Ir para conteúdo

Todas Atividades

Atualizada automaticamente

  1. Today
  2. Realmente impressionado com a qualidade das respostas. Incrível pessoal. Esse fórum é excelente.
  3. Muito legal mesmo. Muito obrigado. Abraços. Muito obrigado Diego. Parabéns pelo trabalho colega. Realmente muito bem feito e interessante.
  4. Olá. Fiz algo parecido, @Roger W. Rocha, só que foi na V60, usando a modestíssima participação de 2g de um conilon da Venturim com 16g de um arábica do Moka Clube. Saudações!
  5. Olá pessoal! Breve comparativo entre os 1zpressos J-ultra e J-max. Já adianto que ambos são ótimos e a escolha vai depender do perfil sensorial que se deseja. Principais diferenças: (sempre vou me referir ao Jmax primeiro e depois o jultra) 1) Precisão entre clicks: 8.8 vs 8 microns. Ou seja, ambos com ajustes super finos para espressos 2) Jmax cerca de 140g mais leve, 3 vs 2 apoios nos eixos de ajuste, copos coletores idênticos, corpos muito similares com o jmax sendo mais largo, ajuste do j-ultra mais suave, manivelas e alavancas idênticas 3) Mós um pouco diferentes - justamente aqui que é gerada a diferença nos perfis. Testes: fiz testes em espresso (1:2 ratio) e V60 (4:6 do kasuya) usando o Vale da Lua da UM coffee que tem um torra média, mais para clara. Tanto nos espressos quanto nos coados o Jultra apresentou menos corpo, mais claridade nas notas, mais aromas, mais acidez presente e mais equilíbrio no geral. Carateristicas essas que eu prefiro nos coados, mas que ficaram bons no espresso também, nesse caso. O jmax reforça mais a doçura, o corpo, a crema, diminuindo as outras notas e os aromas. De tal forma que prefiro utiliza-lo para cafés com mais perfil caramelo, chocolate, melaço... Além da análise sensorial (que é super subjetiva), fiz uma comparação de distribuição de partículas utilizando o Difluid Omni. Não é super exato, é para ser estatisticamente representativo eu deveria ter feito vários ensaios, mas isso aqui foi para diversão e não fiz exaustivamente. O jultra tem uma distribuição mais unimodal, pois basta observar o formato do gráfico concentrado num pico e um desvio padrão maior do que o do jmax. Em contraste, o jmax mostra uma distribuição que se parece mais com um bimodal, o que é reforçado pelo pico mais "gordinho" e o desvio padrão menor sugerindo mais uniformidade em torno da média. Ao meu ver, essa análise gráfica vai diretamente ao resultado que percebi no sensorial. Quem tiver um dos dois, vamos contribuir para o tópico com duas percepções! Abraço e bons cafés
  6. No espresso eu odiei, mas usei todos pra dar uma vida num Gourmet que tomo com a patroa no melitão aos finais de semana, nesse "blend" 1/3 eu gostei.
  7. No final, o acessório mais importante permanece sendo o cérebro e a paciência mesmo.
  8. Ontem
  9. Baseado na discussão inicial do tópico de o que era preciso para tirar espresso bom eu fiz uma série de testes para ver se conseguia tirar um shot perfeito sem usar nenhum acessório da máquina Montei um conteúdo relatando isso https://www.instagram.com/p/C6mcsgGSDr-/ Isso reforça o ponto de que é uma questão de adaptação à máquina e que os fundamentos do Espresso que mandam para ter uma boa extração No vídeo eu não falei, mas usei fluxo a 11mL/s que é o que o Elder relatou como sendo o fluxo padrão da máquina sem o upgrade de Flow Control
  10. Boas, @ViniciusRigh! Tenho interesse, vou te chamar no Whats ali.
  11. Aqueles valores na fórmula são as razões entre a massa molar do CaCO3, Ca2+, Mg2+ e HCO3-. A dureza e alcalinidade são expressas como CaCO3 equivalente. O resíduo da evaporação é o TDS (total de sólidos dissolvidos). É tudo que tá dissolvido na água, incluído os íons de cálcio, magnésio e bicarbonato. Não adianta muito olhar pra ele, pois é uma medida geral. De maneira geral, tem que se ficar atento a principalmente alcalinidade e dureza. Outros íons é bom não estarem em concentrações muito altas.
  12. Eu fui recentemente num lugar especializado em Canephoras em Colônia, na Alemanha, chama Giovanna Kaffee. A barista foi 5o lugar no campeonato alemão de barismo com um canephora. Pensei: se não gostar lá, é porque não é a minha praia mesmo, não foram os anteriores que não estavam bons ou que eu não soube preparar. E dito e feito: eram bons cafés, bem extraídos, mas não é o meu tipo. Provei tanto no espresso como no filtrado.
  13. Sem detalhes e com a caixa Original. Me chamem no WhatsApp que envio as fotos do produto. (21)97589-4994 Envio será a partir do RJ.
  14. Olá Diego, muito legal a ideia da planilha. Já salvei aqui. Só uma questão, vc poderia explicar o cálculo da dureza e alcalinidade? Sei que está pronto lá na planilha, mas queria entender como é feito. Outra questão, aquela informação "resíduo de evaporação a 180°" tem algum equivalente nos pagamentos da SCA? Qual a importância dele pra avaliação da água para o café? Tô começando agora, então as dúvidas são muitas. Se puder responder, agradeço!
  15. O moedor dispensa apresentações. Funciona bem pra Coados e Espressos. Moedor com pouquíssimo uso sem amassados. Preço: R$1.150,00 + frete Faço ML e OLX, com a inclusão das taxas Vai na caixa original. Se precisar pode chamar no wpp: https://wa.me/5585987153635
  16. Depende do momento que você faz o café e se gostou do resultado. Primeiro, ao abrir pela primeira vez o pacote, eu mantenho a moagem fixa durante dois dias para estabilizar a quantidade de gases que é maior ao abrir o pacote. Após observar as diferenças de sabor e tempo para a água descer entre manhã e tarde do segundo dia, eu posso afinar a moagem para passar mais devagar se eu achar que o café pela manhã está sub-extraido ou posso manter a moagem se achar que está bem extraído. Se a tarde eu quiser manter o mesmo tempo que a água demorou a passar pelo café de manhã, eu engrosso a moagem, pois nesse período (tarde) irá haver menos gases no pacote de café e a água irá demorar mais a passar pelo café moído.
  17. Afinar ou engrossar, @Valeri?
  18. Não só o tempo da torra do café acaba trazendo a necessidade de afinar a moagem, mas também o tempo entre o preparo de um café e outro. O motivo disso é a concentração de gases (CO2) que influencia na absorção da água e na velocidade de percolação da água. Experimente fazer o mesmo café com a mesma receita no mesmo dia. De manhã você vai notar que a água vai descer mais rápido (maior concentração de gases) e ao fazer a tarde, o tempo do preparo irá aumentar (menos gases). Ou seja, para manter o mesmo sabor do café feito pela manhã ao fazer café a tarde você terá de engrossar a moagem.
  19. Vendo moedor 1zpresso zp6 lacrado (isso mesmo, nem abri a caixa). O moedor encontra-se no RJ comigo. posso fazer mercado livre. (21)998486688 Filipe
  20. Um tempo atrás fiz uma calculadora para avaliar água mineral É bem simples: Faça uma cópia do documento Edite os campos em amarelo de acordo com as informações do rótulo Compare os resultados com os valores de referência
  21. Eu comprei um kit canéforas do FUZZ. Nenhum deles me agradou.
  22. Acabei de achar o post do amigo @Cabra do café praticamente igual hahahahahahah, me desculpem
  23. Acho que essa é uma dúvida que passa pela cabeça de muitos, "tenho X reais, qual moedor comprar?". Por isso achei justo criar a discussão e ajudar quem está passando por esse dilema. A ideia seria fazer um rankingzinho: Perto de 200 reais- Timemore C3 Perto de 300 reais: Timemore C3 Perto de 400 reais: Kingrinder K1 Aí quem já tiver utilizado K1 e o C3, pode vir e falar, "não vale a pena trocar o C3 pelo K1" ou "vale a pena o salto" etc (me perdoem se já existir esse tópico, pesquisei bastante e não achei).
  24. Ótima oportunidade! Eu tenho um modelo praticamente igual a este. Fácil de limpar e alinhar as mós (se precisar - o meu nao precisou), baixa retenção (com bellows é zero), moagem bem rápida, ruído normal (nem muito barulhento igual ao sette270 e nem muito silencioso como o eureka mignon), troca de mós bem simples podendo utilizar outras como SSP MP, SSP HU, SSP cast, mizen, gorilla, DLC... Vale mencionar que as mós da italmill que vem nele já são um salto em equilíbrio nos espressos, comparando com os manuais. E extrai coados bem melhores que o niche zero, por exemplo. Com as SSP MP você consegue moer para coados em geral e espressos com resultados de notas bem claras. Boa venda aí, Lucas!
  25. boa noite! eu uso a prima latte BVSTEM6701SS.. qual o diâmetro adequado que pode ser encaixado nela?
  1. Mais Resultados
×
×
  • Criar Novo...