Pessoal,
vi que já existem diversas mensagens em outras threads sobre manômetro de porta filtro. Mas não encontrei nada recente.
Nestes últimos dias eu comecei a notar meu manômetro da maquina medindo pressões bem estranhas e fiquei na dúvida se a minha OPV estava com problema ou se o problema era no manômetro em si.
Para evitar trocar peças desnecessárias, fui atrás de comprar e montar um Manômetro pro porta-filtro.
Ontem chegaram as peças, montei e deu tudo certo. Consegui fazer a medição que deu cerca de 9.5bar. - como a medição é estática (sem fluxo de água), deve corresponder a cerca de 8.5-9bar dinâmico. Portanto, ok.
Eu estou criando essa mensagem só pra divulgar as peças que comprei caso alguém também tenha interesse em montar um. Com frete saiu menos de 100 reais.
Manômetro - comprei até 25bar. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2661647239-manmetro-de-presso-vertical-53mm-rosca-14-bsp-0-a-25-bar-_JM
Luva redutora - 3/8 para 1/4. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-801677026-luva-redutora-38-x-14-bsp-em-lato-llr-n06n04-_JM
A saída do porta-filtro que tenho aqui tem rosca 3/8 BSP e o manômetro é 1/4 BSP. Por isso comprei essa luva acima.
Fora isso, foi só passar bastante fita veda-rosca e conectar.
Uma observação: não usem com o filtro. Deixem o porta filtro sem filtro. Se usarem o filtro, possivelmente vai vazar agua por baixo dele (A pressão dentro do porta-filtro vai "levantar" o filtro e vazar)
Tem algumas pessoas que preferem montar uma gambiarra maior com uma torneira para conseguir controlar o fluxo de água e simular um fluxo de extração. Claro que isso levaria a um resultado mais preciso do momento da extração. Entretanto, geraria um custo superior e o equipamento/gambiarra ficaria ainda maior. Já tem bastante pesquisa feita que a diferença entre fluxo estático e dinâmico varia de 0.25bar a 1bar, a depender da maquina/bomba. Acredito que este nível de precisão seja suficiente para o nosso nível domestico. No meu caso, com 9,5 bar na leitura, eu ficaria próximo de 9bar na pressão dinâmica.
Entretanto, acredito que mais importante do que a pressão na leitura, é o sabor no copo. O manômetro montado desta forma me serviu para ver que a minha pressão está dentro de uma baixa que considero como sendo aceitável (não estava 3 bar, nem 15 bar, por exemplo - ou seja, não era problema na OPV - ainda bem). O copo já estava me agradando. Portanto, não vou mexer em mais nada. Mas caso quisesse, poderia com este manômetro fazer um ajuste na OPV para reduzir ou aumentar mais 0.5bar.
Espero que essa mensagem ajude outras pessoas.
Bons cafés pessoal..
Abraço