Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

All Activity

This stream auto-updates     

1. Past hour
  2. Opinião frente ao Moedor Eureka Olympus 75...

Parabéns pela bela máquina amigo! Realmente um sonho! Divirta-se! Os moedores Eureka são excelentes. @Burny tem experiência tanto em moedores como com essa marca.
  3. Dúvida de compra de moinho para espresso

@Cleiton Scholl, o Moedor é o equipamento mais importante do preparo para quem compra grãos torrados, não tem como colocar de volta no pó a qualidade perdida na moagem, não importa a qualidade da máquina ou método de preparo que vier depois. Uma moagem boa é fundamental para obter café bom. Pense bem se não compensa melhorar seu orçamento para aproveitar a viagem, pois de sua lista, o único que é sabidamente adequado para espresso, mas tem limitações conhecidas, é o Breville Smart Grinder Pro. Os Baratza (você mandou 2 links para o Sette 30 e um para o Virtuoso) citados são para métodos gerais, com alguns pontos adequados para espresso. Entenda, em termos de qualidade de moagem, no mínimo eles empatam com o Breville, mas não tem ajustes suficientes para permitir a adequação da moagem dos grãos para espresso. O Virtuoso terá uns 8 ou 9 pontos de ajuste na faixa de espresso, e o Sette 30 apenas uns 6 ou 7. O Breville terá em torno de 35 a 38. O Capresso Infinity Plus tem ainda menos ajustes, apenas 16, embora esse modelo seja supostamente dedicado para espresso. Não o testei, mas vi pessoalmente e peguei na mão numa Target, achei bem robusto e de boa qualidade, mas isso não garante que vá dar certo pra espresso. E ainda assim tem poucos ajustes, pareceu-me caro pelo que oferece. O OXO eu nunca testei, mas tem 38 ajustes e promete atender todos os métodos, o que leva a crer que, mesmo que seja tão bom quando os Baratza ou o Breville, ainda terá a mesma limitação de não oferecer "intermediárias" suficientes na faixa de espresso. Mas isso é uma suposição, não um dado experimental. Você listou uma cafeteira de coado Barsetto com moedor embutido como se fosse um moedor. Cuidado pra não comprar algo errado. Esse moedor interno entrega o pó no compartimento de preparo e possui 18 ajustes só para coado, nada a ver com espresso. Para espresso, francamente, recomendo investir um pouquinho mais: O Ascaso Mini, por U$ 320 (https://www.amazon.com/Doserless-Conical-Coffee-Grinder-Finish/dp/B00KNBYTD0/) e ajuste Stepless (sem divisões, precisão infinita!, mas mais difícil de lembrar ajustes ao trocar de grão/método) é o moedor mais "em conta" entre os disponíveis na Amazon e dedicados pra espresso. O Rancilio Rocky (https://www.amazon.com/Rancilio-HSD-ROC-SD-Espresso-Coffee-Grinder/dp/B00H1OUW24/) é muito bom para espresso e um trator, dura muito sem dar manutenção. O Baratza Sette 270 (https://www.amazon.com/Baratza-Sette-Conical-Coffee-Grinder/dp/B01G82WVZ0/) tem todos ajustes necessários para espresso ou qualquer outro método. O Vario é um campeão entre os moedores pra espresso (https://www.amazon.com/Baratza-Vario-Flat-Coffee-Grinder/dp/B00LWFJ8V4/), sendo bem bom pra outros métodos, e podendo ser convertido facilmente pra ficar excelente em outros métodos trocando os mós. Mas é quase 480 dólares no modelo básico, U$ 550 no modelo W (com balança) e quase 920 dólares na variação profissional, chamado de Baratza Forté. Um pouco mais barato do que o Vario, mas já na escala "pequeno comércio" e "prosumer" (similar ao Forté em robustez, mas menos da metade do preço) tem o Grinta da Nuova Simonelli (https://www.amazon.com/Simonelli-Grinta-Demand-Espresso-Grinder/dp/B07DJQGVXG/), que é dedicado pra espresso, e dá pra converter facilmente pra "stepless", se achar que precisa de ainda mais ajustes do que vem (perto de 50 só pra espresso), deixando-o com ajustes "infinitos". E o motor é de mais de 200W, contra a média de 80W a 150W dos outros modelos, sendo bem mais potente. Na Seattle Coffee Gear sai mais barato comprar o Ascaso Mini (U$ 299) e o Nuova Simonelli Grinta (U$ 333), enquanto a Whole Latte Love tem esses e outros modelos com preços interessantes, ora maiores, ora menores. Francamente, na minha opinião, pra gastar menos, o Ascaso Mini que listei lá em cima parece a melhor pedida pra espresso. Pra uso geral, Sette 270. Se você achar um Virtuoso Preciso (o Preciso saiu de linha e deu lugar ao Sette 270, só acha usado - ebay - ou estoque velho), é a versão do Virtuoso com 440 ajustes em vez de apenas 40, sendo excelente para espresso. Dá os mesmos resultados em termos de "granulometria" que o Breville Pro, mas tem mais ajustes finos e motor um pouco mais forte. Por outro lado, quando emperra com grão duro, ele quebra uma peça. O Breville emperra muito mais fácil, mas não quebra logo de cara, dando uns "estalos" ao desengatar a transmissão. Boa caçada.
  4. Yesterday
  5. Olá, Sou novo por aqui, apesar de já acompanhar o forum há algum tempo, desde que comprei minha primeira máquina de espresso há dois anos atrás. Aprendi muito com as postagens dos membros mais experientes, e me diverti bastante com a máquina Breville Barista Express/Tramontina Express Pro. Há um tempo havia comprado um moedor da mesma marca (Smart Grinder Pro - Breville), pois havia pegado uma promoção, usava ele apenas para a prensa francesa e a cafeteira italiana/moka, além da cafeteira sifão da kitchenaid - comecei a brincar com as diferentes formas de "passar café". Nessa semana chegou um brinquedo novo, e como já havia lido antes em outras postagens, verifiquei na prática que o moedor é o coração do espresso. Acho o moedor da Tramontina/Breville bem honesto frente ao preço que paguei na época, mas ele não é específico para espresso: as mós são pequenas, se forçar ele esquenta (motor de uso leve), além do que a eficiência/padronização na moagem deixa a desejar quando a granulometria é para espresso. Minha nova empreitada é comprar um moedor adequado a nova máquina que adquiri (ECM Technika IV Profi), andei lendo alguns reviews por aí e achei muito interessante o modelo Olympus 75 HS (com mós de titânio) da Eureka, haja vista que o equipamento possui motor potente, mós de tamanho maior e é bem silencioso, além a construção sólida característica da marca em questão. A pergunta é: quais outras opções disponíveis (imaginando um orçamento de 8k)? Desde já agradeço à colaboração e ajuda de vocês, Grande abraço... PS: não vou mentir, consegui bons espressos com o Smart Grinder Pro (pois os grãos estavam com torra recente - 1 semana) na Technika, mas percebi que ela é um "animal" totalmente diferente (sei que é óbvio) da Barista Express, mostrando toda a limitação da moagem - no meu caso.
  6. @Rodrigo Sieiro, acho que, instintivamente, muita gente faz algo similar. Comecei a usar a tampa do Vario, abrindo e fechando depressa pela lateral da mesma, para "bombear" levemente o ar e empurrar resíduos ao final da moagem, desde quando o adquiri, quase uma década atrás. No Breville a borda da tampa é emborrachada, o que facilita o efeito de bombear ar pelo sistema. No T48, que uso sem Hopper, retiro o filtro cego que uso como tampa (para conter o "efeito pipoca") ao final da moagem e dou uns tapas com a palma da mão pra empurrar o resíduo. Ao longo dos anos, vi muita gente fazendo algo similar, quer com a tampa, quer com a mão. A Ceado foi mais longe e lançou um moedor com uma "sanfona" de borracha pra dar o "tapa", expelindo os resíduos com lufadas de ar. É a linha Zero Retention... hehe...
  7. Moedores exclusivos para expresso

20 bar? Pode ter certeza que o filtro é pressurizado. Pode ser que vc consiga bons resultados de sabor. No entanto a simples troca do filtro pressurizado por um não pressurizado não vai deixar necessariamente o resultado melhor, o mais provável é que piore. Não sei se é possível regular a pressão dessa máquina para entregar a pressão em torno de 8-9 bar no bolo do café, o que daria pra brincar com filtros não-pressurizados e micro regulagens em moedores que permitem isso. Na verdade esse tipo de máquina é concebido para quem não tem bons moedores, ou até mesmo nem tenha nenhum moedor, é até possível tirar espressos com "espuma" de café já comprado moído de supermercado. É possível ter boas e agradáveis experiências com essas máquinas, mas é meio complicado esperar que elas cheguem a entregar na xícara o que uma semi profissional (prosumer), profissional ou as boas inteiramente manuais são capazes...
  8. Dúvida de compra de moinho para espresso

Caros colegas, boa tarde. Sou novo nesse maravilhoso hobby e estou iniciando a adquirir os meus equipamentos. Ocorre que na próxima semana estarei viajando pra Miami e gostaria de aproveitar pra comprar um moinho. Meu principal objetivo é uso doméstico pra tirar espresso e, nesse sentido, gostaria humildemente de pedir algumas dicas dos mais experientes pra me ajudarem a escolher algum bom moinho na casa de U$ 200,00 que atenda a minha necessidade. Estava dando uma olhada e encontrei alguma itens nessa faixa de preço, mas não sei o que seria o mais recomendado. Seguem os links de alguns moinhos que verifiquei. Ficarei muito grato se puderem contribuir com sugestões. https://www.amazon.com/Baratza-Virtuoso-Conical-Coffee-Grinder/dp/B006MLQHRG/ref=mp_s_a_1_16?keywords=coffee+grinder+burr&qid=1555622551&s=gateway&sr=8-16 https://www.amazon.com/Breville-BCG820BSSXL-Grinder-Brushed-Stainless/dp/B00OXGXW8O/ref=mp_s_a_1_10?crid=WO01TMUVRT3W&keywords=rancillio+rocky+grinder+burr&qid=1555621148&s=gateway&sprefix=rancill&sr=8-10 https://www.amazon.com/Baratza-Sette-30-Conical-Grinder/dp/B075G11F9N/ref=mp_s_a_1_16?crid=WO01TMUVRT3W&keywords=rancillio+rocky+grinder+burr&qid=1555622715&s=gateway&sprefix=rancill&sr=8-16 https://www.amazon.com/Capresso-Infinity-Conical-Grinder-Cleaning/dp/B01AHFRCMG/ref=mp_s_a_1_30?keywords=coffee+grinder+burr&qid=1555622883&s=gateway&sr=8-30 https://www.amazon.com/OXO-Conical-Coffee-Grinder-Integrated/dp/B00YEYKNUK/ref=mp_s_a_1_44?keywords=coffee+grinder+burr&qid=1555622932&s=gateway&sr=8-44 https://www.amazon.com/Barsetto-Coffee-Maker-CM1025-ET/dp/B07F9KJ638/ref=mp_s_a_1_100?keywords=coffee+grinder+burr&qid=1555623024&s=gateway&sr=8-100 https://www.amazon.com/Baratza-Coffee-Grinder-Silver-Canyon/dp/B07735HHZP/ref=mp_s_a_1_173?keywords=coffee+grinder+burr&qid=1555623147&s=gateway&sr=8-173 Desculpem a quantidade de informações. Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk
  9. Moedores exclusivos para expresso

@Netocoffe, a minha próxima remesssa sai em setmbro, querendo detalhes pode me procurar pelo whatssapp 11.989661604 Abraço
  10. Eureka Mignon MCI vs MK Vario - Comparação rápida

@Burny você chegou a fazer o Hopper pequeno pra ele? Peguei um Mignon recentemente e achei sua idéia interessante. Inclusive, uma coisa que notei sobre a retenção sem querer: se depois de esvaziar o hopper vc removê-lo e, com o moinho ligado, der uns "tapinhas" de mão aberta no buraco (basicamente fazendo um pouco de pressão de ar), dá pra reduzir a retenção pra quase zero. Não sei se isso pode prejudicar o moinho de alguma forma, mas se for inofensivo eu já estava aqui viajando um pouco e imaginando um mini-hopper com uma tampa de borracha similar a uma Aeropress, que desse pra fazer um pouquinho de pressão no ar sem precisar dos "tapinhas" que eu mencionei hahahah
  11. Moedores exclusivos para expresso

Você começou bem ao avaliar a necessidade de comprar um moinho, esqueça o Cadence. Eu comecei o hobby também a partir da compra de uma máquina de café espresso simples (Saeco Poemia), cheguei até aqui, e, em meados de 2014, comprei um Baratza Virtuoso usado por R$ 850,00, que nem é a melhor opção para espressos, pois lhe falta um ajuste fino. Já se passaram 4 anos e os moedores estão mais caros. Então, se você quer mesmo ter um bom equipamento, recomendo investir esses R$ 500,00 e economizar alguma coisa mês a mês até juntar o valor necessário para comprar um moedor decente, ficando de olho nos classificados aqui do fórum, garimpando na OLX etc., ou comprar um novo, como o Breville Inox Express - Tramontina ou algum do Gilberto , é este aqui @Gilberto , mande uma MP para ele.
  12. Caffè Roma - Espresso Prima

Farei uns vídeos com alguns tipos de café esse final de semana. A promoção voltou, estou quase comprando outra.
  13. Caffè Roma - Espresso Prima

Tenho o mesmo set que você, na casa de praia. Espresso prima + hamilton beach. Consigo uma crema decente. Em casa tenho uma delonghi kmix e no trabalho uma mondial c-08. A Contrução dessa máquina é a mais robusta das três. Quero comprar agora um moedor decente e ver a mágica acontecer. Não consegui vaporizar o leite de maneira satisfatória na caffe roma, aliás na delonghi fica mega perfeito, na c-08 aceitável.
  14. Moedores exclusivos para expresso

Uma excelente tarde a todos...
  15. Moedores exclusivos para expresso

Agora é sério kkkkk vou desconectar. Boa tarde a todos e saibam que todos vcs são feras mesmos kkkkk manjan da arte cafeinada E um dia se Deus tiver misericórdia talvez eu também chegue a ter 10% da sabedoria e experiência de todos vcs kkkkkk
  16. Moedores exclusivos para expresso

Muito obrigado pelos esclarecimentos a todos vcs. Vou desconectar wue tenho que dormir pra trabalhar anoite. Muito obrigado a todos Ah é fácil de ver.a diferença Parece uma peneira o que é despressurizado. Maravilha
  17. Moedores exclusivos para expresso

Pra facilitar, olha a imagem, o despressurizado é o primeiro, o pressurizado o segundo.
  18. Moedores exclusivos para expresso

Maravilha hein Marcão. Nossa tô feliz pra caramba rsrsrsrs... Acabei de ver no correio que eles saíram para entrega.... Irra! Irra! Kkkkkmm.... Só que vai pro meu serviço, e só a noite lá pras 22 horas é que vou ver, pois trabalho esse horário. Lá vou verificar as redinhas no filtro que tu disseste e caso não tenham vou providenciar a despressurizada. Vou ver se tiro umas fotos pra mostrar pra vcs pra vcs verem e dizerem já que entendem muito mais do que eu...
  19. Pão e Café

Foi um levain de centeio que eu comecei há uns dez dias, colocando uma colher de farinha e uma de água, uma vez ao dia. Não cheguei a pesar as quantidades que eu colocava ou tirava, só tentava manter de um dia para o outro. A temperatura em São Paulo estava amena, mais para quente. Eu já tive outro levain que triplicava em 4 horas também. Acho que pode ser questão do levain ser novo e não ter se adaptado à temperatura local. Quando eu coloquei a tigela da massa dentro de um recipiente com água morna ela cresceu relativamente rápido. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
  20. Moedores exclusivos para expresso

Sobre o filtro só vendo o filtro, porque muita gente confunde a nomenclatura, é só ver a quantidade de furos embaixo na saída do café, se for 1 furo só é pressurizado, se for todo furado (igual uma rede) é despressurizado, quando chegar a sua, confere isso.
  21. Moedores exclusivos para expresso

Acabei de ver numa seção de perguntas e respostas na qual um comprador da mesma máquina que a minha perguntou se o filtro era ou nao pressurizado. O vendedor respondeu que não era pressurizado, que a pressão de 20 bar vinha totalmente da máquina. Entâo posso ficar tranquilo?!
  22. Moedores exclusivos para expresso

Outro detalhe só a título de curiosidade, as marcas costumam colocar de marketing que a cafeteira tem 15bar, 19bar, 20bar pra parecer "quanto mais melhor", tudo isso é besteira. Para produzir um espresso genuíno você precisa de apenas 9bar, por isso as máquinas mais robustas tem um limitador de pressão pra não deixar a pressão subir mais do que o programado, se utilizar uma cafeteira manual, como a Aram, ou uma de alavanca como uma La Pavoni, você consegue sentir a diferença que dá aumentar a pressão mais do que o necessário.
  23. Moedores exclusivos para expresso

Isso, o filtro é a peça que vai dentro do porta-filtro, é onde você coloca o café mesmo. Geralmente os modelos de cafeteira de entrada vem com filtros pressurizados, pois eles partem do pressuposto que você não terá o moinho, e irá usar café de mercado, os modelos mais robustos costumam vir com filtros despressurizados, ou com ambos, por exemplo na Gaggia e na Breville. Pra ficar fácil, o pressurizado tem só um furo na saída do café, já o despressurizado, parece uma rede com centenas de furos, pra usar o despressurizado você precisa de café fresco, e moído na hora do uso.
  24. Moedores exclusivos para expresso

Tá vendo só, se não fosse esse fórum aqui ia tomar um falso expresso kkkkk
  25. Moedores exclusivos para expresso

Maravilha Marcão, então eu tenho que conseguir esses filtros despressurizados. Não é aquele cachimbo né?! Acho que é porta-filtro o nome mesmo ne?! É aquele recipiente que vai dentro do cachimbo, certo?! Então toda cafeteira de expresso vem com filtros pressurizados?! Como faço pra saber se é pressurizado ou despressurizado?! Mais uma pergunta: onde compro os moedores do Gilberto?!
  26. Moedores exclusivos para expresso

Opa maravilha @Netocoffe seja bem vindo a este nosso hobby viciante e cafeinado, rs Meu amigo, o moedor é a peça mais importante no processo todo, se o orçamento está apertado, tente conseguir o melhor moedor que puder nessa faixa, não economize muito pq o moinho é a peça onde mais se deve investir, nessa faixa de preço você tem como opção: 1. Um moedor Mimoso manual (sugiro o nº 2), por R$ 144,57 na loja oficial (https://www.lojamimoso.com.br/produtos/moinhos-de-cafe-003), o bicho é bruto, em ferro fundido, não é tão preciso, mas com um pouco de paciência você consegue ajustar a granulometria pra espresso, se for comprar um moinho novo, acho que até R$ 500,00 é uma boa opção 2. Pode tentar conseguir algum moinho usado nessa faixa de preço (talvez um Encore, ou Gaggia MDF, ou com muita sorte um Breville), todos usados, acho que entre R$ 600 e R$ 800 com sorte você pode encontrar alguma coisa 3. Pode tentar um moinho comercial com dosador usado (na faixa de R$ 900,00 a R$ 1000,00) você pode encontrar pelo mercado livre. 4. Pode tentar importar um xingling que imite algum moedor conhecido no Aliexpress (por exemplo, esse: https://pt.aliexpress.com/item/2-tamanho-Ajust-vel-A-o-Inoxid-vel-Manual-Do-Moedor-De-Caf-De-Cer-mica/32948667925.html?spm=a2g03.search0604.3.9.98c273c29gzqM1&transAbTest=ae803_3&s=p&ws_ab_test=searchweb0_0%2Csearchweb201602_9_10065_10068_10547_319_10059_10884_317_10548_10887_10696_321_322_10084_453_10083_454_10103_10618_10307_537_536%2Csearchweb201603_6%2CppcSwitch_0&algo_pvid=d9a2c96f-ed74-44ae-8177-bffe7d373b62&algo_expid=d9a2c96f-ed74-44ae-8177-bffe7d373b62-1) Eu tenho um destes xinglings, ele consegue moer sim, mas não é algo muito confiável. Acho que o ideal seria você tentar economizar um pouco mais, e tentar pegar um Bravo Mini, na casa dos R$ 1300,00. Outro detalhe, não sei se você já viu, mas provavelmente sua cafeteira deve vir com filtros pressurizados, a segunda coisa mais importante depois do moinho, seria você tentar obter filtros despressurizados pra ela, pois os filtros pressurizados só conseguem produzir espuma, e não a crema verdadeira do espresso, verifique a medida do filtro da sua cafeteira, e tente obter um filtro despressurizado pra ela. No aliexpress mesmo, provavelmente você vai encontrar sem precisar gastar muito, e com um moinho bom, dá uma baita diferença na xícara.
  27. Moedores exclusivos para expresso

Esqueci de falar mais umas coisas. Quanto ao moedor, estou disposto a gastar pelo menos por enquanto até uns 500 reais e o meu objetivo é simplesmente hobby, não é comercial. Já tenho um moedor de café Cadence mas pelo que vi ele não é muito bom pra moer pra máquina de expresso... Mas deixo o veredito pra vcs, já que soi um bebezinho nesse mundo dos cafés. Só mais uma coisa, comprei no mercado livre 2kg de café em grãos arábica torra média de Batatais-SP, da região chamada de Alta Mogiana, que também estou esperando chegar. Esse café é bom? Tô muito feliz, pois é a primeira vez na vida que vou tomar café arábica em casa, e se o café chegar primeirl que a máquina eu tomo no coador mesmo rsrsrs... Desde já muito grato a todos vcs... Só mais uma kkkkk: o moedor do Gilberto Bravo Debut ou Mini é bom mesmo?! Da pra eu fazer qualquer método usando as moagens desses moedores?!
  1. Load more activity