Se quer testar, recomendo a Philco, inclusive uma usada já modificada que sempre aparece no forum. É a máquina que eu começaria, com um moedor um pouco melhor, talvez o R3, um tamper simples, uma balança com precisão de 0.1g, um wdt, e testaria bons cafés, de diversos tipos para entender o meu paladar. Mas para iniciar no treino, compraria 1 kg de um café só pra entender como mudar as variáveis na direção que você quer.
Pode der um Gourmet do Alex do Torra Fresca, por exemplo, com um bom custo benefício.