Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 29-11-2022 em todas as áreas

  1. Somando ao meu comentário anterior: se você vai fazer diversos espressos em sequência, tudo bem, concordo que um moedor elétrico pode ser solução melhor. Ainda acho que o esforço para moer mais de um café em seguida está sendo superestimado, mas são opiniões pessoais. Dito isso, veja, para fazer diversos espressos em sequência, com qualidade, qual é a máquina que a pessoa precisa adquirir? Uma profissional? Porque as domésticas em geral não aguentam, a menos das mais caras... E aí já aumenta o custo com a máquina também. Fora da realidade esperar que um iniciante invista tanto dinheiro assim de uma vez só. Além disso, o moedor manual pode ser uma ótima opção para um iniciante no hobby porque não será um investimento inútil se for posteriormente substituído por um elétrico profissional, classe titã ou sei lá o que. Um moedor desses vai, naturalmente, ter uma retenção muito maior, obrigando o proprietário a ter um moedor secundário para extração de coados, caso contrário vai ter que ficar jogando café fora entre uma regulagem e outra. A maioria das pessoas que se interessam pelo café tomam não apenas espressos, mas também coados. "ah mas pelo preço de um bravito novo você pode comprar um moedor usado x de não sei quantos anos atrás"... Será que o proprietário estará disposto a comprar algo mais usado, a lidar com manutenção? Será que ele vai ter esse espaço todo em casa para máquinas maiores? A pergunta é simples e a resposta também. Na mesma faixa de preço, um moedor manual vai ser melhor que um elétrico em termos da qualidade da moagem. Por que estamos discutindo se vale a pena gastar 8 mil reais "de vez" em vez de mil e poucos? A esmagadora maioria das pessoas que se interessam por café jamais vão adquirir um moedor profissional, e podem sim ficar contentes com um bravito (ou um K4, por exemplo) pra vida toda. Muitas vezes os upgrades que vão se fazendo conforme o tempo passa são muito mais impulsionados por consumismo e pelo fetichismo da mercadoria que pela percepção da qualidade pura e simplesmente. Não é porque uma escolha não dê o melhor resultado possível que ela não possa ser boa para quem a faz, e também não significa que não possa ser uma escolha definitiva. Tem uma infinidade de pessoas por aí vivendo eras completamente contentes com suas Gaggia Classics e Rancilio Silvias, mesmo existindo uma Rocket Appartamento (embora comparar máquinas de espresso não seja a intenção original da primeira publicação).
    6 points
  2. Bom dia pessoal, gostaria de deixar minha opinião (se isso interessar para alguém kkk) Um moedor manual top de linha vai demorar 40-50s para moer 20g de café. Para quem gosta de compartilhar o nosso hobby com amigos/família, irá ter quer repetir esse processo 5,6,7 vezes na sequência, e isso pode se tornar cansativo. Na minha visão é um ponto a ser considerado. Para quem está começando pode ser um pouco frustrante gastar dinheiro em um moedor sofisticado, pois extrair café requer uma curva de aprendizado, e tratando-se de expresso então, nem se fala. Fazer um investimento alto para tomar café ruim vai ser desanimador. Att,
    3 points
  3. Impossível não ficar satisfeito com o resultado técnico de um Bravoit, nem por isso precisa desembolsar todo esse valor, visto que já foi desmontado que um K4 entrega resultado bem próximo. Para mim, o melhor custo x benefício para se começar no hobby, SEM se frustar e SEM gastar uma fortuna é um K4!
    2 points
  4. O próprio Bravito já tem um custo bastante alto e não vai ser qualquer pessoa que vai conseguir adquirir um desses. E piora quando se lida com a incerteza, já que nem sempre dá para testar antes de optar pela compra.
    2 points
  5. Boa tarde!! Gostaria de saber dos donos de Rocket, ECMs e etc..., onde comprar um PF Naked para a minha Rocket, gostaria muito de um original já que a Pasquali não tem previsão de chegada dos PF no estoque, algum site onde eu possa importar sem o risco da encomenda sumir no Limbo, e também que não custe 1/3 do valor da maquina, andei vendo uns genéricos no Aliexpress mas eu gostaria mesmo do original. Vi no site oficial da Rocket, porem gostaria da opinião de vocês que tem mais costume de importar acessórios do tipo: https://shop.rocket-espresso.com/products/bottomless-portafilter
    1 point
  6. O pessoal da Cafe Cozinha & Cia / Fiamma costumam fazer manutenção de multimarcas, ficam em São Paulo e costumam fornecer peças também, segue o contato do Tiago da cafecozinha +55 11 97573-8979
    1 point
  7. Tenho certeza que vai ficar bem satisfeito, se não se incomodar com o processo de moagem manual! E seu moedor tem ótima procura. Só anunciar.
    1 point
  8. Essa é uma informação que teria ajudado bastante na minha escolha e eu poderia ter escolhido o K4 no lugar da meu Tramontina Breville, que custou o dobro do preço, ainda que na promoção. Mas não que eu não goste do meu moedor atual. Futuramente eu vou considerar o K4.
    1 point
  9. Fiz a compra hoje da máquina sem o moedor graças a esse tópico. Agradeço a vocês pois estava de olho nessa máquina a muito tempo e nunca achava um valor que valesse a pena Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    1 point
  10. Toda essa discussão é interessante. Eu, como um iniciante, optei por comprar o moedor elétrico da Tramontina Breville junto com a máquina. Li alguns reviews falando bem do aparelho. Mas vejo que comprar produtos caros às cegas é bem complicado e eu senti que esse parece ser o caso se você não tiver a sorte de conhecer alguém que possa te emprestar e assim você decidir se vale ou não a compra. Mais para frente eu vou me interessar por outros moedores e estou vendo que a coisa não vai ser fácil.
    1 point
  11. Máquina alguma vai demorar menos que coisa de cinco minutos pra esquentar. Não consigo entender por que seria tão ruim gastar 30 segundos pra moer o café, fazendo pouquíssimo esforço (no caso do bravito, por exemplo)
    1 point
  12. Vendo moedor novo Kingrinder K6. Segue o link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2998483951-moedor-cafe-kingrinder-k6-novo-_JM
    1 point
  13. Extrair café e vaoorizar ao mesmo tempo o mais barato seria uma e61 hx, na faixa dos 10 mil já deve achar algo mas leva uns 40 min até estabilizar a temperatura. se quer algo rápido uma decent espresso fica pronto em 5 min tem a vaporização muito seca e eficiente mas não consegue extrair e vaporizar ao mesmo tempo. agora eu acho isso de extração e vaporização ao mesmo tempo meio superestimado pro barista caseiro, eu faço um capuccino toda manha e dificilmente extraio e vaporizo junto? O q faz diferença mesmo é ter um vapor forte e seco e pronto pra usar imediatamente após a extração, e mais ainda, que seja rápido!
    1 point
  14. Pessoal, moedor é importante, é a parte mais importante de todas da rotina. A pessoa que compra moedor corretamente, vai comprar um único por décadas. Normalmente quem está começando quer investir em tudo menos moedor, e aí começa a brincadeira de comprar um monte de ferramentas inúteis, fazer mil alterações nas máquinas, uma coisa totalmente sem sentido a não ser que seja um hobby. Quer um espresso de qualidade de cafeteria? Compra um bom moedor elétrico e paga por isso. É melhor do que comprar um monte de moedores ao longo dos anos, tomar muitos cafés ruins, ter bastante trabalho, fazer força de forma desconfortável e desperdiçar café à toa e depois de uns 5 ou 10 anos entender que você podia ter tomado ótimos espressos apenas apertando um botão, sem desperdício, sem sujeira, sem esforço e sem gastar milhares de reais a mais com uma experiência pior. Não digo que não seja possível, só é infinitamente mais trabalhoso e de modo geral uma experiência muito pior ter que fazer tudo dessa forma. O alívio de quem sai dos manuais é imediato. Acaba sendo melhor gastar logo e ficar satisfeito desde a primeira vez do que evitar esse custo por anos e anos tomando café ruim e ainda fazendo esforço, principalmente gastando com acessórios e modificações que você não precisaria se tivesse um moedor bom. Ah, e com moedor bom, não me refiro aos que são tidos como bons moedores domésticos...se o parâmetro for outros moedores domésticos e moedores manuais, eu diria que a maioria fica mais ou menos parelho e aí sim, a depender do moedor manual existe a possibilidade de ser melhor do que moedores domésticos caros. Enfim, deixo minha opinião, invistam num moedor de classe comercial ou titã e sejam felizes, não comprem moedores domésticos com lâminas pequenas que em geral não são bons moedores. Bons cafés a todos.
    1 point
  15. A regra básica é que um moedor elétrico vai custar muito mais para entregar a mesma performance de um manual. Um Bravito custa mais ou menos o preço de um Encore, mas o Encore está longe de entregar a qualidade de moagem de um Bravito. Se comparar com o K4, esse custa menos da metade ou um terço do Encore, mas a qualidade da moagem (em termos sensoriais) é similar ao do Bravito. Obs: moedores da Baratza tem apresentado problemas recorrentes numa engrenagem de plástico, se não me engano. Procure aqui no fórum e vai encontrar informações. A galera tem falado muito bem do Eureka e DF64, por exemplo, bem superiores ao Encore. Porém, se vai moer café pra família toda no almoço de domingo, ou você vai passando o moedor pra cada um moer o seu, ou vai fazer coado que é mais fácil e rápido de moer pra grandes quantidades, ou precisará de um elétrico. Tem gente que possui limitações físicas e um moedor manual pode dificultar tbm, tipo uma bursite já incomoda se estiver com grãos de torra clara. O Não sou Barista tem uma playlist so de moedores, e tem esse vídeo especifico que ele compara moedores manuais e elétricos:
    1 point
  16. Esse texto do Jim Schulman, publicado no Home Barista, é bem interessante, e até citaram aqui como guia para um tutorial em vídeo. Achei por bem traduzir, com autorização do autor: "Eu publiquei essa informação várias vezes e as pessoas continuam me perguntando a mesma coisa. Então deixo aqui em destaque. O sabor da sua extração está balanceado; o doce, ácido e sabores de torra estão proporcionais? Se há equilíbrio na extração mas os sabores não lhe agradam, você precisa trocar o café. Se os sabores lhe agradam mas não há equilíbrio, com um sabor sem graça, ou muito agressivo, ou azedo, ou muito amargo, você pode acertar o café com mudanças na dose e moagem. Como ajustar dose e moagem para arrumar o equilíbrio para a maioria dos cafés Se o sabor do café está sem graça, os açúcares e caramelos estão encobrindo os sabores. Aumente a dose e engrosse a moagem para manter o mesmo fluxo. Isso reduzirá a proporção de açúcares mantendo o equilíbrio entre acidez e amargor. Se o sabor do café está agressivo, você precisa de mais açúcares e caramelos e menos sabores. Diminua a dose e afine a moagem para manter o mesmo fluxo. Isso aumentará a proporção de açúcares mantendo o equilíbrio entre acidez e amargor. Se o sabor do café é muito brilhante, com limão, frutas, maçã, vinho e outros sabores ácidos, mantenha a dose e afine a moagem para reduzir o fluxo. Faça uma extração de fluxo mais lento, mais para o ristretto. Isso reduzirá a acidez relativamente ao amargor. Se o sabor do café é muito amargo, com muitos sabores "amargo brilhante" nas torras claras, tais como torrada, madeira e casca de limão, ou muitos sabores "amargo escuro" nas torras escuras, tais como cassis, cravo, tabaco e turfa, mantenha a dose e engrosse a moagem. Faça uma extração de fluxo mais rápido, mais para o longo. Isso aumentará a acidez relativamente ao amargor. O que precisará para fazer isso Você precisará de uma balança com resolução de 0,1 grama e precisará pesar as doses com essa precisão. Para a maioria das balanças, é mais fácil remover o filtro e o pesar fora do porta-filtro. Se você está iniciando, é útil marcar o tempo e pesar ao mesmo tempo em que se extrai o café. Um duplo normal pesa por volta de 35 gramas e leva por volta de 27 segundos, um ristretto pesa por volta de 20 gramas e leva por volta de 35 segundos, e um longo pesa por volta de 50 gramas e leva por volta de 20 segundos. Muita paciência no começo. É útil conhecer seu moinho. Tipicamente, uma mudança de 1,5 g na dose para duplos determinará a mesma diferença no moinho para manter o mesmo fluxo, independentemente da dose usada (a diferença da regulagem é dependente do filtro). Minha experiência é que mudanças de aproximadamente 1,5 g criam o salto de "sem graça" para certo ou de "demais" para certo. Também percebo que uma mudança de moagem que compensa uma mudança de 0,75 g na dose tem o efeito de mudar o fluxo de normal para rápido ou de normal para lento. Essas dicas não devem funcionar com cafés de Sumatra, envelhecidos ou com muito Robusta. Devem funcionar geralmente bem com os outros cafés."
    1 point
×
×
  • Criar Novo...