d40.jpeg

imagem de um grupo no Facebook

Putz. Esse branco me pegou demais também. Mas acho que ainda vou de preto

Não era hoje que saia o questionário final?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão de combinação tensão/frequência acho que é porque na Europa o padrão é 220V/50Hz e nos EUA é 120V/60Hz. Mas pelo que conversei aqui com um amigo técnico, o 220V/50Hz atenderia o 220V/60Hz do Brasil, bem como o 120V/60Hz atenderia o 127V/60Hz do Brasil. Seria bom algum entendedor confirmar aqui. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 hours ago, viniciusdsg said:

A questão de combinação tensão/frequência acho que é porque na Europa o padrão é 220V/50Hz e nos EUA é 120V/60Hz. Mas pelo que conversei aqui com um amigo técnico, o 220V/50Hz atenderia o 220V/60Hz do Brasil, bem como o 120V/60Hz atenderia o 127V/60Hz do Brasil. Seria bom algum entendedor confirmar aqui. 

Confirmado que o modelo 110-120V/60Hz é compatível com o 127V brasileiro. Ainda estou aguardando resposta sobre o 220V/50Hz.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de trazer mais uma informação que acho que não foi discutida, a troca de mós, fiz uma pergunta a Timemore sobre a troca, e ela obviamente respondeu que não recomenda a troca pois poderia desalinhar as mós, pelo que vejo isso é só a empresa querendo se resguardar da qualidade do produto caso alguém não qualificado faça a troca e piore a qualidade do seu produto, mas o que me chamou a atenção é comentaram também que existe uma diferença no ponto 0 entre o 078S e 078. O que me faz escolher o 078S e no futuro encomendar a os mós turbo para troca caso queira. Tenho o ZP6 e pelo que vi sendo comentado, o café que sai do ZP6 é bem próximo do 078, então como não tenho um moedor para espresso vou de 078S. Segue as prints da Timemore explicando: image.png.b8a1621a61c33b189498db88d7f6a8ae.png
E também me enviou um email direto dizendo o seguinte:
 

hi Matheus, thank you for your question.

It's not recommended to change burrs on your own. If you want to grind for both pour over and Espresso, we would recommend 064S and 078S which also have excellent performance in making pour over as well.
078 and 078S not only have different burrs but also have different 0 grind distance.
At 0 grind, the distance between 078 burrs is bigger. The finest grind is just ok for Moka only; While the distance between 078s burrs is smaller and fine enough for espresso. If you order 078, it' s not ok to replace it with 078S burrs to grind for Espresso. It' s not just the burr reason but also the distance of 0 grind.
It is workable to replace 078S burrs with 078 burrs theoretically. However, reassembling it on your own could lead to various issues. It may cause misalignment between the burrs and that grinding consistency will get decreased. If there is a large deviation, it might even make the burrs get stuck and damage the device. Warranty will get invalid if you are against above.

Citar

If you order 078, it' s not ok to replace it with 078S burrs to grind for Espresso. It' s not just the burr reason but also the distance of 0 grind.
It is workable to replace 078S burrs with 078 burrs theoretically. 

O que me estranha, é que se não me engano, o Lance Hedrick recebeu apenas o 078 e fez a troca de mós e mesmo assim conseguiu fazer espresso com seu moedor, achei meio estranho, mas vou me resguardar e fazer o pedido do 078S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu entendi é que a calibração entre as mós são diferentes. Geralmente o ponto zero é quando as mós estão tocando levemente ou logo após o ponto onde elas param de se tocar. Com as Turbo burrs esse ponto é naturalmente diferente em relação às mós do S, pois a geometria delas são bem diferentes.

Nos vídeos que vi essa calibração é simples de fazer, é só mover o pino que marca o seu ponto zero atrás do dial. Tem até uma referência do ponto zero de fábrica caso você queira "resetar". Não vejo nada que impede usar as mós do 078S no 078.

Dito isso, Lance falou bastante sobre o processo de troca dessas mós ser bem chato. Ele é um cara bem acostumado com isso e frisou que é bem ruim. Esse deve ser o motivo de a TM estar sendo tão conservadora em recomendar a troca. A chance de alguém fazer algo errado e diminuir o desempenho ou até ferrar o moedor deve ser considerável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas sobre sua escolha de ir 078S, eu acho que faz sentido. Você já tem um ZP6 que é exclusivo para coados, ter um segundo focado em coados só faria sentido se você não quisesse fazer espresso ou já tivesse um moedor para esse propósito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é bem por aí. Como tem aquela marcação de fábrica, na troca de uma mo por outra essa referência se perde, daí dizerem não ser uma questão de apenas trocar.

Não dá para afirmar se a Timemore fará algum tipo de revisão no 078, mas a impressão que dá desse texto é que esse modelo teria o ajuste mais limitado, não conseguindo "apertar" tanto o mecanismo até chegar na proximidade necessária para expresso ao trocar as mós, o ajuste trataria antes.

Só especulação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou acompanhando os reviews gringos, e tem bastante gente falando que não é tudo isso que foi anunciado, e recomendando outros produtos, ai vou ver e o produto é 50% mais caro, no mínimo. Aparentemente nenhum hobbie tá livre disso né?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muita gente criou uma expectativa exagerada devido ao Lance, mas precisam entender que o paladar dele é diferente. Ele sempre colocou o Niche Zero e o Comandante bem abaixo do consenso da comunidade.

Pra mim o Sculptor é melhor do que o anunciado, e justamente pelo preço. Um Sculptor 078/078s saiu no KS por menos que um Comandante na Academia do Café.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É questão de alinhar expectativas.

Na minha cabeça se for tão bom quanto o meu comandante vou estar contente porque vai ser elétrico e vai me facilitar a vida. Mas admito que tenho uma expectativa de ser melhor :lol:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Favero disse:

Estou acompanhando os reviews gringos, e tem bastante gente falando que não é tudo isso que foi anunciado, e recomendando outros produtos, ai vou ver e o produto é 50% mais caro, no mínimo. Aparentemente nenhum hobbie tá livre disso né?

 

Quais reviews exatamente você tá falando?

Mas de maneira geral, concordo com o @Abomai. Com ~R$2.500 qual moedor similar você compra aqui no Brasil?

O 078, por tudo que vi, entrega um perfil de sabor distinto. Pode ser que não agrade todo mundo, mas isso existe com diversas mós nesse nível, pois as pessoas usando e comparando esses equipamentos possuem preferências bem específicas. 

O 78s, em relação a espresso, parece entregar um meio do caminho entre corpo e clareza. Não se destacando em nenhum dos dois aspectos, mas ficando acima do super caro Niche Zero que muitas pessoas compram sorrindo.

Mudando de assunto, teve um update sobre o atraso no formulário. Acredito que o maior desafio deles nesse momento vai ser lidar com a ansiedade do pessoal :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Diego Nunes disse:

Quais reviews exatamente você tá falando?

Mas de maneira geral, concordo com o @Abomai. Com ~R$2.500 qual moedor similar você compra aqui no Brasil?

O 078, por tudo que vi, entrega um perfil de sabor distinto. Pode ser que não agrade todo mundo, mas isso existe com diversas mós nesse nível, pois as pessoas usando e comparando esses equipamentos possuem preferências bem específicas. 

O 78s, em relação a espresso, parece entregar um meio do caminho entre corpo e clareza. Não se destacando em nenhum dos dois aspectos, mas ficando acima do super caro Niche Zero que muitas pessoas compram sorrindo.

Mudando de assunto, teve um update sobre o atraso no formulário. Acredito que o maior desafio deles nesse momento vai ser lidar com a ansiedade do pessoal :lol:

Não sei bem o nome do pessoal, mas um que no grupo do facebook o pessoal tem colocado. Eu concordo com vocês, acho que é uma questão de expectativa, como eu não tenho nenhum, pelo preço do KS acho que vai ser uma maravilha rs, pelo que vi os moedores elétricos decentes são bem mais caros no Brasil. e conhecendo a minha preguiça, sei que com manuais eu já iria me cansar da brincadeira.

6 horas atrás, viniciusdsg disse:

É questão de alinhar expectativas.

Na minha cabeça se for tão bom quanto o meu comandante vou estar contente porque vai ser elétrico e vai me facilitar a vida. Mas admito que tenho uma expectativa de ser melhor :lol:

Isso eu estava querendo perguntar para os senhores. Em comparação aos manuais, vocês acham que ele chegará a qual nível. Se você acha que vai se comparar ou ser até melhor que o comandante, que pelo que vi o pessoal gosta bastante, minha expectativa até aumentou, porque pensei que seria bem inferior a esses manuais bem bons.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso eu estava querendo perguntar para os senhores. Em comparação aos manuais, vocês acham que ele chegará a qual nível. Se você acha que vai se comparar ou ser até melhor que o comandante, que pelo que vi o pessoal gosta bastante, minha expectativa até aumentou, porque pensei que seria bem inferior a esses manuais bem bons.
Pelo que pesquisei, em geral, acham as mós do 78 melhor do que o SSP MP. E esse último é melhor que o c40 em termos de clareza nas notas.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, Diego Nunes said:

Com ~R$2.500 qual moedor similar você compra aqui no Brasil?

Dependendo de onde compras, um Breville ou um dos Baratza. Nada que chegue perto do sculptor em robustez ou qualidade de moagem.

O custo-benefício que conseguimos nessa campanha é absurdo. Só consegue melhor viajando pros EUA e trazendo na mala um DF83 SSP ou algo similar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, MarcioMO disse:

Pelo que pesquisei, em geral, acham as mós do 78 melhor do que o SSP MP. E esse último é melhor que o c40 em termos de clareza nas notas.

o 078 normal melhor q uma SSP MP ? onde vc viu isso márcio?

 

 

pq atualmente tenho um df64 q to pra comprar uma ssp MP pra coado e ia pegar o 078s pra espresso, mas se for assim vou ficar com o 078 pra coado e pegar uma SSP HU pra espresso no df64

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o 078 normal melhor q uma SSP MP ? onde vc viu isso márcio?
 
 
pq atualmente tenho um df64 q to pra comprar uma ssp MP pra coado e ia pegar o 078s pra espresso, mas se for assim vou ficar com o 078 pra coado e pegar uma SSP HU pra espresso no df64
Fala Mericlis, acho que neste do Lance e no Aramse...
Como já tenho DF64 com SSP MP e eu já gosto muito do resultado, não entrei nesta aqui. Mas futuramente, se der certo, vou testar também. Essa 2a opção sua é bem interessante! Eu costumo usar o DF64 para espressos super claros também! Sempre é bom variar!


Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Favero disse:

Isso eu estava querendo perguntar para os senhores. Em comparação aos manuais, vocês acham que ele chegará a qual nível. Se você acha que vai se comparar ou ser até melhor que o comandante, que pelo que vi o pessoal gosta bastante, minha expectativa até aumentou, porque pensei que seria bem inferior a esses manuais bem bons.

Acredito que será superior a todos os manuais, desde que vc esteja com as mós apropriadas para a comparação. Ex: A mó Turbo do 078 não serve para espresso, então precisaria trocar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí nobres, responderam a pesquisa já?

Não teve plug N 110v, mas parece que o plug é destacável, então só trocar quando chegar.

Acabei indo no pretinho básico, por mais que tenha achado o branco mais bonito. Acredito que no setup que estou montando iria destoar muito. Sem falar que tenho trauma de aparelhos brancos (manchas, amarelamento e afins).

Agora é esperar o 78S chegar bonitão e realmente sem taxas rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, viniciusdsg disse:

Eu escolhi pegar o plugue A e pedi no comentário final para mandarem o plugue N. Se vier plugue errado eu troco, como você disse. Não quero que venha a tensão errada. 

Eita, esqueci de usar o comentário pra isso, mas também é o de menos, como você bem disse, importante é vir na tensão correta.

(também peguei a A)

 

Edit: Editei o pedido e também inclui a solicitação de enviarem o outro cabo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, gwood disse:

Vocês colocaram CPF no formulário? 

Vou colocar.

Irei esperar a Timemore confirmar que a mudança do 078s para o 078 pode ser feita pelo campo de observações, para disparar meu formulário.

Eu vou no modelo branco. Espero não me arrepender no futuro, mas achei ele mais bonito que o preto. É engraçado, porque o Ode da Fellow, por exemplo, acho o branco bem feio. Mas nesse Sculptor caiu muito bem, a execução ficou ótima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...