Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 07-09-2023 em todas as áreas

  1. Perdoe a franqueza, mas seu comportamento merece uma pausa para reflexão. Regis está falando de números objetivos, que qualquer pessoa pode reproduzir facilmente. Você está fazendo ataques à subjetividade alheia, youtubers sérios e fazendo campanha negativa e equivocada a equipamentos comprovadamente bons.
    2 points
  2. O que avaliei é uma coisa muito simples: meu café no clique X saiu em tantos segundos. X+1 e X-1 saiu em mais ou menos tantos segundos. Isso já mostra a precisão entre cliques. Teste simples, bem objetivo, qualquer um faz em casa, não tem porque desconfiar de um YouTuber por isso. Inclusive minhas medidas do K4 batem com as do Thales. Sobre o antes e depois do Kingrinder, é que foi um divisor de águas. Eu comprei o K2 quando ninguém falava dele. Fiz dos primeiros a fazer review (em fóruns, aqui inclusive) em português e inglês, e estimulem o Thales a fazer review tbm. Antes dele, o C2 tbm foi uma referência. Mas o tempo passa, e algum concorrente destoa. Agora, talvez seja a vez do J1Pro. To esperando pra ver, mas apenas por curiosidade. Não vou comprar pois já tenho o K4 e K6 que me atendem muito bem, além de um iCafilas que fica de backup. Não precisa de tudo isso, não. Só você cronometrar e me falar que eu confio.
    2 points
  3. Mostrei para você, você está forçando demais cara!!! Relaxa aí!!!
    1 point
  4. Então, vejamos: a pessoa está iniciando no mundo do café e pergunta qual o melhor, K1 ou M1. Tentamos ajudar a pessoa a escolher um moedor com dados que ela possa avaliar, mais que opiniões subjetivas. Uma das premissas é que tempos inferiores de extração entre cliques indique mais precisão, o que é importante pra corrigir acidez ou amargor no espresso, e faz muito mais diferença que no coado. Aí uma outra pessoa indica um moedor de 50 reais com silver cliques que cumpre a missão na experiência dela, tirando bons cafés. Esses bons cafés foram extraídos com alguma máquina, método, grão, temperatura, pressão, pré-infusão ou não, que uma pessoa treinada tirou com maestria. No entanto, essa experiência não necessariamente é a que será replicada por outro membro do fórum, muito provavelmente não. Então, o que fazemos? Tentamos dar elementos para a pessoa julgar o moedor. Pois máquina ela discute em outro tópico. Receitas idem. Grãos, a mesma coisa. E então, só porque o teste foi feito por um YouTuber e eu "gosto de discurso de autoridade", o parâmetro do tempo de extração entre cliques não é relevante? Você está ajudando a pessoa a escolher o moedor de que forma? Mostrando a carteirinha? Agora, eu entendi porque você estava atacando as pessoas e não os argumentos, é que ninguém te reconheceu como uma "autoridade". Mas fica em paz que ja está pública sua carteirinha.
    1 point
  5. @eduardo alemao muito obrigado! Era exatamente o que tava procurando. Vai economizar muito café e extrações perdidas...kkkk Enviado de meu SM-S908E usando o Tapatalk
    1 point
  6. Não quero fonte, eu não pedi nada, aliás, talvez seja esse o mal entendido, minha fonte é a BSCA, SCA, as importadoras, as fazendas, torrefação (mestre de torra), etc. Como eu disse, você gosta de discurso de autoridade, eu gosto de ler sobre as próprias experiências pessoais dos outros, se for para buscar fontes, eu mesmo busco, estou nesse ramo a uns aninhos já, minha maior fonte é a xícara.
    1 point
  7. Opa.. minha máquina é usada. Esse medinho já passou.. e eu costumo meter a mão em tudo mesmo! Mas uma dúvida. Tanto o método de pré-infusão quanto o mod do OPV devem gerar muito mais agua de rejeito, né? do alívio da pressão. A bandeja não é muito grande. será que não vai ficar um tanto cansativo/pouco prático usar a máquina? E comecei a improvisar um WDT aqui, sim.. com um palito (e já comprei um, agora é esperar). E deixei a máquina esquentando bem (em geral eu deixo... ainda mais quanto estou realmente testando/calibrando um espresso)....e adivinhem... Saiu um dos melhores cafés que eu já tirei. Acho que realmente o WDT era o que faltava! Fiz um 1:2 que saiu parecendo um mel... muito cremoso e doce! muito doce. E o grão nem é tão novo, nem é minha preferencia pra espresso (Desejo da Encantos), mas ficou muito bom. Obrigado a todos pelas dicas.
    1 point
  8. O moedor de 50 reais é excelente, mas não consegue apresentar nenhum dado objetivo, e ao mesmo tempo desqualifica pessoas que apresentam métodos, resultados, análises, bibliografia, sem conseguir questionar esses métodos, análises e resultados. Quando se ataca a pessoa e não se debate a pesquisa, não é ciência, é fla-flu. Se quiser debater, blz, mas se quiser ficar na retorica sem fundamento, bom feriado.
    1 point
  9. https://r.tapatalk.com/shareLink/topic?url=https://forum.clubedocafe.net/topic/2423-gerenciamento-de-temperatura-surfing-para-gaggia-baby-twin/&share_tid=2423&share_fid=154098&share_type=t&link_source=app Esse tutorial de surfing da baby twin ajuda muito. Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk
    1 point
  10. Valeu pelas dicas Daniel! Vou tentando aqui pra ir ajustando, mas estou achando também que não estou com o café correto pra extração por ter uma acidez média, mas também pode ser erro de execução tb. Enfim, sigo no aprendizado , abraço!
    1 point
  11. A lógica dessa pressão nas superautomáticas é que com 15bar e filtro pressurizado fica mais fácil "acertar" o espresso. Achar uma com uso de mais pó por bebida e 9bar não acho que será fácil não.
    1 point
  12. Muito boa essa duvida!!! Tem duas formas, uma totalmente ligada com a outra, e inicia-se uma curva de aprendizagem. Primeira - Ter um ponto de partida . Moagem (comece com uma moagem 1 a 3, parecendo um açúcar refinado) . Pressão (com este tamper fica ainda mais fácil, um leve aperto, sem o peso do corpo, somente com o descer das mãos) . Tempo de extração (controle as duas variáveis acima até chegar entre 20/24 segundos o tempo de extração, com o filtro saindo um filete de café parecendo um "caramelo", e emulsificado. Lembre-se, quanto mais fina a moagem, menor a compactação, controle de fluxo. A segunda é treino, atrás de treino, já tem o ponto de partida, agora é achar a sua pressão e força pessoal, cada um tem a sua, não existe pressão correta, esse lance de 15/20, é ponto de partida, a percepção sensorial, junto ao que você está vendo sair do grupo da máquina, tem uns profissionais que sentem até pelo cheiro, (se eu não sentir cheiro de café queimando com a bomba berrando já está bom, brincadeira). Forte abraço!!!
    1 point
  13. A Subminimal tem aquele nano foamer pequeno também e custa muito menos.. cerca de 40 dólares e falam que funciona super bem, inclusive pra Latter Art. Claro que o novo é mais automático e aquece o leite ao mesmo tempo. Mas por quase 120 dolares, EU acho pesado.
    1 point
  14. Poisé, merece pausa mesmo. O meu equívoco é "achar" que todos nasceram para serem críticos. Se você acha que o meu comportamento está ruim só falando o que penso, e porque faz sentido para você. Mas quaisquer pessoas não podem querer defender algo que viu em videos, e outra afirmar o comportamento da outra por questionar YouTubers ... Mas véspera de feriado, nem vou me esquentar. Vou parar para refletir curtindo minha família, meus outros hobbies além do café. Abraço!!! Sua intermediação foi tomando partido, foi péssima ... só para constar
    1 point
  15. Meu caro, com todo o respeito, você está parecendo um aficionado em YouTuber, você quer debater algo que você assistiu em 15 minutos, sem saber como eu sei do que eu estou falando, você gosta de discurso de autoridade, gostaria que eu falasse que eu sou um profissional, que tenho cursos e etc, eu não sou YouTuber, não tem como me comparar com um, mas faço questão de te mostrar por chamada como faço um expresso, ou qualquer método que queira. Café não é só cítrico e doce, fica a dica!!!! Existe uma parada chamada "Roda de sabores". Quando descobrir que café existe outras avaliações, parará de dar valor a moedor, que é claro é muito importante, mas o profissional ou pessoa por trás dele, maior ainda. Mas deixa isso para lá, acho que nem é o lugar para isso. Continua vendo seu vídeos aí, se quiser que eu te mostre ao vivo, só pegar meu número, será um prazer. Abraço!!!
    1 point
  16. Olá. Que eu saiba, nenhuma delas vai oferecer esta faixa de pressão, não sem modificações. Quanto aos comparativos, jogue no Google e no YouTube algo como comparison gaggia superauto Em inglês a disponibilidade de comparativos é bem maior. Saudações!
    1 point
  17. Olá. Como às vezes acontece de estarmos dizendo as mesmas coisas de formas diferentes, vou tentar aclarar alguns pontos quanto ao que tentei expor (desculpem-me se eu parecer redundante). 1. Melhores equipamentos tendem a proporcionar melhores cafés, não podendo ser ignoradas as demais variáveis (grão, água, mão do barista etc). 2. O critério supremo, sempre, é que o resultado na xícara agrade a quem vai beber. 3. Ninguém tem orçamento infinito. Dito isso, nem todo moedor barato funciona com cliques. Segue nesta postagem uma foto da parte do ajuste do apetrecho ao qual me referi. Vai ser melhor do que um Bravito? Não! E vai perder também para um K4 e seus cliques. Mas, ao meu ver, para iniciante com orçamento curto pode servir para... iniciar! Inclusive para espresso. Senão pode-se cair naquele impedimento paralisante de somente querer começar quando houver condições de ter um home café em nível muito bom. Preferi sempre seguir a linha de que, para quem só tem uma cafeteira elétrica como equipamento, usar ao longo da semana um café gourmet/especial que foi torrado semana passada e moído hoje já vai ser melhor do que um extraforte torrado e moído sabe-se lá quando. E, quando puder/quiser, vai adquirindo os equipamentos que o bolso e o espaço na cozinha permitirem. Por último, vejo vídeos no YouTube sobre café -- e sobre outros assuntos --, mas sempre com senso crítico. Se, por exemplo, um barista campeão trabalha para uma empresa do ramo, eu admito que não tenho o conhecimento técnico que ele tem, mas nem por isso vou seguir cegamente a sugestão dele de comprar o grão da marca para a qual ele trabalha. Saudações!
    1 point
  18. YouTuber para mim não é referência, você não pode fazer comparações com referência do YouTube, ele compra as experiências dele, pelo que parece ele tem uma margem boa para isso, o café é mais democrático que isso, quiser faço chamada de vídeo aí você grava e tira suas conclusões. Talvez você confie mais mais.
    1 point
  19. Faz um favor pra gente? Mede o tempo de extração do seu espresso, depois mede com um clique a menos e um clique a mais, só pra entendermos o nível de precisão? Se puder dizer tbm se é do tipo que gera mais corpo e doçura ou clareza nas notas e acidez, é outro fator que o pessoal considera bastante na compra de um moedor. Pelo teste que eu vi o Thales fazendo com o Silver click, vendo os tempos das extrações, não me convenci. Achei apenas que pode ser bacana pra quem já tem um C2 e pode dar um up por 40 reais, mas dizer que torna o C2 aceitável para espresso, não me convenceu.
    1 point
  20. Sim, pra coados. Não pra espresso. E pra coados, tem muito brasileiro usando o C2 sim. Ele era o melhor moedor manual na faixa de 300 reais até 2021-2021 mais ou menos, e quem já tem ainda hoje nao precisa trocar por um Kingrinder pra fazer coados. Aí chegou o K2 por uns 450 reais, com uma precisão muuuuuito melhor, e depois veio o K1 e o K0. O K0 é o C2 da Kingrinder, que mói melhor e é mais barato. Hoje o C2 caiu de preço, mas mesmo assim, se você não tem nenhum, com os Kingrinder na parada, não vejo porque comprar um moedor mais caro e que performa pior. Já esse moedor de 50 reais, fiquei curioso. De repente, você pode fazer um review dele no seu uso pra espresso. Acho que seria bacana.
    1 point
  21. Eu sou exatamente quem diz que não se avalia espresso por tempo de extração. Você confundiu o meu comentário com precisão de moagem. Explico: Se a cada clique o mesmo café sai 10s mais rápido, quando sai ácido ou amargo, você não consegue ajustar a extração. Um clique mais apertado fica amargo demais e um clique mais grosso fica ácido demais. Dá pra compensar um pouco colocando meia grama a uma grama a mais, variando ratio, mas não é suficiente. Quando vai para 4-6s, já te dá uma boa margem de manobra. Eu usei o C2 por um tempo. É frustrante tirar espresso com ele. Precisa ser um stepless como o Bravito, que custa uns 2k usado? Na minha opinião, não. Mas no outro extremo, não acredito que um moedor de 50 reais tenha precisão para espresso. Ainda sobre tempos, o objetivo da precisão entre cliques não é o tempo de extração. É voce conseguir ajustar o espresso para o seu paladar. Tem gente que gosta dele mais ácido, mais doce, mais encorpado, mais amargo... parte da característica vem do grão, parte vem do processo (por exemplo WDT e compactação), parte vem de temperatura correta, mas um dos principais fatores de ajuste sera a moagem. Pensando ainda que voce usará graos diferentes ao longo da jornada, o ajuste para cada grão é essencial pra ajustar ao seu paladar. Então, tanto faz se o cafe passa em 20, 25 ou 30s se está bom pra você, agora, se passar em 25 e voce quiser ele ligeiramente mais ácido ou amargo, sem precisão ele vai sair em 15 ou 35 s, e nao chega no seu gosto.
    1 point
  22. Só um comentário aqui: em teoria, mós maiores moeriam mais fácil. Na prática, achei o K1 bem similar ao K2 e é mais barato. O próprio Thales hoje diz que o melhor custo benefício é o K1, antes era o K2. Ele deve soltar o review do J1Pro daqui a pouco. Tem uns amigos dizendo que vai desbancar o K1 em custo benefício. É um moedor mais barato mesmo, mas tenho ouvido bons feedbacks.
    1 point
  23. Olá. Eu "sobrevivi" durante bastante tempo com um moedor manual que nem marca não tem, desses que se compra por menos de R$ 50,00 (numa dessas lojas que um dia foram de R$ 1,99). Juntei dinheiro e esperei que surgisse uma oportunidade de comprar um K4 usado. Saudações!
    1 point
  24. Minha planilha atual é essa. Sem usar estabilizante e gemas, vc pode tentar usar o creme de leite de caixinha que já contém alguma coisa. (é o que está na receita abaixo) Só usando sacarose (açúcar normal) vc não terá controle sobre o ponto de congelamento. Para começar está ok. Vc precisa de balança. Uma receita bem simples base pode ser a seguinte. Misture os sólidos, junte os líquidos, suba a temperatura até uns 85 C (sempre mexendo), deixe maturar na geladeira durante umas 8 h, e finalmente bata. (dica para aquecer é fazer no microondas em tigela de vidro mexendo a cada minuto ou minuto e meio) Pode aromatizar com uns 40 g de gengibre em pedaços durante o aquecimento da calda. Coe antes de mandar para geladeira.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...