Ir para conteúdo

eldermarco

Senior Members
  • Total de itens

    539
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    30

Tudo que eldermarco postou

  1. Não por ser o meu amigo, mas eu recomendo a Astral Torrefação (@astraltorrefacao, no Instagram), do @CafeComDanilo. Além de outros, ele tem alguns cafés da Etiópia que são excelentes.
  2. Dentro os moedores que você citou, eu acredito que o K6 seria o melhor para espressos. Sobre a balança, eu iria de Timemore Black Mirror ou MHW-3Bomber.
  3. Olá, faça alguns testes considerando esses fatores, caso não tenha feito: - A distribuição. Use um WDT para distribuir melhor o café no porta-filtro; - Um distribuidor. Depois do WDT; - Ser consistente durante a compactação. Um tamper dinamometrico é útil para quem tem essa dificuldade; - A dose. Verifique se você está utilizando uma dose ideal para o cesto no seu porta-filtro. Eu tento utilizar o máximo possível do cesto, o que dá perto de 24g no cesto e máquina que eu tenho. - A temperatura. Eu deixaria no maior valor da máquina. Era o que eu fazia com a Breville; - Fixe o café para fazer os testes. De preferência um café que você já conhece de alguma cafeteria na sua cidade. E por último, mas não menos importante, deixar todo o sistema aquecer. Enxague o porta-filtro com a água quente da máquina umas duas vezes e depois seque para colocar o pó. Isso ajuda a garantir que ele está aquecido. Depois de garantir essas coisas, você fica no moinho. Aumentar/Reduzir a dose vai alterar o ajuste, então faça uma coisa de cada vez. No início eu também confundia bastante o amargo com o azedo, então veja se não é o seu caso também. No meu caso, o resultado era sempre azedo.
  4. Não recomendo o K-Ultra para espressos. Não porque o moedor não seja capaz de moer bem, mas por ele costuma sair da calibração com alguma facilidade em moagens mais finas. Para coados eu já acho ele excelente. Eu uso o Bravito nos espressos e acho ele excelente, mas tem que curtir moedores manuais e fazer sentido para o uso que se faz dele.
  5. Se ficar com a Breville, eu daria a sugestão de pegar a Breville Infuser, sem moedor. A máquina vai ficar mais barata e poderá valer a pena pegar um moedor melhor por fora. Principalmente se tu não se importar com moedores manuais. Aguarde a Black Friday porque a Via Inox costuma dar um baita desconto nos dois modelos nessa época.
  6. Eu também não vejo qualquer motivo para uma compra desse porte se você está totalmente satisfeito com o que você tem.
  7. Depende o que se quer dizer com superior. Se for a qualidade do café, eu diria que a qualidade não é proporcional ao preço. Uma máquina 10x mais cara não tem um café 10x melhor, mas pode ter um café superior. A qualidade de construção também costuma ser bem melhor e dá para ver que é um produto que vai durar muitos anos na sua bancada. A vaporização costuma ser bem melhor e mais potente em máquinas desse tipo, o que faz você demorar um pouco para se adaptar, mas depois é só sucesso. Se vale a pena, vai depender do que cada um procura e do quanto está disposto a pagar por isso.
  8. Fala aí, pessoal. Eu pensei em adquirir o kit de controle de fluxo para a Rocket, mas não sei se vale a pena importar. O da Coffee Sensor parece ser o mais utilizado. Vocês indicam algum lugar ou meio interessante para efetuar a compra?
  9. Se eu entendi corretamente, o seu único erro está em esperar. Considere a extração concluída assim que a cama do café ficar exposta, com o nível da água abaixo dela. A quantidade final de café deve ficar 30-50ml a menos daquilo que foi despejado. Uma boa extração gira entre 2min30 e 3min30. Pode variar, mas boa parte cai dentro dessa faixa de tempo.
  10. Você pode confirmar com a FBS, mas eu acredito que, mesmo nessa situação, você pode utilizar a graxa. Se não me falha a memória, eu entrei em contato com a empresa na época e eles me disseram que o uso excessivo que seria o problema. Mas vale confirmar com eles.
  11. Opa, a graxa que eu usei na OPV da Breville foi exatamente a da FBS, própria para uso com máquinas de café. A recomendação é não exagerar, mas aplicar uma fina camada. No meu caso, não senti qualquer gosto diferente no café, mas é bom ressaltar que o local onde a graxa foi aplicada é a região de descarte da água dentro da OPV.
  12. Além do que foi mencionado pelos colegas, a pressão, e até mesmo o controle de fluxo, é importante. Eu mesmo tentei replicar uma receita de cafeteria em casa e nunca consegui na Breville. Foi só quando eu fiz o mod para 9bar que eu consegui um resultado que, para o meu gosto, ficou até superior ao da cafeteria em muitas extrações. Mas o número de variáveis é considerável e nem sempre é claro.
  13. Ah sim! Eu acredito que o ciclo é independente desse sensor. O que eu arriscaria que deixaria de funcionar é o controle volumétrico da máquina. Mas você pode fazer uma limpeza de teste na máquina para verificar se continua funcionando.
  14. O fato de abrir a máquina já fez você perder a garantia. E pensando nisso, não faz sentido religar para enviar para a assistência técnica. Mas convenhamos, vale muito a pena perder essa garantia. Sobre os fios, acho que você está falando do sensor que no meio do caminho, entre o reservatório e a bomba.
  15. Opa! Sobre a água, eu teria cuidado para não usar uma água que pode ter uma concentração maior de minerais. Por aqui - Rio de Janeiro - eu uso água filtrada mesmo. Ou fazer a sua própria água, adequada para o uso ao qual se destina, mas é um trabalho e custo adicional. Não que isso vá fazer uma grande diferença, mas qual é o porta-filtro e o filtro que você está utilizando? Eu gostei mais quando eu mudei para um filtro IMS por aqui. Eu também senti uma maior facilidade quando comecei a fazer as extrações com o naked.
  16. Pode ser uma moagem muito fina ou a pré-infusão, mas essa última não é um problema. A primeira, só se o resultado não te agradou.
  17. Talvez no YouTube, mas eu não tenho. No RJ tem a assistência técnica da Tramontina na zona sul , se eu não me engano. Dá uma olhada no site deles para ver isso.
  18. Pesquisando rapidamente eu encontrei essa aqui, mas bastante cara ao meu ver: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2715905080-valvula-solenoide-p-cafeteira-tramontina-by-breville-127v-_JM
  19. Opa, valeu! Mais para frente eu vou partir para esses testes.
  20. Show de bola, vou dar uma olhada. Eu ainda quero instalar esse kit na minha, mas ainda quero explorar mais sem ele. Sobre o manômetro de pressão, ele mostra a pressão na bomba e não no grupo. No entanto, se tudo estiver ok, as pressões são bem próximas. Por aqui, a diferença fica próxima de 0.5bar, normalmente. Para o caso do uso com o flow control, eu acho que o manômetro de pressão do grupo é necessário, não é @CafeComDanilo?
  21. Você comprou o kit para o flow control com o pessoal da Pasquali? E você mesmo fez a instalação? Dá para ver temperatura e pressão ao mesmo tempo? Quanto ao shot, tu deve conseguir acertar muito em breve. O leite também não é tão difícil depois que se pega o jeito. A vaporização nessa máquina é bem superior, mas tu estranha a potência no início.
  22. Tem um tópico sobre isso no grupo, se não me falha a memória. Acho que vale a pena postar por lá ou em um tópico novo para chamar a atenção do pessoal que costuma fazer algo do tipo.
  23. Muito bom, essa máquina é bem bonita com o logo da rocket
  24. Como um bom palpiteiro, eu chutaria um problema com a bomba. Se for esse o caso, seria necessário trocar. Mas vamos ver o que os colegas acham.
×
×
  • Criar Novo...