Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 11-08-2023 em todas as áreas

  1. como a maquina está, e a extração como está saindo (o cafe ajudou bastante no video rs)
    2 points
  2. Voltando aqui só para por um ponto quase final aqui no projeto kkk, cortei 1 volta da mola dessa válvula que mencionei anteriormente, ela esta segurando muito menos pressão, cerca de 1.7BAR ela já abre, com isso estou finalmente conseguindo fazer pré infusão em 6 BAR e extrações com um bom fluxo em 9 BAR. Eu sei que se eu retirar totalmente isso fica ainda melhor, mas consegui manter a funcionalidade do vaporizador dessa maneira que fiz, e ainda ficou com uma pressão muito boa no vaporizador, muito mais forte do que quando original. Os próximos passos estão um pouco distantes ainda, que seria a balança integrada e mudar do nano para o blackpill, com todas essas incertezas nas importações estou receoso de importar ao menos por hora por mais que sejam coisas baratas.
    1 point
  3. Mais uma atualização, estão enviando uns 500 064S pra europa até dia 17.
    1 point
  4. Olá pessoal, Também estou nessa esperando a minha, ansiedade cabulosa aqui. Kkkkkkkkkk... Sempre quis ter uma Aram, acho ela muito bonita e bem construída e pelos vídeos pelo menos extrai um espresso top! Achava o preço meio impeditivo, mas se for comparar com máquinas elétricas tradicionais e outras manuais de qualidade como Cafelat Robot, Flair, Leverpresso Pro e outras, ela tem um preço até competitivo para o mercado local. Eu tinha uma Wacaco Minipresso, vendi ela e comprei uma Picopresso pensando em extrair espressos melhores. O problema que acho da Picopresso é o tipo de mecanismo e ela ficar variando demais a pressão interna entre cada pump, achei que o resultado final da bebida não fica muito legal. Gostei da construção dela, tem um preço atrativo, mas depois olhando no geral achei a Minipresso um investimento melhor pensando em valor, portabilidade e facilidade. Por essa questão da variação de pressão na extração eu estava quase comprando uma Leverpresso comum, mas quando vi a Aram com medidor de pressão e desconto de 15% parcelado no cartão resolvi fazer um esforço e comprar a Aram. Sobre a questão de aquecimento da cafeteira eu não acho um problema tão grande como as pessoas falam, para mim acho que um fluxo só de aquecimento já resolve. Até porque o meu perfil sensorial é um pouco diferente da maioria das pessoas, bebidas extraídas em temperaturas não tão altas geralmente me agradam mais. Mas é isso aí, esperar para ver como vai ser, tomara que não demore muito. Rsrsrs...
    1 point
  5. Primeira remessa enviada. Considerando que era agosto/setembro e foi enviada agora no início de agosto, vai que na nossa vez a coisa venha cedo também.
    1 point
  6. Não vejo muita diferença entre os dois moedores, o Df64 tem uma lâmina maior e sinto que o café sai mais fofinho e no eureka preciso passar um wdt extra. Não sou muito experiente a ponto de citar detalhes no sensorial, mas na minha humilde opinião, consigo sentir as notas mais frutadas quando uso o df64. Tenho a intenção de futuramente trocar as lâminas do meu df64 para ssp mp porque gosto de cafés citricos frutados com torra clara. Eu estou usando muito mais o df64, ele é mais prático de limpar (limpo 1x por semana) e tem praticamente 0 retenção. Mas ambos entregam um espresso muito bom e são muito bem construídos com um peso legal e estável. Vale também levar em consideração o que o colega citou, qual é a intenção de uso do moedor sabe? Se for uso pessoal tirando eu acredito que um df ou um eureka te atenda muito bem. Agora se for uso em café ou até em casa com um fluxo alto, acredito que seja válido levar em consideração a compra de um moedor profissional. Aqui em casa tiro no máximo 4 espressos por dia e ambos moedores tem me atendimento muito bem. Concordo com você, antes de comprar meus moedores sempre busquei por críticas e o que o moedor deixa a desejar. Mas só quis deixar claro que os moedores da eureka não são leves e ja usei diversos modelos da eureka e nunca vi deslizar, são bastante estáveis e bem construídos.
    1 point
  7. Para mim aqui o importante é a crítica e expor realmente as impressões ruim de cada produto "meter o pau". Para falar bem basta abrir o youtube que está cheio de propaganda feita pelos youtubers. obrigado @José do Café 013 e @Rafael Simas por suas opiniões.
    1 point
  8. Boa tarde! Revivendo este tópico que muito me ajudou a decidir pela compra do Cafelat robot modelo barista. E tentando contribuir com os futuros donos. Adquiri o meu na loja Van Hoos & Sons em Paris: https://www.cafes-van-hoos.com/ O investimento foi de EUR 500 e trouxe na mala que despacha (dá para trazer na de mão também, pois pesa uns 6kg). Estou usando faz umas 2 semanas com cafés torra media da UM Coffee e bala de caramelo da Moka Clube. Alterei alguns moedores (kinu, linglong R2, C40, niche, DF64 SSP MP) para ver as diferenças de perfis. Os espressos foram de variados sensoriais e excelentes! Eu testei alguns com pré aquecimento (filtro e pistão) e sem. Senti leve diferença na intensidade, mas tive que procurar bastante a diferença. Assim, minha percepção de resultados, vai na linha de outros reviews que vi: para torras médias e medias-escuras não precisa pré aquecer. Como gosto de espressos desse perfil de torra, fica muito rápido e prático todo o processo de extrair um espresso. Uma característica que me incomodava, assim como muitos outros usuários, é a posição do manômetro junto ao braço do Cafelat. Dependendo da posicao que usa na extracao fica dificil de olhar o manometro. Vi algumas mods com impressões 3d e as que mais me interessaram foram as do @Santiago Luz aqui do fórum e JonhMichaelHauck. https://www.thingiverse.com/thing:5860445 (tem um video na descrição do projeto explicando o passo a passo) Acabei indo no caminho mais difícil que é do 2o, embora tenha testado e gostado do resultado da solução Santiago. Não queria ficar com a peça / presilha de inox pesada fixada na peça de print 3d. A parte que apanhei foi para desparafusar o manometro e as 2 porcas que fixam ele nessa peça presilha que prende no braço. (Vide foto para melhor entendimento.) Depois dessa modificação, o manometro ficou para cima e aí eu consegui extrair com uma visão bem melhor do shot e da pressão! Melhorou muito o workflow!!!! Comparei alguns poucos espressos com a Silvia com PID e dimmer fazendo um perfil "comum" de pré infusão com 2bar, subindo para 9bar e depois baixando para 6bar no final. Nos cafés que testei, a Silvia resultou num corpo ligeiramente maior e acidez pouco menos presente. Claro que vou precisar testar mais para resultados conclusivos, pois tem as questôes da granulometria usada, quantidade de café e os filtros(usei VST na Silvia). Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
    1 point
  9. Fala Bruno! Basicamente o dimmer controla a vazão de água, não a pressão. 11 a 12 bar provavelmente é a pressão max da sua bomba, que nas bombas ulka (padrão nessas máquinas) são atingidas quando não tem vazão, ou seja, é uma pressão estática. Quando você usa o porta filtro cego é essa condição que está avaliando. Quando está extraindo o fluxo não é zero (tem água passando pelo bolo de café, certo?), então não vai chegar na pressão que você mediu em condição estática. Agora você também consegue bons shots entre 6 e 7 bar de pressão, então acho que não precisa se preocupar. Tem até alguns que comentam que se você não tiver um moedor high-end, uma extração a 6,5bar é melhor, e com mais repetibilidade do que uma extração a 9 bar.
    1 point
  10. Há um detalhe que passa batido. Em algum momento, fizeram essas tabelas páginas de pressão vs vazão, e provavelmente foi feita em uma determinada máquina, porém ao passar a informação, ela foi transmitida como se a pressão vs vazão fosse referente ao modelo de bomba ulka em questão, o que não é verdade, pois há maquinas no mercado com giggleur e restritores antes do grupo, um exemplo são as Gaggias, se vc pegar uma Gaggia Viva/Color/Gran Gaggia e uma Gaggia Classic/Baby, na primeiras, vc não tem válvula de três vias, a injeção de água na caldeira não tem restrição alguma, a única "restrição" menor que o tubo de saída da bomba seria a saída pro grupo é algo em torno de 3mm, quase passagem livre, no entanto na Classic/Baby, a entrada da válvula de três vias, tem um restritor, de 0.5mm, que diminui bastante a vazão da bomba para o grupo. Essa regra de vazão vs pressão só pode ser aplicada em máquinas iguais, para comparação direta.
    1 point
  11. Em teoria, pode funcionar em qualquer lugar que instalar entre a bomba e a caldeira. A OPV é apenas uma válvula com mola interna. Quando a força é maior que a contraforca da mola, ela abre e água vai pelo bypass e cai no reservatório ou na bandeja. Difícil é regular. Precisa ter um manômetro de grupo o que deve ser impossível encontrar pra Philco, teria que adaptar em um portafiltro com spouts rosqueados. O @Caio Oliveira fez e postou umas fotos no tópico da Poemia. Mas essa adaptação seria equivalente a medir a pressão no grupo sem vazão, o que não é verdade quando está extraindo café. Uma dica é abrir a válvula de vaporização para simular uma vazão equivalente a extração de espressos. Dependendo da sua OPV (da Poemia por exemplo) tem que ir cortando a mola, anel por anel, até chegar nos 9 bar. Tem umas que a regulagem é girando uma rosca (acho que as Breville são assim). Outro ponto de atenção: 9 bar no grupo provavelmente significa 10 a 11 bar na saída da bomba. Resumindo, acho mais fácil dimmer + manômetro. Se tiver habilidades em programação, tambem pode comprar um transdutor de pressão e ligar num arduino. Aí já começa a multiplicar as opções, pois quem manja coloca um termopar, timer, medidor de vazão, daria pra fazer quase uma Decent, não fosse a caldeira pequena.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...