Testei o termômetro e ele tem uma precisão razoável. Fervi água e medi 95.5 contra um valor esperado de 97 graus aproximadamente para São Paulo. Estou em São Caetano do Sul, mas a diferença de altitude é pequena: 744 m em SCS contra 760 em São Paulo.
Medindo com esse termômetro, deixei extraindo por mais de 1 min. Depois de 37s, a temperatura se estabiliza em 84 graus no bolo. Continuei extraindo ate passar de 1 min e ficou em 85 graus. Com isso, cheguei a uma diferença de 20 graus entre a água no bolo e a da parede externa da caldeira medida no PID:
Numa extração típica, 28s, cheguei a 78 no bolo contra 69 no PID, ao final da extração:
Como o PID fica piscando, não está usando 100% da potência disponível da resistência. Talvez consiga melhorar usando Arduino / ESP32 para controlar a potência.
Também posso ajustar o offset de temperatura para ver se o PID tenta corrigir mais agressivamente. Além disso, a temperatura final no bolo deve ser mais próxima do alvo.
Um aviso para quem quiser testar esse termômetro: ele é fino, encaixa bem entre o grupo e portafiltro, mas atrapalha um pouco a vedação, chegando a gotejar um pouco ou muito dependendo do encaixe. É bom ter um pano a mão para controlar a lambança...